Rua do Mercado, nº 18, 5210-210 Miranda do Douro, Portugal | geral@moveisalegria.com | (+351) 937 486 385

No dia 6 de setembro, realizou-se o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que este ano contou com a participação de 43 criadores e 78 animais e segundo a organização, esta raça autóctone está a ser muito procurada para atividades como a agricultura biológica ou o turismo rural.

Os principais sintomas da DHE registados nos bovinos são coxeia, falta de apetite e úlceras na boca. (HA)

Desde 17 julho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) registou a existência 347 casos de doença hemorrágica epizoótica e a morte de 18 animais, em 171 exploração de gado.

O projeto denominado “ Arca de Noé” tem de ser concluído até 2025. (Flickr)

Em Miranda do Douro, o Governo anunciou um investimento de dois milhões de euros, para a criação de um banco de material genético, com o propósito de assegurar o futuro das raças autóctones existentes em Portugal.

No Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), incluem-se 7,5 milhões de euros para a reestruturação e conversão da vinha. (Flickr)

Até 23 de agosto, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) pagou aos agricultores quase 54 milhões de euros, destacando-se os montantes no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Segundo o registo da freguesia de Picote, desde o início do ano, o miradouro da Fraga do Puio, foi visitado por 27 078 pessoas. (FP)

No mês de agosto, o miradouro da Fraga do Puio, em Picote, registou a visita de mais de seis mil pessoas, um número que é um novo recorde para a freguesia e vai encontro do objetivo de promoção turística dos recursos naturais e culturais da localidade.

Em agosto, a produção renovável abasteceu 55% do consumo, a não renovável 10% e os restantes 35% correspondem à energia importada. (Flickr)

O consumo de energia elétrica aumentou 1,7% até agosto e as fontes renováveis abasteceram três quartos do consumo nacional de eletricidade, segundo dados da Rede Elétrica Nacional (REN).

Nas vindimas deste ano, a Cooperativa Agrícola Ribadouro, em Sendim, vai começar a receber uvas no próximo dia 19 de setembro até 6 de outubro, numa campanha em que se prevê uma redução de 20% na colheita de uvas.

Uma centena de criadores de vários concelhos participaram no XXXIII Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, que decorreu no recinto da Feira de Gado, em Vimioso, de 30 de agosto até 1 de setembro.

Segundo a empresa, não se registam subidas nas tarifas desde outubro de 2023.

A partir de 1 de outubro, a fatura da eletricidade e do gás vai aumentar em média, 9% e 16% para os clientes da Galp, refletindo o aumento do custo de aquisição de energia, adiantou a petrolífera.

De 29 de agosto até 1 de setembro, o município de Carrazeda de Ansiães promove a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, com expectativas de boas colheitas, indicou o autarca local, João Gonçalves.

No dia 27 de agosto iniciaram-se em Palaçoulo, os dias de festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a realização da feira anual que este ano contou com a participação de artesãos locais e ao final da tarde as chegas de touros e as danças dos pauliteiros, trouxeram muitos visitantes à localidade.

A tanoria J.M.Gonçalves, Lda. tornou-se autossustentável na produção de energia elétrica, com a adesão ao programa “Apoio à Descarbonização da Indústria” e recentemente apresentou a nova barrica “Aqua Pure”, fabricada com uma técnica totalmente ecológica.

O prazo de execução da empreitada do Matadouro do Planalto é de 730 dias.

A Câmara Municipal de Miranda do Douro lançou o concurso público para a construção na vila de Sendim, do Matadouro do Planalto, um empreendimento orçado em cerca de 4,6 milhões de euros, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).

De 27 de agosto a 2 de setembro, a localidade de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, celebra as festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, num programa variado que abre com a feira anual, que inclui a exposição de tratores, de artesanato e ao final da tarde realizam-se chegas de touros e danças dos pauliteiros.

No concurso nacional vão participar os melhores bovinos, premiados nos concursos concelhios realizados ao longo do ano. (Flickr)

De 30 de agosto a 1 de setembro, a Associação Nacional de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ANCBRM) promove o Concurso Nacional desta raça autóctone, num evento que vai contar com a participação de criadores de todo o distrito de Bragança e cerca de 200 animais.

A cidade de Miranda do Douro tem registado uma maior afluência de visitantes espanhóis, de turistas e emigrantes que aproveitam as férias de verão para visitar a cidade, almoçar nos restaurantes, fazer compras no comércio local e na feira de artesanato que decorre até ao dia 18 de agosto.

Os museus, monumentos e palácios têm vindo gradualmente a recuperar as perdas de visitantes devido à pandemia de covid-19. (Flickr)

No ano passado, os museus, monumentos e palácios receberam 5.157.360 visitantes, indicou a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

No dia 10 de agosto, a vila de Vimioso registou a afluência de milhares de pessoas para participar no feriado municipal, que começou logo pela manhã com a feira anual de São Lourenço e teve outros destaques ao longo do dia, com o concurso concelhio de bovinos mirandeses, as chegas de touros e ao final da noite, o concerto musical de David Carreira.

Está a decorrer em Miranda do Douro, de 9 a 18 de agosto, a XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, um certame dirigido aos turistas e emigrantes que nesta época de verão visitam a cidade e pretendam adquirir artigos e produtos locais de qualidade.

Em Sendim, a Feira do Emigrante integra o programa das Festas em Honra de Santa Bárbara, que decorrem de 4 a 11 de agosto. (HA)

No dia 7 de agosto, voltou a realizar-se em Sendim, a Feira do Emigrante, um certame que registou um considerável movimento de pessoas, entre os quais muitos emigrantes, vindos sobretudo de França, para gozar férias e participar nas festas da vila.

Em julho, foram detetados dois novos casos “com sintomatologia e conformação laboratorial” no concelho de Vinhais. (HA)

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) autorizou, temporariamente, a colocação no mercado de lotes de uma vacina com o rótulo em espanhol, face à urgência em vacinar os bovinos contra a doença hemorrágica.

O cancro do castanheiro é uma doença que ataca o tronco das árvores, onde o fungo parasita instala-se, impede a circulação da seiva e acaba por levar à morte de parte da planta ou da sua totalidade. (Flickr)

A Câmara Municipal de Bragança lançou um concurso público para a aquisição de serviços de tratamento contra o cancro do castanheiro, no valor de 749 mil euros, em 50 mil árvores.

No passado dia 14 de julho, hipermercado Intermarché de Miranda do Douro assinalou o 2º aniversário, tendo a administração indicado que esta nova loja comercial emprega atualmente 26 pessoas e no segundo ano de atividade registaram um aumento de 10% nas vendas.

Em julho de 2022, o grupo Intermarché investiu 2,8 milhões de euros nesta nova loja, em Miranda do Douro, com uma área de 900 metros quadrados. (HA)

Em Santulhão e no âmbito das festas de verão, vai realizar-se de 5 a 10 de agosto, o evento Pecha Kucha, uma iniciativa que convida pessoas empreendedoras, naturais da região, a apresentarem as suas ideias e projetos num curto espaço de tempo, com a exibição de 20 slides e a “falar menos e mostrar mais”.

O Festival Terra Transmontana (FTT) decorre de 26 a 28 de julho e este ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na obra literária do escritor J. Rentes de Carvalho, com raízes em Mogadouro.

O bairro “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país. (HA)

Miranda do Douro apresentou a 24 de julho, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto que tem por finalidade modernizar as lojas comerciais, através de uma presença digital, que vai proporcionar aos clientes, uma maior comodidade e agilidade, com o acesso a informação sobre que produtos e serviços existem na cidade.

A XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades vai contar com a participação de meia centena de artesãos e outros expositores, que de 9 a 18 de agosto de 2024, vão mostrar o que de melhor se produz na região, ao público que visita a cidade de Miranda do Douro.

Portugal ocupa a 8.ª posição entre os países membros da organização, que apresentam a maior diferença entre os custos laborais suportados pelo empregador e o salário efetivamente recebido pelo trabalhador.

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) criou um modelo de recibo de vencimento, que dá visibilidade aos encargos salariais das empresa, evidenciando a diferença entre aquilo que estas pagam e o que o trabalhador recebe.

Entre os locais elegíveis para integrar a rota do património industrial estão também o Complexo Agroindustrial do Cachão, em Mirandela, e o Fabrico da Seda, em Bragança. (HA)

Esta terça-feira, dia 23 de julho, o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “In_Genius_Duero_Douro”, uma inicativa conjunta de portugueses e espanhóis, que pretende inventariar e promover o património industrial existente nos dois lados da fronteira, como é o caso das antigas minas de estanho e volfrâmio, na vila de Argozelo.

Na família Conde, o saber cultivar a horta tem sido transmitido de geração em geração. (HA)

Nos meses de primavera e do verão, o cultivo da horta é uma atividade muito comum no nordeste transmontano. Em Sendim, por exemplo, há uma família de mulheres agricultoras, a avó, Ilda Conde, a filha, Vera e a neta, Mafalda, que cultivam e vendem o excedente de produtos hortícolas em feiras e em cabazes através das redes socais.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) faz um balanço positivo da integração dos serviços de agricultura, destacando uma aceleração na execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 mas reconhece problemas de frota e instalações.

Como manda a tradição, no dia 24 de junho, o Mercado de Gado, em Malhadas, foi o recinto do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame que reuniu criadores do concelho de Miranda do Douro e premiou aqueles que mais se destacaram na seleção, trato e maneio dos seus animais.

Neste ano de 2024, foram submetidas 174.877 candidaturas ao Pedido Único (PU), com uma média de 4 mil pedidos por dia na última semana, segundo os últimos dados do Ministério da Agricultura.

A Cutelaria Martins, sediada em Paçaçoulo, celebrou 70 anos de atividade. Fundada por José Maria Martins, um antigo ferrador que para agir contra a sazonalidade desta profissão e a posterior mecanização da agricultura, acabou por se dedicar por inteiro à arte da cutelaria. O ofício foi depois continuado pelos seus filhos, entre os quais o atual gestor, Alberto Martins, que com o passar dos anos modernizaram a empresa e deram a conhecer as navalhas de Palaçoulo, ao mundo inteiro.

Alberto Afonso Martins é o diretor Geral da José Maria Martins – Cutelaria Tradicional de Palaçoulo, Lda. (HA)

O município de Miranda do Douro organiza no dia 24 de junho, em Malhadas, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame anual que tem como propósito premiar os criadores do concelho, pelo trabalho realizado na preservação desta raça originária da Terra de Miranda.

A XII Ronda das Adegas que decorreu no fim-de-semana de 7, 8 e 9 de junho, voltou trazer até à aldeia de Atenor milhares de pessoas, muitas delas vindas do litoral do país e que ficaram deliciadas com a ruralidade de um evento que continua a proporcionar o convívio, a degustação da gastronomia local e muita animação musical.

Inaugurada em 2006, na cidade de Miranda do Douro, a pizzaria Gorgonzola está agora registada na Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália), com o número 1081. (HA)

A pizzaria Gorgonzola, localizada na cidade de Miranda do Douro, é a primeira pizzaria do interior do país a receber a certificação internacional da verdadeira pizza napolitana, uma distinção concedida pela Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália).

Na tarde de quinta-feira, dia 23 de maio, foi assinada em Miranda do Douro, a escritura pública para a construção no novo “Hotel Vila Galé – Mirandum”, um empreendimento turístico que vai ser construído nas arribas da barragem de Miranda, com 100 quartos, centro de congressos, piscinas, ginásio e outras valências, num investimento superior a 14 milhões de euros.

Após o sucesso da primeira edição, a freguesia de Santulhão volta a organizar no fim-de-semana de 1 e 2 de junho, a II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, um evento cujos destaques são os 30 expositores de produtos locais e regionais, o passeio de bicicleta todo-o-terreno (BTT) e a qualificação concelhia para os jogos tradicionais.

Foto: Ribadouro

No primeiro trimestre deste ano, as exportações de vinhos portugueses cresceram 0,01%, o que representa 212 milhões de euros, indicou a associação ViniPortugal.

Nos dias 11 e 12 de maio, Santulhão acolheu o I Encontro de Apicultores de Vimioso, uma iniciativa da freguesia local, coorganizada com a Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI), com os objetivos de proporcionar uma troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e partilha de conhecimentos entre os apicultores.

Fundada por Francisco dos Anjos Bártolo, em 1981, a Moagem de Tó, no concelho de Mogadouro começou por ser uma pequena empresa familiar, onde trabalhavam os pais e os três filhos. Ao longo destes 42 anos, a empresa enfrentou a dificuldade da inexistência de cereais no planalto mirandês, conseguiu modernizar-se e crescer. Para explicar este sucesso e a longevidade da Moagem de Tó, o senhor Bártolo foi perentório:Quando trabalhamos com paixão é mais fácil ser empreendedor e resiliente diante dos obstáculos!”, afirmou.

O fundador da Moagem de Tó, Francisco dos Anjos Bártolo e os filhos, trabalham na empresa há 42 anos. (HA)

Deixe um comentário