Contatos: 273 739 435 | 936 843 368 | 938 029 275 | Fonte Aldeia 5210-321 Miranda do Douro
O primeiro diploma rejeitado pelo Tribunal Constitucional tinha sido aprovado pela Assembleia da República no dia 29 de janeiro de 2020. (Ecclesia)

O Tribunal Constitucional pronunciou-se, por maioria, pela inconstitucionalidade da lei de despenalização da eutanásia, a segunda vez que toma esta mesma decisão relativamente à matéria, em Portugal.

A dimensão média dos agregados domésticos privados diminuiu de 3,7 para 2,5 pessoas, de 1970 a 2021, refletindo novas formas de organização familiar. (flickr)

A população portuguesa diminuiu nos últimos 10 anos, mas o número de agregados familiares aumentou 2,6%, com os núcleos monoparentais cada vez em maior número, tal como os casais sem filhos.

O projeto “Academia Familiar - Projeto de literacia para famílias de Acolhimento de idosos e Adultos com Deficiência” vai ser desenvolvido nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais. (flickr)

Mais de três dezenas de famílias de acolhimento vão receber formação específica para tratar idosos e pessoas com deficiência e prevenir algumas causas de tratamento hospitalar, no âmbito de um novo projeto apresentado em Bragança.

Os pensionistas exigem que o Governo trave a escalada dos preços de bens essenciais como o leite, a carne e o peixe. (flickr)

Centenas de reformados prometem sair à ruas nas principais cidades do país para exigir uma atualização de 60 euros em todas as reformas, bem como medidas do Governo para travar a inflação nos bens essenciais.

Entre os problemas de saúde mais frequentes estão casos de dores osteoarticulares, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, asma e cancro. (flickr)

Cerca de metade da população adulta portuguesa tem dois ou mais problemas de saúde, consequência de excessiva exposição a ecrãs, má qualidade do sono e ‘stress’, concluiu um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, agora divulgado.

Uma das inovações será a tecnologia ‘contactless’ (sem contacto), deixando de necessitar de um leitor de cartões.

Portugal vai ter um novo cartão do cidadão com um novo desenho e mais segurança, anunciou o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

“Os medicamentos com preço de venda ao público (PVP) até 10 euros têm o preço atualizado em 5% e aqueles com preços entre 10 e 15 euros serão atualizados em 2%”, adianta o Ministério da Saúde (MS). (flickr)

Os preços dos medicamentos mais baratos vão aumentar 5% para facilitar o acesso aos fármacos e evitar situações de rutura, anunciou o Ministério da Saúde, que vai avançar até junho com um conjunto de medidas nesta área.

Para reduzir os casos de professores que “andam com a casa às costas”, o ministério vai propor aos sindicatos a possibilidade de aumentar os Quadros de Zona Pedagógica (QZP), passando das atuais 10 regiões para 63. (MMD)

O Ministério da Educação quer que todos os professores possam concorrer a uma escola em 2024, e depois só abrirá vagas onde faltem docentes, interrompendo o processo de “deslocalizar professores que estavam felizes” num estabelecimento de ensino.

O programa chama-se “Mais Médicos” e aplicar-se-á às sete unidades hospitalares localizadas em Bragança, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Portalegre, Santiago do Cacém e Beja. (flickr)

Em 2024, o Governo vai lançar um programa de formação partilhada para atrair jovens médicos aos hospitais de territórios pouco povoados, um modelo que dará aos interessados benefícios salariais e de habitação.

A falta de condições no tribunal de Mogadouro prejudica muito todos aqueles que trabalham nesta casa da justiça”, principalmente durante o inverno transmontano.. (flickr)

O representante da Ordem dos Advogados (OA), no concelho de Mogadouro, reclamou melhores condições de trabalho no tribunal local, devido à falta de aquecimento no edifício, provocada pela diminuição da potência instalada no quadro elétrico.

Dados referentes a 31 de outubro de 2022 davam conta de um total de 15.790 camas, o que significa que 4.737 estavam ocupadas com casos sociais. (flickr)

Cerca de 30% dos doentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados são casos sociais, revelou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

O aumento do custo de vida, por exemplo, através do aumento do preço de produtos alimentares e da energia como o assunto mais preocupante para os portugueses: (flickr)

O aumento do custo de vida, como consequência da inflação exacerbada pela guerra na Ucrânia, assim como a pobreza e a exclusão social são as questões que mais preocupam os portugueses, de acordo com o último Eurobarómetro.

Inaugurado a 16 de julho de 2022, o Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TT) disponibilizou duas salas de trabalho, com acesso à internet, para que os 15 trabalhadores pudessem trabalhar à distância. (HA)

No dia 4 de janeiro, o Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TT), em Sendim, foi o local de trabalho, das 15 pessoas que integram a iniciativa Rural Experience, que está a decorrer de 2 a 8 de janeiro, no concelho de Miranda do Douro.

A degradação das condições de trabalho levaram a pedir ao Presidente da República, a convocação do Conselho de Estado para discutir o funcionamento da Justiça. (flickr)

Os funcionários judiciais abrem o ano em protesto, contra a degradação das condições de trabalho e em defesa de mais contratações, sob pena de se pôr em causa o regular funcionamento dos tribunais.

Todos os alunos que queiram continuar os estudos superiores terão de fazer a prova de Português.

Os alunos terão de realizar quatro exames nacionais para se candidatarem ao ensino superior, sendo Português obrigatório e as três provas restantes definidas pelas instituições de ensino para onde pretendem ir, revelou o ministério.

O BUPi é uma plataforma que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos e mistos, remotamente, de forma simples e gratuita, num balcão ou ‘online’ (através da página https://bupi.gov.pt/).

O Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma de registo e cadastro do território, atingiu “um milhão de propriedades identificadas” até ao final de 2022, com a participação de mais de 162 mil proprietários de prédios rústicos e mistos.

No dia em que milhares de alunos deveriam regressar às aulas após a interrupção letiva do Natal, os professores voltam a estar em greve, com paralisações convocadas por três sindicatos. (MMD)

O segundo período do ano letivo arranca esta terça-feira, dia 3 de janeiro, mas muitos alunos poderão não regressar ainda às aulas devido à realização de greves de professores, que se prolongam durante todo o mês de janeiro.

No dia 21 de dezembro, o Lar de Nosso Senhor da Misericórdia, em Miranda do Douro, voltou a celebrar a festa de Natal, com a Eucaristia e um almoço convívio para as pessoas idosas, os funcionários e a direção da instituição.

Na campanha deste Natal, realizada ao longo de sábado, dia 17 de dezembro, participaram 12 voluntários, que estiveram presentes nos supermercados do concelho de Miranda do Douro. (HA)

Dada a proximidade ao Natal, voltou a realizar-se em Miranda do Douro, a iniciativa “Unidos por um sorriso”, uma campanha solidária de angariação de bens alimentares, para oferecer às famílias e pessoas mais carenciadas do concelho de Miranda do Douro.

No sábado, dia 3 de dezembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso vai celebrar o 90º aniversário, assinalando assim a longevidade desta associação que foi fundada em 1932, com a missão de proteger “desinteressadamente” pessoas e bens e desenvolver atividades culturais, de recreio e desportivas.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vimioso (AHBVV) foi fundada em 12 de Setembro de 1932.

O novo ano letivo no agrupamento de escolas de Miranda do Douro (AEMD) iniciou com 100% na colocação de professores, mas o surgimento de três baixas médicas de docentes está a dificultar o normal funcionamento das escolas.

No agrupamento de escolas de Miranda do Douro há três situações de falta de professores, devido a situações de doença. (MMD)
Atualmente, vivem no concelho cinco famílias: quatro residem na cidade de Miranda do Douro e uma família vive em Sendim. (flickr)

Desde o início da guerra da Ucrânia, o concelho de Miranda do Douro acolheu a vinda de cinco famílias refugiadas ucranianas, disponibilizando-lhes apoios na habitação, alimentação, frequência escolar e na procura de trabalho, ajudas que são preciosas para estas famílias do leste da Europa, que perderam tudo com o deflagrar da guerra.

Na operação “Censos Sénior” do ano passado, a GNR sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos ou isolados. (HA)

A Guarda Nacional Republicana realiza durante todo o mês de outubro a operação “Censos Sénior 2022”, que visa garantir junto da população mais idosa condições de segurança.

As atividades sociais, culturais e educacionais promovidas pela universidade sénior têm como grande objetivo a promoção de um envelhecimento ativo e o convívio social. (HA)

A universidade sénior de Miranda do Douro realizou no dia 26 de setembro, a abertura solene do ano letivo 2022/2023, com a apresentação das atividades e dos professores, numa cerimónia que contou com a participação da presidente do município, Helena Barril.

A sessão de informação foi organizada pelos técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Miranda CumBida. (HA)

Realizou-se na tarde do dia 20 de setembro, no salão da junta de freguesia de Águas Vivas, a sessão de informação “Bamos a cuidar de ls nuossos”, destinada à população idosa, sobre temas como o estatuto do cuidador informal, os serviços prestados pelas IPSS, a ação social do município e a segurança da população idosa.

Foram reabilitadas quatro habitações nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim. (HA)

Quatro famílias do concelho de Miranda do Douro viram a sua casa reabilitada graças ao trabalho de jovens voluntários da associação “Just a Change” e ao financiamento conjunto da Movhera, a concessionária das barragens do Douro e da Câmara Municipal.

A presidente do município Helena Barril e o vice-presidente, Nuno Rodrigues, receberam a visita dos professores do Agrupamento de Escola de Miranda do Douro (AEMD). (HA)

Como é tradição no início de cada ano letivo, os professores que vão lecionar nas escolas do concelho de Miranda do Douro, foram recebidos na tarde do dia 15 de setembro, pela presidente, Helena Barril, e pelo vice-presidente, Nuno Rodrigues, no salão nobre da Câmara Municipal, onde foram apresentadas várias medidas de apoios às escolas.

De 21 de agosto a 4 de setembro, jovens voluntários da associação “Just a Change” estão a reabilitar 4 casas de habitação, nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim, um projeto que é cofinanciado pela empresa Movhera e pelo município de Miranda do Douro.

Os jovens voluntários da associação "Just a Change" com o casal de pessoas idosas, Abel e Graciosa, junto à sua habitação, em Malhadas. (HA)
A apresentação da obra inseriu-se nas festas da freguesia e do Divino Santo Cristo, que se celebrou nos dias 6 e 7 de agosto. (HA)

Foi apresentado no dia 6 de agosto, na Casa do Povo de Picote, o livro ”Freguesia de Picote: estudo demográfico (1796-1900)”, trata-se de uma obra científica onde a autora, Alda Maria Preto Miguel, dá informações sobre o número de habitantes, casas, nascimentos, casamentos, óbitos e outros dados demográficos sobre a população picotesa, no final do século XVIII e ao longo do século XIX.

Segundo o professor Henrique Pereira, a obra «Rostos de uma Barragem» é um importante documento social e histórico. (HA)

No sábado, dia 30 de julho, o Barrocal do Douro (Picote) foi o local escolhido para a apresentação do livro de fotografias «Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz», que consiste numa compilação de fotografias e textos que retratam a vida dos operários na construção da barragem de Picote, na década de 1950.

ÀS 10h30, celebrou-se a Missa solene na capela de Santa Luzia. (HA)

Celebrou-se no Domingo, dia 31 de julho, a festa em honra da Santa Luzia, padroeira dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, uma corporação que este ano celebrou o 62º aniversário.

No dia 18 de julho, na aldeia da Granja, e no decorrer da festa da padroeira, Santa Marinha, foi inaugurada a requalificação do adro da Igreja, uma obra há muito desejada pela população local e que veio dar mais beleza à aldeia.

No dia 13 de julho, Sendim, comemorou o 32º aniversário de elevação a vila, numa cerimónia que se iniciou com a reabertura da Casa da Cultura Sendinesa, seguida da missa em sufrágio dos sendineses já falecidos, o jantar convívio, a atuação dos grupos tradicionais, a entrega dos prémios aos melhores alunos do ano letivo 2021/2022 e o baile final.

Já a pensar no próximo ano letivo, o município de Vimioso volta a promover o curso técnico superior profissional (CTESP), em Termalismo e Bem-Estar, com os propósitos de qualificar os jovens para trabalhar nas Termas de Vimioso e assim proporcionar a sua fixação no concelho.

No dia 13 de julho, comemora-se o 32º aniversário de elevação de Sendim a vila, com um programa cultural e religioso, cujo destaque é a apresentação da nova coleção de livros da biblioteca, o regresso às atuações do rancho folclórico local e a entrega de prémios aos melhores alunos, do ano letivo 2021/22.

Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.