O presidente do Partido Popular espanhol (PP), Alberto Núñez Feijóo, felicitou o líder do PSD, Luís Montenegro, pela “grande vitória” nas eleições legislativas portuguesas.

O PP lidera atualmente a oposição em Espanha, apesar de ter sido o partido mais votado nas últimas eleições espanholas, em julho de 2023. (ANF)
Um dos grandes destaques da edição deste ano da Motauros está agendada para sábado, dia 20 de janeiro, com a conferência 'Como evitar a maioria dos acidentes de moto”. (A

De 18 a 21 de janeiro, são esperados em Tordesilhas, mais de 10 mil motards, para participar na 24ª Motauros, um concentração motard considerada uma referência em plena estação do inverno e que este ano tem como destaques uma conferência sobre segurança rodoviária, concertos musicais, um passeio até Medina del Campo e o tradicional desfile noturno.

A 44ª FITUR ocupa nove pavilhões do espaço de feiras de Madrid IFEMA e conta com 806 expositores, sendo esperados 250 mil visitantes, entre profissionais e público em geral.

A Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), uma das maiores do mundo, realiza-se este ano entre 24 e 28 de janeiro e conta com a participação de 152 países, incluindo Portugal, sendo que no stand português vão dançar os grupos da associação Mirandanças: Danças Mistas e as Pauliteiras de Miranda.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas que recebem o salário mínimo e têm contratos de trabalho de jornada completa (40 horas semanais) serão abrangidas por este aumento, segundo dados do Ministério do Trabalho. (flickr)

Em Espanha, o salário mínimo aumenta a partir deste mês de janeiro para 1.134 euros brutos, pagos 14 vezes por ano, na sequência de um acordo do Governo espanhol e dos sindicatos.

Entre as medidas prolongadas estão ainda a manutenção, até junho, de uma taxa reduzida de IVA (imposto sobre o consumo) de 5% sobre as massas e o azeite. (Flickr)

Espanha vai manter a isenção de IVA sobre alimentos considerados básicos, durante pelo menos mais seis meses, assim como outras medidas de resposta à inflação, incluindo impostos temporários sobre a banca e as energéticas, medidas aprovadas pelo parlamento espanhol.

A evolução dos preços em setembro deveu-se, segundo o INE, ao aumento dos combustíveis e da eletricidade.

Os preços em Espanha subiram 3,5% em setembro, mais nove décimas do que em agosto, quando a inflação foi de 2,6%, indicou o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).

O objetivo é replicar este protocolo e o projeto em todas as outras regiões de Portugal e de Espanha. (flickr)

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revelou que o projeto 112 transfronteiriço, está a ser articulado entre as entidades operacionais, dos dois lados da fronteira entre Portugal e a Galiza (Espanha).

A Associação Vale D’Ouro elaborou um estudo que propõe uma linha de alta velocidade ferroviária, entre o Porto e Madrid, passando pelas cidades de Vila Real, Bragança e Zamora.

Os partidos políticos representados no Conselho Provincial de Zamora, em Espanha, manifestaram apoio à proposta que defende ligar as cidades do Porto, Zamora e Madrid através de uma ferrovia de alta velocidade por Trás-os-Montes.

A par da ligação ferroviária, nesta reunião abordou-se também a necessidade de construir a autoestrada entre Zamora e Quintanilha, para fazer a ligação à A4. (foto: DZ)

No dia 28 de julho, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, acompanhada do vice-presidente, Nuno Rodrigues, deslocaram-se à sede do governo da província de Zamora, em Espanha, para reunir com o presidente da Diputación, Javier Faúndez Domínguez, o qual manifestou apoio à construção da linha ferroviária de Alta Velocidade, por Trás-os-Montes, com ligação a Zamora.

Relativamente às eleições de 2019, o PP elegeu mais 47 deputados e o PSOE ficou com mais dois. (LOZ)

Os conservadores do Partido Popular (PP) venceram as eleições legislativas em Espanha, mas sem conseguir uma maioria absoluta, segundo os resultados provisórios.

O documento que constituiu a REDCOT (Rede Portugal – Espanha de Cooperação Transfronteiriça) foi assinado a 1 de fevereiro.

Mais de três dezenas de entidades públicas e privadas de Portugal e de Espanha criaram uma rede de cooperação para partilha de experiências e, em conjunto, encontrarem soluções de desenvolvimento nas zonas de fronteira entre os dois países.

Em janeiro, o governo espanhol acabou com um desconto de 20 cêntimos por cada litro de combustível comprado por particulares. (flickr)

Em janeiro, os preços em Espanha subiram 5,8%, comparando com janeiro de 2022, segundo uma estimativa oficial que, a confirmar-se, revela a primeira subida da inflação no país (numa décima) em cinco meses.

Para tentar responder à escalada dos preços dos alimentos, está em vigor desde 1 de janeiro um novo conjunto de medidas que incluem a suspensão do IVA, durante seis meses, de alguns alimentos e produtos considerados básicos. (flickr)

Os preços em Espanha subiram 5,7% em dezembro, comparando com o mesmo mês de 2021, o que confirma o quinto mês consecutivo de moderação da inflação, apesar da maior subida dos alimentos desde 1994.