O bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, vai residir no Seminário de São José, com “aqueles que o acompanham no dia-a-dia”, anunciou o prelado, no decreto de nomeações pastorais para o ano litúrgico-pastoral 2024/2025.
Na capela de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, celebrou-se no Domingo, dia 1 de setembro, a eucaristia e a lutuosa geral, em sufrágio dos associados já falecidos, da confraria de Nossa Senhora do Naso.
De 24 de agosto até 4 de setembro, a hospedaria do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, está a albergar um grupo de cinquenta pessoas (crianças, jovens e adultos) que estão a realizar um campo de férias, dedicado à oração e ao trabalho, ajudando assim as monjas trapistas.
O seguimento de Jesus é uma escolha pessoal, não é uma obrigação. E o anúncio do Evangelho nunca agradará a todos, desde o cuidado com os pobres e migrantes, que para muitos não passam de preguiçosos ou oportunistas, a um compromisso com a dignidade da vida desde a conceção até à morte, dignidade que para muitos só é defensável enquanto não contraria as suas conceções de vida cómoda.
Em Vilar Seco, celebra-se nos dias 23 e 24 de agosto, a Festa em Honra de São Bartolomeu, com um programa festivo que inclui a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso, o peditório pela aldeia acompanhado pela Banda Filarmónica de Miranda do Douro e na tarde de sábado, celebra-se a missa solene.
Já é conhecido o programa da Festa em honra de Nossa Senhora do Naso, que este ano vai decorrer no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de setembro e tem como destaques a procissão das velas até ao santuário do Naso, a missa campal presidida do bispo diocesano, D. Nuno Almeida e o novo arranjo urbanístico do parque da festa.
O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, convidou as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado a imitarem Maria, na Missa que assinalou os 75 anos de aprovação canónica da congregação, em Macedo de Cavaleiros.
Os ex-alunos dos seminários da Boa Nova, do distrito de Bragança, realizaram um novo encontro no Domingo, dia 18 de agosto, na aldeia de Campo de Víboras, no concelho de Vimioso, durante o qual apresentaram o livro “Padrão Missionário da Boa Nova – Os seminários e a sua importância no teu percurso de vida”.
O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, destacou que a Irmã Maria João Evangelista, fundadora das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS), “era uma mística”, na abertura do inquérito diocesano da Causa de beatificação e canonização.
O alimento que desce do Céu, Jesus Cristo, alimenta para sempre. A amizade, a bondade, o amor, o agradecimento, estes alimentos ficam. Tudo o resto acaba por passar, não dura mais que um instante e uma vez digerido, precisamos de mais. Uma palavra bondosa, um sorriso levam em si uma graça sem fim, que nos pode alimentar e consolar toda uma vida.
O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, destacou que a Irmã Maria João Evangelista, fundadora das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS), “era uma mística”, na abertura do inquérito diocesano da Causa de beatificação e canonização.
No âmbito das festas de Vimioso, no Domingo, dia 11 de agosto, celebrou-se a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde, com a missa solene no santuário de Nossa Senhora da Visitação, seguida da procissão para a igreja matriz e ao serão, o Festival de Folclore.
Nos dias 12 e 13 de agosto, são esperados milhares de migrantes no Santuário de Fátima, para a peregrinação internacional que este ano é presidida pelo bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes.
O espírito da murmuração abunda nos espaços que habitamos, das nossas casas aos lugares de trabalho, passando pelas igrejas. Ele inspira-nos palavras covardes nas costas de outros, maquinações conspiradoras que visam o mal de alguém e tudo isto sob a capa de uma aparente preocupação bondosa.
A Diocese de Bragança-Miranda e a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado anunciaram a 8 de agosto, a abertura do Inquérito Diocesano da Causa de canonização da fundadora, a irmã Maria de São João Evangelista.
A vila de Mogadouro celebra as festas em honra de Nossa Senhora do Caminho, de 15 a 26 de agosto, com um cartaz musical onde constam nomes como Sara Correia, Quinta do Bill, The Gift e Quim Barreiros.
A localidade de Picote, no concelho de Miranda do Douro concluiu no Domingo, dia 4 de agosto, a Festa em honra do Divino Santo Cristo, com a celebração da missa, presidida pelo picotês, Monsenhor Adelino Paes, que realçou a importância de Cristo ao longo da vida.
Jesus convida-nos a muito mais que escutar as suas palavras e comer ao seu lado. Jesus desafia-nos a segui-lo, a viver ao seu estilo. E isto implica tê-lo no centro das nossas vidas em todas as decisões. Levantar-nos, porque seguimos Cristo. Alimentar-nos, porque seguimos Cristo. Fazer o bem, porque seguimos Cristo.
As Monjas Trapistas, em Palaçoulo, concluíram a mudança para o Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, iniciando assim a vida de clausura, dedicada à oração e ao trabalho diário, com a manufatura de artigos religiosos, a doçaria tradicional e o acolhimento a grupos, famílias e visitantes.
No fim-de-semana de 2, 3 e 4 de agosto, a aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro celebra a festa honra do Divino Santo Cristo, uma das mais importantes festas religiosas desta localidade, cujo destaque, este ano, é a celebração religiosa presidida por Monsenhor, Adelino Paes.
Após 12 meses encerrada para obras de requalificação, a igreja da Misericórdia, na cidade de Miranda do Douro, voltou a acolher no Domingo, dia 21 de julho, a celebração da Eucaristia, por ocasião da Festa dos Cravos ou Festa de Santa Isabel.
Ao longo de oito dias, a vila de Sendim vai celebrar as Festas em honra de Santa Bárbara, num programa que começa a 4 de agosto, com o Festival Ibérico de Pauliteiros, seguindo-se várias atuações musicais ao longo da semana, como Cuca Roseta e Fernando Pereira e no dia 11, a festa culmina com a missa solene, a procissão e a entrega da festa aos novos mordomos.
A multiplicação dos pães aponta-nos o caminho fundamental do seguimento: colocar em Deus tudo o que nos pertence, por muito pouco que seja; confiar n’Ele, sabendo que tudo depende da graça; não vivermos para nós próprios, mas para nos oferecermos uns aos outros. É esta a vida de Jesus. E é esta a nossa vida.
Devíamos aprender de Jesus a sabedoria do descanso com outros. Pelo menos uma vez por semana, devíamos dar tempo à oração em família. Independentemente da idade, as nossas casas deveriam criar um «tempo-santuário», em que cada um possa olhar para a sua semana em silêncio, nas suas luzes e alegrias, entusiasmos e sombras, para depois, com simplicidade, pôr em comum o que viveu. É desta partilha de vida que nascem as relações que dão vida.
No fim-de-semana de 19, 20 e 21 de julho celebrar-se na aldeia de Cércio, no concelho de Miranda do Douro, a festa em honra de Santa Marinha, com um programa em que os maiores destaques são no Domingo, o peditório pela aldeia acompanhado do grupo de pauliteiros locais e a missa campal seguida da procissão.
Após vários meses encerrada para obras de requalificação, a Igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, vai reabrir no próximo Domingo, dia 21 de julho, com a celebração da tradicional Missa dos Cravos.
No Domingo, dia 14 de julho. o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, presidiu à ordenação diaconal de Nélson Vale, com vista ao sacerdócio, pedindo atenção a “novas formas de pobreza e sofrimento”.
O Santuário de Santo Ambrósio, em Macedo de Cavaleiros, foi o local do Encontro Diocesano da Catequese, uma iniciativa que juntou cerca de 250 crianças e jovens de toda a diocese de Bragança-Miranda, para assinalar o encerramento do ano catequético.
No Domingo, dia 26 de maio, a cidade de Miranda do Douro engalanou-se para comemorar os 479 anos de fundação da diocese, numa cerimónia religiosa que contou com a participação das várias paróquias do concelho, no desfile, na missa solene e na procissão.
A comunidade das Monjas Trapistas, do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo está a crescer, sendo atualmente constituída por 10 monjas, italianas, uma noviça e três postulantes, portuguesas, que decidiram servir a Deus, mediante o estilo de vida da oração e do trabalho.
Na recente visita a Miranda do Douro, para presidir à solenidade da Epifania do Senhor e festa do Menino Jesus da Cartolinha, no dia 7 de janeiro, o Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, concedeu uma entrevista na qual abordou o problema do despovoamento na região, elogiou a identidade e a cultura do povo transmontano e destacou a importância da escuta, do diálogo e da formação bíblica nas comunidades.