Miradouro
Rua do Mercado, Miranda do Douro, +351 914 224 417. Todos os dias 8h-22h
20240610_150910
Em 2023, o índice de envelhecimento atingiu o valor de 188,1 idosos por cada 100 jovens. (HA)

Em 2023., a população residente em Portugal aumentou pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da “Operação Verão Seguro 2024”, com reforço em todo o país de patrulhamento, apoio e fiscalização, sobretudo em zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas.

A operação decorre até 15 de setembro e abrange os locais de veraneio, eventos, os estabelecimentos e locais de diversão noturna, os principais eixos rodoviários, fronteiras, residências e proteção da floresta. (flickr)
Dos mais de 156 mil alunos que se inscreveram para os exames nacionais este ano, 57% pretendem concorrer ao ensino superior. (MMD)

Os exames nacionais do ensino secundário começam a 14 de junho, com a prova de Português do 12.º ano, a disciplina com mais alunos inscritos e a de Mandarim para os estudantes do 11.º ano.

A esperança média de vida à nascença tem vindo a aumentar em Portugal – em 1974 era de 68 anos e atualmente é de 81 anos. (HA)

O Conselho Económico e Social (CES) vai realizar dois estudos ibéricos sobre como podem as sociedades responder à maior longevidade das populações, que em Portugal é superior aos 80, mas inclui vários anos sem vida saudável.

Os resultados das provas do 9.º ano serão conhecidos a 8 de julho. (HA)

Os alunos do 9.º ano realizam a 12 de junho a prova nacional de matemática, em formato papel, depois de o Governo ter anulado a decisão da anterior equipa ministerial de realizar a prova final em formato digital.

20240610_122024
A Festa da Amizade é uma oportunidade de encontro e de convívio entre as gentes do concelho de Miranda do Douro. (HA)

No dia 10 de junho, mais de um milhar de pessoas participaram na Festa da Amizade, no Santuário de Nossa Senhora do Naso, uma iniciativa anual do município de Miranda do Douro, com o propósito de promover o convívio entre as pessoas idosas de todo o concelho.

A maior parte dos estrangeiros residentes em Portugal tem idades entre os 25 e os 44 anos. (flickr)

Em 2023, a população estrangeira em Portugal aumentou cerca de 33%, totalizando mais de um milhão de imigrantes a viver legalmente no país, segundo informações apresentadas pelo Governo.

A jurista contratada pela Câmara Municipal de Vimioso, para assessoria jurídica, foi acusada pelo Ministério Público (MP) de procuradoria ilícita, por não ter as qualificações exigidas nem estar inscrita na Ordem dos Advogados ou dos Solicitadores.

Em Portugal, há mais 1,7 milhões de utentes sem médico de família. (MMD)

O Governo vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família e está a desenvolver um modelo de incentivos para os médicos que ultrapassam as 150 horas obrigatórias por lei nas urgências, anunciou a ministra da Saúde.

Os mais de 3,8 milhões de proprietários que receberam notas de cobrança de IMI têm até hoje, 31 de maio, para pagar a primeira prestação ou a totalidade do imposto.

As comarcas de Bragança e Portalegre são as que têm menos magistrados, cada uma das comarcas com 15 juízes. (HA)

No final de 2023, havia 1.917 juízes, dos quais 1.777 em efetividade de funções, menos 13 do que no final de 2022, segundo dados oficiais que apontam ainda 135 magistrados em comissões de serviço e 52 aposentações.

No dia 20 de maio, mais de meia centena de pessoas das freguesias de Prado Gatão e Palaçoulo participaram nas sessões de esclarecimento e aderiram ao Seguro de Saúde Municipal, uma medida que de acordo com a presidente, Helena Barril, visa reduzir o tempo de espera da população por cuidados médicos especializados.

Em 2023, os contribuintes portugueses consignaram 33,2 milhões de euros de IRS, superando os 30,5 milhões atribuídos no ano anterior, segundo dados do Ministério das Finanças.

Iniciou a 1 de maio, o prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI), sobre os prédios rústicos e urbanos, sendo que para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

D. Nuno Almeida presidiu à celebração da Bênção dos Finalistas, na catedral de Bragança. (Ecclesia)

O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida presidiu à Missa de Bênção dos Finalistas, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), desafiando os jovens a associar ao “exercício da liberdade um grande sentido de responsabilidade”.

A Semana do Bem-Estar Digital decorre de 28 de abril a 4 de maio. (HA)

A proibição dos telemóveis nas escolas sem ouvir os alunos é criticada por alguns especialistas, que defendem que os jovens podem ajudar a encontrar as melhores soluções para os manter ligados tanto à escola como à internet.

Uma réplica da coluna comandada pelo capitão Salgueiro Maia, que há 50 anos saiu de Santarém rumo a Lisboa. (flickr)

 Portugal celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril, com um programa de comemorações alargado que inclui a tradicional sessão solene no parlamento e o desfile na avenida da Liberdade, em Lisboa e com iniciativas em todo o país.

A iniciativa "Transformando Relações: Palestras Inspiradores" da autoria do coach profissional André Fernandes, foram uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV). (HA)

O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) promoveu na quarta-feira, dia 10 de abril, duas palestras dedicadas aos temas do bullying e do amor, dirigidas aos alunos e pais e ministradas pelo coach e escritor, André Fernandes.

Os detidos foram presentes no dia 9 de abril, no Tribunal Judicial de Miranda do Douro, para aplicação das medidas de coação. (foto: GNR)

O Comando Territorial de Bragança, através do Posto Territorial de Miranda do Douro, deteve a 9 de abril, quatro homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, por posse de armas e munições proibidas e caça ilegal, no concelho de Miranda do Douro.

O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina no dia 30 de junho.

No final da primeira semana, o Portal das Finanças registou a submissão de mais de 1,2 milhões de declarações anuais do IRS, sendo que os contribuintes dispõem de três meses para cumprir esta obrigação declarativa.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, veio a Vimioso no dia 26 de março, para inaugurar o renovado quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR), que dispõe agora de melhores condições de conforto para os 21 militares que aí trabalham.

Os serviços do Seguro Municipal de Saúde funcionam de segunda-feira a sexta-feira, no piso inferior da Junta de Freguesia de Miranda do Douro. (HA)

Cerca de 1200 pessoas residentes no concelho de Miranda do Douro já aderiram ao Seguro Municipal de Saúde, uma medida implementada pelo município com a finalidade de proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

Foram apreendidos 15 objetos em ouro, 25 munições, 26 artigos em linho e um telemóvel. (foto: GNR)

Militares da GNR afetos ao Núcleo de Investigação Criminal de Miranda do Douro constituíram arguida uma mulher de 48 anos por furto em residência, no concelho de Vimioso.

O Instituto Português de Oncologia do Porto, a Europacolon Portugal e a Digestive Cancers Europe promoveram uma sessão focada na prevenção do cancro digestivo, uma doença que mata 24 pessoas por dia em Portugal.

Vimioso acolheu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, uma dezena de estudantes de medicina, no âmbito do “Med On Tour”, uma iniciativa que possibilitou o contato dos futuros médicos com a população idosa do concelho e a sensibilização das crianças e jovens para estilos de vida saudáveis.

Várias fontes confirmaram que o episódio de sodomização ocorreu cerca das 12:30 de sexta-feira, 19 de janeiro, no interior do estabelecimento de ensino. (AEV)

A família do aluno de 11 anos sodomizado por oito colegas, com idades entre os 13 e os 16 anos, na escola de Vimioso, está a receber apoio psicológico, indicou a Associação de Pais.

Cerca de 15 mil elementos da PSP e da GNR participaram a 24 de janeiro na manifestação, em Lisboa, convocada pela plataforma de sindicatos policiais, disse fonte da estrutura, que considerou o protesto de histórico.

A iniciativa vai juntar cerca de 30 alunos seniores da disciplina de Boas Práticas de Subtilidade Ambiental e a cada mês vai percorrer as aldeias do concelho. (foto: USMD)

A Universidade Sénior de Miranda do Douro (USMD) pretende recolher os resíduos sólidos das aldeias do concelho, para os transformar em obras de arte urbana, numa parceria com a Resíduos do Nordeste, informou a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril.

O Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro é constituído por 38 escuteiros e 11 dirigentes. (A1254MD)

O Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro celebrou no passado mês de dezembro, o 20º aniversário, tendo sido felicitado pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) pelo trabalho desenvolvido na educação não-formal das crianças e jovens mirandeses.

Ceca de 30 militares da GNR, do Destacamento Territorial de Miranda do Douro, realizaram uma vigília de protesto. (PM)

Em Miranda do Douro, cerca de 30 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram uma vigília na noite de 21 de janeiro, no Largo Dom João III, para exigir a igualdade de tratamento entre as forças de segurança e melhores condições de trabalho.

O estudo que é apresentado a 23 de janeiro, em Lisboa, inquiriu 1.704 residentes em todo o país, maiores de 16 anos. (flickr)

A “consulta descontrolada” da oferta digital, internet e redes sociais, contribui para um estado de alienação social, desenvolvendo um padrão de comportamento cujas relações ‘online’ se constituem como a zona de conforto, alerta um estudo agora divulgado.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) foi fundada no dia 4 de junho de 1960, tendo celebrado 63 anos. (HA)

No dia 11 de janeiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) realizou as eleições dos corpos gerentes para o triénio 2024-2026, tendo sido eleito presidente da direção, José Augusto Martins Raposo.

O suspeito, foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mogadouro. (GNR)

A GNR de Mogadouro apreendeu nove armas de fogo e munições a um homem de 42 anos, no âmbito de uma investigação por ameaças.

A freguesia de Miranda do Douro está a apoiar as famílias economicamente mais vulneráveis, na submissão de candidaturas à 2º fase do programa “Vale Eficiência”, que consiste na atribuição de um apoio financeiro para melhorar a eficiência energética das habitações.

Segundo a Fenprof, as disciplinas com mais carência de professores são informática, português, história e matemática (do 3.º ciclo e ensino secundário). (Fenprof)

A 3 de janeiro, cerca de 40 mil alunos recomeçaram as aulas sem terem todos os professores, de acordo com cálculos da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

No dia 28 de dezembro, realizou-se em Vimioso, a eleição dos corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (AHBVV), tendo sido reeleito como presidente da direção, Hélio Alves, para o triénio 2024-2026.

A incidência de gripe apresentou uma tendência crescente na semana de 18 a 24 de dezembro, tendo sido identificados 910 casos positivos, 837 dos quais do tipo A, indicou o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Este ano, participaram na campanha 18 voluntários, pertencentes ao agrupamentos de escuteiros locais, à delegação da Cruz Vermelha e aos atletas do Grupo Desportivo Mirandês. (HA)

No sábado, dia 25 de novembro voltou a realizar-se em vários supermercados do concelho de Miranda do Douro, a campanha de recolha de alimentos “Unidos por um sorriso”, uma iniciativa solidária que envolveu a participação de 18 voluntários e durante a qual foram recolhidos cerca de 1300 quilos de alimentos.

No dia 7 de outubro, as Termas de Vimioso vão organizar mais uma “Caminhada com a Médica”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que desta vez vai esclarecer os participantes sobre a doença da artrose e dar conselhos para um estilo de vida mais saudável.

Entre 12 a 15 de setembro, as escolas vão abrir oficialmente o novo ano letivo. (HA)

A 12 de setembro inicia-se o ano letivo 2023/2024, para cerca de 1,3 milhões de alunos, do 1.º ao 12.º ano, mas muitas destas crianças e jovens ainda não têm professores nas escolas, para todas as disciplinas.

O problema de falta de professores deve-se a questões de carreira e motivacionais. (flickr)

O ministro da Educação, João Costa, alertou que Portugal vai precisar de mais de 30 mil professores até 2030, frisando que a docência é uma “profissão com futuro”.

Daniel Ribeiro, de 37 anos e Celine Rodrigues, de 35, são um casal de jovens lusodescendentes, que vivem e trabalham em Paris (França).

Daniel Ribeiro, de Braga e Celine Rodrigues, de Algoso, são um casal de jovens lusodescendentes, que vivem e trabalham em Paris (França). Conheceram-se no decorrer de umas férias, no mês de agosto. Namoraram durante sete anos, depois casaram e hoje são pais de três filhos. Num futuro próximo, esta jovem família pondera mudar-se para Portugal, com o objetivo de conciliar melhor a vida profissional e familiar e assim ter mais tempo (e espaço) para o lazer.

Os professores pedem a redução do trabalho administrativo (32,4%), o respeito pelo horário de trabalho (24%) e a diminuição do número de alunos com que trabalham (18,4%). (AEMD)

No último ano letivo, a burocracia foi o maior problema sentido pelos professores, ouvidos num inquérito da Federação Nacional de Educação (FNE), que revelam preocupação com a progressão na carreira, a falta de recursos para recuperação de aprendizagens e vontade de se aposentar.

Os Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro comemoraram o 63º aniversário, no Domingo, dia 30 de julho, com a celebração da festa em honra da padroeira, Santa Luzia e a cerimónia de homenagem a vários membros da corporação, com a atribuição de divisas e de medalhas.

De acordo com as listas definitivas, publicadas a 25 de julho, a maioria dos docentes (cerca de 5.600), vão entrar nos quadros através do mecanismo de vinculação dinâmica. (AEV)

Quase oito mil professores vão entrar este ano para os quadros do Ministério da Educação, a maioria através do novo mecanismo de vinculação dinâmica, anunciou o ministro João Costa.

No dia 8 de maio, os alunos da Escola Básica de Vimioso participaram nas sessões de ciência, ministrados pela bióloga, Rosário Martins, que neste seu regresso ao concelho de origem, aguçou a curiosidade e o interesse dos mais novos pela investigação e o conhecimento científico.

A Caritas Portuguesa vai arrancar com um novo peditório nacional, numa altura em que o país atravessa “uma situação crítica em termos sociais”, considera a presidente do organismo, segundo a qual os pedidos de ajuda continuam a aumentar.

Em Sendim, a Oficina do Idoso, acontece duas vezes por semana, às 3ª e 6ª feiras, entre as 14h00 e as 17h30. (HA)

Nas tardes de 3ª e 6ª feiras, a antiga Escola Primária de Sendim, é o local de encontro dos participantes na Oficina do Idoso, uma iniciativa da União de Freguesias local, que tem por objetivos retirar as pessoas idosas da solidão e proporcionar-lhes tardes de convívio, de aprendizagem e partilha de saberes.

A iniciativa "Ir a caminhos" é organizada pela Junta de Freguesia de Picote, duas vezes durante o ano. (fotos: FP)

No Sábado, dia 25 de fevereiro, a junta de freguesia de Picote voltou a organizar a iniciativa “Ir a Caminhos”, uma tradição comunitária que teve por objetivo executar trabalhos de limpeza e melhoramento dos caminhos rurais, que simultaneamente promoveu o sentido de pertença entre os picoteses.

Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.