Rua do Mercado, nº 18, 5210-210 Miranda do Douro, Portugal | geral@moveisalegria.com | (+351) 937 486 385
Os suinicultores têm que comunicar o número e a categoria dos animais que possuem. (flickr)

Os suinicultores estão obrigados a declarar os seus animais no mês de abril, à semelhança do que já aconteceu em dezembro e agosto, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

A XXII Feira do Pão, em Caçarelhos, vai realizar-se no fim-de-semana de 23 e 24 de março, numa edição que vai contar com 50 expositores de produtos como o pão, o folar e os doces tradicionais e a animação do Festival de Gaita de Foles, a Missa do Domingo de Ramos e as concorridas chegas de touros.

Em Portugal, a produção de amêndoa com casca passou de 7.012 toneladas em 2010 para 46.215 toneladas em 2022. (flickr)

Entre 2010 e 2022, a produção de amêndoa em Portugal cresceu quase 40 mil toneladas, impulsionada pelo aumento da área de amendoal no Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes, com o Algarve a perder a sua tradicional representatividade.

A cidade de Miranda do Douro acolhe de 28 a 30 de março, a Feira da Bola Doce Mirandesa, considerada um ‘ex-libris’ da doçaria tradicional e o certame que este ano se realiza no jardim dos Frades Trinos vai contar com a participação de 90 expositores.

No fim-de-semana de 16 e 17 de março, Argozelo organiza a XVII Feira da Rosquilha, um certame anual que assinala também a elevação desta localidade a vila e em que a grande atração é a rosquilha, um doce tradicional da Páscoa, cujo êxito e sabor se deve à excecional qualidade dos produtos locais e regionais.

As zonas do país onde a densidade de estações é superior são aquelas onde a densidade populacional é mais elevada. (Anacom)

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) indicou que no final de 2023, a tecnologia 5G chegou a todos os concelhos de Portugal estando instalada em “69% das freguesias”.

Na partida agendada para a manhã de sábado, dia 2 de março, os automobilistas são recebidos no miradouro do Penedo Amarelo, em Miranda do Douro, pelo executivo municipal. (HA)

No fim-de-semana de 2 e 3 de março, a cidade de Miranda do Douro é o ponto de partida do VII passeio de automóveis clássicos “Amendoeiras em Flor – EN 221”, uma iniciativa que vai proporcionar aos automobilistas uma viagem turística pela estrada nacional nº 221 até à Guarda, com a contemplação das paisagens embelezadas pelas amendoeiras em flor e a visita a monumentos históricos.

Em Portugal, as 26 investigações abertas em 2023 representam um prejuízo estimado ao orçamento comunitário de 186,6 milhões de euros.

Em 2023, Portugal abriu 26 investigações junto da Procuradoria Europeia, elevando para 43 o total de investigações ativas, que representam um prejuízo estimado de 928,6 milhões de euros, sendo a fraude ao IVA responsável pela quase totalidade deste montante.

A vila de Mogadouro acolhe durante o fim de semana de 1, 2 e 3 de março a Feira Franca dos Produtos da Terra, um certame onde marcam presença 30 expositores e que dá inicio às festividades da Amendoeira em Flor neste concelho, indicou o município.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é considerado o principal evento dedicado ao turismo em Portugal .

Os nove municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT) voltam a participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março, no Parque nas Nações, onde está programada a degustação de produtos, a divulgação da beleza natural do território e a apresentação das marcas mais distintivas do património cultural transmontano.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai decorrer de entre 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. (flickr)

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Igreja Católica, vão dar a conhecer “projetos inovadores ligados ao Turismo Religioso/Espiritual” na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024.

Para além de Portugal (69%), também a Grécia (67%), Espanha (63%) e Estónia (52,2%) registaram taxas de inflação do azeite acima dos 50% em janeiro. (flickr)

Em Janeiro, o preço do azeite subiu 69% em Portugal, registando o maior aumento homólogo do produto na União Europeia (UE, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Agricultores
Bruxelas propõe até meados de março, a redução das superfícies que antigos criadores de gado têm de reconverter em prados permanentes, entre outras medidas. (foto: PM)

A Comissão Europeia propõe a simplificação de regras da Política Agrícola Comum (PAC), como as dos controlos agrícolas e avança com um inquérito online para ouvir as queixas do setor.

As rolhas de cortiça continuam a ser o principal produto exportado. (flickr)

As exportações portuguesas de cortiça atingiram, no ano passado, 1.232 milhões de euros, aumentando cerca de 2% em relação a 2022, um “novo recorde do setor”, de acordo com a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

A XXIV Feira da Alheira de Mirandela que decorre de 29 de fevereiro a 3 de março, vai ter um dia dedicado ao setor da caça, informou a presidente da câmara municipal, Júlia Rodrigues, na apresentação do evento.

Em Miranda do Douro, o XXV Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, registou uma grande afluência de público, com destaque para as centenas de caçadores que participaram nas montarias ao javali, realizadas nos três dias do certame dedicado à gastronomia e artesanato.

20240210_135558
Em Agoso, o castelo do século XII está rodeado de amendoeiras em flor. (HA)

Até ao final do mês de março, os municípios do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades das Amendoeiras em Flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região.

A ministra da Agricultura garantiu o pagamento de mais 25% dos subsídios dos Ecoregimes até 15 de março, avançaram os representantes dos agricultores se reuniram com a tutela em Macedo de Cavaleiros.

Em Mogadouro, o desfile de Carnaval incluiu a participação de pessoas e grupos de todas as idades, desde os 3 aos 99 anos. (Foto: FP)

No Domingo, dia 11 de fevereiro, cerca de 600 figurantes, provenientes de vãrias localidades do concelho de Mogadouro, participaram no desfile de Carnaval, pelas ruas da vila, num evento que foi considerado o maior Carnaval.

Em Miranda do Douro, vai realizar-se no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, o XXV Festival dos Sabores Mirandeses, um evento anual que pretende distinguir a gastronomia e o artesanato da região e que nesta edição tem como destaques as três montarias ao javali, o passeio BTT e os concertos de Ana Laíns e Domingues.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) desvalorizou a retirada pela Comissão Europeia da proposta para reduzir para metade o uso de pesticidas na agricultura até 2030, considerando que a questão central é a perda de rendimento dos agricultores.

Os agricultores transmontanospedem a regionalização das medidas agrícolas, com dotações financeiras adequadas a cada território, bem como a implementação de torres antigranizo. (PM)

Os agricultores do distrito de Bragança estão a mobilizar-se para uma nova manifestação na manhã de quinta-feira, dia 8 de fevereiro em Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães.

Agricultores
Os agricultores também condicionaram o acesso a Espanha pela fronteira da Bemposta, em Mogadouro. (foto: PM)

No dia 1 de fevereiro, os agricultores portugueses paralisaram importantes vias de norte a sul do país, incluindo fronteiras, com alguns dos movimentos a começarem a desmobilizar à noite, após garantias sobre os apoios anunciados pelo Governo.

Na manhã desta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, foi ministrada uma sessão de esclarecimento aos agricultores do concelho de Miranda do Douro, sobre as alterações a atualizações dos apoios financeiros ao Pedido Único (PU), para o corrente ano de 2024.

Uma das reivindicações dos agricultores é o pagamento atempado dos apoios da Política Agrícola Comum (PEPAC). (foto: PM)

Esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, no âmbito do protesto dos agricultores, o trânsito na fronteira de Bemposta, no concelho do Mogadouro, ficou condicionado por cerca de 20 tratores, dificultando o acesso a Espanha.

Na manhã de Domingo, dia 28 de janeiro, os grupos da associação Mirandanças: Danças Mistas e Pauliteiras de Miranda dançaram em Madrid (Espanha), na Feira de Internacional de Turismo (FITUR), um evento que decorreu no espaço de feiras IFEMA e foi visitado por mais de 250 mil pessoas.

Após 15 anos de interregno, a Enotécnica – Feira de Viticultura e Enologia está de regresso à Exponor – Feira Internacional do Porto, nos dias 7 e 8 de fevereiro, numa exposição que vai contar com a participação da conceituada Tanoaria J.M.Gonçalves, Lda., de Palaçoulo.

A floração precoce das amendoeiras no nordeste transmontano já se começa a verificar e está a preocupar os produtores deste fruto. (flickr)

O presidente da Cooperativa dos Lavradores do Centro e Norte (CLCN), Armando Pacheco, apelou aos produtores de amêndoa para fazerem seguros de colheita de modo a minimizar possíveis quebras de produção devido à floração precoce das amendoeiras.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) prestou na manhã do dia 25 de janeiro, uma sessão de esclarecimento aos agricultores do concelho de Vimioso, sobre as candidaturas anuais ao Pedido Único (PU), que consiste nos subsídios atribuídos aos agricultores pela produção agropecuária.

As três operadoras adiantam ter soluções para as situações de maior vulnerabilidade económica.

A partir de fevereiro, as operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal vão aumentar os serviços em 4,3%, em linha com a taxa de inflação de 2023, de acordo com informação disponível ‘online’.

Os autarcas de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo reivindicam da EDP, a primeira concessionária e da Movhera, a atual detentora da exploração, o pagamento de 9,2 milhões de euros por rendas. (MM)e

Os quatro municípios do Baixo Sabor exigiram nove milhões de euros de rendas em atraso à EDP e à Movhera, pela instalação do centro hidroelétrico nestes territórios e anunciaram que, caso não sejam pagos, vão recorrer aos tribunais.

Brasil, Colômbia, Marrocos e Peru, que são os países de onde diz chegarem mais trabalhadores para o setor da consrução. (flickr)

O Sindicato da Construção de Portugal alertou que a falta de mão de obra qualificada está a atingir uma situação limite no setor, que precisa já de 90 mil trabalhadores e depende atualmente de operários estrangeiros sem qualificações.

Numa primeira interpretação às alterações produzidas pelo OE2024, a AT considerou que os menus que contenham bebidas alcoólicas e refrigerantes seriam sujeitos à taxa máxima do IVA. (flickr)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alterou a interpretação de que os menus que incluam refrigerantes e bebidas alcoólicas passavam a ser tributados à taxa de 23%, independentemente dos produtos que os integram.

Em causa estão aumentos nos preços que têm origem nas tarifas de acesso às redes, que a ERSE subiu e são pagas por todos os consumidores. (flickr)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) vai enviar uma comunicação à ERSE, depois de receber queixas de consumidores com dificuldades em compreender os aumentos da eletricidade aplicados a partir de janeiro, para avaliar a comunicação destas subidas. 

A diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Helena Borges, disse que não afasta a possibilidade de liquidar o IMI das barragens relativo a 2019.

Vatsal Srivastava, 24 anos, indiano, natural da cidade de Lucknow, no norte da Índia, veio para Portugal em setembro de 2021, para frequentar o mestrado em Finanças, na Universidade Nova de Lisboa. Após a conclusão do mestrado em 2023, conheceu a incubadora 3INT em Vimioso e decidiu criar a sua própria empresa de marketing e publicidade digital.

A empresa Publicidade VAS foi fundada em novembro de 2023 e presta serviços de design gráfico, criação de conteúdos, desenvolvimento de marcas, estratégia digital e gestão de redes socais e publicidade digital. (HA)

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que até 31 de janeiro de 2024, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Ovinos e Caprinos (DEOC).

4 de janeiro é o último dia de isenção de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) para um cabaz de quase 50 produtos. (flickr)

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) esclareceu que a reposição do IVA, no cabaz de 46 categorias de produtos, vai ser resposta, “de forma imediata”, na sexta-feira, dia 5 de janeiro, assegurando que não se vão verificar constrangimentos logísticos.

O curso é obrigatório para o cumprimento do compromisso de formação específica homologada para a conversão para a agricultura biológica, no âmbito das Medidas Agro e Silvo Ambientais. (flickr)

De 12 a 29 de dezembro de 2023, a empresa Agrovimioso está a promover quatro ações de formação em “Modo de Produção Biológico”, em Vimioso, para proporcionar aos agricultores da região, a aprendizagem de conhecimentos e técnicas agrícolas mais sustentáveis ambientalmente.

Além do preço das matérias-primas, os custos com os salários têm penalizado o setor, que assinala também dificuldade em contratar mão-de-obra. (flickr)

No próximo ano, o preço do pão vai voltar a subir devido aos aumentos dos custos de produção, avançou a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

A XXII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), que decorreu em Vimioso, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, registou uma considerável afluência de espanhóis, que para além da participação nas provas desportivas de todo-o-terreno (TT) e BTT, aproveitaram para visitar o pavilhão multiusos, onde decorreu o certame e aí comprar alguns produtos alimentares e artesanato.

Em 2023, o INE prevê um decréscimo da produção do azeite de 8,3%. (flickr)

Em 2023, o preço do azeite aumentou quase 70% devido à produção “extraordinariamente baixa” da campanha anterior, à redução “acentuada” dos ‘stocks’ e à quebra da produção em Espanha, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No sábado, dia 9 de dezembro, a XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), de Vimioso, voltou a pôr em destaque a origem e a qualidade dos produtos transmontanos, através da degustação de uma açorda de enchidos e de sonhos condimentados com compotas.

O encontro decorrer no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso, onde o presidente do município; Jorge Fidalgo, começou por sublinhar a importância de dinamizar os territórios de baixa densidade populacional. (HA)

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, aquando da abertura da XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, realizou-se o seminário “A inovação no interior como fator de competitividade”, durante o qual os vários intervenientes indicaram que o problema da baixa demografia se resolve com políticas diferenciadoras, com a criação de novas empresas e o aproveitamento e promoção dos recursos e produtos da região transmontana.

A campanha “Não seja Casmurro, Apadrinhe um Burro!” permitiu em 2023 visitar mais de 1.500 animais em 45 concelhos do país. (flickr)

Mais de três mil burros de raça mirandesa foram apadrinhados através de uma campanha lançada pela Associação Para Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) lançada em 2005 que contribui para a manutenção e valorização desta raça autóctone.

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, em Vimioso, aquando da abertura da XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) vai realizar-se o seminário “A inovação no interior como fator de competitividade”, um evento que pretende informar sobre como ser empreendedor em territórios de baixa densidade populacional, inspirando-se nos exemplos das termas, do ensino e investigação, da agropecuária e do turismo.

Os principais mercados de destino das exportações nacionais continuam a ser Espanha e Itália (a granel) e o Brasil (azeite embalado). /flickr)

Entre janeiro e outubro, as vendas de azeite embalado em Portugal recuaram 1%, face ao ano anterior e a subida dos preços fez as exportações diminuírem 28% até setembro, indicou a Casa do Azeite.

De 15 de dezembro até 7 de janeiro, a “Tierra Natal” vai ser instalada no Largo do Castelo, em Miranda do Douro, onde a população local e os visitantes poderão usufruir da pista de gelo, diversões, música e dança, animação de rua, do Pai Natal e do comboio turístico.

Nesta campanha, a dotação é de 77 milhões de euros para a intervenção reestruturação e conversão das vinhas e de três milhões de euros para a reestruturação e conversão das vinhas em modo biológico. (flickr)

As candidaturas ao regime de restruturação e conversão das vinhas (VITIS) estão abertas a partir de 4 de dezembro e até 8 de janeiro, com uma dotação global de 80 milhões de euros, segundo o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Este ano, os olivicultores do lagar em Santulhão indicam que há uma quebra na colheita de azeitona e na extração de azeite verifica-se um menor rendimento, por causa do excesso de água e da insuficiente maturação da azeitona.

A laborar desde 2006, o lagar de azeite de Santulhão recebe a colheita de azeitona de cerca de 900 olivicultores dos concelhos de Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Miranda do Douro e Bragança. (HA)
A iniciativa vai decorrer de 1 de dezembro 2023 a 6 de janeiro de 2024.

No âmbito da campanha “Seja a Estrela deste Natal, escolha o Comércio Local”, a Associação Comercial e Industrial de Mogadouro (ACISM) vai sortear 500 ‘vouchers’ no valor de 10 euros cada, totalizando 5.000 euros.

No âmbito do PEPAC 23.27 (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum), entre outubro e novembro foram realizados pagamentos num valor global de cerca de 400 milhões de euros.

No mês de novembro, o Ministério da Agricultura e da Alimentação anunciou terem sido pagos 397 milhões de euros, aos setores agroflorestal e das pescas, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

O concurso decorre de 4 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024. (HA)

Em Miranda do Douro estão a decorrer até ao dia 30 de novembro, as inscrições para o “Concurso Montras de Natal no Comércio Tradicional”, uma iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Industrial do concelho de Miranda do Douro (ACIMD), com os propósitos de preservar a tradição natalícia e embelezar os espaços comerciais.

Em Sendim, a campanha da apanha da azeitona começou no passado dia 16 de novembro, com a abertura da cooperativa olivícola “A Sendinense”, para onde os 500 olivicultores associados encaminham a sua produção, que este ano regista uma quebra na ordem dos 35%, segundo o presidente da assembleia da cooperativa A Sendinense, Vitor Rodrigues.

No fim-de-semana prolongado de 8, 9 e 10 de dezembro, o município de Vimioso vai organizar a XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), um evento comercial que antecede o Natal e que vai presentear o público visitante com produtos de qualidade, com várias atividades de lazer e desportivas e uma constante animação musical.

No próximo sábado, dia 25 de novembro, a aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso, é o local de partida e de chegada do I Passeio Ibérico Micológico, uma iniciativa que pretende sensibilizar a população local para o aproveitamento sustentável dos cogumelos silvestres e ao mesmo tempo proporcionar um dia de convívio entre todos os participantes.

As danças dos Pauliteiros de Miranda, a degustação da bola doce mirandesa e os vinhos da cooperativa Ribadouro representaram o concelho de Miranda do Douro, na XXVI INTUR – Féria Internacional del Turismo de Interior, que foi visitada por 30 mil pessoas, em Valladolid (Espanha), entre os dias 16 a 19 de novembro.

A Escola de Turismo Douro - Lamego desenvolve a sua açãonas áreas de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira - Alojamento, entre outras. (ETL)

O município de Mogadouro e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego assinaram um protocolo para implementar no concelho, o programa Formação + Próxima, destinado a empresários do setor turístico, hotelaria, restauração e comércio.

A localidade de Carção voltou a receber a afluência de muito público, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de novembro, aquando da realização do V Cachico – Mercado Rural, um certame anual que tem por objetivo valorizar a ruralidade desta localidade, destacando a natureza, os produtos locais e as tradições.

O município de Miranda do Douro e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda – Sabores de Miranda promovem o Mercado Rural Mirandês entre 9 e 10 de dezembro.

Fundada por Francisco dos Anjos Bártolo, em 1981, a Moagem de Tó, no concelho de Mogadouro começou por ser uma pequena empresa familiar, onde trabalhavam os pais e os três filhos. Ao longo destes 42 anos, a empresa enfrentou a dificuldade da inexistência de cereais no planalto mirandês, conseguiu modernizar-se e crescer. Para explicar este sucesso e a longevidade da Moagem de Tó, o senhor Bártolo foi perentório:Quando trabalhamos com paixão é mais fácil ser empreendedor e resiliente diante dos obstáculos!”, afirmou.

O fundador da Moagem de Tó, Francisco dos Anjos Bártolo e os filhos, trabalham na empresa há 42 anos. (HA)
Trata-se de uma obra que descreve o percurso diacrónico do território do concelho de Mogadouro desde a atribuição do primeiro foral pelo Rei D. Afonso III, em 1272, até ao século XX.

O Posto de Turismo de Mogadouro tem patente ao público até 15 de dezembro, a exposição “Ilustrar a História”, de Gady Rui Santos.

O espírito natalício vai espalhar-se pela cidade, com “miniconcertos, espetáculos, workshops, Presépio ao Vivo, momentos de leitura e a Chegada dos Reis Magos”. (flickr)

De 1 de dezembro até 7 de janeiro, Bragança volta a ser “Terra de Natal e de Sonhos”, com o centro histórico da cidade a ficar iluminado com 400 mil luzes LED, de alta eficiência energética.

Cerca de 16% das pessoas afirmaram ter agora menos dinheiro para gastar, após pagarem as contas e os bens essenciais, do que no ano anterior. (flickr)

Um estudo económico conclui que 74% dos portugueses estão a cortar nos gastos, enquanto 30% estimam utilizar as poupanças para pagar contas do dia-a-dia, dada a inflação e a subida dos juros, segundo um relatório da Intrum.

No próximo fim-de-semana de 17, 18 e 19 de novembro vai decorrer em Carção, o V Cachico – Mercado Rural, um certame que procura realçar a ruralidade da localidade, com a comercialização de produtos locais e a realização de atividades como a montaria ao javali e uma saída de campo para recolha de ervas aromáticas.

No próximo Domingo, dia 12 de novembro, em Constantim, vão realizar-se as IX Jornadas Micológicas, que consiste num passeio de campo para apanha de cogumelos silvestres, seguido de um almoço convívio e uma exposição final para identificação das espécies recolhidas.

Segundo o regulador, a NOS continua a ser o operador que, até à presente data, instalou mais estações de base 5G, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO.

No terceiro trimestre deste ano, totalidade dos concelhos tinha cobertura 5G, bem como 62% das freguesias do país, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

A edição deste ano do certame conta com a participação de 17 restaurantes.

Entre os dias 3 e 12 de novembro, decorre em Bragança a Semana Gastronómica da Castanha, com o mote “Sabores de Outono”, uma iniciativa promovida pelo município de Bragança.

Apesar da chuva que caiu durante o fim-de-semana, a feira dos Grazes, em Sendim, voltou a ser o local de encontro de mlhares de pessoas, entre eles muitos espanhóis, que não perderam a oportunidade de visitar a localidade e o certame anual que está a modernizar-se com a introdução de novos produtos e atividades.

A VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, que decorreu em Avelanoso, no fim-de-semana de 28 e 29 de outubro, não obstante a chuva registou a afluência de muito público, confirmando assim que esta localidade do concelho de Vimioso é cada vez mais uma referência na produção, qualidade e comercialização de castanha.

Esta iniciativa realiza-se desde 1999 e contribui para divulgar e preservar o legado dos doces e licores conventuais dos Mosteiros de Alcobaça (masculino) e de Coz (feminino).

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça vai decorrer de 16 a 19 de novembro, numa edição comemorativa do 25.º aniversário do certame, onde poderão ser apreciados mais de 300 doces e licores conventuais.

A doença é transmitida por insetos do género Culicoides . (HA)

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) registou até ao momento 188 explorações pecuárias a nível nacional, onde há animais com sintomas da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), num total de 450 bovinos infetados num universo de 27.000 animais.

O município de Vinhais pediu medidas para fazer face aos prejuízos avultados esperados para a campanha da castanha, num “ano trágico”. (HA)

A ministra da Agricultura disse que o Governo não pode apoiar os produtores de castanha transmontanos, por considerar que é uma matéria segurável e que fator produtivo não foi afetado.

O Aproveitamento Hidroagrícola do Planalto Vilar Chão/Parada tem um investimento estimado em cerca de 25 milhões de euros. (flickr)

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defendeu em Alfândega da Fé que os sistemas de regadio são um fator determinante para o aumento de produção agrícola e fixação de jovens em territórios mais despovoados.

Segundo o município de Miranda do Douro, no concelho foram registadas cerca de 70 explorações afetadas e mais de 700 animais infetados, havendo ainda o registo de, pelo menos, 37 mortes. (CM)

O vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, discorda do número avançado pela Direção Geral de Veterinária (DGAV), de 33 casos de morte por Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), ocorridos na região transmontana, afirmando que o número de casos é “bem mais preocupante”.

A DGAV indica que a DHE é uma doença viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos e os cervídeos selvagens, com transmissão através de mosquitos.

Na região norte, a Direção Regional de Alimentação e Veterinária (DGAV) indicou que o principal foco da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), verifica-se em Trás-os- Montes, onde foram identificados até ao momento 33 casos.

Avelanoso já tem tudo pronto para a VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, que vai decorrer no fim-de-semana de 28 e 29 de outubro, numa edição em que a castanha continua a ser a principal atração, a par da montaria ao javali, da animação musical e da novidade do encontro micológico da raia.

Ao longo do quatro dias, a vila de Sendim vai estar em festa, com a realização da feira dos Grazes, que vai decorrer no fim-de-semana de 27, 28 e 29 de outubro, seguida da noite do hallloween ou dia das bruxas, agendado para terça-feira, dia 31 de outubro.

Sanchas, boletos, repolgas ou míscaros são, nesta altura do ano, dos fungos mais procurados pelos apreciadores e recoletores na região do Interior Norte. (flickr)

O presidente da Associação Micológica “A Pantorra”, com sede em Mogadouro, mostrou-se otimista em relação à época de apanha de cogumelos silvestres, que agora começa, devido à chuva que está a cair no nordeste transmontano.

O calor excessivo e incomum do mês de setembro interrompeu o desenvolvimento das castanhas. (flickr)

Num ano que se antevia bom para a colheita da castanha, o calor excessivo do mês de setembro veio prejudicar seriamente a campanha deste ano, o que levou o município de Vinhais a solicitar medidas de apoio aos agricultores do concelho.

Segundo a ADAG, a vespa asiática, também identificada por velutina, “está a ficar a níveis descontrolados e o setor está a atravessar grandes problemas. (flickr)

A vespa asiática está a provocar “forte diminuição” do número de colmeias no distrito da Guarda, com produtores a registar quebras superiores a 50%, alertou a Associação Distrital dos Agricultores da Guarda.

O projeto chama-se "Pastopraxis", começou em 2021 e estende-se até 2024.  (flickr)

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) está a desenvolver um projeto, para estudar como é que a pastorícia extensiva no Parque Natural de Montesinho se está a adaptar às alterações climáticas.

A I Feira do Mel e dos Produtos da Terra, realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na localidade de Angueira, no concelho de Vimioso, entusiasmou a população local com a afluência de visitantes e as várias atividades realizadas ao longo do certame, com destaque para o baile tradicional, a caminhada interpretativa e o convívio no magusto de castanhas assadas e jeropiga.

No fim-de-semana de 21 e 22 de outubro, a aldeia de Angueira, no concelho de Vimioso, vai organizar a I Feira do Mel e dos Produtos da Terra, um certame que nesta primeira edição tem como maiores destaques o mel e a formação sobre apicultura, o concerto Músicas da Raya e a caminhada interpretativa pelo vale do rio Angueira.

Segundo a ANCBRM, esta doença é provocada por um mosquito, não sendo transmitida aos humanos, e tem origem nos cervídeos (corços), manifestando-se através da picada deste inseto. (HA)

Os produtores de gado bovino, no planalto mirandês, estão apreensivos quanto à perda de rendimentos nas explorações pecuárias, devido aos efeitos da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE).

A proposta será submetida ao parecer do Conselho tarifário, que tem até 15 de dezembro para aprovar os preços da energia que serão aplicados a partir de 1 de janeiro de 2024. (HA)

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) entrega a 16 de outubro, a primeira proposta de revisão tarifária da eletricidade, para famílias no mercado regulado, com os preços que vão vigorar no próximo ano.

Neste dia 12 de outubro, feriado nacional em Espanha (Dia da Hispanidade), muitos espanhóis aproveitaram o dia para viajar até cidade fronteiriça de Miranda do Douro, onde gostam de passear, de almoçar e fazer compras no comércio local.

A música será outro dos ingredientes do certame, com o palco reservado para Diogo Piçarra no dia 15 outubro e os Calema no dia seguinte.

A secular Feira dos Gorazes regressa a Mogadouro de 13 e 16 de outubro, representando um investimento de 215 mil euros, com aposta no setor primário e presença de cerca de 120 expositores de múltiplas atividades económicas.

O Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA) tem capacidade para 500 pessoas sentadas, numa arena com cerca 1.618 metros quadrados de área útil. (flickr)

O município de Mogadouro investiu 1,3 milhões de euros, num centro de promoção das raças autóctones, para desenvolver atividades ligadas à agropecuária e à realização de mercados de gado, informou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.

A ATA – Associação do Turismo de Aldeia é uma instituição de âmbito nacional, constituída a 17 de Junho de 1999. (HA)

Após a assinatura a 1 de outubro, da carta de compromisso de adesão, Algoso passou a integrar rede de Aldeias de Portugal, com o objetivo de desenvolver a localidade, através da promoção e comercialização do seu património, das tradições e dos recursos endógenos.

No concelho de Vinhais há cerca de 1.500 produtores e são colhidas anualmente, entre 13 a 15 mil toneladas de castanha. (flickr)

Na região de Trás-os-Montes, este ano há um aumento na produção de castanha, depois das quebras acentuadas na campanha do ano anterior, indicou Paulo Afonso, da Associação Florestal Arbórea.

Por ocasião do 27º aniversário da Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa – ACOM, foi inaugurado em Miranda do Douro, no dia 24 de setembro, um novo gabinete de apoio ao agricultor, com o objetivo de prestar um serviço de maior proximidade.

Segundo a CNA,O teor de água no solo na região no nordeste transmontano, em particular no planalto mirandês, é extremamente baixo, sendo idêntico aos concelhos do sul do país. (flickr)

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) voltou a apelar ao Governo, que inclua a região do Nordeste Transmontano na situação de seca, justificando que este território apresenta no solo, um teor de água extremamente baixo.

As irregularidades em causa envolveram 46 milhões de euros em 2021, 18 milhões de euros em 2016 e 11 milhões de euros de fundo em 2022.

Em 2022, foram comunicadas mais de 1.400 irregularidades nos fundos comunitários do programa Portugal 2020, indica o Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF).

A apresentação desta plataforma digital para Android e IOS, realizou-se na abertura da I Fiesta de las Lhênguas, que decorreu em Picote no fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro.

A localidade de Picote apresentou a 22 de setembro, a aplicação turística “Travizco”, uma nova ferramenta digital que visa facilitar a visita aos 60 pontos de interesse turístico, nas aldeias de Picote e do Barrocal do Douro.

Para Luís Pedro Martins, o caminho para o setor turístico sustentável tem de envolver todos, tanto empresas públicas como empresas privadas. (flickr)

O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apelou às empresas da região, para aderir a um manifesto de boas práticas da sustentabilidade, garantindo que o Norte não vai ceder à tentativa de ‘greenwashing’.

Até ao final de dezembro, devem ser realizados os pagamentos previstos aos agricultores integrados no Pedido Único 2023 (PU2023). (flickr)

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) indicou que, até ao final do ano, os pagamentos previstos aos agricultores vão reduzir-se face ao período homólogo, apelando ao adiantamento dos apoios comunitários.

Desde o início do ano, 700 milhões de turistas fizeram viagens internacionais, 43% mais do que no mesmo período de 2022. (flickr)

O turismo internacional continua a recuperar da crise pandémica e o número de estadias alcançou, entre janeiro e julho, 84% do nível anterior à pandemia, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Nem mesmo a chuva que caiu ao longo do fim-de-semana de 16 e 17 de setembro, demoveu as pessoas de visitarem a aldeia de Vilar Seco, para participar na V Feira das Colheitas, um certame que este ano voltou a apresentar a qualidade dos produtos regionais, a excelência das atuações culturais e a força dos touros mirandeses.

No 15 de setembro, a cooperativa Ribadouro, em Sendim, abriu as portas aos vitivinicultores do planalto mirandês, para receber a colheita de uvas deste ano, que embora tenha beneficiado de um melhor ano agrícola, foi depois prejudicada com o excesso de calor e o escaldão ocorrido no decorrer do mês de agosto.

De acordo com o instituto estatístico, “esta aceleração é essencialmente explicada pelo comportamento dos preços dos combustíveis, que contribuíram em 0,7 pontos percentuais para o aumento da variação homóloga do IPC”. (flickr)

Em agosto, a taxa de inflação homóloga aumentou para 3,7%, devido ao aumento do preço dos combustíveis, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No último concurso de azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro participaram 66 azeites, de 60 produtores, de 22 concelhos da região. (HA)

O azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro precisa de encontrar um “mercado diferenciador” para valorização da sua “qualidade diferenciada”, disse Francisco Pavão, presidente da Associação Dos Produtores Em Proteção Integrada De Trás-os-Montes E Alto Douro (APPITAD).

A aldeia de Vilar Seco, no concelho de Vimioso, vai organizar no fim-de-semana de 16 e 17 de setembro, a V Feira das Colheitas, um certame anual que atrai muitos visitantes à localidade, onde podem adquirir os produtos da época, como são as hortícolas e a fruta e desfrutar de um programa cultural, que começa com a atuação do rancho folclórico de Vimioso e continua com as oficinas de escrinhos, a luta de touros mirandeses e as atuações das pauliteiras.

O grupo Vila Galé conta, atualmente, com 31 unidades em Portugal e 10 no Brasil. (flickr)

No corrente ano, o Grupo Vila Galé investiu cerca de seis milhões de euros em renovações nos seus hotéis em Portugal.

Em Portugal, existem 66 raças autóctones. (Foto: Cláudia Costa, AEPGA)

Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre o presente e o futuro das raças autóctones existentes na península ibérica, o município de Miranda do Douro e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) estão a promover no dia 5 de setembro, em Miranda do Douro, o I Encontro Ibérico das Raças Autóctones.

Nos dias 1 e 2 de setembro, a avenida Aranda del Duero, em Miranda do Douro, volta a ser o local da XI Concentração Motard, um evento organizado pelo motoclube “L’s Cartolicas Zinantes” e que este ano tem como destaques as demonstrações dos freestylers, o passeio noturno pelas ruas da cidade e o concerto musical de Sara Ribeiro e Tatiana Carreira.

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e o município de Miranda do Douro vão promover a 5 de setembro, um encontro ibérico de raças autóctones, para demonstrar a utilidade e o potencial genético destes animais.

Como é hábito nos dados do Banco de Portugal, grande parte deste valor diz respeito a Angola, responsável pela quase totalidade das remessas registadas como enviadas dos PALOP. (BdP)

Em junho, as remessas ou rendimentos enviados pelos emigrantes portugueses que trabalham no estrangeiro, aumentaram 6,7%, para 348,37 milhões de euros, fazendo com que a variação semestral tenha subido 4,38%, para 1.969 milhões de euros.

Ao contrário do ano passado, de seca intensa, as chuvas de maio e junho vieram “favorecer muito a colheita de uvas deste ano. (flickr)

Numa campanha em que se prevê o aumento da colheita de uvas, a falta de trabalhadores está a dificultar o arranque de algumas vindimas na região do Douro, com os produtores a indicarem que este problema que se agrava de ano para ano.

Com a pandemia de covid-19 e a inflação, os preços dos alimentos para as abelhas “dispararam significativamente”. (flickr)

Os apicultores do Douro Internacional e do planalto mirandês reclamam apoios diretos para fazer face às carências alimentares das abelhas, provocadas pela seca e alterações climáticas que se fazem sentir em todo o território do Nordeste Transmontano.

A vila de Vimioso comemorou no dia 10 de agosto, o feriado municipal, uma data que voltou a trazer muita gente, sobretudo os emigrantes, à sede de concelho, para realizar compras na feira anual de São Lourenço, acompanhar o concurso e à luta de touros mirandeses e no final do dia assistir ao concerto musical do artista, Mickael Carreira.

A antiga estação ferroviária, em Duas Igrejas, foi o local da apresentação da obra de investigação “Ferrovia em Trás-os-Montes – Memória do Passado, Luta do Presente”, da autoria do engenheiro Jorge Nunes, um evento que foi inserido nos 478 anos da Cidade de Miranda do Douro.

No fim-de-semana de 3 e 4 de junho, a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, realizada no novo Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão, despertou o interesse da população do concelho de Vimioso e também de alguns visitantes, que ficaram deliciados com a qualidade dos produtos e com as tradições culturais.

Para as empresas que utilizam as ferramentas digitais, o peso estimado das vendas através destas plataformas é de 23%.

O mercado português do comércio eletrónico deverá valer 7.130 milhões de euros este ano e 9.300 milhões em 2025, mas apenas 16% das empresas em Portugal tem um canal de vendas ‘online’, segundo um estudo da Deloitte.

Através de um comunicado, o Ministério Agricultura e Alimentação e o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), I.P. anunciaram o prolongamento do prazo das candidaturas ao Pedido Único, até ao dia 14 de julho.

No final de abril, 40 municípios encontravam-se na classe de seca severa e 27 em seca extrema, o que corresponde a cerca de 40% do território. (flickr)

O presidente da Confederação dos Agricultores (CAP) assegurou que Portugal não tem falta de água, mas que adia a decisão sobre este recurso, tal como fez com o aeroporto, criticando a falta de visão para travar o avanço do deserto.

O novo hotel vai ser construído num terreno com quatro hectares de superfície e com uma vista privilegiada para a cidade e o rio Douro. (HA)

No dia 5 de maio, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária, a abertura de um concurso para concessão de um terreno nas arribas do rio Douro, junto à barragem, para a construção de um empreendimento turístico de quatro estrelas.

Podem candidatar-se ao Empreende XXI, as pessoas com mais de 18 anos, inscritas no IEFP, que queiram desenvolver uma ideia de negócio "económico-financeiramente viável".

Estão a decorrer até 28 de dezembro, as candidaturas ao Empreende XXI, um programa de promoção do empreendedorismo, que apoia a criação de novas empresas, em particular no interior do país, onde é urgente fixar pessoas e dinamizar a economia local.

A vila de Alfândega da Fé e o Vale da Vilariça são os maiores produtores de cereja da Terra Quente Transmontana. (HA)

As condições climatéricas adversas registadas em abril, com grandes amplitudes térmicas, provocaram uma quebra de produção das primeiras cerejas que ultrapassa os 50% nos pomares de Alfândega da Fé e Vale da Vilariça.

O Túnel do Marão permitiu reduzir o tempo de percurso entre Porto - Bragança, em cerca de 35 minutos. (flickr)

Após a inauguração a 7 de maio de 2016, o Túnel do Marão já foi atravessado por 29 milhões de veículos no decorrer de sete anos e melhorou “significativamente” a mobilidade na região de Trás-os-Montes.

Segundo a Associação de Criadores de Bovinos Mirandeses, em 2022 foram vendidas 343 toneladas de carne mirandesa. (flickr)

A 19 de abril foi apresentado em Miranda do Douro, o projeto Rural On – Agricultura Conectada, uma iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da viticultura no concelho, através da implementação de boas práticas e conhecimentos científicos.

A Associação de Criadores de Ovinos Raça Churra Galega Mirandesa (ACOM) tem um efetivo de produção que ronda as sete mil fêmeas reprodutoras e cerca de 200 machos reprodutores. (foto: ACOM)

Na Páscoa, os produtores de ovinos do planalto mirandês registaram poucas vendas da carne e, se não fossem os apoios governamentais por cabeça, teriam muitas dificuldades em continuar a atividade pecuária.

No próximo sábado, dia 15 de abril, o município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação de Criadores de Ovinos da Raça Churra Mirandesa, vai promover o XXVI Concurso Nacional dos Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VIII Concurso de Cão de Gado Transmontano.

No fim-de-semana de 1 e 2 de abril, a aldeia de Caçarelhos, volta a organizar a XXI edição da Feira do Pão, um evento que tem crescido ao longo dos anos, graças à animação proporcionada pelas lutas de touros mirandeses, o festival de gaita-de-foles e as danças dos pauliteiros e do rancho folclórico de Vimioso.

No passado fim-de-semana de 25 e 26 de março, a vila de Argozelo realizou a XVI Feira da Rosquilha, um certame de produtos locais que voltou a atrair milhares de visitantes à localidade, onde tiveram a oportunidade de conviver e disfrutar do variado programa musical e cultural.

A agenda tem por objetivo tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo. (flickr)

O Ministério da Economia apresentou 20 medidas, como o plano para a modernização da rede de escolas de hotelaria, para aumentar em 20% o número de trabalhadores no setor do Turismo.

A CAP solicita informações sobre quais os setores que vão ser apoiados e de que forma é que esses apoios vão estar disponíveis e quando. (flickr)

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, considerou “um bom anúncio” do Governo os 140 milhões de euros de apoios à produção agrícola que vão ser atribuídos este ano.

O apoio será atribuído, de forma direta, aos produtores agrícolas para fazer face ao aumento dos custos de produção. (HA)

Em 2023, o Governo vai atribuir um apoio de 140 milhões de euros à produção agrícola, de modo a enfrentar o aumento dos custos de produção, foi anunciado pelo ministério das Finanças, em conferência de imprensa.

No final de 2021 um litro de leite ao produtor estava em 32 cêntimos e no final de 2022 era de 60 cêntimos. (flickr)

O presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, apelou para que as ajudas sejam dadas “à produção” e não à distribuição, com a condição de que os produtos fiquem em Portugal.

Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração (25 horas) em “Plantas aromáticas, medicinais e condimentares”, uma iniciativa do município de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE, com o objetivo de sensibilizar a população local para a valorização dos recursos naturais da região.

No dia 3 de fevereiro, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais emitiu um despacho solicitando à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) uma avaliação e atualização das matrizes das barragens, de modo a avançar com a cobrança do Imposto Municipal sobre este tipo de Imóveis (IMI). Esta ação foi recebida pelo vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, como um importante passo para começar a fazer justiça fiscal à Terra de Miranda.

Vitor Bernardo é vereador do município de Miranda do Douro e responsável entre outros pelouros, pelas obras municipais. (HA)
O debate vai decorrer no miniauditório municipal, em Miranda do Douro, entre as 10h00 às 17h30, insere-se no âmbito da Discussão Pública do Plano Ferroviário Nacional.

Neste sábado, dia 11 de fevereiro, vai realizar-se em Miranda do Douro, um debate público sobre a Linha Ferroviária de Alta Velocidade (Porto-Zamora-Madrid), durante o qual vão ser apresentadas razões para incluir a Terra de Miranda neste plano ferroviário nacional.

A falta de água e as ondas de calor verificadas durante o ciclo vegetativo, acentuaram o ‘stress’ hídrico e térmico das uvas, fatores que explicam a diminuição da produção de vinho. (flickr)

Na campanha de 2022-2023, a produção de vinho diminuiu para 6,8 milhões de hectolitros, uma redução de 8% face à campanha vinícola anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

A formação decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia de Sendim, onde participaram presencialmente 13 pessoas, maioritariamente da região e outras online. (HA)

Iniciou-se nos dias 4 e 5 de fevereiro, o curso em Power Business Intelligence (PBI), uma formação gratuita, ministrada pelo Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, com o propósito de dotar os participantes de conhecimentos sobre esta nova ferramenta informática de análise de dados.

O despacho decorre de um requerimento de dois municípios – Miranda do Douro e Mogadouro – sobre o tratamento fiscal em sede de IMI dos equipamentos de aproveitamento hidroelétrico (barragens). (flickr)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai fazer uma avaliação e atualização das matrizes das barragens e avançar com a cobrança do IMI desta tipologia de bens, segundo determina um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix.

Inaugurado a 16 de julho de 2022, o Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, tem como missão fomentar o uso da tecnologia no desenvolvimento de competências e negócios que promovam o desenvolvimento local. (FM)

De 4 a 19 de fevereiro, o Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TT), sediado em Sendim, vai ministrar uma formação gratuita em Power Business Intelligence e Share Point, duas ferramentas informáticas de análise de dados, para apoiar os negócios das empresas.

Em maior número continua a aparecer a macieira (139), que tem variedades como a Aristides, Carneira, Gronho, Lapa, Moleirinha, Olho de Boi, Maria Rosa, Piparote, Tromba de Boi ou Zé Pereira. (flickr)

Portugal conta com 327 variedades fruteiras registadas este ano, incluindo um novo abacateiro, sendo que, em maior número, destaca-se a macieira, seguida pela oliveira, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

No Enomaq 2023, vão estar presentes enólogos, vitivinicultores, adegueiros e outros especialistas na elaboração do vinho.

De 14 a 17 de fevereiro, a Tanoaria J.M.Gonçalves, de Palaçoulo, vai participar no 23º Salão Internacional de Máquinas e Equipamentos para Adega (Enomaq 2023), integrado na Feira de Saragoça (Espanha), onde vai apresentar a sua mais recente novidade, a barrica vulcânica “Onix”.

As operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal anunciaram o aumento do preço dos seus serviços até 7,8%. (flickr)

O Ministério das Infraestruturas “está a acompanhar a evolução da situação” da subida de preços anunciada pelos operadores de telecomunicações e pediu ao regulador Anacom “informações”, nomeadamente sobre direitos dos consumidores relativamente a contratos em vigor.

Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, realizou-se a primeira manifestação dos agricultores, com uma marcha lenta de tratores e de seis mil pessoas, que percorreram o centro da cidade de Mirandela, num protesto contra a governação do ministério da Agricultura.

A sessão de esclarecimento sobre o PEPAC 2023-2027 decorreu no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso. (HA)

Em Vimioso, realizou-se esta quarta-feira, dia 25 de janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre as medidas do novo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), para o período 2023-2027, tendo o engenheiro agrónomo da Copanordeste, Daniel Ramos, descrito as novas medidas como muito burocráticas.

Um dos destaques do XXIV Festival dos Sabores Mirandeses, realizado no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, em Miranda do Douro, foi o concurso da “Tabafeia de Miranda”, que teve como objetivo incentivar a produção e o consumo deste enchido tradicional.

A “tabafeia de Miranda” é um enchido fumado, feito com carne de aves e porco, pão de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. (HA)

Realizou-se no sábado, dia 21 de janeiro, na localidade de Constantim, o Encontro Cinegético de Miranda do Douro, uma atividade inserida no XXIV Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro.

Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, aquando da abertura oficial do XXIV Festival dos Sabo(e)res Mirandeses, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, elogiaram o trabalho dos produtores e artesãos locais, como um exemplo de dinamismo económico.

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, o jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro, vai ser o local do XXIV Festival Sabores e Saberes Mirandeses, um certame dedicado a promover a gastronomia e o artesanato locais e que este ano tem como novidade a antecipação para o mês de janeiro.

Miranda do Douro acolhe um grupo de 15 trabalhadores ligados a vários ramos de atividade, que vão trabalhar à distância.

Entre os dias 2 a 8 de janeiro, vários profissionais de diversas áreas estão a trabalhar à distância, desde Malhadas, numa iniciativa promovida pela associação Rural Move, em parceria com o município de Miranda do Douro, com o duplo objetivo de dinamizar o concelho e dar a conhecer as potencialidades deste território.

A abertura do Curso Técnico Profissional de Termalismo e Bem-estar de Vimioso, resulta uma parceria entre o município de Vimioso e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

A vila de Vimioso vai acolher um curso de termalismo, que está integrado nos cursos técnico profissionais superiores, com 17 alunos, oriundos de várias localidades dos distritos de Bragança e Vila Real.

A seca extrema do ano de 2022, junto com as doenças como a tinta, o cancro e a vespa das galhas do castanheiro, “originaram uma quebra acentuada na produção de castanha. (flickr)

O município de Vinhais fez um balanço “dramático” da campanha da castanha neste ano, com prejuízos de 10 milhões de euros. pelo que solicitou ajudas financeiras do Governo aos produtores, informou a autarquia.

A organização desta experiência piloto de âmbito rural está a cargo da Associação Rural Move e do município de Miranda do Douro, que desde 2020 têm colaborado na promoção e dinamização deste concelho raiano como território aberto ao investimento e a novos residentes. (flickr)

De 2 a 8 de janeiro, Miranda do Douro vai acolher um grupo de 15 trabalhadores ligados a vários ramos de atividade, que vão trabalhar à distância, com os objetivos de dar a conhecer as potencialidades da região, informou fonte ligada ao projeto.

Entre os dias 16 de dezembro e 7 de janeiro, vai decorrer o concurso “Neste Natal, Compre Local”, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD), que visa dinamizar a economia, através do incentivo às compras no comércio tradicional.

No encerramento da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores, os produtores, o público e o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, mostraram-se unânimes ao considerar que o certame foi um sucesso, em vendas, na afluência de pessoas e na qualidade do evento.

No decorrer da Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), realizado no pavilhão multiusos de Vimioso, e animados pela música e dança tradicional dos pauliteiros de Miranda, decorreu no sábado, dia 10 de dezembro, a sessão gastronómica “D’Gustar – Provas com Produtos das Terra de Trás-os-Montes”.

Nos lagares de Santulhão e Sendim, continuam a decorrer os trabalhos de recepção e transformação da azeitona, mas este ano há uma acentuada redução na colheita e na produção de azeite, devido ao frio que prejudicou a floração das oliveiras e à seca prolongada que se seguiu.

Setembro é habitualmente o mês das vindimas, uma das tradições agrícolas mais populares do nosso país. Esta tradição atravessa gerações e mobiliza famílias inteiras, adultos, jovens e até crianças. Fomos até Sendim, conhecer a cooperativa agrícola Ribadouro, que no dia 16 de setembro começa a receber as uvas dos vitivinicultores da região.

Óscar Afonso é natural de Sendim e assumiu a presidência da cooperativa agrícola Ribadouro, C.R.L., em 2016.
José Abílio Gonçalves é sócio-gerente e responsável pelo departamento comercial e produção de vinhos da J.M.Gonçalves - Tanoaria, Lda. (HA)

A J.M.Gonçalves -Tanoaria, Lda., localizada em Palaçoulo, foi nomeada empresa inovadora COTEC, uma distinção que visa reconhecer os elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional e inovação tecnológica, que fazem desta empresa um exemplo para todo o país. José Abílio Gonçalves, sócio-gerente da tanoaria, explicou ao jornal Terra de Miranda – Notícias, o significado deste prémio.

Deixe um comentário