O Conselho Intermunicipal da CIM – Terras de Trás-os-Montes mostrou-se preocupado com a falta de desenvolvimentos, no processo relativo à cobrança de receitas fiscais devidas ao território, no processo de venda das Barragens da EDP.
Na sequência da visita da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, às obras de requalificação do campo de jogos da Terronha, o vereador responsável pelo pelouro das obras municipais, Vitor Bernardo informou sobre as obras que estão a decorrer em todo o concelho e o impacto do aumento dos custos dos materiais.
Na sexta-feira, dia 22 de abril, realizou-se a Assembleia Municipal de Miranda do Douro, uma reunião do executivo com os presidentes de freguesia e deputados municipais, durante a qual a equipa de Helena Barril foi elogiada pelo trabalho realizado na organização da Feira Bola Doce Mirandesa e dos Produtos da Terra, que trouxe muitas visitantes a Miranda do Douro.
No dia 29 de abril, realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a acta da escritura pública da Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC), que tem como missão contribuir para o desenvolvimento harmonioso do território, através do fomento e divulgação de estudos sobre a organização política e administrativa.
Os autarcas dos nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes ((CIM-TT), voltaram a reunir-se em Vimioso, no dia 13 de abril, para aprovar o relatório de gestão de contas do ano anterior e discutir assuntos transversais para os vários municípios como é o caso da energia, da igualdade e da cultura.
A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, foi a anfitriã da reunião de representantes dos 48 municípios portugueses e ayuntamientos espanhóis, que compõem a Associação Ibérica de Municípios de Ribeirinhos do Douro (AIMRD).
Após participar no XVIII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), dedicado ao tema “Freguesias 20/30 Valorizar Portugal”, a freguesia de Miranda do Douro foi convidada para integrar o conselho geral da associação, onde terá a oportunidade de acompanhar mais de perto os problemas das freguesias portuguesas e a atuação da associação.
Carina Machado Lopes é professora, casada e mãe de dois filhos. Natural de Argozelo, licenciou-se em línguas e exerceu a docência ao longo de 15 anos. O entusiasmo pelo saber levou-a a iniciar e concluir um mestrado sobre a importância da cultura no desenvolvimento local. Esta investigação despertou nela o interesse por uma participação política mais ativa. Nas eleições autárquicas de setembro de 2021 foi convidada para integrar a lista do PSD. Com a vitória, foi eleita a primeira mulher vereadora da Câmara Municipal de Vimioso.
O conselho distrital da Juventude Social Democrata (JSD) reuniu-se pela primeira vez, em Miranda do Douro e recebeu a visita da presidente do município, Helena Barril, que encorajou os jovens a dedicarem-se às causas que têm importância na vida das pessoas.
No decorrer da assembleia municipal, realizada a 18 de fevereiro, o executivo liderado por Helena Barril deu a conhecer ao vereador da oposição, aos presidentes de freguesias e aos deputados municipais, o trabalho realizado nestes primeiros quatro meses de governação do concelho de Miranda do Douro.
Após cumprir os primeiros 100 dias à frente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, falou das prioridades de governação do novo executivo social-democrata, com destaque para as áreas económica, a cultura, o turismo, sem nunca esquecer a atenção às pessoas.
No dia 15 de janeiro, estiveram reunidos em Vimoso, os 12 presidentes das comissões políticas concelhias do distrito de Bragança e os respetivos delegados, para eleger o presidente da distrital da juventude social-democrata (JSD), o novo plenário e a comissão política distrital.
Miranda do Douro foi o local escolhido para a realização da reunião do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM- TT) e também para as eleições da nova mesa da assembleia intermunicipal e do secretário executivo desta comunidade de nove municípios.
No círculo eleitoral de Bragança, o número de candidaturas às eleições Legislativas é menor do que em 2019, com 13 listas candidatas aos três lugares de deputados, atualmente repartidos por PSD e PS, na Assembleia da República.
A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou, por maioria, o Plano Plural de Investimento (PPI) para 2022, com uma dotação financeira de cerca de 23,5 milhões de euros.
O executivo municipal liderado pela presidente, Helena Barril, participou a 27 de dezembro, na sua primeira assembleia municipal, onde deu a conhecer aos deputados municipais, as ações realizadas nestes primeiros dois meses de governação.
O presidente da câmara municipal de Vimioso defendeu que o Governo tem de apostar mais na educação e prolongar os níveis de ensino até ao 12º ano para ajudar a fixar pessoas em concelhos de baixa densidade.
O Plano e Orçamento do município de Vimioso para 2022 vai ter uma dotação financeira de 13,2 milhões de euros e foi aprovado por maioria, em Assembleia Municipal, informou o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.
O Plano e Orçamento do município de Miranda do Douro para 2022 terá uma dotação financeira de cerca de cerca de 18,3 milhões de euros e foi aprovado em reunião de executivo, informou a presidente da câmara.
Cumprindo uma tradição de quase 20 anos, a Câmara Municipal de Vimioso realizou na tarde de 22 de dezembro, a entrega do apoio financeiro de 1000 euros aos pais que vivem no concelho e que no corrente ano de 2021 tenham tido filhos.
A defesa da regionalização e do aprofundamento da transferência de competências, a exigência de uma nova Lei das Finanças Locais e a eleição de uma nova direção, liderada por Luísa Salgueiro, resumem o congresso dos municípios realizado em Aveiro.
Os presidentes dos municípios de Bragança e Mirandela, Hernâni Dias e Júlia Rodrigues, respetivamente, alertaram para a “urgência” de repovoar os territórios fronteiriços e do interior e de todos terem a “mesma oportunidade” independentemente da sua geografia.
A enfermeira Sandra Moura, de 38 anos, foi eleita presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Mogadouro, com 94% dos votos, num universo de 128 militantes. com quotas em dia, foi divulgado.
A distrital de Bragança do PSD aprovou a proposta com os candidatos a deputados na Assembleia da República, uma lista que inclui um regresso e duas novidades, de acordo com o presidente da distrital do partido social-democrata, Jorge Fidalgo.
A tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Miranda do Douro teve lugar ao início da tarde do dia 18 de outubro, no salão nobre, da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
O novo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, revelou que pretende criar um conselho estratégico para chamar mais parceiros a dar contributos para o futuro deste território.
Jorge Fidalgo foi recentemente reeleito presidente da Câmara Municipal de Vimioso e como autarca foi também o escolhido para presidir a comunidade intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), uma comunidade de municípios que tem a missão de pensar, definir e implementar políticas conjuntas de desenvolvimento regional.
Francisco Parreira tomou posse como presidente da Junta de freguesia de Miranda do Douro, no dia 15 de outubro, após ter sido eleito pela coligação “PPD/PSD, CDS/PP”, que conseguiu 53,89% dos votos, nas eleições autárquicas, de 26 de setembro.
Na manhã de 14 de outubro, Jorge Fidalgo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Vimioso, numa cerimónia na qual esteve presente da Secretária de Estado de Valorização do Interior, Isabel Ferreira.
Nas eleições de ontem, o PSD conquistou sete das 12 câmaras do distrito de Bragança, tornando-se assim maioritário na presidência das autarquias, no nordeste transmontano.