A EDP vendeu seis barragens em Portugal a um consórcio de investidores formado pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova, por 2,2 mil milhões de euros. (flickr)

O Conselho Intermunicipal da CIM – Terras de Trás-os-Montes mostrou-se preocupado com a falta de desenvolvimentos, no processo relativo à cobrança de receitas fiscais devidas ao território, no processo de venda das Barragens da EDP.

Estão a realizar-se as obras do arranjo urbanístico da envolvente do largo do castelo , com a construção de um parque de estacionamento), em Miranda do Douro. (HA)

Na sequência da visita da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, às obras de requalificação do campo de jogos da Terronha, o vereador responsável pelo pelouro das obras municipais, Vitor Bernardo informou sobre as obras que estão a decorrer em todo o concelho e o impacto do aumento dos custos dos materiais.

A terceira reunião da Assembleia Municipal realizou-se no mini-auditório do pavilhão multiusos, em Miranda do Douro. (HA)

Na sexta-feira, dia 22 de abril, realizou-se a Assembleia Municipal de Miranda do Douro, uma reunião do executivo com os presidentes de freguesia e deputados municipais, durante a qual a equipa de Helena Barril foi elogiada pelo trabalho realizado na organização da Feira Bola Doce Mirandesa e dos Produtos da Terra, que trouxe muitas visitantes a Miranda do Douro.

A Associação Círculo de Estudos do Centralismo (CEC) é uma associação sem fins lucrativos, que já dispõe de um espólio doado pelo professor e ex-ministro das Finanças, Miguel Cadilhe. (HA)

No dia 29 de abril, realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a acta da escritura pública da Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC), que tem como missão contribuir para o desenvolvimento harmonioso do território, através do fomento e divulgação de estudos sobre a organização política e administrativa.

A CIM-TT integra os municípios deAlfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. (HA)

Os autarcas dos nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes ((CIM-TT), voltaram a reunir-se em Vimioso, no dia 13 de abril, para aprovar o relatório de gestão de contas do ano anterior e discutir assuntos transversais para os vários municípios como é o caso da energia, da igualdade e da cultura.

A AIMRD define-se como a principal organização de cooperação ibérica, que atua em todo o eixo do rio Douro, desde a nascente até à foz, e que representa cerca de 2 milhões de cidadãos portugueses e espanhóis. (MMD)

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, foi a anfitriã da reunião de representantes dos 48 municípios portugueses e ayuntamientos espanhóis, que compõem a Associação Ibérica de Municípios de Ribeirinhos do Douro (AIMRD).

O Congresso da ANAFRE realizou-se em Braga, nos dias 10, 11 e 12 de março.

Após participar no XVIII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), dedicado ao tema “Freguesias 20/30 Valorizar Portugal”, a freguesia de Miranda do Douro foi convidada para integrar o conselho geral da associação, onde terá a oportunidade de acompanhar mais de perto os problemas das freguesias portuguesas e a atuação da associação.

Carina Lopes é vereadora da Câmara Municipal de Vimioso (HA)

Carina Machado Lopes é professora, casada e mãe de dois filhos. Natural de Argozelo, licenciou-se em línguas e exerceu a docência ao longo de 15 anos. O entusiasmo pelo saber levou-a a iniciar e concluir um mestrado sobre a importância da cultura no desenvolvimento local. Esta investigação despertou nela o interesse por uma participação política mais ativa. Nas eleições autárquicas de setembro de 2021 foi convidada para integrar a lista do PSD. Com a vitória, foi eleita a primeira mulher vereadora da Câmara Municipal de Vimioso.

A reunião dos jovens da JSD Bragança teve a visita da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

O conselho distrital da Juventude Social Democrata (JSD) reuniu-se pela primeira vez, em Miranda do Douro e recebeu a visita da presidente do município, Helena Barril, que encorajou os jovens a dedicarem-se às causas que têm importância na vida das pessoas.

A segunda assembleia municipal do novo executivo liderado por Helena Barril realizou-se passados 4 meses após a tomada de posse de 18 de outubro de 2021. (HA)

No decorrer da assembleia municipal, realizada a 18 de fevereiro, o executivo liderado por Helena Barril deu a conhecer ao vereador da oposição, aos presidentes de freguesias e aos deputados municipais, o trabalho realizado nestes primeiros quatro meses de governação do concelho de Miranda do Douro.

Após cumprir os primeiros 100 dias à frente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, falou das prioridades de governação do novo executivo social-democrata, com destaque para as áreas económica, a cultura, o turismo, sem nunca esquecer a atenção às pessoas.

Helena Barril assumiu a presidência da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a 18 de outubro de 2021.
O V Congresso do JSD realizou-se no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso, e contou com a participação do deputado, Adão Silva, e do presidente da Distrital do PSD, Jorge Fidalgo.

No dia 15 de janeiro, estiveram reunidos em Vimoso, os 12 presidentes das comissões políticas concelhias do distrito de Bragança e os respetivos delegados, para eleger o presidente da distrital da juventude social-democrata (JSD), o novo plenário e a comissão política distrital.

Os presidentes dos municípios e os deputados intermunicipais (dois representantes por município) realizaram a primeira assembleia intermunicipal, após a eleição da nova presidência da organização, agora presidida por Jorge Fidalgo. (HA)

Miranda do Douro foi o local escolhido para a realização da reunião do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM- TT) e também para as eleições da nova mesa da assembleia intermunicipal e do secretário executivo desta comunidade de nove municípios.

O PSD e o PS são os partidos com maior expressão eleitoral há mais de 30 anos nesta região, que já teve cinco, passou para quatro e agora tem três, entre os 230 lugares na Assembleia da República. (flickr)

No círculo eleitoral de Bragança, o número de candidaturas às eleições Legislativas é menor do que em 2019, com 13 listas candidatas aos três lugares de deputados, atualmente repartidos por PSD e PS, na Assembleia da República.

O autarca, António Pimentel, explicou que se trata de um orçamento solidário que vai responder aos compromissos estabelecidos nas áreas da educação, cultura, desporto, crescimento económico e coesão social, entre os outros campos de intervenção estratégicos para o concelho. (MM)

A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou, por maioria, o Plano Plural de Investimento (PPI) para 2022, com uma dotação financeira de cerca de 23,5 milhões de euros.

A assembleia municipal decorreu no auditório do pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, sob a orientação do novo presidente da Assembleia Municipal, o economista e professor universitário, Óscar Afonso. (HA)

O executivo municipal liderado pela presidente, Helena Barril, participou a 27 de dezembro, na sua primeira assembleia municipal, onde deu a conhecer aos deputados municipais, as ações realizadas nestes primeiros dois meses de governação.

O município de Vimioso foi “pioneiro” no país ao implementar em 2002 medidas de apoio à natalidade, com um prémio inicial de 500 euros, valor que foi duplicado em 2005 para ajudar a combater o despovoamento do território do planalto mirandês. (HA)

O presidente da câmara municipal de Vimioso defendeu que o Governo tem de apostar mais na educação e prolongar os níveis de ensino até ao 12º ano para ajudar a fixar pessoas em concelhos de baixa densidade.

A requalificação de um novo açude no rio Angueira para reforço de abastecimento de água à população é outra das prioridades inscritas neste Plano e Orçamento do município vimiosense. (CMV)

O Plano e Orçamento do município de Vimioso para 2022 vai ter uma dotação financeira de 13,2 milhões de euros e foi aprovado por maioria, em Assembleia Municipal, informou o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

Helena Barril garantiu que o seu executivo “não baixará os braços no esforço para a procura, implementação e execução de projetos financiados a nível europeu, com vista a atrair população para residir, investir e visitar o concelho”. (LA)

O Plano e Orçamento do município de Miranda do Douro para 2022 terá uma dotação financeira de cerca de cerca de 18,3 milhões de euros e foi aprovado em reunião de executivo, informou a presidente da câmara.

O autarca vimiosense, Jorge Fidalgo, referiu que a entrega do apoio financeiro aos pais é “um dos momentos mais felizes para o município de Vimioso”, pois as crianças asseguram o futuro da comunidade. (HA)

Cumprindo uma tradição de quase 20 anos, a Câmara Municipal de Vimioso realizou na tarde de 22 de dezembro, a entrega do apoio financeiro de 1000 euros aos pais que vivem no concelho e que no corrente ano de 2021 tenham tido filhos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente no encerramento do congresso da ANMP. (Flickr)

A defesa da regionalização e do aprofundamento da transferência de competências, a exigência de uma nova Lei das Finanças Locais e a eleição de uma nova direção, liderada por Luísa Salgueiro, resumem o congresso dos municípios realizado em Aveiro.

O XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, em Aveiro.

Os presidentes dos municípios de Bragança e Mirandela, Hernâni Dias e Júlia Rodrigues, respetivamente, alertaram para a “urgência” de repovoar os territórios fronteiriços e do interior e de todos terem a “mesma oportunidade” independentemente da sua geografia.

A enfermeira Sandra Moura, de 38 anos, foi eleita presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Mogadouro, com 94% dos votos, num universo de 128 militantes. com quotas em dia, foi divulgado.

círculo eleitoral de Bragança elege três deputados à Assembleia da República, pelo que o partido apresentará três nomes efetivos e outros três suplentes, para as legislativas de 30 de janeiro.

A distrital de Bragança do PSD aprovou a proposta com os candidatos a deputados na Assembleia da República, uma lista que inclui um regresso e duas novidades, de acordo com o presidente da distrital do partido social-democrata, Jorge Fidalgo.

Foi a primeira mulher a ser eleita presidente do município de Miranda do Douro e conseguiu-o na coligação PPD/PSD – CDS/PP - “É Tempo de Acreditar”, alcançando maioria absoluta, com 54,15% dos votos. (foto: Luís Almeida)

A tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Miranda do Douro teve lugar ao início da tarde do dia 18 de outubro, no salão nobre, da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Além de presidente da Câmara de Vimioso há oito anos e agora da CIM Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo é também presidente da distrital de Bragança do PSD.

O novo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, revelou que pretende criar um conselho estratégico para chamar mais parceiros a dar contributos para o futuro deste território.

Jorge Fidalgo foi recentemente reeleito presidente da Câmara Municipal de Vimioso e como autarca foi também o escolhido para presidir a comunidade intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), uma comunidade de municípios que tem a missão de pensar, definir e implementar políticas conjuntas de desenvolvimento regional.

O autarca de Vimioso foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal - Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM). (flickr)
A cerimónia de instalação da Assembleia de Freguesia decorreu na sede da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, no dia15 de outubro de 2021, pelas 21h00. (HA)

Francisco Parreira tomou posse como presidente da Junta de freguesia de Miranda do Douro, no dia 15 de outubro, após ter sido eleito pela coligação “PPD/PSD, CDS/PP”, que conseguiu 53,89% dos votos, nas eleições autárquicas, de 26 de setembro.

Jorge Fidalgo foi reeleito presidente da autarquia vimiosense com 63,38% dos votos. (flickr)

Na manhã de 14 de outubro, Jorge Fidalgo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Vimioso, numa cerimónia na qual esteve presente da Secretária de Estado de Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Nas eleições autárquicas de ontem, o PSD ganhou três câmaras aos socialistas, em coligação com o CDS-PP.

Nas eleições de ontem, o PSD conquistou sete das 12 câmaras do distrito de Bragança, tornando-se assim maioritário na presidência das autarquias, no nordeste transmontano.

Deixe um comentário