Vimioso: Valter Hugo Mãe transmitiu aos jovens o gosto pelos livros

O município de Vimioso convidou o escritor Valter Hugo Mãe, para assinalar o Dia Mundial da Poesia, na companhia dos alunos do agrupamento de Escolas de Vimioso.

O encontro entre o conceituado escritor português e os jovens estudantes realizou-se no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, na tarde de 22 de março, e contou com a presença da vereadora do município, Carina Lopes, que adiantou que o objetivo da visita de Valter Hugo Mãe foi o de promover o gosto pelos livros e pela leitura nos jovens vimiosenses.

“A presença de Valter Hugo Mãe é uma grande oportunidade para Vimioso”, disse.

Na sua apresentação aos jovens vimiosenses, o escritor, começou por dizer que gosta muito das terras de Trás-os-Montes, onde por vezes se instala para escrever os seus livros.

Dirigindo-se concretamente aos jovens estudantes de Vimioso, o escritor de 50 anos, encorajou-os a estudar, assegurando-lhes que a escola pode ser o caminho para realizarem os seus sonhos.

“A escola foi a minha salvação. Foi graças à escola que consegui ser escritor. Esforcem-se, até mesmo nas disciplinas de que não gostam”, disse.

Valter Hugo Mãe, revelou aos jovens que publicou o seu primeiro livro com apenas 24 anos.

Às várias questões apresentadas pelos alunos do agrupamento de escolas, o escritor respondeu, por exemplo, que demora cerca de dois anos a escrever um livro. E os temas dos seus livros são, por norma, sobre temas que o incomodam e sobre os quais quer saber mais.

“Escrevo para saber mais e aprender a lidar melhor com aquele problema”, disse.

Na sua conversa com os jovens alunos de Vimioso, Valter Hugo Mãe, destacou que esta geração de jovens está constantemente a escrever graças à comunicação digital, às sms, aos emails, às redes sociais, etc., e encorajou os mais novos a procurarem também os livros, pois são uma ferramenta para ir crescendo no conhecimento, no vocabulário e na capacidade de comunicação com os outros.

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da actualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países.

Com As doenças do Brasil completa 25 anos de edição e 50 anos de vida.

É autor dos romances: Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela – Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis(Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião(Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino.

Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo e Serei sempre o teu abrigo.

A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade.

Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine.

O escritor, Valter Hugo Mãe, na conversa com os alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso.

HA

Deixe um comentário