No Domingo, dia 4 de junho, volta a realizar-se a Caminhada da Trindade, uma peregrinação entre Sendim e a capela da Santíssima Trindade, localizada no cabeço de Fonte Aldeia, onde todos os anos se reúnem pessoas das várias localidades vizinhas, para juntos celebrarem esta festa religiosa.
Deixamos de respirar com o Senhor para habitar lugares sem Espírito. Perdemos vida para alcançar mais dinheiro, calamos para sermos aceites, discordamos para que reparem em nós, sacrificamos horas de sono em busca de paz diante de ecrãs. Que pena! Arriscamos tudo para ganhar quase nada.
No Domingo, dia 21 de maio, a comemoração dos 478 anos da fundação da diocese, em Miranda do Douro, contou com a visita do administrador diocesano, monsenhor Adelino Paes, que veio saudar os mirandeses e mirandesas e anunciar que o novo bispo, D. Nuno Almeida, vem visitar a cidade, berço da diocese, após a tomada de posse, a 25 de junho.
O Papa vai visitar Portugal de 2 a 6 de agosto deste ano, para presidir à JMJ Lisboa 2023, deslocando-se ainda ao Santuário de Fátima, anunciou o Vaticano.
D. Nuno Almeida, o novo bispo de Bragança-Miranda vai entrar na diocese e iniciar o ministério no dia 25 de junho.
O Papa Francisco nomeou D. Nuno Almeida bispo da Diocese de Bragança-Miranda, anunciou o Vaticano, em comunicado.
Por vezes, caio no engano de pensar que se Jesus tivesse ficado entre nós para sempre, tudo seria melhor. Que se Ele reinasse, imperiosa e pessoalmente, sobre as nações, o mundo seria um lugar melhor. Mas se assim fosse, porque teria ido Ele para o Pai? Deus sabe bem o que faz.
No fim-de-semana de 20 e 21 de maio, a vila de Vimioso vai celebrar a festa em honra de Santo Antão, no alto da capela dedicada a este santo do século IV, com a realização dos antigos jogos tradicionais, a atuação do grupo musical Banda 4, a celebração religiosa, a procissão e a benção dos animais e das máquinas agrícolas.
No Domingo, dia 21 de maio, Miranda do Douro vai comemorar 478 anos de elevação a sede de diocese, um acontecimento ocorrido a 22 de maio de 1545, que é visto pela igreja local como uma data histórica que é justo celebrar e perpetuar.
As obras de construção do mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, estão atrasadas devido à inexistência de materiais, ao aumento dos custos e à dificuldade em recrutar mão-de-obra para a região, o que vai obrigar a um prolongamento do prazo para a conclusão do edifício.
Mais de 600.000 jovens já se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se em Lisboa, de 1 e 6 de agosto, informou o presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar.
Jesus encarnou para nos mostrar que o Pai do Céu não abandona. Que Ele está connosco, faz caminho connosco, vem em nosso auxílio, e que nada nos pode separar do amor de Deus.
Conhecer Deus é a verdadeira vida, é a genuína alegria, pois nós fomos criados por Ele e à sua imagem e semelhança, e só n’Ele encontramos morada. E a forma como o podemos conhecer é viver ao estilo de Jesus, é ser seu discípulo, é segui-lo, é ir com Ele.
Concluiu-se este Domingo, dia 30 de abril, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, uma celebração religiosa que continua a ser uma festa transfronteiriça, dada a grande afluência de portugueses e espanhóis à capela construída na fronteira entre Portugal e Espanha.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que o processo para a nomeação de bispos “não está a funcionar” e “não é aceitável” que a diocese de Bragança-Miranda esteja sem bispo há mais de um ano.
Somos convidados a refletir nas dinâmicas do Bom Pastor que aparece às claras na nossa vida, de forma transparente, falando a linguagem do amor. Por outro lado, vale a pena pensar nas dinâmicas sedutoras que seguem a lógica do ladrão: vêm às escuras e em segredo, para dividir e enganar, destruindo a paz na vida interior e nas relações. Onde identifico estas dinâmicas na minha vida?
No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de abril vai realizar-se em Constantim, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, um evento religioso e comercial que decorre em plena fronteira e que junta habitualmente milhares de portugueses e espanhóis.
Tristes e derrotados, são surpreendidos por Jesus, que se coloca a caminho com eles. Meditando nesta narração, pensemos como Jesus nos vem buscar à tristeza e à desesperança. E fá-lo discretamente, com paciência, através de uma memória agradecida dos momentos em que experimentámos a alegria da fé.
O grupo de 11 peregrinos que caminhou de 16 a 25 de março, entre Miranda do Douro e o Santuário de Fátima, disse que esta dura experiência física e psicológica de percorrer 370 quilómetros, permitiu-lhes aprofundar o conhecimento e o respeito uns pelos outros e adquirir uma maior consciência da presença de Deus nas suas vidas.
O monge e bispo de Trondheim (Noruega), D. Erik Varden, visitou o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, que está a ser construído em Palaçoulo (Miranda do Douro), na Diocese de Bragança-Miranda, e destacou os benefícios futuros da presença da comunidade monástica na região.
Também nós trazemos sinais das feridas da vida, o desgaste do tempo que passa, a vulnerabilidade que compõe a humanidade, o amor ferido e nem sempre reconhecido. O que Jesus quer dizer a Tomé é que é um engano apoiar a fé em milagres e sentimentos, como se a fé dependesse disso.
No fim-de-semana de 15 e 16 de abril, a Comissão de Festas de Santa Bárbara 2023 de Sendim, organizou uma excursão ao Santuário de Fátima, com os propósitos de proporcionar um fim-de-semana de lazer e convívio à população e angariar receitas para a realização das festas, que vão decorrer de 8 a 13 de agosto.
D. António Montes Moreira, bispo emérito de Bragança-Miranda, disse que no Domingo de Páscoa, que a celebração da ressurreição de Jesus Cristo representa o “fundamento” da fé cristã.
O relato da aparição de Jesus ressuscitado diz ainda que «não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos». É a Palavra de Deus, rezada e meditada todos os dias, que nos afina a lente do olhar interior para ver a vida que nasce quando parece que só há aridez e dificuldade. Diante da morte, do pecado e da fragilidade, não podemos perder a esperança na vida que renasce todos os dias.
Somos convidados a dar sentido aos gestos banais, em casa, no trabalho, quando estamos com a família ou com os nossos amigos, para que se tornem mais parecidos com os gestos de Jesus. A felicidade está muito mais ao alcance das nossas mãos do que aquilo que imaginamos, na simplicidade da vida que corre e no serviço gratuito e generoso
Em Miranda do Douro, as celebrações religiosas da Semana Santa iniciaram-se no passado dia 2 de abril, com o Domingo de Ramos e prosseguem na Quinta-feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor, seguida na Sexta-feira Santa com a procissão do Enterro do Senhor e culmina com a Missa da Ressurreição, no próximo Domingo, dia 9 de abril.
De 18 a 25 de março, um grupo de 11 peregrinos, naturais de Miranda do Douro, vão percorrer os 370 quilómetros até ao Santuário de Nossa Senhora, em Fátima, com os propósitos de aprofundar a fé e os laços de amizade.
A Diocese de Bragança-Miranda informou que recebeu três nomes de padres acusados de abusos sexuais, explicando que nenhum dos visados se encontra atualmente em funções nesta zona.
«Tenho sede!». A mulher samaritana, na sua aridez interior, é convidada a usar do que tem, a sua bilha, para dar de beber a Jesus. A presença de Jesus revela o desejo de salvar esta mulher, de abrir novos horizontes de compreensão da realidade.
O administrador da diocese de Bragança-Miranda, Monsenhor Adelino Paes, escreveu uma carta aos diocesanos na qual indica que a renúncia quaresmal deste ano se destina a apoiar a Caritas da Síria e à 2.ª fase das obras da Casa Pastoral, situada no seminário diocesano de S. José, em Bragança.
A irmã Conceição Borges, pertence à congregação das Servas Franciscanas e assumiu em novembro de 2022, a coordenação da Pastoral de Juventude da diocese de Bragança – Miranda. Com a sua equipa, tem a missão de acompanhar os jovens, grupos e movimentos juvenis de toda a diocese, proporcionando-lhes atividades e encontros que os ajudem a crescer na fé, como a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.
Iniciou-se a 22 de fevereiro, o tempo da Quaresma, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, na igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, onde o padre Manuel Marques disse que este é o tempo favorável para os católicos se aperfeiçoarem na capacidade de servir e amar.
A diocese de Bragança-Miranda está preparada para acolher mais de dois mil jovens antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), avançou a diretora da Pastoral da Juventude, Conceição Borges.
No Sábado, dia 14 de janeiro, cerca de 100 peregrinos portugueses e espanhóis percorreram mais uma etapa da rota dos santuários marianos existentes na raia, desta vez entre a igreja da Virgem de La Salud, em Alcañices até à capela da Virgen de La Soledad, em Trabazos.
No dia 31 de outubro, a hospedaria do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi o palco da peça de teatro “Coros de A Rocha” de T.S. Elliot e interpretado por um grupo de amigos da Associação Para a Educação Cultura e Formação (APECEF). interpretado por um grupo de amigos da Associação Para a Educação Cultura e Formação (APECEF).
No Domingo, dia 9 de outubro, o representante da Santa Sé em Portugal, D. Ivo Scapolo, celebrou a Eucaristia na concatedral de Miranda do Douro, para depois ir conhecer a comunidade das monjas que estão a fundar um mosteiro trapista, em Palaçoulo.
Concluíram-se no Domingo, dia 28 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, em São Martinho, com a arruada pelas ruas da aldeia, seguida da celebração da missa, da procissão e as atuações dos pauliteiros e pauliteiras locais.
No sábado, dia 13 de agosto, cantou-se em mirandês, o hino das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), para assim convidar os jovens da Terra de Miranda, a participar no grande encontro mundial, que vai realizar-se em Lisboa, em agosto de 2023.