Em janeiro, o governo espanhol acabou com um desconto de 20 cêntimos por cada litro de combustível comprado por particulares. (flickr)

Em janeiro, os preços em Espanha subiram 5,8%, comparando com janeiro de 2022, segundo uma estimativa oficial que, a confirmar-se, revela a primeira subida da inflação no país (numa décima) em cinco meses.

Os preços em Espanha subiram 5,7% em dezembro, comparando com o mesmo mês de 2021, o que confirma o quinto mês consecutivo de moderação da inflação, apesar da maior subida dos alimentos desde 1994.

Para tentar responder à escalada dos preços dos alimentos, está em vigor desde 1 de janeiro um novo conjunto de medidas que incluem a suspensão do IVA, durante seis meses, de alguns alimentos e produtos considerados básicos. (flickr)
O governo afirma que "a prescrição e dispensa de medicamentos em farmácias dos dois lados da fronteira vai trazer não só um ganho individual, mas também ganhos económicos que favorecerão os fluxos entre os dois países". (flickr)

A prescrição e dispensa de medicamentos em farmácias dos dois lados da fronteira, entre Portugal e Espanha, foi um dos exemplos apontados pela secretária de Estado da Promoção da Saúde, para garantir que a cooperação entre os dois países na área da saúde é para “estreitar”.

O certame anual reúne operadores turísticos, agências de viagens, destinos e prestadores de serviços que procuram promover junto dos visitantes novos destinos turísticos.

O município de Vimioso participou na Feira Internacional de Turismo do Interior 2022 (INTUR), que decorreu de 17 a 20 de novembro, em Valladolid (Espanha), onde teve a oportunidade de promover as Termas junto do público espanhol.

A 33.ª cimeira luso-espanhola, em Viana do Castelo, tem como tema a inovação. (PS)

Portugal e Espanha reúnem-se esta sexta-feira, dia 4 de novembro, numa cimeira ibérica para a aprofundar “excelentes” e “intensas” relações bilaterais, avançar na estratégia transfronteiriça e reforçar publicamente a sintonia no quadro europeu, como acontece com a energia, segundo os dois governos.

A próxima cimeira ibérica, vai reunir os executivos de Portugal e Espanha, em Viana do Castelo na sexta-feira, 4 de novembro. (flickr)

A região espanhola de Castela e Leão quer melhores ligações rodoviárias e ferroviárias com Portugal, benefícios fiscais para combater o despovoamento nas zonas transfronteiriças e novas regras para os rios comuns, atendendo à seca e ao avanço da agricultura.

A assinatura que marcou a aprovação institucional da Estratégia de Cooperação Norte- Castela e Leão 2030. (flickr)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o Governo Regional de Castela e Leão aprovaram uma estratégia de cooperação “ambiciosa e esclarecida” para dar resposta ao novo ciclo de políticas e financiamento europeu.

O desenvolvimento de um ecossistema favorável a ‘startups’ foi outro dos temas discutidos pelos representantes dos dois países, que, tal como disse Nádia Calviño. (flickr)

O ministro da Economia, António Costa Silva e a ministra espanhola dos Assuntos Económicos e Transformação Digital, Nadia Calviño, discutiram a possível colaboração num programa de cidades inteligentes, utilizando os corredores 5G entre os dois países.

O "Plano de choque de poupança e gestão energética" anunciado pelo Governo espanhol prevê que os espaços refrigerados tenham uma temperatura mínima de 27 graus . (flickr)

Espanha adota a partir de 10 de agosto “medidas urgentes” de poupança de energia, que incluem montras sem iluminação à noite e ar condicionado a 27 graus no verão, em espaços públicos e comerciais.

Os governos regionais e municípios espanhóis estão a impor cortes no consumo de água por todo país, que vive a maior seca desde 1981 e tem as reservas de água em 40,4% da capacidade.

Desde meados de junho que Espanha vive sucessivos períodos de temperaturas consideradas extremas e com pelo menos duas ondas de calor. (flickr)

O calor causou 2.124 mortes em Espanha durante o mês de julho, o valor mais alto registado em sete anos, segundo uma estimativa do Instituto de Saúde Carlos III.

Os maiores fogos deste ano em Espanha ocorreram na região de Castela e Leão, que faz fronteira com Portugal, com os distritos de Bragança e Guarda. (flickr)

Espanha enfrentou nas últimas semanas uma onda de incêndios que causou a maior área ardida dentro da União Europeia em 2022 e o maior fogo no país desde que há registos, segundo dados provisórios.

O desconto está em vigor em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país até, pelo menos, 30 de junho. (flickr)

Os portugueses que vão a Espanha abastecer-se de combustível estão não só a pagar menos do que em Portugal, como também a beneficiar de um desconto direto de 20 cêntimos por litro atribuído pelo Governo espanhol.

No município raiano de Fonfría vivem atualmente 785 habitantes, na sua maioria pessoas idosas. (flickr)

No município raiano de Fonfría (Espanha), vivem atualmente 785 habitantes, na sua maioria idosos, o que segundo o alcaide local, Sérgio Lopez Vaquero, pode ser uma oportunidade de repovoamento, com a chegada de jovens para cuidar das pessoas idosas.