O presidente do PSD, Luís Montenegro e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, participam num debate televisivo no serão desta segunda-feira, dia 28 de abril, a três semanas das eleições legislativas antecipadas.
Com 20 forças políticas concorrentes, as eleições legislativas antecipadas estão marcadas para 18 de maio e um acréscimo de mais 36 mil eleitores inscritos face ao ano passado.
Susana Madureira Martins, jornalista e editora de política da Renascença, considera que “o maior adversário das eleições é a abstenção e também da própria democracia”, comentando o ato eleitoral de 18 de maio.
O comissão politica concelhia do PSD aprovou o nome de António Pimentel, para uma recandidatura às eleições autárquicas deste ano, com o objetivo de cumprir um segundo mandato na presidência da Câmara Municipal de Mogadouro.
O círculo eleitoral de Bragança registou a apresentação de 13 listas candidatas de partidos e/ou coligações, às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, num distrito que perdeu mais de 1.400 votantes num ano.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, responsabilizou o anterior Governo socialista por uma política de “descontrolo” no regime de entrada de estrangeiros, que permitiu a quadruplicação do número de imigrantes em sete anos.
A Comissão Política Nacional do PS aprovou os candidatos s deputados nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, com mudanças em 12 dos 22 cabeças de lista, em comparação com as últimas eleições.
Nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, os partidos PSD e CDS-PP vão propor ir a votos com a denominação “AD – Coligação PSD/CDS”, anunciou o secretário-geral social-democrata, Hugo Soares
Num Conselho de Ministros realizado no Porto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, indicou que foram executadas um terço das medidas previstas no seu programa de governo.
No dia 1 de abril, o presidente do município de Vimioso, António Santos Vaz, apresentou o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), no valor de 560 mil euros, que vai ser implementado do concelho até abril de 2029, com a finalidade de inverter o défice demográfico, apoiar os idosos e fomentar a criação de emprego.
O Município de Mogadouro, através da DOTU – Divisão de Ordenamento do Território e Urbanismo, vai implementar um novo serviço na área da gestão urbanística intitulado NoPaper.
O Conselho Nacional do PSD aprovou por unanimidade, a designação de Luís Montenegro, como recandidato a primeiro-ministro, nas eleições legislativas de 18 de maio.
A Assembleia do PSD de Vimioso, aprovou por unanimidade, a candidatura do atual presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos, às eleições autárquicas deste ano, assumindo como compromisso dar a prioridade às pessoas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o decreto que dissolve o parlamento e marca eleições legislativas antecipadas para o dia 18 de maio.
A Assembleia da República vai ser dissolvida formalmente na quinta-feira, dia 20 de março, estando ainda prevista uma sessão plenária no decorrer da semana.
O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, expressou grande contentamento com a elevação da sede de concelho à categoria de cidade, assumindo a centralidade desta localidade no território entre os rios Sabor e Douro.
A 13 de março, a Assembleia da República aprovou na generalidade e por unanimidade, a elevação de Mogadouro à categoria de cidade.
As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou o Presidente da República.
A ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite criticou o comportamento dos partidos da oposição pela campanha de suspeição e pediu a Luís Montenegro para não desistir e apelou ao partido que o reconduza como candidato a primeiro-ministro.
O Município de Vimioso tem um novo site institucional, mais intuitivo e de fácil navegação para os munícipes, visitantes e também para os potenciais investidores, que pretendam consultar informação municipal, através do meio digital.
A política deveria ser um espaço onde se debatem ideias, se confrontam visões e se procuram estratégias e soluções para os desafios do país. No entanto, assistimos hoje, no panorama político nacional, a algo bem diferente.
António Oliveira é o candidato do PS à Câmara Municipal de Vimioso, tendo por lema “Juntos por Vimioso, rumo à mudança” para um concelho que, defendeu tem sido negligenciado e esquecido.
Hernâni Dias, que se demitiu de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território no passado dia 28 de janeiro, retomou o seu mandato como deputado do PSD, na Assembleia da República.
Nas eleições autárquicas deste ano, Jocelino Bragança Rodrigues é o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Miranda do Douro, avançou a concelhia do partido, que aprovou o nome por unanimidade.
A Concelhia do Partido Socialista (PS) de Mogadouro aprovou, por unanimidade, o nome do independente Francisco Guimarães para candidato à câmara municipal, com o crescimento económico do concelho na lista das prioridades.
A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, aceitou o convite da Comissão Política Concelhia do Partido Social-Democrata (PSD), para uma recandidatura à presidência do município, nas eleições autárquicas, que devem realizar-se entre setembro e outubro deste ano.
O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) considerou inaceitável que os municípios tenham sido excluídos do Grupo de Trabalho (GT), que vai avaliar as barragens, parques eólicos e fotovoltaicos, para efeitos de determinação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
A 21 de fevereiro, o auditório municipal de Miranda do Douro foi o local da conferência-debate sobre o Manifesto “Reformar o Sistema Eleitoral: Renovar a Democracia”, uma iniciativa que segundo o professor do IPP-Institute of Public Policy – Lisbon, Paulo Trigo Pereira, visa estreitar a ligação entre os eleitores e os eleitos.
No decorrer da visita ao Festival de Sabores Mirandeses, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, foi convidado pela freguesia de Picote, para inaugurar a 15 de fevereiro, a requalificação do Largo do Tumbar e o novo serviço público “Espaço Cidadão”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto do parlamento que desagregava 135 uniões de freguesias, colocando dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa.
O município de Miranda do Douro realizou várias obras de requalificação urbana, nas localidades de Atenor e de Teixeira, com a finalidade de melhorar o abastecimento de água às populações e dar maior beleza aos espaços públicos destas duas aldeias, pertencentes à União de Freguesias de Sendim e Atenor.
Estão a decorrer na freguesia de Vilar Seco, no concelho de Vimioso, obras de requalificação e alargamento da estrada municipal nº 569, uma intervenção que visa facilitar o acesso à aldeia e às localidades vizinhas do concelho de Miranda do Douro.
Os deputados aprovaram requerimentos para chamar ao parlamento os ministros das Infraestruturas e da Coesão, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e vários especialistas, para esclarecimentos sobre a alteração à lei dos solos.
Dos 32 milhões de euros de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), liquidados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), relativamente às barragens já avaliadas foram pagos apenas 918 mil euros, ou seja, 2,86% do total, indicou a diretora-geral da AT, Helena Borges.
O município de Miranda do Douro assinou um protocolo colaboração financeira no valor de cerca de 180 mil euros, para a conclusão da estrada que liga a aldeia de Palaçoulo até ao Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja.
O Movimento Cultural de Terra de Miranda (MCTM) alertou que no final deste mês de dezembro, vai caducar o direito do Estado de exigir 110 milhões de euros do Imposto do Selo, pela venda da concessão das seis barragens transmontanas, por parte da EDP à francesa Engie.
O primeiro-ministro defendeu que 2024 foi “um ano de viragem e de mudança” e assegurou que a “nova política de baixar os impostos e valorizar os salários e as pensões” está a ser realizada “com rigor e equilíbrio orçamental”.
A Assembleia da República (AR) aprovou uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) que prevê uma dotação de 500 mil euros, para dar início ao funcionamento de uma instituição de promoção da língua mirandesa.
O parlamento deu ‘luz verde’ ao primeiro Orçamento do Estado do Governo de Luís Montenegro, cuja versão final acabou por incluir várias propostas da oposição, algumas aprovadas à revelia do executivo, como o aumento suplementar das pensões do PS.
Para o próximo ano de 2025, o município de Miranda do Douro aprovou, com a abstenção da oposição socialista, um orçamento de cerca de 24,90 milhões de euros, indicou a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril.
Em 2025, Mogadouro vai contar com um polo do Hospital Terra Quente, o que vai evitar a deslocação dos seus habitantes a outras regiões para realizarem consultas médicas e/ou exames complementares de diagnóstico, informou a autarquia.
O primeiro-ministro. Luís Montenegro, anunciou a obrigatoriedade de 40% dos fundos comunitários para investimento do Portugal 2030 serem destinados a territórios de baixa densidade, que terão também uma majoração de vinte pontos percentuais na parte a fundo perdido.

Pedro Lima, presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), que representa nove dos 12 concelhos do distrito de Bragança, afirmou que a região não é só paisagem e que precisa de mais evolução.
Em Mogadouro, os Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano continua a ser um certame muito apelativo dado o grande número e a variedade de expositores, a crescente aposta na animação e a grande afluência de público, vindo de todo o distrito de Bragança e da vizinha Espanha.
O presidente da Freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, foi eleito a 6 de setembro, o novo presidente da concelhia do PSD, com 29 votos favoráveis e doravante o novo líder social-democrata indicou que pretende implementar uma cultura de proximidade às pessoas, para escutar e debater novas ideias e soluções para o concelho.
No dia 6 de setembro, a Comissão Política Concelhia do PSD de Vimioso, elegeu como nova presidente, Cristina Miguel, que encabeçou uma lista única e obteve 34 votos a favor, tendo a nova líder social-democrata definido como missão “manter o partido unido e coeso rumo à eleições autárquicas de 2025”.
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, foi reeleito para o segundo mandato como presidente da Distrital de Bragança do PSD, em eleições com lista única.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e a Diretora geral de Comunicação da Comissão Europeia, Dana Spinant, foram os grandes protagonistas na abertura do Summer Cemp, uma iniciativa da Comissão Europeia, que decorreu em Miranda do Douro, de 28 a 31 de agosto, com o objetivo de dar a conhecer as instituições e as políticas europeias.
O grupo parlamentar, responsável pela análise dos processos de reversão das freguesias, agregadas em 2013, vai voltar a debater se aceita ou não os pedidos apresentados após 21 de dezembro de 2022, no âmbito do mecanismo simplificado de desagregação.
O ex-secretário de Estado da Finanças, Nuno Santos Félix, admitiu em Miranda do Douro, que houve dificuldades na aplicação dos despachos que determinam a cobrança do IMI referente à venda concessão das barragens.
No dia 10 de julho, Miranda do Douro assinalou os 479 anos de elevação a cidade, numa cerimónia que contou com a visita do secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias, a homenagem a várias personalidades e a inauguração de obras municipais como o cemitério municipal, a Escola Básica e o miradouro da rua das Arribas.