Rua do Mercado, nº 18, 5210-210 Miranda do Douro, Portugal | geral@moveisalegria.com | (+351) 937 486 385

No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro recebeu a visita de milhares de pessoas, portugueses, espanhóis e outros estrangeiros, para visitar a Feira da Bola Doce, um certame recheado de produtos, artesanato e muita animação.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, elogiou os produtores e artesãos do planalto mirandês, que com a seu trabalho e produtos são a força viva da região. (HA)

No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro é o palco da Feira da Bola Doce Mirandesa, um certame que visa promover este ícone da doçaria tradicional e outros produtos, como o folar de carne e o artesanato, animados pela música tradicional e as danças dos pauliteiros.

Atualmente, o efetivo pecuário dos ovinos de raça churra galega mirandesa é de 5.500 animais. (HA)

A falta de jovens pastores põe em risco a sobrevivência do cordeiro mirandês, considerado uma das mais emblemáticas raças autóctones do planalto mirandês, cujo efetivo de 5 mil animais é insuficiente para satisfazer o mercado, em particular na época festiva da Páscoa.

Foto: Ribadouro

O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE), Paulo Amorim, disse que “os EUA pararam as encomendas de vinhos portugueses e de vinhos da Europa”.

O custo dos ovos fez aumentar 10 a 15% o preço do pão-de-ló de Ovar, ainda assim este aumento tem menos repercussão noutras variedades da doçaria tradicional de Páscoa.

Na tarde de sábado, dia 12 de abril, a aldeia de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, volta a organizar as Jornadas Técnicas do Castanheiro, uma iniciativa promovida pelo município de Miranda do Douro e a freguesia local, com o objetivo de informar os agricultores sobre as boas práticas nos soutos de castanheiros.

Quatro restaurantes no concelho de Vimioso participam nas Jornadas Gastronómicas do Cabrito, uma iniciativa que decorre de 5 a 30 de abril e visa promover um dos pratos típicos do concelho.

A aldeia de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, no fim-de-semana de 12 e 13 de abril, a XXIII Feira do Pão que este ano apresenta várias novidades como o Convívio de Pesca Desportiva, o I Desfile de Folclore Transfronteiriço e a celebração religiosa da Benção dos Ramos, que dá inicio à Semana Santa.

O mercado de gado, em Malhadas, voltou a acolher no dia 4 de abril, os concursos de ovinos mirandeses e de cães de gado transmontanos, no qual participaram mais de uma centena de animais, maioritariamente pertencentes a criadores do planalto mirandês.

A futura barragem servirá a freguesia de Santulhão e uma parte de Carção, no concelho de Vimioso, sendo estimado que a albufeira tenha uma área de 7,85 hectares e uma altura máxima prevista a partir do leito natural de cerca de 16 metros. (Flickr)

O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos Vaz, anunciou um investimento de mais de 4,2 milhões de euros destinados ao Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão, que vai abranger mais de 185 hectares de terreno e servir 115 unidades de rega.

A Confraria da Rosquilha surgiu da ideia de cinco amigos, naturais da vila de Argozelo, com o propósito de ajudar a preservar a receita original da rosquilha e levar este produto a novos mercados e públicos. (Foto:CL)

No Domingo, dia 6 de abril, foi apresentada na vila Argozelo, a “Confraria da Rosquilha”, uma nova associação local que tem por missão preservar, transmitir e promover este doce tradicional, em Portugal e no estrangeiro.

No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, aquando da realização da XVIII Feira da Rosquilha, a vila de Argozelo, no concelho de Vimioso, recebeu a visita de milhares de pessoas para visitar o certame e assistir às “renhidas” chegas de touros de raça mirandesa.

A nova ponte vai beneficiar as populações dos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. (Foto: Flickr)

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a disponibilizar 30 milhões de euros, repartidos por quatros anos, para prosseguir com os estudos e ações para a construção da ponte rodoviária Vimioso–Carção, sobre o rio Maçãs.

No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, a freguesia de Argozelo, no concelho de Vimioso, volta a organizar a Feira da Rosquilha, um doce tradicional de Páscoa, que é a maior atração de um certame, em que se celebra também o 24º aniversário de elevação de Argozelo à categoria de vila.

A aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, volta a ser o palco do XXVIII Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e do X Concurso Concelhio de Cães de Gado Transmontano, agendados para o dia 4 de abril, no mercado de gado.

A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) realizou no dia 27 de março, a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2025-2028, tendo sido reeleito presidente, Bruno Gomes, que definiu como prioridades o envolvimento dos empresários, a transição digital dos negócios e a implementação do Bairro Comercial Digital.

Portugal alcançou a terceira posição no ‘ranking’ dos “destinos mais procurados para investimento em hotelaria, depois de Espanha e Itália. (Flickr)

Portugal alcançou a terceira posição no ‘ranking’ de destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, subindo quatro lugares, segundo um inquérito desenvolvido pela consultora CBRE.

Mogadouro: Loja para promoção dos produtos locais

O espaço Origem Mogadouro foi inaugurado no dia 17 de março, na Casa das Artes e Ofícios, junto ao posto de turismo.

A cidade de Mogadouro tem um novo espaço para promoção e venda dos produtos endógenos, com a marca Origem: Mogadouro, onde se destacam os queijos, os enchidos, os vinhos, ou amêndoas, informa a autarquia.

Podem beneficiar da compensação, os produtores de ovinos afetados pelo surto “febre catarral ovina - língua azul” , (ACOM)

O Governo vai pagar aos produtores de ovinos, afetados pela doença da língua azul, 48 euros por animal morto, com prejuízos inferiores a 30% e criou uma linha de crédito bonificado de cinco milhões de euros para apoio às explorações afetadas.

O programa “Apoio à criação de Emprego e Microempreendedorismo” prevê uma taxa de financiamento de 75%, para os concelhos de baixa densidade populacional. (HA)

Até 15 de abril de 2025, as micro e pequenas empresas do concelho de Vimioso têm a possibilidade de candidatar-se ao programa “Apoio à Criação de Emprego e Microempreendedorismo”, que com uma taxa de financiamento de 75%, pretende promover a modernização da atividade empresarial e apoiar a criação de novos postos de trabalho.

Com os objetivos de incentivar a criação de emprego e a fixação de população no concelho de Vimioso, o município agora liderado pelo presidente António Santos, elaborou uma proposta de Regulamento de Apoio à Criação de Emprego, que prevê a atribuição de 5 mil euros, por cada posto de trabalho criado.

A proposta de Regulamento de Apoio à Criação de Emprego está em discussão pública até ao dia 14 de abril. (HA)
O rio Douro é uma das atrações turísticas em Portugal e Espanha. (Flickr)

Em 2024, Portugal recebeu cerca de 30 milhões de turistas e Espanha recebeu 94 milhões, ou seja, a península ibérica, em conjunto, é a maior plataforma turística do mundo, indicou a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas.

O Centro de Gestão de Empresas Agrícolas Vimiosense (CGEAV) está a apoiar os cerca de 300 agricultores associados, na submissão das candidaturas ao Pedido Único (PU), até 15 de maio, um apoio financeiro que este ano prevê aumentar o rendimento para o setor agropecuário.

De 12 a 16 de março, os nove municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) regressam a Lisboa, para participar na Bolsa de Turismo (BTL), onde vão dar a conhecer as riquezas da região de Trás-os-Montes, como são a natureza, os produtos locais, os eventos culturais e a gastronomia.

O município de Miranda do Douro cedeu, após concurso público dos direitos de superfície e pelo prazo de 60 anos, um terreno com uma área aproximada de 41 mil metros quadrados. (MMD)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) aprovou a alteração da Reserva Ecológica Nacional (REN) de Miranda do Douro, solicitada pela Câmara Municipal, para a construção do hotel Vila Galé “Mirandum”, segundo despacho publicado em Diário da República.

Em fevereiro, a garrafa G26 de propano custa 32,24 euros. (Flickr)

Em janeiro, os preços do gás engarrafado ficaram entre 4,2% e 7,2%, acima da estimativa da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Joaquim Miranda Sarmento destacou o “quarto trimestre muito favorável” para o PIB português. (Fofo: Flickr)

Em 2025, o ministro das Finanças não prevê uma revisão em baixa do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), estimando que, apesar da “enorme incerteza” geopolítica, a economia portuguesa cresça acima de 2%.

No âmbito do Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu em Miranda do Douro, no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de fevereiro, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, inaugurou na aldeia de Malhadas, o Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones.

A DHE é uma doença de etiologia viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos e os cervídeos selvagens, com transmissão vetorial. (Foto: Flickr)

Numa visita a Vimioso, o ministro da Agricultura anunciou que está a ser preparado um apoio financeiro aos produtores pecuários, que tenham prejuízos nas suas explorações, provocados pela doença hemorrágica epizoótica (DHE) ou outras semelhantes.

Após as inscrições dos caçadores, o mato-bicho e a partida para a mancha, na freguesia de São Pedro da Silva foram caçados 44 javalis. (HA)

No sábado, dia 15 de fevereiro, realizou-se na aldeia da Granja, no concelho de Miranda do Douro, uma montaria que abateu 44 javalis, uma atividade cinegética inserida no Festival de Sabores Mirandeses, na qual participaram 255 caçadores, muitos dos quais vindos de outras regiões do país.

Os preços das viagens entre Bragança e Portimão variam entre os 93,02 e os 126,06 euros. (Flickr)

O Tribunal de Contas (TdC) emitiu o visto prévio ao contrato de concessão para a ligação aérea regional entre Bragança e Portimão, sendo o serviço regular diário foi retomado a 12 de fevereiro, anunciou o Governo.

O OE2025 determinou uma descida da taxa do IRC de 21% para 20%. (Foto: Tanoaria J.M.Gonçalves)

Em Portugal, a maioria das empresas (51%) coloca a descida do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) no topo das prioridades fiscais, considerando que seria mais vantajoso ter uma taxa de 17%, do que manter a atual e os benefícios, revela um inquérito da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Os beneficiários são as micro, pequenas e médias empresas do comércio, da restauração e serviços. (HA)

A 11 de fevereiro foi apresentado no miniauditório, em Miranda do Douro, o projeto “Acelerar o Norte”, uma iniciativa que atribui apoios até dois mil euros, aos empresários do comércio, serviços e da restauração para a digitalização dos seus negócios.

A cidade de Miranda do Douro acolhe no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de fevereiro, o Festival de Sabores Mirandeses, um evento anual que para a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril tem como objetivo promover o concelho, através da mostra e venda dos produtos locais como o fumeiro, a doçaria tradicional, o artesanato e que este ano abre as portas a produtos e artigos de outras regiões.

No concelho de Miranda do Douro, António Meirinhos e Glória Fidalgo arregaçaram as mangas e recuperaram a antiga abadia de Vila Chã de Braciosa, para a converter na Casa d’Augusta, um projeto inovador de agroturismo, onde os hóspedes podem participar nas atividades agrícolas e no trato dos animais.

As candidaturas têm de ser submetidas na página ‘online’ do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas. (Flickr)

As candidaturas ao regime de restruturação e conversão das vinhas (VITIS), com um apoio global de 60 milhões de euros, encerram no final de janeiro, segundo um aviso do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

A sessão de informação decorreu nas instalações da Cooperativa Agrícola de Palaçoulo. (HA)

Na tarde de 22 de janeiro, os produtores pecuários dos concelhos de Miranda do Douro e de Vimioso, participaram numa sessão de esclarecimento sobre a doença da Língua Azul, uma enfermidade provocada pela picada de um mosquito (género Culicoides) que provoca dificuldade respiratória, lesões na língua e outros sintomas entre os quais a morte dos animais.

O maior cliente da Cuga é a marca branca da grande distribuição. (Flickr)

A marca de cogumelos “Cuga”, sediada em Vila Flor, deve chegar ao mercado no primeiro trimestre deste ano e a empresa prevê produzir 6.500 toneladas deste alimento, avançou o diretor executivo, Nuno Pereira.

Os 30 milhões de euros de apoio provêm do Fundo Ambiental e preveem uma majoração para os produtores de raças autóctones e os jovens. (Foto: Ovinos Mirandeses)

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou um programa anual de 30 milhões de euros, destinado à pastorícia e a apoiar os criadores de animais, pois desempenham uma importante função na redução do material combustível na floresta e na prevenção de incêndios.

Os Biscoitos de São Bento são confecionados com mel, laranja e amêndoa. (Foto: O Amarense)

No dia 5 de janeiro, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, participou na cerimónia de apresentação dos “Biscoitos de São Bento”, um projeto colaborativo entre a Irmandade de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro e a comunidade religiosa das Monjas Trapistas, de Palaçoulo.

A produção de vinhos tintos continua a ser predominante, representando 57% do total produzido.(Ribadouro)

Na campanha de 2024/2025, a produção de vinho registou uma redução de 8%, face à campanha anterior, com a produção de 6,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

No dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Miranda do Douro anunciou a assinatura do contrato para a construção do Matadouro do Planalto, um investimento de quase 4,6 milhões de euros, que vai começar a ser construído neste mês de dezembro, na vila de Sendim e que deve estar concluído no final de 2026.

Este novo equipamento vai ser edificado em dois terrenos com uma superfície de 21 mil metros quadrados, nas proximidades da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), em Sendim. (Imagem: MMD)

Em Vimioso, a XXIII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) contou com a participação de uma centena de artesãos e produtores, assim como um diversificado programa de atividades, que voltou a atrair a vinda muito público, o que favoreceu a venda de artesanato e produtos como o fumeiro, o vinho, os queijos ou a doçaria tradicional.

Os olivicultores defendem que o caroço da azeitona proveniente da extração de azeite deve ser classificado como biomassa. (HA)

O Governo vai alterar a classificação do caroço de azeitona derivado da extração do azeite, passando de resíduo para subproduto à semelhança do que já acontece em Espanha, garantiu a ministra do Ambiente e Energia.

O preço do pão deve aumentar face à subida dos custos da energia e do transporte. (Flickr)

Em 2025, o preço do pão deverá voltar a subir, impulsionado pelo aumento dos custos de produção e do salário mínimo nacional, adiantou a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP).

O turismo é considerado fundamental para o desenvolvimento e coesão territorial. (Flickr)

Portugal deverá fechar o corrente ano com 27 mil milhões de euros de receitas turísticas e a perspectiva é de um crescimento de 9% no próximo ano, avançou o secretário de Estado do Turismo.

A aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, organizou no fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a Feira de São Martinho, um certame que recebeu a visita de turistas vindos de Lisboa, Coimbra e até de Salamanca (Espanha), que se deliciaram com a hospitalidade da população, a animação musical e o sabor dos produtos locais.

Na freguesia de Penela da Beira, concelho de Penedono, distrito de Viseu, a castanha “é um dos motores mais fortes” da economia local. (HA)

Na região de Penedono, no distrito de Viseu, a apanha da castanha tem vindo a ser cada vez mais mecanizada, devido à falta de mão-de-obra para realizar este trabalho, considerado um dos mais duros na agricultura.

No âmbito da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, realizou-se na tarde de sábado, dia 2 de novembro, a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”, durante a qual os agricultores locais receberam instruções sobre a origem de doenças como a “tinta do castanheiro” e o modo de enfrentar este problema.

A IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso, contou com a participação de muitos emigrantes, vindos sobretudo de França e de Espanha. (HA)

A IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, que decorreu em Avelanoso, nos dias 1 e 2 de novembro, registou a afluência de emigrantes, turistas, espanhóis e caçadores, que visitaram o certame para conhecer e adquirir alguns produtos locais e conviver com a população.

O município de Bragança promove entre 2 e 10 de novembro, mais uma edição da Semana Gastronómica da Castanha.

A arte de tanoeiro começou na família Gonçalves em 1924, com Abílio dos Reis Gonçalves a fabricar barricas para os produtores de vinho de Trás-os-Montes. (Foto:Tanoaria JMG)

Neste ano de 2024, a Tanoaria J.M.Gonçalves, localizada em Palaçoulo, está a celebrar o centenário, evocando o início da atividade do seu precursor Abílio dos Reis Gonçalves, que em 1924, na profissão de carpinteiro e tanoeiro, começou a fabricar barricas para os agricultores transmontanos armazenarem o vinho.

Em 2023, o preço do azeite em Portugal aumentou mais de 70%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), devido à redução de produção. (HA)

O diretor executivo do Conselho Oleícola Internacional (COI), Jaime Lillo, adiantou que “os indícios” apontam para “uma boa produção” de azeite na campanha olivícola deste ano, o que poderá baixar o preço do azeite.

O programa Portugal 2030 (PT2030) conta com cerca de 4.680 milhões de euros, provenientes de fundos europeus, que estão a concurso até agosto de 2025, segundo o plano anual de avisos.

Por distritos, este ano, os mais afetados foram Santarém (74), Portalegre (73) e Setúbal (68). (Flickr)

Até 20 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou mais de 300 furtos de cortiça, sobretudo no distrito de Santarém e três pessoas foram detidas.

No dia 6 de setembro, realizou-se o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que este ano contou com a participação de 43 criadores e 78 animais e segundo a organização, esta raça autóctone está a ser muito procurada para atividades como a agricultura biológica ou o turismo rural.

Segundo a empresa, não se registam subidas nas tarifas desde outubro de 2023.

A partir de 1 de outubro, a fatura da eletricidade e do gás vai aumentar em média, 9% e 16% para os clientes da Galp, refletindo o aumento do custo de aquisição de energia, adiantou a petrolífera.

De 29 de agosto até 1 de setembro, o município de Carrazeda de Ansiães promove a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, com expectativas de boas colheitas, indicou o autarca local, João Gonçalves.

No dia 27 de agosto iniciaram-se em Palaçoulo, os dias de festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a realização da feira anual que este ano contou com a participação de artesãos locais e ao final da tarde as chegas de touros e as danças dos pauliteiros, trouxeram muitos visitantes à localidade.

No passado dia 14 de julho, hipermercado Intermarché de Miranda do Douro assinalou o 2º aniversário, tendo a administração indicado que esta nova loja comercial emprega atualmente 26 pessoas e no segundo ano de atividade registaram um aumento de 10% nas vendas.

Em julho de 2022, o grupo Intermarché investiu 2,8 milhões de euros nesta nova loja, em Miranda do Douro, com uma área de 900 metros quadrados. (HA)

Em Santulhão e no âmbito das festas de verão, vai realizar-se de 5 a 10 de agosto, o evento Pecha Kucha, uma iniciativa que convida pessoas empreendedoras, naturais da região, a apresentarem as suas ideias e projetos num curto espaço de tempo, com a exibição de 20 slides e a “falar menos e mostrar mais”.

O Festival Terra Transmontana (FTT) decorre de 26 a 28 de julho e este ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na obra literária do escritor J. Rentes de Carvalho, com raízes em Mogadouro.

O bairro “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país. (HA)

Miranda do Douro apresentou a 24 de julho, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto que tem por finalidade modernizar as lojas comerciais, através de uma presença digital, que vai proporcionar aos clientes, uma maior comodidade e agilidade, com o acesso a informação sobre que produtos e serviços existem na cidade.

Na família Conde, o saber cultivar a horta tem sido transmitido de geração em geração. (HA)

Nos meses de primavera e do verão, o cultivo da horta é uma atividade muito comum no nordeste transmontano. Em Sendim, por exemplo, há uma família de mulheres agricultoras, a avó, Ilda Conde, a filha, Vera e a neta, Mafalda, que cultivam e vendem o excedente de produtos hortícolas em feiras e em cabazes através das redes socais.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) faz um balanço positivo da integração dos serviços de agricultura, destacando uma aceleração na execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 mas reconhece problemas de frota e instalações.

Como manda a tradição, no dia 24 de junho, o Mercado de Gado, em Malhadas, foi o recinto do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame que reuniu criadores do concelho de Miranda do Douro e premiou aqueles que mais se destacaram na seleção, trato e maneio dos seus animais.

Neste ano de 2024, foram submetidas 174.877 candidaturas ao Pedido Único (PU), com uma média de 4 mil pedidos por dia na última semana, segundo os últimos dados do Ministério da Agricultura.

A Cutelaria Martins, sediada em Paçaçoulo, celebrou 70 anos de atividade. Fundada por José Maria Martins, um antigo ferrador que para agir contra a sazonalidade desta profissão e a posterior mecanização da agricultura, acabou por se dedicar por inteiro à arte da cutelaria. O ofício foi depois continuado pelos seus filhos, entre os quais o atual gestor, Alberto Martins, que com o passar dos anos modernizaram a empresa e deram a conhecer as navalhas de Palaçoulo, ao mundo inteiro.

Alberto Afonso Martins é o diretor Geral da José Maria Martins – Cutelaria Tradicional de Palaçoulo, Lda. (HA)

Deixe um comentário