Contatos: 273 739 435 | 936 843 368 | 938 029 275 | Fonte Aldeia 5210-321 Miranda do Douro

A universidade sénior de Miranda do Douro realizou no dia 26 de setembro, a abertura solene do ano letivo 2022/2023, com a apresentação das atividades e dos professores, numa cerimónia que contou com a participação da presidente do município, Helena Barril.

As atividades sociais, culturais e educacionais promovidas pela universidade sénior têm como grande objetivo a promoção de um envelhecimento ativo e o convívio social. (HA)
A sessão de informação foi organizada pelos técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Miranda CumBida. (HA)

Realizou-se na tarde do dia 20 de setembro, no salão da junta de freguesia de Águas Vivas, a sessão de informação “Bamos a cuidar de ls nuossos”, destinada à população idosa, sobre temas como o estatuto do cuidador informal, os serviços prestados pelas IPSS, a ação social do município e a segurança da população idosa.

Foram reabilitadas quatro habitações nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim. (HA)

Quatro famílias do concelho de Miranda do Douro viram a sua casa reabilitada graças ao trabalho de jovens voluntários da associação “Just a Change” e ao financiamento conjunto da Movhera, a concessionária das barragens do Douro e da Câmara Municipal.

A presidente do município Helena Barril e o vice-presidente, Nuno Rodrigues, receberam a visita dos professores do Agrupamento de Escola de Miranda do Douro (AEMD). (HA)

Como é tradição no início de cada ano letivo, os professores que vão lecionar nas escolas do concelho de Miranda do Douro, foram recebidos na tarde do dia 15 de setembro, pela presidente, Helena Barril, e pelo vice-presidente, Nuno Rodrigues, no salão nobre da Câmara Municipal, onde foram apresentadas várias medidas de apoios às escolas.

O ensino do mirandês está "consolidado" nas escolas de Miranda do Douro como disciplina opcional, que começou a ser lecionada no ano letivo de 1986/87.

A maior parte dos alunos que vão frequentar o próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), escolheu a disciplina de Língua e Cultura Mirandesa, informou o diretor do agrupamento.

No ano letivo 2022/2023, o número de crianças “é o mais baixo de sempre”, com apenas dois alunos que vão frequentar o 2.º e 3.º anos, do 1.º ciclo do ensino básico. (AEMD)

A escola do 1.º ciclo, em Palaçoulo, vai iniciar o novo ano letivo com apenas dois alunos, na perspetiva de manter aberto o estabelecimento no próximo ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram colocados 727 novos alunos nas 21 licenciaturas em Educação Básica.

Foram colocados mais de 700 novos estudantes nos cursos superiores de Educação Básica, revelam os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

O município de Vimioso justifica estas alterações com o propósito de melhorar a qualidade de vida das famílias com dificuldades. (HA)

No atual contexto de crise económica e demográfica, o município de Vimioso decidiu reforçar os apoios à natalidade e infância, aos estudantes do ensino superior e às pessoas mais desfavorecidas que residem no concelho.

Uma das missões da associação passa pela criação de um gabinete de apoio ao cigano, uma vez que a comunidade tem uma elevada presença no planalto mirandês. (flickr)

A sub-região do Planalto Mirandês, que engloba os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, passa a dispor de uma associação destinada à realização de atividades e serviços direcionados para a valorização da comunidade cigana.

Segundo a autarquia mogadourense, só nos últimos três meses foram transportados para Bragança, Porto e Vila Real mais de uma centena de doentes para consulta e exames complementares de diagnóstico. (flickr)

O município de Mogadouro alargou de “forma substancial” o apoio aos doentes do concelho, através do transporte gratuito para consultas ou exames de diagnóstico para todas as especialidades médicas, informou o presidente da autarquia.

De 21 de agosto a 4 de setembro, jovens voluntários da associação “Just a Change” estão a reabilitar 4 casas de habitação, nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim, um projeto que é cofinanciado pela empresa Movhera e pelo município de Miranda do Douro.

Os jovens voluntários da associação "Just a Change" com o casal de pessoas idosas, Abel e Graciosa, junto à sua habitação, em Malhadas. (HA)

No dia 10 de agosto, o município de Miranda do Douro promoveu, em São Pedro da Silva, uma lanhe-convívio acompanhado de uma sessão de informação e esclarecimento aos emigrantes, com o objetivo de homenagear os portugueses que vivem a trabalham no estrangeiro.

A rotatividade é mais elevada nas escolas onde há mais beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE), onde os alunos têm notas mais baixas e os pais têm menos escolaridade. (flickr)

A rotatividade de professores “é elevada” e “preocupante” em Portugal, segundo um estudo nacional que revela que é nas escolas socioeconómicas mais desfavorecidas que os docentes menos querem estar.

“Em termos de estupefacientes, foram apreendidas 38 plantas de canábis, 1.006 doses de haxixe e 55 doses de liamba”, concretizou a fonte oficial da GNR. (flickr)

A GNR deteve cinco homens com idades compreendidas entre os 25 e 42 anos, suspeitos de tráfico de droga, em Miranda do Douro, divulgou a força de segurança.

A apresentação da obra inseriu-se nas festas da freguesia e do Divino Santo Cristo, que se celebrou nos dias 6 e 7 de agosto. (HA)

Foi apresentado no dia 6 de agosto, na Casa do Povo de Picote, o livro ”Freguesia de Picote: estudo demográfico (1796-1900)”, trata-se de uma obra científica onde a autora, Alda Maria Preto Miguel, dá informações sobre o número de habitantes, casas, nascimentos, casamentos, óbitos e outros dados demográficos sobre a população picotesa, no final do século XVIII e ao longo do século XIX.

Segundo o professor Henrique Pereira, a obra «Rostos de uma Barragem» é um importante documento social e histórico. (HA)

No sábado, dia 30 de julho, o Barrocal do Douro (Picote) foi o local escolhido para a apresentação do livro de fotografias «Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz», que consiste numa compilação de fotografias e textos que retratam a vida dos operários na construção da barragem de Picote, na década de 1950.

ÀS 10h30, celebrou-se a Missa solene na capela de Santa Luzia. (HA)

Celebrou-se no Domingo, dia 31 de julho, a festa em honra da Santa Luzia, padroeira dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, uma corporação que este ano celebrou o 62º aniversário.

No dia 18 de julho, na aldeia da Granja, e no decorrer da festa da padroeira, Santa Marinha, foi inaugurada a requalificação do adro da Igreja, uma obra há muito desejada pela população local e que veio dar mais beleza à aldeia.

No dia 13 de julho, Sendim, comemorou o 32º aniversário de elevação a vila, numa cerimónia que se iniciou com a reabertura da Casa da Cultura Sendinesa, seguida da missa em sufrágio dos sendineses já falecidos, o jantar convívio, a atuação dos grupos tradicionais, a entrega dos prémios aos melhores alunos do ano letivo 2021/2022 e o baile final.

Já a pensar no próximo ano letivo, o município de Vimioso volta a promover o curso técnico superior profissional (CTESP), em Termalismo e Bem-Estar, com os propósitos de qualificar os jovens para trabalhar nas Termas de Vimioso e assim proporcionar a sua fixação no concelho.

No dia 13 de julho, comemora-se o 32º aniversário de elevação de Sendim a vila, com um programa cultural e religioso, cujo destaque é a apresentação da nova coleção de livros da biblioteca, o regresso às atuações do rancho folclórico local e a entrega de prémios aos melhores alunos, do ano letivo 2021/22.

No Domingo, dia 10 de julho, Miranda do Douro celebrou o 477º aniversário de elevação a cidade, com uma cerimónia que começou com o hastear da bandeira na Câmara Municipal, seguida de uma homenagem às personalidades e empresas que mais se destacaram no concelho de Miranda do Douro e uma missa de ação de graças, na concatedral.

Augusto Fernandes, presidente do Núcleo dos Antigos Combatentes de Miranda do Douro, foi militar em Angola, entre 1965 e 1967 e expressou satisfação pela homenagem aos ex-militares. (HA)

No dia 9 de julho e no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, o município de Miranda do Douro prestou homenagem aos ex-combatentes do Ultramar, naturais do concelho, com a celebração da Missa, a inauguração de um memorial e de uma exposição fotográfica.

Segundo o relatório do Observatório da Emigração, em 2019 existiam cerca de 2,6 milhões de portugueses emigrados. (flickr)

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal, a médio ou longo prazo, e 73% já investiram ou consideram como provável investir no seu país, segundo um inquérito da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

O aumento extraordinário deverá chegar a cerca de dois milhões de pensionistas e terá um custo da ordem dos 200 milhões de euros, de acordo com o executivo. (flickr)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto que regulamenta a atualização extraordinária das pensões, medida prevista no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.