O Parlamento Europeu (PE) aprovou, em Bruxelas, por larga maioria, a sua posição sobre as novas regras sobre as indicações geográfica (IG) para os produtos agrícolas da União Europeia (UE), estando pronto para negociar com os Estados-membros.
Em junho de 2022, António Simões decidiu mudar-se do litoral para o interior, com o propósito de adquirir mais qualidade de vida e instalou-se na aldeia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, onde abriu uma tornearia mecânica, que transforma matérias primas como o aço, o inox e o alumínio, em peças para automóveis, a habitação ou o mobiliário.
No fim-de-semana de 3 e 4 de junho vai realizar-se a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, um certame dedicado aos produtos locais e regionais, a que se juntam atividades na natureza e animação tradicional, com os quais a organização pretende atrair muito público à localidade de Santulhão.
O presidente da CIP alertou que a economia portuguesa está asfixiada em taxas e impostos e defendeu que o Estado deve respeitar a iniciativa privada e ser previsível e eficiente.
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé regressa no fim de semana de 9,10 e 11 de junho, com a garantia de “qualidade e quantidade”, informou a organização.
A Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais (APATA), sedeada em Mogadouro, avançou que as culturas do amendoal, olival e sobreiro estão “ameaçadas” na região transmontana e duriense devido à seca, prevendo quebras acentuadas nestas produções.
O presidente da Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais, com sede em Mogadouro, defendeu que a água existente nas albufeiras dos rios Douro, Sabor e Tua deveria ser utilizada no regadio e não exclusivamente na produção de energia.
O mercado português do comércio eletrónico deverá valer 7.130 milhões de euros este ano e 9.300 milhões em 2025, mas apenas 16% das empresas em Portugal tem um canal de vendas ‘online’, segundo um estudo da Deloitte.
Através de um comunicado, o Ministério Agricultura e Alimentação e o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), I.P. anunciaram o prolongamento do prazo das candidaturas ao Pedido Único, até ao dia 14 de julho.
O presidente da Confederação dos Agricultores (CAP) assegurou que Portugal não tem falta de água, mas que adia a decisão sobre este recurso, tal como fez com o aeroporto, criticando a falta de visão para travar o avanço do deserto.
No dia 5 de maio, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária, a abertura de um concurso para concessão de um terreno nas arribas do rio Douro, junto à barragem, para a construção de um empreendimento turístico de quatro estrelas.
Em Mogadouro, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) exigiu que o Governo inclua a região transmontana e duriense na situação de seca, justificando que neste território verifica-se um teor de água nos solos extremamente baixo.
O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse que já foram reestruturados 8.000 créditos à habitação e que o banco está a estudar medidas para que as famílias em dificuldades consigam pagar os seus empréstimos.
O Governo apresentou a Agenda do Turismo para o Interior, que consiste num conjunto de medidas, no valor de 200 milhões de euros, de “diferenciação positiva”, para impulsionar o turismo nos territórios de baixa densidade.
Estão a decorrer até 28 de dezembro, as candidaturas ao Empreende XXI, um programa de promoção do empreendedorismo, que apoia a criação de novas empresas, em particular no interior do país, onde é urgente fixar pessoas e dinamizar a economia local.
As condições climatéricas adversas registadas em abril, com grandes amplitudes térmicas, provocaram uma quebra de produção das primeiras cerejas que ultrapassa os 50% nos pomares de Alfândega da Fé e Vale da Vilariça.
Após a inauguração a 7 de maio de 2016, o Túnel do Marão já foi atravessado por 29 milhões de veículos no decorrer de sete anos e melhorou “significativamente” a mobilidade na região de Trás-os-Montes.
Entre 26 e 28 de maio, vai decorrer em Foz Côa, o Festival do Vinho do Douro Superior, assinalando 10 anos de existência com um programa diversificado, no qual se destacam os vinhos desta sub-região duriense.
A candidatura da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) para a criação do Bairro Comercial Digital, passou à 2ª fase e espera agora pela avaliação final, para desenvolver um projeto de digitalização das empresas do concelho de Miranda do Douro.
De 5 de maio até 31 de julho, Miranda do Douro vai presentear os visitantes e turistas, com as jornadas gastronómicas dedicadas ao bacalhau, à vitela e o cordeiro mirandês, uma iniciativa que envolve os vários restaurantes do concelho e pretende promover os produtos locais.
A Feira da Bola Doce Mirandesa e dos Produtos da Terra, que decorreu em Miranda do Douro, nos dias 6,7 e 8 de abril, voltou a registar uma grande afluência de público, sobretudo dos visitantes espanhóis e dos emigrantes portugueses, que aproveitaram esta época festiva para visitar a cidade e comprar alguns dos produtos mais caraterísticos da região, como são o folar de carne e a bola doce mirandesa.
A 19 de abril foi apresentado em Miranda do Douro, o projeto Rural On – Agricultura Conectada, uma iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da viticultura no concelho, através da implementação de boas práticas e conhecimentos científicos.
Na Páscoa, os produtores de ovinos do planalto mirandês registaram poucas vendas da carne e, se não fossem os apoios governamentais por cabeça, teriam muitas dificuldades em continuar a atividade pecuária.
No próximo sábado, dia 15 de abril, o município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação de Criadores de Ovinos da Raça Churra Mirandesa, vai promover o XXVI Concurso Nacional dos Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VIII Concurso de Cão de Gado Transmontano.
O município de Vimioso promoveu no sábado, dia 1 de abril, as Jornadas Técnicas de Termalismo, uma sessão dedicada a discutir o estado de termalismo em Portugal e a definir linhas de ação para continuar a promover as Termas de Vimioso, como a única estância turística do nordeste transmontano.
Com o propósito de informar os produtores de castanha do concelho de Miranda do Douro, sobre as boas práticas no cuidado dos soutos, o município vai organizar na tarde de sábado, dia 1 de abril, as VII Jornadas Técnicas do Castanheiro.
As Termas de Vimioso vão organizar no sábado, dia 1 de abril, as Jornadas Técnicas de Termalismo, um evento anual que visa sensibilizar o público para os benefícios das termas e que este ano vai contar com a participação de vários oradores de áreas como a saúde termal, a medicina, o turismo e o desporto.
No fim-de-semana de 1 e 2 de abril, a aldeia de Caçarelhos, volta a organizar a XXI edição da Feira do Pão, um evento que tem crescido ao longo dos anos, graças à animação proporcionada pelas lutas de touros mirandeses, o festival de gaita-de-foles e as danças dos pauliteiros e do rancho folclórico de Vimioso.
No passado fim-de-semana de 25 e 26 de março, a vila de Argozelo realizou a XVI Feira da Rosquilha, um certame de produtos locais que voltou a atrair milhares de visitantes à localidade, onde tiveram a oportunidade de conviver e disfrutar do variado programa musical e cultural.
O Ministério da Economia apresentou 20 medidas, como o plano para a modernização da rede de escolas de hotelaria, para aumentar em 20% o número de trabalhadores no setor do Turismo.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, considerou “um bom anúncio” do Governo os 140 milhões de euros de apoios à produção agrícola que vão ser atribuídos este ano.
Em 2023, o Governo vai atribuir um apoio de 140 milhões de euros à produção agrícola, de modo a enfrentar o aumento dos custos de produção, foi anunciado pelo ministério das Finanças, em conferência de imprensa.
O presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, apelou para que as ajudas sejam dadas “à produção” e não à distribuição, com a condição de que os produtos fiquem em Portugal.
No fim-de-semana de 25 e 26 de março, aquando da celebração do 22º aniversário de elevação de Argozelo a vila, vai realizar-se a XVI Feira da Rosquilha, um certame anual, em que a grande atração é a rosquilha, um doce tradicional, cujo êxito e sabor se deve à excecional qualidade dos produtos locais.
A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás, são duas das 18 sugestões, do roteiro para sobreviver à crise, elaborado pela Deco.
A Feira da Boa Doce Mirandesa vai realizar-se no decorrer na Semana Santa, nos dias 6, 7 e 8 de abril, no Largo do Castelo, em Miranda do Douro, onde para além do espaço de exposições com os produtores locais e regionais, o público poderá assistir aos concertos dos Quarteto Abalone e dos Galandum Galundaina.
O cabaz alimentar, definido pela ASAE para calcular a evolução dos preços, aumentou quase 29% desde 2022 até fevereiro deste ano, para 96,44 euros, foi agora anunciado.
O município de Miranda do Douro, em parceria com o agrupamento de escola local, está a introduzir a carne de raças autóctones nas ementas escolares, com o propósito de promover este produto de excelência junto dos mais jovens, informou a autarquia.
O professor catedrático, Óscar Afonso, natural de Sendim e presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Douro é o novo diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), estando a tomada de posse marcada para 21 de março.
No dia 3 de março, a Associação de Agricultores do Planalto Mirandês promoveu no miniauditório, em Miranda do Douro, uma sessão de esclarecimento sobre o Pedido Único 2023, o apoio financeiro concedido aos agricultores, cujas candidaturas estão a decorrer até 31 de maio.
A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), em parceria com o município, pretende ativar o comércio digital, envolvendo 135 estabelecimentos.
A Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina ministrou esta quarta-feira, dia 1 de março, uma sessão de esclarecimento aos agricultores do concelho de Vimioso, sobre duas medidas de apoio ao desenvolvimento da atividade agrícola.
Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração (25 horas) em “Plantas aromáticas, medicinais e condimentares”, uma iniciativa do município de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE, com o objetivo de sensibilizar a população local para a valorização dos recursos naturais da região.
No dia 3 de fevereiro, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais emitiu um despacho solicitando à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) uma avaliação e atualização das matrizes das barragens, de modo a avançar com a cobrança do Imposto Municipal sobre este tipo de Imóveis (IMI). Esta ação foi recebida pelo vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, como um importante passo para começar a fazer justiça fiscal à Terra de Miranda.
Neste sábado, dia 11 de fevereiro, vai realizar-se em Miranda do Douro, um debate público sobre a Linha Ferroviária de Alta Velocidade (Porto-Zamora-Madrid), durante o qual vão ser apresentadas razões para incluir a Terra de Miranda neste plano ferroviário nacional.
Na campanha de 2022-2023, a produção de vinho diminuiu para 6,8 milhões de hectolitros, uma redução de 8% face à campanha vinícola anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
Iniciou-se nos dias 4 e 5 de fevereiro, o curso em Power Business Intelligence (PBI), uma formação gratuita, ministrada pelo Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, com o propósito de dotar os participantes de conhecimentos sobre esta nova ferramenta informática de análise de dados.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai fazer uma avaliação e atualização das matrizes das barragens e avançar com a cobrança do IMI desta tipologia de bens, segundo determina um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix.
De 4 a 19 de fevereiro, o Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TT), sediado em Sendim, vai ministrar uma formação gratuita em Power Business Intelligence e Share Point, duas ferramentas informáticas de análise de dados, para apoiar os negócios das empresas.
Portugal conta com 327 variedades fruteiras registadas este ano, incluindo um novo abacateiro, sendo que, em maior número, destaca-se a macieira, seguida pela oliveira, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
De 14 a 17 de fevereiro, a Tanoaria J.M.Gonçalves, de Palaçoulo, vai participar no 23º Salão Internacional de Máquinas e Equipamentos para Adega (Enomaq 2023), integrado na Feira de Saragoça (Espanha), onde vai apresentar a sua mais recente novidade, a barrica vulcânica “Onix”.
O Ministério das Infraestruturas “está a acompanhar a evolução da situação” da subida de preços anunciada pelos operadores de telecomunicações e pediu ao regulador Anacom “informações”, nomeadamente sobre direitos dos consumidores relativamente a contratos em vigor.
Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, realizou-se a primeira manifestação dos agricultores, com uma marcha lenta de tratores e de seis mil pessoas, que percorreram o centro da cidade de Mirandela, num protesto contra a governação do ministério da Agricultura.
Em Vimioso, realizou-se esta quarta-feira, dia 25 de janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre as medidas do novo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), para o período 2023-2027, tendo o engenheiro agrónomo da Copanordeste, Daniel Ramos, descrito as novas medidas como muito burocráticas.
Um dos destaques do XXIV Festival dos Sabores Mirandeses, realizado no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, em Miranda do Douro, foi o concurso da “Tabafeia de Miranda”, que teve como objetivo incentivar a produção e o consumo deste enchido tradicional.
Realizou-se no sábado, dia 21 de janeiro, na localidade de Constantim, o Encontro Cinegético de Miranda do Douro, uma atividade inserida no XXIV Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro.
Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, aquando da abertura oficial do XXIV Festival dos Sabo(e)res Mirandeses, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, elogiaram o trabalho dos produtores e artesãos locais, como um exemplo de dinamismo económico.
Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, o jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro, vai ser o local do XXIV Festival Sabores e Saberes Mirandeses, um certame dedicado a promover a gastronomia e o artesanato locais e que este ano tem como novidade a antecipação para o mês de janeiro.
Entre os dias 2 a 8 de janeiro, vários profissionais de diversas áreas estão a trabalhar à distância, desde Malhadas, numa iniciativa promovida pela associação Rural Move, em parceria com o município de Miranda do Douro, com o duplo objetivo de dinamizar o concelho e dar a conhecer as potencialidades deste território.
A vila de Vimioso vai acolher um curso de termalismo, que está integrado nos cursos técnico profissionais superiores, com 17 alunos, oriundos de várias localidades dos distritos de Bragança e Vila Real.
O município de Vinhais fez um balanço “dramático” da campanha da castanha neste ano, com prejuízos de 10 milhões de euros. pelo que solicitou ajudas financeiras do Governo aos produtores, informou a autarquia.
De 2 a 8 de janeiro, Miranda do Douro vai acolher um grupo de 15 trabalhadores ligados a vários ramos de atividade, que vão trabalhar à distância, com os objetivos de dar a conhecer as potencialidades da região, informou fonte ligada ao projeto.
Entre os dias 16 de dezembro e 7 de janeiro, vai decorrer o concurso “Neste Natal, Compre Local”, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD), que visa dinamizar a economia, através do incentivo às compras no comércio tradicional.
No encerramento da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores, os produtores, o público e o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, mostraram-se unânimes ao considerar que o certame foi um sucesso, em vendas, na afluência de pessoas e na qualidade do evento.
No decorrer da Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), realizado no pavilhão multiusos de Vimioso, e animados pela música e dança tradicional dos pauliteiros de Miranda, decorreu no sábado, dia 10 de dezembro, a sessão gastronómica “D’Gustar – Provas com Produtos das Terra de Trás-os-Montes”.
Nos lagares de Santulhão e Sendim, continuam a decorrer os trabalhos de recepção e transformação da azeitona, mas este ano há uma acentuada redução na colheita e na produção de azeite, devido ao frio que prejudicou a floração das oliveiras e à seca prolongada que se seguiu.
O evento “Há Feira na Praça” deste sábado, dia 26 de novembro, no Largo dom João III, em Miranda do Douro, é dedicado à comercialização do nabo, um produto hortícola caraterístico desta época do ano, na Terra de Miranda.
O município de Vimioso participou na Feira Internacional de Turismo do Interior 2022 (INTUR), que decorreu de 17 a 20 de novembro, em Valladolid (Espanha), onde teve a oportunidade de promover as Termas junto do público espanhol.
No passado dia 18 de novembro, realizou-se em Miranda do Douro, o workshop “Ideias ridículas que transformei em negócios”, uma iniciativa promovida pelo CLDS 4G Miranda Cumbida, que teve como objetivo incentivar ao empreendedorismo no concelho de Miranda do Douro.
No fim-de-semana de 18, 19 e 20 de novembro, a localidade de Carção, no concelho de Vimioso, voltou a realizar a 4ª edição do “Cachico – Mercado Rural”, um certame que atraiu a vinda de muito público e valorizou os produtos locais.
Com o objetivo de realçar o valor ambiental, gastronómico e económico dos cogumelos silvestres, o município de Miranda do Douro, vai promover no próximo sábado, dia 19 de novembro, em São Pedro da Silva, a VIII edição das Jornadas Micológicas.
O “Cachico – Mercado Rural” vai voltar a animar a localidade de Carção, no fim-de-semana de 18, 19 e 20 de novembro, com a comercialização dos produtos caraterísticos da localidade como são a castanha, o pão de abóbora, a aguardente, as ervas aromáticas entre outros produtos agrícolas.
A primeira fábrica portuguesa para produção do conservante natural da flor de castanheiro está a ser instalada em Bragança, com a finalidade de produzir em larga escala aquele que é apresentado como substituto dos sulfitos em produtos como o vinho.
De 14 a 19 de novembro, vai decorrer na junta de freguesia de Vimioso um curso gratuito, em horário pós-laboral, dedicado à apanha e identificação de cogumelos silvestres, um recurso que tem um alto valor económico na vizinha Espanha e que estranhamente continua a ser desaproveitado em Portugal.
Desde o final de fevereiro, com o deflagrar da guerra na Ucrânia, o preço dos alimentos tem aumentado significativamente. Em Miranda do Douro, os administradores do “Intermarché” e do supermercado “Zona Norte – Aqui é Fresco” falaram-nos sobre o impacto da subida dos preços nos hábitos de consumo dos seus clientes.
O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa sublinhou que o digital “representa 22% da dotação total” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 3.700 milhões de euros, um “reconhecimento” de que é “um instrumento fundamental” para o desenvolvimento do país.
No próximo sábado, dia 12 de novembro, o Largo Dom João III, em Miranda do Douro, acolhe a I edição do certame “Há Feira na Praça”, um novo evento mensal que tem por finalidade dar a conhecer e comercializar os produtos locais mirandeses, com destaque para o artesanato, a doçaria, o fumeiro e os produtos hortícolas.
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a vila de Sendim organizou a conhecida Feira das Grazes, um certame que este ano teve como destaques a apresentação do matadouro do planalto mirandês e o espaço dedicado aos produtores locais e aos concertos musicais.
Nos dias 29 e 30 de outubro, a Feira da Castanha e dos Produtos da Terra atraiu a vinda de milhares de pessoas a Avelanoso, para visitar o certame e participar nas várias atividades de um evento, que continua a ser uma oportunidade para os produtores locais comercializarem os seus produtos.
O município de Miranda do Douro vai lançar um concurso público destinado à construção da zona industrial, em Duas Igrejas, um projeto orçado em 1,5 milhões de euros, foi divulgado pela autarquia.
Em Sendim já está tudo pronto para a realização da Feira dos Grazes, um certame que este ano tem a novidade de decorrer ao longo de três dias, de 28, 29 e 30 de outubro e que para além da conhecida feira franca, vai oferecer aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos locais e de assistir aos concertos musicais.
O município de Miranda do Douro vai avançar com a construção do matadouro intermunicipal do Planalto, que ficará instalado em Sendim e orçado em cerca quatro milhões de euros, informou a presidente da câmara municipal, Helena Barril.
Quanto ouvimos falar de pessoas empreendedoras pensamos em alguém ativo, enérgico e dinâmico que conseguiu começar o seu próprio negócio ou empresa, enfrentando dificuldades e obstáculos. O Tó Zé e a Carla Sofia são um casal de jovens empreendedores, que em 2008, iniciou a sua atividade por conta própria, ao reabrir e modernizar o Café Pizzaria Juventude, em Vimioso.
O município de Mogadouro e a Associação Comercial e Industrial, apostaram numa nova plataforma para comercialização dos produtos locais, com a marca “Origem: Mogadouro”, informou o presidente da câmara.
Por causa da seca, nas aldeias de Avelanoso e São Martinho de Angueira, a apanha da castanha está muito atrasada, devido ao desenvolvimento tardio dos frutos, o que antecipa uma acentuada quebra na colheita de castanhas.
Nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro, a vila de Vimioso acolheu a visita de milhares de pessoas para realizar e acompanhar a prova de todo-o-terreno “King of Portugal”, um evento que tem um forte impacto na economia local, sobretudo nos setores da hotelaria, na restauração e no comércio.
Em Vinhais, a apanha da castanha está atrasada devido à seca, o que leva ao fraco desenvolvimento do fruto, os ouriços tardam em abrir e as previsões apontam para uma quebra na produção de castanha, em Trás-os-Montes.
Após a realização a 25 de setembro, em Miranda do Douro, da primeira edição da prova de cicloturismo “Clássica Douro Internacional”, a empresa organizadora “Cabreira Solutions” apresentou uma avaliação do evento, no qual os 535 ciclistas destacaram as paisagens da região, a hospitalidade e as acessibilidades.
Com vista a valorizar os recursos naturais, o município de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE, vai promover a partir deste mês de outubro, três cursos em modo de produção biológica, cogumelos silvestres e plantas aromáticas.
A tradicional Feira dos Gorazes está de regresso a Mogadouro, entre 13 e 16 de outubro, após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19, anunciou a Associação Comercial e Industrial local.
O Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, vai realizar de 4 outubro a 12 de novembro, um conjunto de workshops gratuitos, para fomentar o desenvolvimento de competências digitais.
O distrito de Bragança já foi o maior produtor de centeio do país e há agricultores e empresários interessados em voltar a cultivar cereais, desde que haja ajudas específicas para esta região.
Setembro é habitualmente o mês das vindimas, uma das tradições agrícolas mais populares do nosso país. Esta tradição atravessa gerações e mobiliza famílias inteiras, adultos, jovens e até crianças. Fomos até Sendim, conhecer a cooperativa agrícola Ribadouro, que no dia 16 de setembro começa a receber as uvas dos vitivinicultores da região.
No dia 21 de agosto encerrou, em Miranda do Douro, a XXIV Famidouro – feira de Artesanato, um evento que atraiu uma grande afluência de espanhóis e emigrantes à cidade, para conhecer os produtos artesanais que se fabricam no concelho como são as capas d’honra mirandesas, as navalhas de Palaçoulo ou os talhicos mirandeses.
A J.M.Gonçalves -Tanoaria, Lda., localizada em Palaçoulo, foi nomeada empresa inovadora COTEC, uma distinção que visa reconhecer os elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional e inovação tecnológica, que fazem desta empresa um exemplo para todo o país. José Abílio Gonçalves, sócio-gerente da tanoaria, explicou ao jornal Terra de Miranda – Notícias, o significado deste prémio.