A reunião decorreu no auditório da casa da cultura de Vimioso, com o executivo vimiosense, liderado por Jorge Fidalgo, a informar os deputados municipais e os presidentes de freguesia sobre a governação do concelho. (HA)

Na manhã do dia 29 de setembro realizou-se a assembleia municipal de Vimioso, durante a qual foram discutidos vários assuntos como o abastecimento de água à população do concelho, o IRS e os protocolos estabelecidos com algumas freguesias.

Segundo dados do agrupamento de escolas de Vimioso, só nos últimos cinco anos letivos saíram deste concelho 85 alunos para concluir o ensino secundário obrigatório em outros concelhos. (AEV)

O presidente da câmara municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, mostrou-se indignado com o Governo, por não suportar as despesas com alunos que acabam o 9.º ano de escolaridade e são obrigados a deslocarem-se para outras escolas para concluir o ensino obrigatório.

No que concerne às empresas com sede no concelho o vereador adiantou que está em discussão pública o Regulamento de isenção da taxa da derrama municipal. (HA)

O município de Miranda do Douro aprovou em reunião de câmara, a redução do IMI, IRS e taxa de Derrama, de modo a aliviar a carga fiscal às famílias e empresas com sede fiscal no concelho.

Adriano Moreira destacou-se não só como estadista e político, mas também como professor universitário e pensador em matérias de Relações Internacionais e de Educação. (flickr)

A 6 de setembro, Adriano Moreira, ministro do Ultramar no período da ditadura e antigo presidente do CDS, completou 100 anos e é o político com a maior longevidade da história democrática portuguesa. 

O antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), entre 1985 e 1991.(flickr)

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, que morreu aos 91 anos de idade, era um homem de “visão extraordinária”.

A votação dos projetos para o OPJ 2022 realizou-se no miniauditório de Miranda do Douro e a edição deste ano registou uma participação recorde de jovens do concelho, com um total de 138 votos. (HA)

No dia 11 de agosto, realizou-se, em Miranda do Douro, a votação dos projetos para o Orçamento Participativo Jovem 2022, tendo a maioria dos jovens mirandeses, votantes, escolhido o projeto de “Aquisição de bicicletas de água para o parque urbano do rio Fresno”.

Nuno Rodrigues é vice-presidente do município de Miranda do Douro.

No decorrer deste mês de julho, a cidade de Miranda do Douro (10 de julho) e a vila de Sendim (13 de julho) comemoram os aniversários de elevação a cidade e a vila, respetivamente. Nuno Rodrigues, residente em Sendim, é o atual vice-presidente do município e concedeu uma entrevista na qual fala sobre os projetos do novo executivo, do desafio que é a política e do seu percurso pessoal e profissional.

O presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, congratulou-se com a possibilidade de as freguesias passarem a ser elegíveis a fundos da União Europeia, no âmbito das suas competências.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, alertou que “não vai ser um processo fácil” o acesso das freguesias a fundos da União Europeia, no próximo quadro comunitário Portugal 2030.

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, desafiou o Governo a demonstrar a vontade de descentralizar, aceitando a reivindicação de passar para os municípios deste território a gestão completa da água e saneamento.

O Movimento Cultural Terra de Miranda (MCTM) afirmou que pode recorrer aos tribunais para exigir o pagamento dos impostos referentes à venda das seis bagagens transmontanas se o Estado não “honrar a sua palavra”.

A EDP vendeu seis barragens em Portugal a um consórcio de investidores formado pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova, por 2,2 mil milhões de euros. (flickr)

O Conselho Intermunicipal da CIM – Terras de Trás-os-Montes mostrou-se preocupado com a falta de desenvolvimentos, no processo relativo à cobrança de receitas fiscais devidas ao território, no processo de venda das Barragens da EDP.

Estão a realizar-se as obras do arranjo urbanístico da envolvente do largo do castelo , com a construção de um parque de estacionamento), em Miranda do Douro. (HA)

Na sequência da visita da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, às obras de requalificação do campo de jogos da Terronha, o vereador responsável pelo pelouro das obras municipais, Vitor Bernardo informou sobre as obras que estão a decorrer em todo o concelho e o impacto do aumento dos custos dos materiais.

A terceira reunião da Assembleia Municipal realizou-se no mini-auditório do pavilhão multiusos, em Miranda do Douro. (HA)

Na sexta-feira, dia 22 de abril, realizou-se a Assembleia Municipal de Miranda do Douro, uma reunião do executivo com os presidentes de freguesia e deputados municipais, durante a qual a equipa de Helena Barril foi elogiada pelo trabalho realizado na organização da Feira Bola Doce Mirandesa e dos Produtos da Terra, que trouxe muitas visitantes a Miranda do Douro.

A Associação Círculo de Estudos do Centralismo (CEC) é uma associação sem fins lucrativos, que já dispõe de um espólio doado pelo professor e ex-ministro das Finanças, Miguel Cadilhe. (HA)

No dia 29 de abril, realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a acta da escritura pública da Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC), que tem como missão contribuir para o desenvolvimento harmonioso do território, através do fomento e divulgação de estudos sobre a organização política e administrativa.

Carina Lopes é vereadora da Câmara Municipal de Vimioso (HA)

Carina Machado Lopes é professora, casada e mãe de dois filhos. Natural de Argozelo, licenciou-se em línguas e exerceu a docência ao longo de 15 anos. O entusiasmo pelo saber levou-a a iniciar e concluir um mestrado sobre a importância da cultura no desenvolvimento local. Esta investigação despertou nela o interesse por uma participação política mais ativa. Nas eleições autárquicas de setembro de 2021 foi convidada para integrar a lista do PSD. Com a vitória, foi eleita a primeira mulher vereadora da Câmara Municipal de Vimioso.

A reunião dos jovens da JSD Bragança teve a visita da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

O conselho distrital da Juventude Social Democrata (JSD) reuniu-se pela primeira vez, em Miranda do Douro e recebeu a visita da presidente do município, Helena Barril, que encorajou os jovens a dedicarem-se às causas que têm importância na vida das pessoas.

A segunda assembleia municipal do novo executivo liderado por Helena Barril realizou-se passados 4 meses após a tomada de posse de 18 de outubro de 2021. (HA)

No decorrer da assembleia municipal, realizada a 18 de fevereiro, o executivo liderado por Helena Barril deu a conhecer ao vereador da oposição, aos presidentes de freguesias e aos deputados municipais, o trabalho realizado nestes primeiros quatro meses de governação do concelho de Miranda do Douro.

Após cumprir os primeiros 100 dias à frente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, falou das prioridades de governação do novo executivo social-democrata, com destaque para as áreas económica, a cultura, o turismo, sem nunca esquecer a atenção às pessoas.

Helena Barril assumiu a presidência da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a 18 de outubro de 2021.

Deixe um comentário