logo vidraria
Zona industrial das Cantarias | Rua Arquiteto Viana de Lima 5300-678 Bragança | Telefone 273 312 666 | Email: vidraria.brigantina@sapo,pt
Esta obra teve um investimento total de aproximadamente 370 mil euros. (HA)

Estão concluídas as obras da zona envolvente do largo do Castelo, em Miranda do Douro, um investimento de mais de 300 mil euros, que permitiu requalificar urbanisticamente o centro da cidade e disponibilizar cerca de 100 lugares de estacionamento.

Um estudo indica que 89,6% dos jovens já votaram em eleições, mas essa percentagem reduz-se significativamente no que se refere à militância partidária ou sindical, com apenas 17,5% filiados em partidos e 2,4% em sindicatos.

Segundo o estudo, num total de 931 jovens inquiridos, 89,6% declararam já ter votado "em algum momento da sua vida". (HA)
O "Trabalhar no Interior" prevê um apoio máximo de 4.800 euros às pessoas que se mudem do litoral para o interior.

Os investimentos aprovados no âmbito do Programa de Valorização do Interior ascendem a 6,6 mil milhões de euros e permitiram manter ou criar 34 mil postos de trabalho, anunciou a ministra da Coesão Territorial.

No final da reunião da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias sustentou que a isenção no pagamento do IMI, designadamente aplicada a barragens detidas pela EDP, “não tem fundamento”. (flickr)

O líder parlamentar do PS afirmou que a bancada socialista quer acabar com a isenção do pagamento aos municípios do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), por empresas detentoras de barragens, em particular a EDP.

O Governo aprovou, em novembro, em Conselho de Ministros, a resolução que dá início à transferência e partilha de competências de serviços regionais do Estado para as CCDR. (flickr)

A ministra da Coesão Territorial reiterou que não haverá encerramento nem deslocalização de serviços, no âmbito da transferência de competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

O ex-presidente do PSD, Rui Rio, abriu uma exceção ao “recato” político para ir a Miranda do Douro pedir justiça para as populações da região, onde estão edificadas as barragens vendidas pela EDP ao grupo francês Engie.

Para Helena Barril, é urgente a cobrança do imposto de selo, do IMI e IRS sobre o negócio da concessão das barragens da bacia hidrográfica do Douro.

A Câmara Municipal de Miranda do Douro anunciou que vai avançar com uma ação judicial contra a Autoridade Tributária (AT), no sentido de exigir o registo das barragens nas matrizes prediais, para que seja possível cobrar impostos sobre estas infraestruturas.

A aquisição do novo autocarro permite a melhoria do serviço público de transporte de crianças e adultos, preferencialmente no âmbito de atividades municipais e do apoio municipal a escolas. (Foto: MMD)

O município de Miranda do Douro investiu 80 mil euros na aquisição de um miniautocarro, para reforçar a frota de transporte escolar e de apoio ao associativismo da região, foi divulgado pela autarquia.

O Plano Ferroviário Nacional proposto pelo Governo encontra-se em discussão pública até ao final de fevereiro.

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT) anunciou que vai reivindicar junto do Governo, para que o novo corredor ferroviário internacional do Norte passe pelo território, com ligação a Espanha.

Relativamente ao orçamento para 2023, aprovado na assembleia municipal de 22 de dezembro, o presidente do município adiantou que a prioridade é concluir os investimentos apoiados pelos fundos comunitários. (HA)

Realizou-se no dia 22 de dezembro, a assembleia municipal de Vimioso, durante a qual foi analisada a obra realizada pelo município no decorrer deste ano e aprovado o orçamento para 2023, o qual mereceu críticas por parte da oposição socialista.

Para o PS, o que aconteceu no dia 13 foi "um acontecimento de uma enorme gravidade, com implicações diretas para o presente e para o futuro do concelho".

A concelhia do PS de Vimioso considerou de “enorme gravidade” o presidente da Câmara ter sido constituído arguido, apelando “à transparência de quem gere” o concelho e pedindo “respeito pela legalidade na utilização dos dinheiros públicos”.

No campo do investimento, o destaque do orçamento para 2023 vai para a adjudicação de mais lotes na zona industrial e também o início de uma nova captação de água [furo artesiano] para abastecer as Termas de Vimioso, uma dotação de 300 mil euros. (HA)

A Câmara Municipal de Vimioso aprovou, com o voto contra da oposição socialista, um orçamento de 12 milhões de euros, para 2023, menos 1,1 milhões face a 2022.

Segundo a presidente da ANMP, Portugal é dos países com maior nível de concentração de decisões e isso não significa maior desenvolvimento para o país.

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considera que a atribuição dos serviços regionais às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) trará vantagens na gestão e será um “passo essencial” para a regionalização.

O orçamento municipal de Miranda do Douro será apresentado no dia 23 de dezembro, para apreciação e votação na Assembleia Municipal. (HA)

A Câmara Municipal de Miranda do Douro aprovou o orçamento para o próximo ano de 2023, com um montante global de 25,9 milhões de euros, mais sete milhões de euros face ao ano anterior.

A cerimónia oficial de abertura da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, contou com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no dia 9 de dezembro, e nesta sua visita a governante disse entender os problemas da interioridade e encorajou os vimiosenses a trabalhar pela valorização e promoção do seu concelho.

Ana Abrunhosa, começou por elogiar a organização da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, como um evento que promove a cultura e as tradições locais. (HA)
O novo interface de transportes rodoviário de Vimioso, recebeu o nome do autor do projeto, o saudoso arquiteto António Gonçalves Coelho. (HA)

Na chegada a Vimioso, no dia 9 de dezembro, para participar na abertura da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi convidada pelo município, para inaugurar o novo interface de transportes rodoviários.

No orçamento para o próximo ano, são contempladas áreas como a cultura, na educação, ação social, saúde, agricultura, comércio e indústria. (flickr)

A Câmara Municipal de Mogadouro aprovou, com a abstenção da oposição socialista, o plano e orçamento para 2023, com uma dotação financeira de mais de 26,4 milhões de euros.

A Assembleia da República aprovou em 21 de outubro, por unanimidade, uma proposta de lei do Governo para a transferência de uma subvenção adicional de 104 milhões de euros, referentes ao pagamento de acertos do FSM. (flickr)

No dia 7 de dezembro, o Governo transferiu para os municípios 104 milhões de euros no âmbito do Fundo Social Municipal (FSM), verbas relativas a 2019, 2020 e 2021, reconhecendo o “incumprimento” da Leis das Finanças Locais, anunciou o Ministério da Coesão Territorial.

No passado dia 2 de dezembro, realizou-se em Vimioso, o Fórum Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação, uma sessão aberta à comunidade, que permitiu sinalizar e refletir sobre as desigualdades existentes no concelho e preparar ações para uma vida local mais justa e harmoniosa.

A CIM Terras de Trás-os-Montes defende que a continuação da ligação de Bragança para Espanha pela zona do Planalto Mirandês “serviria muito melhor” a região.

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, expressou o descontentamento pela falta de ligação a Espanha, na linha de comboio entre o Porto e Bragança, proposta pelo Governo no Plano Ferroviário Nacional (PFN).

O projeto, orçado em 850 mil euros, surge no âmbito da candidatura do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR), é e comparticipado em 85% por Fundos Europeu. (flickr)

A Câmara Municipal de Miranda do Douro vai investir cerca de 850 mil euros, na requalificação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que abastece metade das localidades do concelho.

Segundo o documento, a lista de câmaras que ultrapassaram os limites de endividamento é encabeçada por Fornos de Algodres, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António, Cartaxo, Nordeste, Nazaré e Fundão.

Vinte municípios ultrapassaram o limite de endividamento permitido por lei, em 2021, numa lista em que 12 municípios já estão a pagar empréstimos a programas de apoio para câmaras endividadas, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, agora apresentado.

O novo executivo da Càmara Municipal de Miranda do Douro, liderado por Helena Barril, iniciou funções a 18 de outubro de 2021. (flckr)

O novo executivo do município de Miranda do Douro completou a 18 de outubro, o primeiro ano à frente da autarquia e o vice-presidente, Nuno Rodrigues fez uma avaliação do trabalho já realizado, onde destaca a futura apresentação pública do projeto do matadouro intermunicipal.

Berta Nunes é médica de profissão e está prestes a fazer 67 anos, é um dos rostos do PS na região de Bragança. (flickr)

A deputada Berta Nunes foi eleita presidente da federação distrital de Bragança do PS, por uma diferença de “cerca de 80 votos” para o adversário Bruno Veloso.

A reunião decorreu no auditório da casa da cultura de Vimioso, com o executivo vimiosense, liderado por Jorge Fidalgo, a informar os deputados municipais e os presidentes de freguesia sobre a governação do concelho. (HA)

Na manhã do dia 29 de setembro realizou-se a assembleia municipal de Vimioso, durante a qual foram discutidos vários assuntos como o abastecimento de água à população do concelho, o IRS e os protocolos estabelecidos com algumas freguesias.

Segundo dados do agrupamento de escolas de Vimioso, só nos últimos cinco anos letivos saíram deste concelho 85 alunos para concluir o ensino secundário obrigatório em outros concelhos. (AEV)

O presidente da câmara municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, mostrou-se indignado com o Governo, por não suportar as despesas com alunos que acabam o 9.º ano de escolaridade e são obrigados a deslocarem-se para outras escolas para concluir o ensino obrigatório.

No que concerne às empresas com sede no concelho o vereador adiantou que está em discussão pública o Regulamento de isenção da taxa da derrama municipal. (HA)

O município de Miranda do Douro aprovou em reunião de câmara, a redução do IMI, IRS e taxa de Derrama, de modo a aliviar a carga fiscal às famílias e empresas com sede fiscal no concelho.

Nuno Rodrigues é vice-presidente do município de Miranda do Douro.

No decorrer deste mês de julho, a cidade de Miranda do Douro (10 de julho) e a vila de Sendim (13 de julho) comemoram os aniversários de elevação a cidade e a vila, respetivamente. Nuno Rodrigues, residente em Sendim, é o atual vice-presidente do município e concedeu uma entrevista na qual fala sobre os projetos do novo executivo, do desafio que é a política e do seu percurso pessoal e profissional.

O presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, congratulou-se com a possibilidade de as freguesias passarem a ser elegíveis a fundos da União Europeia, no âmbito das suas competências.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, alertou que “não vai ser um processo fácil” o acesso das freguesias a fundos da União Europeia, no próximo quadro comunitário Portugal 2030.

Carina Lopes é vereadora da Câmara Municipal de Vimioso (HA)

Carina Machado Lopes é professora, casada e mãe de dois filhos. Natural de Argozelo, licenciou-se em línguas e exerceu a docência ao longo de 15 anos. O entusiasmo pelo saber levou-a a iniciar e concluir um mestrado sobre a importância da cultura no desenvolvimento local. Esta investigação despertou nela o interesse por uma participação política mais ativa. Nas eleições autárquicas de setembro de 2021 foi convidada para integrar a lista do PSD. Com a vitória, foi eleita a primeira mulher vereadora da Câmara Municipal de Vimioso.

O Movimento Cultural Terra de Miranda (MCTM) afirmou que pode recorrer aos tribunais para exigir o pagamento dos impostos referentes à venda das seis bagagens transmontanas se o Estado não “honrar a sua palavra”.

Deixe um comentário