A 17 de maio foi inaugurada na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Alcañices (Espanha), a exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”, uma mostra de objetos litúrgicos, pinturas, esculturas, fotografias, documentários e outros materiais que dão a conhecer a vivência religiosa do vizinho povo espanhol.
A Frente Cívica Vilar Formoso – Fuentes de Oñoro e o Fórum Cívico Ibérico vão organizar, no dia 30 de abril, o 2.º Encontro Transfronteiriço de Desenvolvimento, para discutir problemas das zonas raianas e estimular a cooperação.
O Governo espanhol aprovou o regulamento que vai eliminar a partir de quarta-feira, dia 20 de abril, o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, exceto nos centros de saúde e sociais e nos transportes públicos.
As portuguesas Lídia Jorge, Maria Antónia Palla e Teresa Salgueiro vão receber no 21 de abril, em Madrid, os Prémios do Clube das 25, que distinguem seis mulheres que se destacaram na luta pela igualdade de oportunidades.
Os portugueses que vão a Espanha abastecer-se de combustível estão não só a pagar menos do que em Portugal, como também a beneficiar de um desconto direto de 20 cêntimos por litro atribuído pelo Governo espanhol.
A Feira Internacional do Turismo de Madrid (Fitur), uma das maiores do mundo, vai receber de 19 a 23 de janeiro, quase 7.000 empresas do setor, oriundas de 107 países, entre os quais de Portugal.
Portugal e Espanha esperam ter em vigor o Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, no início de 2022, o que permitirá, por exemplo, acesso a serviços públicos em qualquer um dos países, informou a ministra portuguesa do Trabalho.
A cidade de Miranda do Douro vai acolher nos dias 17, 18 e 19 de julho, a iniciativa “Encontros da Raia”, com o objetivo de refletir sobre o património cultural, histórico e antropológico da região fronteiriça de Portugal e de Espanha.
Devido à atual pandemia, a chegada dos Reis Magos a Zamora não teve o caloroso acolhimento da população mas foi transmitida pelas redes sociais e pelo canal de televisão local.
O projeto transfronteiriço CRECEER, que abrangeu territórios da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, permitiu fazer o levantamento das pequenas e médias empresas dos setores turístico e agroalimentar para melhorar a competitividade.
No município raiano de Fonfría (Espanha), vivem atualmente 785 habitantes, na sua maioria idosos, o que segundo o alcaide local, Sérgio Lopez Vaquero, pode ser uma oportunidade de repovoamento, com a chegada de jovens para cuidar das pessoas idosas.