Rua do Mercado, nº 18, 5210-210 Miranda do Douro, Portugal | geral@moveisalegria.com | (+351) 937 486 385

No passado dia 14 de julho, hipermercado Intermarché de Miranda do Douro assinalou o 2º aniversário, tendo a administração indicado que esta nova loja comercial emprega atualmente 26 pessoas e no segundo ano de atividade registaram um aumento de 10% nas vendas.

Em julho de 2022, o grupo Intermarché investiu 2,8 milhões de euros nesta nova loja, em Miranda do Douro, com uma área de 900 metros quadrados. (HA)

O Festival Terra Transmontana (FTT) decorre de 26 a 28 de julho e este ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na obra literária do escritor J. Rentes de Carvalho, com raízes em Mogadouro.

Miranda do Douro apresentou a 24 de julho, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto que tem por finalidade modernizar as lojas comerciais, através de uma presença digital, que vai proporcionar aos clientes, uma maior comodidade e agilidade, com o acesso a informação sobre que produtos e serviços existem na cidade.

O bairro “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país. (HA)

A XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades vai contar com a participação de meia centena de artesãos e outros expositores, que de 9 a 18 de agosto de 2024, vão mostrar o que de melhor se produz na região, ao público que visita a cidade de Miranda do Douro.

Portugal ocupa a 8.ª posição entre os países membros da organização, que apresentam a maior diferença entre os custos laborais suportados pelo empregador e o salário efetivamente recebido pelo trabalhador.

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) criou um modelo de recibo de vencimento, que dá visibilidade aos encargos salariais das empresa, evidenciando a diferença entre aquilo que estas pagam e o que o trabalhador recebe.

Entre os locais elegíveis para integrar a rota do património industrial estão também o Complexo Agroindustrial do Cachão, em Mirandela, e o Fabrico da Seda, em Bragança. (HA)

Esta terça-feira, dia 23 de julho, o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “In_Genius_Duero_Douro”, uma inicativa conjunta de portugueses e espanhóis, que pretende inventariar e promover o património industrial existente nos dois lados da fronteira, como é o caso das antigas minas de estanho e volfrâmio, na vila de Argozelo.

Na família Conde, o saber cultivar a horta tem sido transmitido de geração em geração. (HA)

Nos meses de primavera e do verão, o cultivo da horta é uma atividade muito comum no nordeste transmontano. Em Sendim, por exemplo, há uma família de mulheres agricultoras, a avó, Ilda Conde, a filha, Vera e a neta, Mafalda, que cultivam e vendem o excedente de produtos hortícolas em feiras e em cabazes através das redes socais.

O Governo estabeleceu o regime de apoio para a polinização natural de plantas, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). (Flickr)

O aviso lançado em junho, para apoiar os apicultores recebeu, até ao momento, 300 candidaturas, anunciou o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, numa audição parlamentar.

Entre janeiro e maio foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal. (Flickr)

Até ao mês de maio, os proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2%, em termos homólogos, para 2.080,8 milhões de euros, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) vai baixar gradualmente ao ritmo de dois pontos percentuais por ano, até atingir os 15% no final da legislatura, segundo o programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Conselho de Ministros.

A região do Douro enfrenta quebras nas vendas, excesso de ‘stock’ de vinhos e queixas, por parte dos viticultores, do baixo preço de venda da uva e do aumento dos custos de produção. (CRD)

Em Portugal, o excesso de oferta de vinho resultante da importação e da dificuldade de adequação do produto ao mercado, que procura vinhos menos alcoólicos, são dos principais problemas identificados para a região do Douro.

Na ExpoVila 2024, vão participar 200 expositores, o dobro em relação a 2023, sendo que uma centena são produtores locais. (MVF)

O concelho de Vila Flor vai organizar de 11 a 14 de julho, a feira anual ExpoVila 3.0, um certame de promoção dos produtos locais como são o azeite, o vinho, a amêndoa, o mel e o fumeiro, estando inscritos 200 expositores.

O ministro da Agricultura defende que os agricultores acedam a apoios do Horizonte Europa, o programa InvestUE, ou da política de coesão. (HA)

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, defendeu, no Luxemburgo, a necessidade de o setor ser financiado por outros fundos que não apenas os da Política Agrícola Comum, ao mesmo tempo que recusa cortes na Política Agrícola Comum (PAC).

A floração dos castanheiros está agora em curso e depois vem o vigamento. (flickr)

Os produtores de castanha da Terra Fria estão preocupados com a possibilidade de o fruto ser atacado pelo fungo da podridão, disse o presidente da Associação Agroflorestal e Ambiental Da Terra Fria Transmontana (Arbórea).

A aldeia de Uva volta a organizar no dia 20 de julho, a II Festa dos Pombais, um evento que pretende dar a conhecer o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso, onde existem mais de 40 pombais.

O ‘chairman’ da EDP, António Lobo Xavier, afirmou que Portugal não tem um “ambiente favorável” para grandes investimentos e grandes empresas, na conferência “Capital Markets Day”, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa.

A eurocidade Chaves–Verín vai criar uma incubadora transfronteiriça, para estimular e apoiar a criação de novas empresas e emprego qualificado, neste território.

Entre os participantes portugueses destaque para a Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, a empresa Douro Pula Canhada e a Estação Biológica Internacional do rio Douro. (HA)

No dia 26 de junho, a cidade de Miranda do Douro foi o local de uma jornada de trabalho, entre várias instituições portuguesas e espanholas, com o objetivo de propor novas rotas turísticas no Parque Natural do Douro Internacional, tendo sido proposta a rota do Contrabando, em Paradela.

No concelho de Miranda do Douro existem atualmente 51 explorações, com um total de 1200 animais adultos. (HA)

No âmbito do Concurso Concelhio de Bovinos Mirandeses, realizado em Malhadas, no dia 24 de junho, o administrador da Cooperativa Agro Pecuária Mirandesa, engenheiro Nuno Paulo, indicou que em 2023, houve uma acentuada redução de nascimentos de vitelos de raça mirandesa, um decréscimo provocado pelo aumentos dos custos nas explorações pecuárias, pela doença hemorrágica e pela redução dos apoios aos criadores.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) faz um balanço positivo da integração dos serviços de agricultura, destacando uma aceleração na execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 mas reconhece problemas de frota e instalações.

Como manda a tradição, no dia 24 de junho, o Mercado de Gado, em Malhadas, foi o recinto do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame que reuniu criadores do concelho de Miranda do Douro e premiou aqueles que mais se destacaram na seleção, trato e maneio dos seus animais.

Neste ano de 2024, foram submetidas 174.877 candidaturas ao Pedido Único (PU), com uma média de 4 mil pedidos por dia na última semana, segundo os últimos dados do Ministério da Agricultura.

A Cutelaria Martins, sediada em Paçaçoulo, celebrou 70 anos de atividade. Fundada por José Maria Martins, um antigo ferrador que para agir contra a sazonalidade desta profissão e a posterior mecanização da agricultura, acabou por se dedicar por inteiro à arte da cutelaria. O ofício foi depois continuado pelos seus filhos, entre os quais o atual gestor, Alberto Martins, que com o passar dos anos modernizaram a empresa e deram a conhecer as navalhas de Palaçoulo, ao mundo inteiro.

Alberto Afonso Martins é o diretor Geral da José Maria Martins – Cutelaria Tradicional de Palaçoulo, Lda. (HA)

O município de Miranda do Douro organiza no dia 24 de junho, em Malhadas, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame anual que tem como propósito premiar os criadores do concelho, pelo trabalho realizado na preservação desta raça originária da Terra de Miranda.

A XII Ronda das Adegas que decorreu no fim-de-semana de 7, 8 e 9 de junho, voltou trazer até à aldeia de Atenor milhares de pessoas, muitas delas vindas do litoral do país e que ficaram deliciadas com a ruralidade de um evento que continua a proporcionar o convívio, a degustação da gastronomia local e muita animação musical.

Inaugurada em 2006, na cidade de Miranda do Douro, a pizzaria Gorgonzola está agora registada na Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália), com o número 1081. (HA)

A pizzaria Gorgonzola, localizada na cidade de Miranda do Douro, é a primeira pizzaria do interior do país a receber a certificação internacional da verdadeira pizza napolitana, uma distinção concedida pela Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália).

Na tarde de quinta-feira, dia 23 de maio, foi assinada em Miranda do Douro, a escritura pública para a construção no novo “Hotel Vila Galé – Mirandum”, um empreendimento turístico que vai ser construído nas arribas da barragem de Miranda, com 100 quartos, centro de congressos, piscinas, ginásio e outras valências, num investimento superior a 14 milhões de euros.

Após o sucesso da primeira edição, a freguesia de Santulhão volta a organizar no fim-de-semana de 1 e 2 de junho, a II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, um evento cujos destaques são os 30 expositores de produtos locais e regionais, o passeio de bicicleta todo-o-terreno (BTT) e a qualificação concelhia para os jogos tradicionais.

Foto: Ribadouro

No primeiro trimestre deste ano, as exportações de vinhos portugueses cresceram 0,01%, o que representa 212 milhões de euros, indicou a associação ViniPortugal.

Nos dias 11 e 12 de maio, Santulhão acolheu o I Encontro de Apicultores de Vimioso, uma iniciativa da freguesia local, coorganizada com a Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI), com os objetivos de proporcionar uma troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e partilha de conhecimentos entre os apicultores.

Na manhã de Domingo, dia 28 de janeiro, os grupos da associação Mirandanças: Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda dançaram em Madrid (Espanha), na Feira de Internacional de Turismo (FITUR), um evento que decorreu no espaço de feiras IFEMA e foi visitado por mais de 250 mil pessoas.

A Escola de Turismo Douro - Lamego desenvolve a sua açãonas áreas de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira - Alojamento, entre outras. (ETL)

O município de Mogadouro e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego assinaram um protocolo para implementar no concelho, o programa Formação + Próxima, destinado a empresários do setor turístico, hotelaria, restauração e comércio.

A localidade de Carção voltou a receber a afluência de muito público, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de novembro, aquando da realização do V Cachico – Mercado Rural, um certame anual que tem por objetivo valorizar a ruralidade desta localidade, destacando a natureza, os produtos locais e as tradições.

O município de Miranda do Douro e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda – Sabores de Miranda promovem o Mercado Rural Mirandês entre 9 e 10 de dezembro.

Fundada por Francisco dos Anjos Bártolo, em 1981, a Moagem de Tó, no concelho de Mogadouro começou por ser uma pequena empresa familiar, onde trabalhavam os pais e os três filhos. Ao longo destes 42 anos, a empresa enfrentou a dificuldade da inexistência de cereais no planalto mirandês, conseguiu modernizar-se e crescer. Para explicar este sucesso e a longevidade da Moagem de Tó, o senhor Bártolo foi perentório:Quando trabalhamos com paixão é mais fácil ser empreendedor e resiliente diante dos obstáculos!”, afirmou.

O fundador da Moagem de Tó, Francisco dos Anjos Bártolo e os filhos, trabalham na empresa há 42 anos. (HA)

Deixe um comentário