A solenidade deste dia, Jesus, Rei do Universo, talvez com uma linguagem que nos pode parecer arcaica, aponta-nos o que devemos recordar todos os dias: nós não somos deus, as coisas não são deus. Só o Deus de amor, revelado em Cristo, é efetivamente Senhor e a nossa felicidade encontra-se ao viver ao seu estilo.
O Secretariado das Comunicações Sociais, da Diocese de Bragança-Miranda, vai lançar no dia 2 de dezembro, aquando do arranque do novo ano litúrgico-pastoral, um convite aos diocesanos para fotografar os seus arranjos de Advento.
O Papa Francisco escreveu um livro dedicado ao presépio, em que aborda as várias “personagens do Natal” e a representação do nascimento de Jesus, iniciada em 1283, por São Francisco de Assis.
A mulher virtuosa é a que lança mãos à obra, encontra os meios para que o bem se faça. Ela ajuda os pobres e abre os seus braços para os que nada têm. Ela não gere somente o que lhe é dado: ela vai além e procura o fruto. Ela arrisca o Evangelho.
No dia 16 de novembro, celebrou-se em Miranda do Douro, a eucaristia alusiva ao 437º aniversário da Concatedral de Miranda do Douro, uma celebração anual que pretende recordar a importância histórica e religiosa da cidade e incutir nos mirandeses “proua” pela existência desta imponente catedral do século XVI.
No passado Domingo, dia 12 de novembro, as populações das aldeias de Paradela, Ifanes e Aldeia Nova voltaram a reunir-se na ermida de São Martinhico, em Paradela, para juntos celebrarem a festa em honra de São Martinho e assim aprofundar a amizade entre as populações.
Deus não se impõe. É necessário percorrer o caminho do seu seguimento para encher as lâmpadas com o azeite do amor oferecido. Deus é todo-poderoso em amor, pelo que só pode o que o amor pode. E o amor não se impõe: é oferecido e necessita de ser acolhido para que seja vivido.

Após o grande encontro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), nos dias 24 e 25 de novembro, Vila Flor vai acolher a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), um encontro de jovens de toda a diocese de Bragança-Miranda, que vai contar com a participação do bispo diocesano, D. Nuno Almeida.
É esta a crítica que Jesus hoje faz aos escribas e aos fariseus. Eles apontam caminhos árduos para os outros, mas vivem acomodados; eles desejam ser tidos por piedosos, sem deixar que Deus toque o íntimo do coração; eles procuram reconhecimento, títulos, privilégios, lugares de honra, reverência… tudo coisas boas quando merecidas, mas que, quando nos tornamos dependentes delas, têm o mesmo efeito que uma droga: tornamo-nos dependentes e vivemos na ansiedade por mais.
O bispo de Bragança-Miranda lançou uma nota pastoral a assinalar a Semana dos Seminários, que decorre entre 5 e 12 de novembro, sublinhando que “mais do que uma casa ou instituição, o Seminário é causa”.
A Igreja Católica celebrou a 1 de novembro a solenidade litúrgica de Todos os Santos, feriado nacional em Portugal, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.
Se os que choram, os mansos e os que têm fome e sede de justiça é que são bem-aventurados, então não é estar sempre contente, satisfeito, ou alcançar as coisas através da força que traz felicidade.
No Domingo, dia 22 de outubro, o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida presidiu à celebração do Crisma, na concatedral de Miranda do Douro, onde foram confirmados na fé da Igreja, 25 jovens mirandeses que assim concluíram o percurso inicial da formação cristã.
Vivemos verdadeiramente quando colocamos todas as nossas energias no amor pelo outro, no acolher o outro. No meio das alegrias e das interrupções, das tristezas e das grandes maratonas de serviço, o coração tem de estar sintonizado com Deus.
O presidente da Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) disse que as Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorreram em Fátima, no fim-de-semana de 21 e 22 de outubro, convidaram os catequistas a “olhar com mais atenção e profundidade” para o novo itinerário que quer “proporcionar aos mais jovens uma catequese mais viva”.
No dia 17 de outubro, a comunidade trapista do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, associou-se ao apelo do Papa Francisco e dos responsáveis católicos da Terra Santa, para a celebração de um dia de jejum e oração pela paz.
Por vezes, ficamos reféns de problemas do quotidiano que, sendo relevantes e pertinentes, não nos devem desviar do caminho que interessa: quem Deus é e como é que o louvo. No meio de polémicas políticas, muitas vezes perdemos o sentido da fé e a verdade das nossas vidas, substituindo fé por ideologia e zelo apostólico por ativismo espúrio.
Quantas vezes é que Deus já nos desafiou a amar o outro, a perdoar o outro, a fazer-nos presentes junto de quem precisa e nós preferimos as nossas próprias medidas do que é amar, perdoar e servir?
No início da peregrinação internacional aniversária de 13 de outubro, o reitor do Santuário de Fátima disse que a paz é “temática maior” e que a situação da guerra entre Israel e Palestina vai estar presente nos momentos de oração.
No dia 6 de outubro, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à Assembleia Geral do Clero e apresentou aos participantes a Comunidade dos Franciscanos Capuchinhos, que vão iniciar a sua missão na diocese.
Como estamos a usar os dons que Deus nos dá? A criatividade, o dinheiro, o tempo, as amizades, todos estes dons de Deus, como é que os gerimos? Nada há de mais triste, nem dramático, do que o sentimento de posse. É isto que nos leva ao ressentimento, a uma atitude de que algo nos é devido, quando em verdade tudo é dom, tudo é dado pelo Senhor
O bispo da diocese espanhola de Zamora, D. Fernando Valera Sánchez, vai fazer uma comunicação sobre sinodalidade ao clero de Bragança-Miranda, no próximo dia 6 de outubro.
O que nos pretende apresentar Jesus com esta provocação? Que devemos fazer o bem sem olhar a quem. O que estiver ao nosso alcance, cabe-nos fazer. E quando vemos que outros, menos empenhados, alcançam a mesma recompensa (neste caso, a vida eterna), não nos deixemos habitar pelo ressentimento ou pela inveja: tentemos transformar, assim que possível, o nosso lamento em ação de graças pela bondade do nosso Deus.
No âmbito do 106º aniversário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, a comissão de festa de Miranda do Douro está a organizar uma peregrinação, nos dias 14 e 15 de outubro, com passagens por Lamego, Batalha e a participação nas celebrações da eucaristia e da Via Sacra, em Fátima.
Ao negarmos o perdão a alguém, o ressentimento gera em nós um cinismo e dureza de coração que prejudica a nossa relação com Deus e com o mundo. Temos de ser artífices de perdão, recorrentemente, para que a ordem do amor reine.
Não se pode falar de fruto sem a morte da semente, de vida plena sem liberdade para morrer, de amor sem sacrifício, de seguimento de Cristo sem cruz. Só quem é livre para morrer é capaz de viver.
O programa religioso das festas em honra de Nossa Senhora do Naso, iniciou-se no Domingo, dia 27 de agosto, com a celebração da eucaristia e da lutuosa, o ofício rezado e cantado pelos irmãos associados da confraria do santuário, que faleceram no decorrer do último ano.
Jesus está vivo. Ele não é um sábio perdido nas páginas da história. Ele está connosco, acompanha-nos e leva-nos mais longe. Se dizemos, como Pedro, que Ele é o Filho de Deus, não devemos deixar de aproveitar a sua presença nas nossas vidas, nem de reconhecer, na nossa comunidade, os sucessores daqueles que anunciaram o Evangelho com Jesus e que, como eles, caminham com Jesus.
O Santuário de São Bartolomeu, em Argozelo, voltou a receber no dia 24 de agosto, a visita de milhares de fiéis para celebrar a missa solene e a procissão em honra do apóstolo, numa festa religiosa que é considerada uma das maiores romarias da região, ao proporcionar também música, comida, diversões e arraial.
Em Miranda do Douro, as Festas em honra de Santa Bárbara culminaram no passado Domingo, dia 20 de agosto, com a celebração da missa na concatedral, seguida da procissão pelas ruas da zona histórica da cidade, na qual voltaram a participar centenas de pessoas.
No sábado, dia 19 de agosto, foi inaugurado na aldeia de Campo de Víboras, em Vimioso, um monumento dedicado aos Missionários da Boa Nova, uma obra realizada pelos antigos alunos, com o propósito de homenagear e agradecer a educação recebida nos seminários das missões.
No âmbito das comemorações dos 478 anos da Cidade de Miranda do Douro, o novo bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, visitou pela primeira vez a cidade e presidiu à celebração da eucaristia, no Domingo, dia 9 de julho, na concatedral.
No Sábado, dia 14 de janeiro, cerca de 100 peregrinos portugueses e espanhóis percorreram mais uma etapa da rota dos santuários marianos existentes na raia, desta vez entre a igreja da Virgem de La Salud, em Alcañices até à capela da Virgen de La Soledad, em Trabazos.