Miradouro
Rua do Mercado, Miranda do Douro, +351 914 224 417. Todos os dias 8h-22h
O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate a história e o futuro da União Europeia (UE), bem como as oportunidades e os desafios. (flickr)

Miranda do Douro vai acolher a sétima edição da escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, conhecida por Summer CEmp, uma iniciativa que pretende colocar em debate o futuro da União Europeia (UE).

A entrega da declaração anual do IRS decorre de 1 de abril até 30 de junho.

O prazo para os contribuintes consultarem os valores das deduções à coleta do IRS, apurados pela Autoridade Tributária (AT) e para reclamarem se deles discordarem, decorre de 18 a 31 de março.

A operação “Spring Break 2024” envolve ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras. (MMD)

A partir de 18 de março, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar no âmbito das viagens de finalistas.

O novo arquivo surge depois da reconversão da antiga escola preparatória Trindade Coelho que foi transformada num edifício polivalente. (Flickr)

Após mudança de instalações, o novo edifício do Arquivo Municipal de Mogadouro abre ao público em maio, com a finalidade de proporcionar condições de investigação sobre a história do concelho mogadourense.

A jornalista abordou o encontro de apresentação do manifesto de juízo do movimento católico “Comunhão e Libertação”, sobre ato eleitoral de 10 de março. (Ecclesia)

A jornalista Raquel Abecasis defendeu, em entrevista à Agência ECCLESIA, que o direito de voto é uma “responsabilidade individual” e é “o mínimo” que cada cidadão pode fazer para depois “exigir uma sociedade que seja ideal”.

As pessoas com diabetes que não são acompanhadas, correm o risco de desenvolver situações complicadas de pé diabético e de amputações. (flickr)

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) pediu uma “estratégia coordenada” para a diabetes, que considera “um problema grave de saúde pública”, lembrando que há falhas no diagnóstico precoce e no acompanhamento das complicações.

«Mulheres líderes: Rumo a um futuro mais risonho» é o tema do encontro que decorre no dia 6 de março, em Roma, na Cúria dos Jesuítas. (Ecclesia)

A Caritas Internationalis e as embaixadas da Austrália e do Reino Unido junto da Santa Sé organizaram um encontro para abordar a “liderança das mulheres” num mundo de “desafios globais” e para o contributo que as mulheres dão na construção mundial.

A associação nasceu como o intuito de fomentar nas crianças e nos jovens o gosto pelo estudo de diferentes áreas de ensino, especialmente da matemática.

O prémio anual Álvaro Batista Gonçalves foi entregue ao professor Fernando Pena, pelo trabalho desenvolvido com os seus alunos, que o veem como um docente exigente, com sentido de humor e que “ensina imensa matemática quase sem darem conta”.

No Instituto Politécnico de Bragança, o abandono escolar foi de 16,6%.

Cada vez mais estudantes estão a desistir do ensino superior público após o primeiro ano do curso e é sobretudo no interior do país que o abandono escolar está a aumentar.

Os serviços do Seguro Municipal de Saúde funcionam de segunda-feira a sexta-feira, no piso inferior da Junta de Freguesia de Miranda do Douro. (HA)

Cerca de 1200 pessoas residentes no concelho de Miranda do Douro já aderiram ao Seguro Municipal de Saúde, uma medida implementada pelo município com a finalidade de proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

Foram apreendidos 15 objetos em ouro, 25 munições, 26 artigos em linho e um telemóvel. (foto: GNR)

Militares da GNR afetos ao Núcleo de Investigação Criminal de Miranda do Douro constituíram arguida uma mulher de 48 anos por furto em residência, no concelho de Vimioso.

O Instituto Português de Oncologia do Porto, a Europacolon Portugal e a Digestive Cancers Europe promoveram uma sessão focada na prevenção do cancro digestivo, uma doença que mata 24 pessoas por dia em Portugal.

No dia 26 de fevereiro, os alunos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro receberam a visita da Caritas Diocesana de Bragança-Miranda, que apresentou o Grupo de Emergência e Catástrofes (GEC), com o qual presta apoio às populações em caso de calamidades, como os incêndios florestais.

As inscrições nas provas são feitas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), que está disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt.

Decorrem de 26 de fevereiro até 8 de março, as inscrições para os exames nacionais de acesso ao ensino superior, dirigidos aos alunos do ensino secundário, sendo que as inscrições são feitas numa plataforma eletrónica.

O valor que cada contribuinte consegue abater ao seu IRS está diretamente relacionado com as faturas de despesas realizadas durante o ano anterior.

O dia 26 de fevereiro é data limite para os contribuintes validarem as faturas que vão servir de base ao cálculo das deduções no IRS, tendo esta validação de ser feita no Portal das Finanças.

A Comissão Nacional Justiça e Paz apela ao voto de todos os cidadãos, sublinhando que as eleições são “uma oportunidade para cada um decidir sobre os destinos do país e participar no exercício do poder”.

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apelou ao voto nas eleições legislativas do próximo dia 10 de março, assumindo preocupações com os níveis de abstenção.

Em 2023, tendo por base os dados do INE, “mais de 500 mil indivíduos viviam numa situação de privação material e social severa”. (flickr)

A Caritas Portuguesa denunciou os níveis elevados de pobreza e exclusão extremas que subsistem em Portugal, apontando como causa direta a evolução do mercado de trabalho e revelando que mais de 500 mil pessoas estão em privação material severa.

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) protestam contra a incorreta aplicação da lei que introduziu alterações às regras de transição e reposicionamento remuneratório da carreira. (flickr)

Mais de uma centena de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT), manifestam-se junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, contra a discriminação e por uma carreira justa.

Vimioso acolheu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, uma dezena de estudantes de medicina, no âmbito do “Med On Tour”, uma iniciativa que possibilitou o contato dos futuros médicos com a população idosa do concelho e a sensibilização das crianças e jovens para estilos de vida saudáveis.

O sistema de Pensão na Hora permite a atribuição, aos beneficiários do sistema de segurança social português, da pensão de velhice em menos de 24 horas.

Desde 2021, a Segurança Social atribuiu 100 mil pensões de forma automática, tendo 80% dos pedidos de janeiro deste ano sido concedidos através deste processo.

Em Portugal, a idade mediana aumentou 4,4 anos, entre 2013 e 2023. (Eurostat)

Em janeiro de 2023, a idade mediana da população dos países da União Europeia (UE) atingiu os 44,5 anos, um aumento de 2,3 anos na última década e Portugal registou o maior aumento, indicou o Eurostat.

Em 2024, os dados sindicais apontam que vão aposentar-se 459 oficiais de justiça. (HA)

Os serviços judiciais têm 1.800 oficiais de justiça em falta e há comarcas em risco de rutura dado que não conseguiram captar qualquer interessado para o recente recrutamento excecional, segundo dados sindicais.

Nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, a população do concelho de Vimioso vai receber a visita de estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no âmbito da campanha “Med On Tour”, uma iniciativa que visa realizar rastreios gratuitos a várias doenças e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudáveis.

O prazo para os contribuintes informarem as Finanças sobre a composição do agregado familiar no final de 2023 termina a 15 de fevereiro, sendo esta a informação que o fisco vai ter conta na declaração do IRS a ser entregue este ano.

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 5,9% em janeiro, face ao mesmo mês de 2023, acelerando face aos 5,1% do mês anterior e com todas as regiões a apresentarem subidas homólogas, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os benefícios da dieta mediterrânica vão estar disponíveis para milhões de pessoas, no âmbito de um protocolo entre a Universidade do Algarve (UAlg) e uma plataforma norte-americana que criou uma aplicação para alimentação saudável.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) instou as forças políticas a darem “passos importantes” na prevenção da diabetes, considerando ser “absolutamente fundamental” o acesso às bombas de perfusão subcutânea de insulina.

Numa mensagem para o Dia dos Namorados, que se assinala em 14 de fevereiro, a comissão liderada pelo bispo de Bragança-Miranda, Nuno Almeida, avisa que a sociedade atravessa uma cultura “narcisista. (flickr)

A Comissão Episcopal do Laicado e Família alertou os católicos para os riscos do individualismo na sociedade atual, que leva a uma perda da ligação e integração intergeracional.

A alegada agressão sexual aconteceu no dia 19 de janeiro, mas só três dias depois é que a GNR foi informada da ocorrência. (AEV)

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) afirmou que o caso de agressão na escola de Vimioso “vem demonstrar” que “factos desta natureza são ainda muito frequentes e banalizados” e pede um plano de combate à violência nas escolas.

O Ministério Público (MP) instaurou inquéritos crime e tutelar educativo ao alegado episódio de sodomização de um aluno de 11 anos por oito colegas, com idades entre os 13 e os 16 anos, no Agrupamento de Escolas de Vimioso.

Fonte do Ministério da Educação indicou que a suspensão decorre entre 30 de janeiro e começou hoje e 2 de fevereiro. (AEV)

No Agrupamento de Escolas de Vimioso, os oito alunos, com idades entre os 13 e os 16 anos, alegadamente envolvidos num episódio de sodomização de um outro colega, de 11 anos, foram suspensos durante quatro dias.

A Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM) realizou uma assembleia geral, no serão do dia 26 de janeiro, durante o qual a direção cessante apresentou o relatório de contas do ano 2023 e passou o testemunho à nova direção, para o biénio 2024/2025.

Várias fontes confirmaram que o episódio de sodomização ocorreu cerca das 12:30 de sexta-feira, 19 de janeiro, no interior do estabelecimento de ensino. (AEV)

A família do aluno de 11 anos sodomizado por oito colegas, com idades entre os 13 e os 16 anos, na escola de Vimioso, está a receber apoio psicológico, indicou a Associação de Pais.

Cerca de 15 mil elementos da PSP e da GNR participaram a 24 de janeiro na manifestação, em Lisboa, convocada pela plataforma de sindicatos policiais, disse fonte da estrutura, que considerou o protesto de histórico.

A iniciativa vai juntar cerca de 30 alunos seniores da disciplina de Boas Práticas de Subtilidade Ambiental e a cada mês vai percorrer as aldeias do concelho. (foto: USMD)

A Universidade Sénior de Miranda do Douro (USMD) pretende recolher os resíduos sólidos das aldeias do concelho, para os transformar em obras de arte urbana, numa parceria com a Resíduos do Nordeste, informou a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril.

O Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro é constituído por 38 escuteiros e 11 dirigentes. (A1254MD)

O Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro celebrou no passado mês de dezembro, o 20º aniversário, tendo sido felicitado pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) pelo trabalho desenvolvido na educação não-formal das crianças e jovens mirandeses.

Ceca de 30 militares da GNR, do Destacamento Territorial de Miranda do Douro, realizaram uma vigília de protesto. (PM)

Em Miranda do Douro, cerca de 30 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram uma vigília na noite de 21 de janeiro, no Largo Dom João III, para exigir a igualdade de tratamento entre as forças de segurança e melhores condições de trabalho.

O estudo que é apresentado a 23 de janeiro, em Lisboa, inquiriu 1.704 residentes em todo o país, maiores de 16 anos. (flickr)

A “consulta descontrolada” da oferta digital, internet e redes sociais, contribui para um estado de alienação social, desenvolvendo um padrão de comportamento cujas relações ‘online’ se constituem como a zona de conforto, alerta um estudo agora divulgado.

O município de Miranda doi Douro é uma das áreas com maior número de propriedades identificadas.

O projeto do Balcão Único do Prédio (BUPi) já identificou dois milhões de propriedades, indicou a coordenadora deste programa, Carla Mendonça, sublinhando que para este resultado contribuíram mais de 300 mil proprietários.

A retenção na fonte é uma taxa que as Finanças aplicam aos rendimentos dos pensionistas e aos salários dos contribuintes que trabalham por conta de outrem.

A partir de 19 de janeiro, os funcionários públicos começam a receber o salário, com o valor líquido a refletir os aumentos salariais e a descida da retenção na fonte do IRS que ditará, mais à frente, uma redução do reembolso.

A idade elegível para as vacinas da gripe poderá baixar para os 45 anos.

A diretora-geral da saúde, Rita Sá Machado, admitiu o alargamento da vacinação contra a gripe, a uma faixa etária inferior à dos 50-59 anos, face à disponibilidade de vacinas.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) foi fundada no dia 4 de junho de 1960, tendo celebrado 63 anos. (HA)

No dia 11 de janeiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) realizou as eleições dos corpos gerentes para o triénio 2024-2026, tendo sido eleito presidente da direção, José Augusto Martins Raposo.

O suspeito, foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mogadouro. (GNR)

A GNR de Mogadouro apreendeu nove armas de fogo e munições a um homem de 42 anos, no âmbito de uma investigação por ameaças.

A freguesia de Miranda do Douro está a apoiar as famílias economicamente mais vulneráveis, na submissão de candidaturas à 2º fase do programa “Vale Eficiência”, que consiste na atribuição de um apoio financeiro para melhorar a eficiência energética das habitações.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas manifesta a “mais viva oposição ao projeto de lei” em causa, acusando os deputados de “promoção da chamada Ideologia de Género”.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) apelou ao Presidente da República para que vete as medidas a serem adotadas pelas escolas, para garantir o direito de crianças e jovens à autodeterminação da identidade de género, nos estabelecimentos de ensino.

Miguel Crespo, jornalista e investigador do observatório, afirmou que o consumo de notícias ou conteúdos é cada vez mais fragmentado, multicanal.

As redes sociais vão aumentar o seu domínio na distribuição de notícias, segundo um relatório do observatório Iberifier, que conclui que os media terão que adaptar as suas estratégias num cenário de “saturação de informação”.

No distrito de Bragança foram aprovadas 103 candidaturas ao programa Emprego Interior Mais.

Ao longo de quatro anos, cerca de 1.700 candidaturas foram aprovadas do programa Emprego Interior Mais, uma medida com incentivos para a mobilidade de população para o interior e que terminou em 31 de dezembro.

Segundo a Fenprof, as disciplinas com mais carência de professores são informática, português, história e matemática (do 3.º ciclo e ensino secundário). (Fenprof)

A 3 de janeiro, cerca de 40 mil alunos recomeçaram as aulas sem terem todos os professores, de acordo com cálculos da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

No dia 28 de dezembro, realizou-se em Vimioso, a eleição dos corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (AHBVV), tendo sido reeleito como presidente da direção, Hélio Alves, para o triénio 2024-2026.

A incidência de gripe apresentou uma tendência crescente na semana de 18 a 24 de dezembro, tendo sido identificados 910 casos positivos, 837 dos quais do tipo A, indicou o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Na fatura ou recibo emitido deverá constar tanto a informação do preço de venda ao público, como o preço de referência. (flickr)

A partir de janeiro, o preço dos medicamentos vai deixar de constar nas embalagens, sendo as farmácias obrigadas a prestar a informação na fatura ou recibo emitido, segundo um decreto-lei publicado em Diário da República.

De acordo com dados divulgados pela Direção Executiva do SNS (DE-SNS) nasceram 60.613 bebés, quando no fim de novembro do ano passado tinham nascido 59.171. (flickr)

Até final de novembro, nasceram mais de 60 mil crianças nasceram, em instalações do Serviço Nacional de Saúde (SNS), um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A operação Natal e Ano Novo 2023/2024 da GNR começou em 15 de dezembro e termina no dia 2 de janeiro. (flickr)

Entre 22 e 25 de dezembro, a GNR registou 786 acidentes nas estradas, que causaram dois mortos e 243 feridos, dos quais 23 graves, segundo dados provisórios da operação Natal e Ano Novo.

No seguimento da operação “Raia Verde”, os militares da Guarda deram cumprimento a cinco mandados de detenção, 14 mandados de busca, cinco domiciliárias e nove em viaturas, que culminaram na detenção de nove homens.

O comandante dos destacamentos da GNR de Moncorvo e  Mirandela, capitão Hugo Torrado, acredita que esta força policial deu um “duro golpe” numa rede de crime organizado que se dedicava à prática de furtos no distrito de Bragança.

No ano 2022, o número de estrangeiros a residir em Portugal era de 800 mil pessoas, o dobro comparativamente com 2012, tendo sida atribuída a nacionalidade portuguesa a meio milhão de pessoas, nos últimos 15 anos.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Miranda do Douro. (flickr)

A GNR de Miranda do Douro deteve um homem de 33 anos, por tráfico de estupefacientes, neste concelho do distrito de Bragança, foi hoje divulgado por esta força de segurança.

O jornalista Francisco Pinto cumpriu 30 anos de profissão, 13 dos quais como colaborador da Lusa, no planalto mirandês e Douro Superior. (FP)

A Câmara Municipal de Mogadouro inaugura esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, as obras de reconversão da antiga escola preparatória Trindade Coelho num edifício polivalente, que conta com um auditório com o nome do jornalista Francisco Pinto, natural do concelho e colaborador da Lusa.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) voltou a analisar os conhecimentos a Matemática, Leitura e Ciência de alunos de todo o mundo. (MMD)

Os alunos portugueses de 15 anos registaram piores desempenhos nos testes internacionais de Matemática e Leitura, segundo o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 2022, invertendo a tendência de melhoria que se vinha registando na última década.

Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou a campanha de recolha do Banco Alimentar contra a Fome, que decorreu de 1 a 3 de dezembro, em todo o país. (PR)

O Presidente da República considerou que a economia portuguesa tem de crescer mais, para ser possível diminuir o número de pessoas em situação ou risco de pobreza e apelou também a uma melhor distribuição da riqueza.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou que estão a ser enviadas mensagens de correio eletrónicas (‘e-mails’) falsas, referentes a eventuais dívidas fiscais.

Esta redução adicional de 40 euros não é de aplicação automática, sendo, por isso, necessário que o trabalhador comunique à sua entidade empregadora a opção por este acréscimo da parcela a abater.

Em 2024, a retenção na fonte do IRS dos trabalhadores por conta de outrem, que vivem em casa arrendada, vai ter uma redução adicional de 40 euros, após aprovação nas votações na especialidade do Orçamento do Estado (OE2024).

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP iniciam a 28 de novembro, a campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que visa alertar para o uso indevido daquele aparelho durante a condução.

Este ano, participaram na campanha 18 voluntários, pertencentes ao agrupamentos de escuteiros locais, à delegação da Cruz Vermelha e aos atletas do Grupo Desportivo Mirandês. (HA)

No sábado, dia 25 de novembro voltou a realizar-se em vários supermercados do concelho de Miranda do Douro, a campanha de recolha de alimentos “Unidos por um sorriso”, uma iniciativa solidária que envolveu a participação de 18 voluntários e durante a qual foram recolhidos cerca de 1300 quilos de alimentos.

Desde 8 de outubro que não há cirurgia de urgência na unidade hospitalar de Mirandela, por causa da escusa dos médicos a mais horas extraordinárias além das 150 previstas na lei.

Cerca de 500 utentes manifestaram-se junto ao hospital de Mirandela, num cordão humano contra o encerramento temporário do serviço da urgência médico-cirúrgica, num protesto organizado pelo município.

“A inflação, a subida das taxas de juro e o não acompanhamento dos salários são as principais causas de perda de compra, mas também da diminuição da taxa de poupança e de investimento”, refere a BCG. (flickr)

Dois terços (66%) dos portugueses poupam menos de 10% do seu salário líquido, sendo que quatro em dez inquiridos não conseguem reservar nem 5% do seu rendimento após dedução de impostos, concluiu um estudo da BCG.

O aumento do salário mínimo em 2024 está a gerar preocupação nas finanças das IPSS's e misericórdias. (SCMMD)

As instituições do setor social estão a passar por “muitas dificuldades”, denunciam os representes das misericórdias e das instituições de solidariedade, que esperam que o Estado aumente o valor das comparticipações para fazer face aos crescentes pedidos de ajuda.

Portugal é “o segundo país da União Europeia com menor proporção de crianças e jovens na sua população”, só atrás da Itália, que ocupa o topo da tabela.

Nos últimos 50 anos, Portugal perdeu mais de um milhão de crianças e jovens e tornou-se no segundo país europeu mais envelhecido, salienta a Pordata, cujo retrato demográfico mostra que quase 5% dos 1,3 milhões de jovens são estrangeiros.

A Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Mirandela vai encaminhar para Bragança.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) publicou um novo plano de reorganização das urgências, que abrange mais de 35 pontos de várias especialidades no país, que vão funcionar com limitações entre 19 e 25 de novembro.

Em 2021, as pessoas com mais de 65 anos representavam 22,4% da população em Portugal. (HA)

O Conselho Económico e Social português e o homólogo espanhol juntaram-se para estudar as sociedades cada vez mais velhas e perceber como atuar perante a perspectiva dos dois países se tornarem dos mais longevos do mundo.

No dia 8 de novembro realizaram-se em Miranda do Douro, as primeiras consultas médicas, resultantes da implementação do seguro municipal de saúde no concelho, uma medida que tem como objetivo proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

Comparando com o ano anterior, verifica-se um aumento de 46,6%, já que em 2022 reformaram-se 2.401 docentes da rede pública do Ministério da Educação. (HA)

Em 2023 reformaram-se 3.521 professores, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado, segundo um levantamento feito com base na lista de aposentados e reformados pela Caixa Geral de Aposentações.

A situação nas urgências é provocada pela recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias. (flickr)

Até dia 18 de novembro, mais de 30 urgências de várias especialidades vão funcionar com limitações, anunciou a Direção Executiva do SNS, que admite que a situação é provocada pela recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias.

Segundo o relatório “Saúde em relance 2023”, os portugueses suportam 29% das despesas de saúde. (flickr)

O acesso dos portugueses ao sistema de saúde fica abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório agora divulgado, que aponta os custos para os utentes como o principal problema.

A recuperação das habitações é suportada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

O município de Mogadouro entregou a primeira casa recuperada de um conjunto de 32 no concelho, no âmbito do programa 1.º Direito, integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), informou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.

Em setembro de 2023, o SNS contava com 149.893 profissionais.

Nos nove primeiros meses do ano, 1.778 médicos reformaram-se no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 139 do que em igual período de 2022, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

Criado há 10 anos nos Estados Unidos, o movimento internacional Code.org chega agora a Portugal com o objetivo de alargar o ensino da programação a crianças e professores, revela a Fundação Santander Portugal. (flickr)

Mais de 120 mil alunos de escolas portuguesas vão poder aprender gratuitamente programação, assim como três mil professores, para quem já existem 200 bolsas de formação, através da organização sem fins-lucrativos Code-org.

Estas ações de fiscalização tem por objetivo a preservação do património agrícola. (flickr)

A GNR de Mogadouro constituiu arguidos três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 60 anos, por furto de 200 quilos de castanha no concelho de Mogadouro.

No distrito de Bragança foram sinalizadas 3.347 pessoas idosas que vivem em situação de vulnerabilidade. (GNR)

Mais de 44.100 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou ainda em situação de vulnerabilidade, foram sinalizados pela GNR na Operação “Censos Sénior 2023”, que decorreu em outubro, anunciou esta força de segurança.

O alerta foi dado às 12:20, de quinta-feira, dia 2 de novembro, para a GNR, pela mulher da vítima. (flickr)

Um homem de 88 anos morreu após queda num poço em Miranda do Douro, informou o comandante dos bombeiros locais, Luís Martins.

Segundo a porta-voz, a falta de profissionais afeta os serviços de cirurgia do serviço de Urgência e a Medicina Interna daquele hospital.

O Hospital de Mirandela vai funcionar sem cirurgiões durante o mês de novembro, afirmou a porta-voz do Movimento Médicos em Luta, Susana Costa.

O Instituto Politécnico de Bragança vai receber mais 26,9%)de verbas provenientes do Orçameto de Estado 2024.

O orçamento de cinco instituições de ensino superior, entre as quais o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai aumentar mais de 20% no próximo ano, com a aplicação do novo modelo de financiamento, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

A partir de novembro, a submissão de processos urbanísticos no município de Vimioso vai ser feita em formato digital, através da plataforma “No-Paper”, uma inovação que foi apresentada aos gabinetes técnicos e empresas, na manhã do dia 25 de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal de Vimioso.

A operação da GNR decorreu no âmbito da Feira dos Gaores, que decorreu em Mogadouro, de 13 a 16 de outubro. (GNR)

A GNR de Miranda do Douro apreendeu 534 artigos contrafeitos, avaliados em 10.680 euros, no âmbito de uma operação de fiscalização que decorreu no concelho de Mogadouro.

Segundo o estudo, a utilização excessiva da internet provoca problemas emocionais.

Seis em cada dez jovens com 18 anos usam a Internet durante quatro horas ou mais por dia, indicou o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

O Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza foi a data escolhida para a apresentação do novo plano nacional (2022-2025) da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. (flirckr)

A GNR de Miranda do Douro apreendeu 534 artigos contrafeitos, avaliados em 10.680 euros, no âmbito de uma operação de fiscalização que decorreu no concelho de Mogadouro.

Os dados apontam que o grupo etário entre os 20 e os 24 anos foi o que recorreu mais à interrupção voluntária da gravidez. (flickr)

Em 2022, uma em cada quatro mulheres que interrompeu voluntariamente a gravidez, tinha entre os 20 e os 24 anos, revela um relatório da DGS, que aponta um aumento de 15%, no número de abortos realizados face a 2021.

A carteira digital é o ID.gov, aplicação onde qualquer cidadão pode ter o Cartão do Cidadão, a Carta de Condução, entre outros documentos, quer da Administração Pública, quer privados.

A partir de 16 de outubro, a renovação automatizada da Carta de Condução está disponível através da aplicação móvel Id.gov e abrange nesta fase, os condutores até aos 50 anos, indicou o secretário de Estado, Mário Campolargo.

As mensagens fraudulentas referem divergência na declaração de IRS e pedem que se carregue num link para a resolução do problema.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para e-mails fraudulentos que estão a ser enviados a alguns contribuintes, alegadamente provenientes da AT, relativos a declaração de rendimentos, onde é pedido que se carregue num link.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Miranda do Douro.

Militares da GNR afetos ao Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Miranda do Douro, constituíram arguido um homem de 31 anos, por tráfico de estupefacientes.

De acordo com a sentença do Tribunal de Miranda do Douro, os três arguidos, em conjunto, forjaram o número de utentes. (Foto: ROL)

Uma padre e dois dirigentes da Casa da Criança Mirandesa, em Sendim, foram condenados a penas suspensas de prisão, por lesarem a Segurança Social em 81.221 euros, através de esquema fraudulento.

No Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a taxa de ocupação ficou nos 58,6%.

Quase 50 mil alunos foram colocados ao longo do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que ficou concluído a 30 de setembro, com a publicação dos resultados da terceira fase, em que entraram 1.654 estudantes.

Numa década, o setor público perdeu 9.768 professores, a maioria nos 2.º e 3.º ciclos e no secundário. (foto: MMD)

Numa década, as escolas públicas perderam quase 10 mil docentes, segundo dados agora divulgados que mostram também uma classe docente cada vez mais envelhecida, em todos os ciclos de ensino.

Ao final da tarde de 19 de setembro, a Universidade Sénior apresentou no miniauditório, em Miranda do Douro, as atividades e o novo horário para o ano letivo 2023/ 2024, numa cerimónia que contou com a participação da presidente do município, Helena Barril, do reitor da Universidade Sénior de Miranda do Douro, Domingos Raposo, dos professores e alunos.

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL) reconheceu a 532 funcionários judiciais, o direito a ver considerado o tempo de serviço, durante o período probatório. (flickr)

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) admitiu o atraso no reconhecimento do tempo de serviço, em período experimental, para progressão na carreira de 532 oficiais de justiça, conforme decretou o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL).

Segundo a OMS, em Portugal há 2,7 milhões de adultos, entre os 30 e os 79 anos com pressão arterial elevada. (flickr)

Cerca de um terço dos portugueses sofre de hipertensão, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o impacto da doença no mundo.

Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de setembro, realizou-se no auditório da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, a receção e o acolhimento aos pais e alunos do 5º ano e aos estudantes do 10º ano, que vão frequentar pela primeira vez, este novo estabelecimento de ensino.

Entre 2011 e o segundo trimestre de 2023, o número de efetivos nas Forças Armadas passou dos 34.514 para 23.558. (flickr)

No segundo trimestre deste ano. as Forças Armadas perderam 134 efetivos, elevando para 738 a redução de militares durante 2023, alertou a associação de oficiais (AOFA).

No dia 7 de outubro, as Termas de Vimioso vão organizar mais uma “Caminhada com a Médica”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que desta vez vai esclarecer os participantes sobre a doença da artrose e dar conselhos para um estilo de vida mais saudável.

Entre 12 a 15 de setembro, as escolas vão abrir oficialmente o novo ano letivo. (HA)

A 12 de setembro inicia-se o ano letivo 2023/2024, para cerca de 1,3 milhões de alunos, do 1.º ao 12.º ano, mas muitas destas crianças e jovens ainda não têm professores nas escolas, para todas as disciplinas.

O problema de falta de professores deve-se a questões de carreira e motivacionais. (flickr)

O ministro da Educação, João Costa, alertou que Portugal vai precisar de mais de 30 mil professores até 2030, frisando que a docência é uma “profissão com futuro”.

Segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), este ano foram emitidas 4.082.440 liquidações de IMI, das quais 679.533 são superiores a 500 euros.

Os mais de 679 mil proprietários de imóveis, cujo valor do IMI supera os 500 euros, têm até 31 de agosto para pagar a segunda prestação deste imposto, caso não tenham optado pelo pagamento integral em maio.

As Unidades Locais de Saúde (ULS) integram os hospitais e os centros de saúde numa mesma instituição e gestão. (flickr)

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser reorganizado a partir de janeiro de 2024, com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntam às oito já existentes, revelou o diretor-executivo do SNS.

De acordo com a análise do KuantoKusta, comprar novo material escolar para os alunos está este ano 14,2% mais caro do que em 2022. (flickr)

O preço do material escolar voltou a aumentar este ano e um cabaz de oito artigos essenciais para os alunos custa agora mais 14% do que em 2022, segundo uma plataforma de comparação de preços.

Mais de metade dos candidatos (56%) conseguiram ficar na sua primeira opção, sendo que nove em cada dez (87%) ficaram numa das suas três primeiras escolhas.

Quase 50 mil alunos ficaram colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), um número ligeiramente abaixo do registado no ano passado, mas que representa a entrada de 84% dos candidatos.

Segundo o ministério da educação, dos 13.487 horários pedidos foram já preenchidos 12.814. (HA)

O próximo ano letivo tem 95% dos horários com professores já atribuídos, a maior parte do quadro, segundo dados divulgados pelo Governo.

20230823_135530
O edifício localizado na rua da Costanilha foi adquirido pelo valor de 177.500 euros e vai integrar o parque habitacional do município. (HA)

No passado dia 16 de agosto, a presidente da câmara municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, assinou a escritura pública de compra de um imóvel, situado na rua da Costanilha, com o objetivo de reabilitar o edifício para habitações sociais e assim repovoar o centro histórico da cidade.

Daniel Ribeiro, de 37 anos e Celine Rodrigues, de 35, são um casal de jovens lusodescendentes, que vivem e trabalham em Paris (França).

Daniel Ribeiro, de Braga e Celine Rodrigues, de Algoso, são um casal de jovens lusodescendentes, que vivem e trabalham em Paris (França). Conheceram-se no decorrer de umas férias, no mês de agosto. Namoraram durante sete anos, depois casaram e hoje são pais de três filhos. Num futuro próximo, esta jovem família pondera mudar-se para Portugal, com o objetivo de conciliar melhor a vida profissional e familiar e assim ter mais tempo (e espaço) para o lazer.

A 1 de agosto foi inaugurado em frente ao quartel dos bombeiros, em Miranda de Douro, o memorial alusivo ao décimo aniversário da morte de dois bombeiros, com 45 e 25 anos, quando combatiam um incêndio, na localidade de Cicouro, no ano de 2013.

Até 6 de agosto, a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior registava 56.434 candidatos.

Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior que decorreu até 7 de agosto, mais de 56 mil estudantes apresentaram a candidatura ao ingresso neste sistema de ensino.

Contactado o Ministério Público, o detido foi restituído à liberdade, tendo-lhe sida aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR). (HA)

Os militares do Destacamento Territorial de Miranda do Douro da GNR detiveram um homem, com 52 anos, por suspeita tráfico de droga no concelho.

Se o valor do IMI superar os 500 euros, o pagamento pode ser desdobrado em três prestações a serem pagas nos meses de maio, agosto e novembro.

Os contribuintes com um valor de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), superior a 500 euros, e que não tenham optado pelo seu pagamento integral, no mês de maio, podem começar a pagar a segunda prestação do imposto, a partir de 1 de agosto.

Os professores pedem a redução do trabalho administrativo (32,4%), o respeito pelo horário de trabalho (24%) e a diminuição do número de alunos com que trabalham (18,4%). (AEMD)

No último ano letivo, a burocracia foi o maior problema sentido pelos professores, ouvidos num inquérito da Federação Nacional de Educação (FNE), que revelam preocupação com a progressão na carreira, a falta de recursos para recuperação de aprendizagens e vontade de se aposentar.

Os Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro comemoraram o 63º aniversário, no Domingo, dia 30 de julho, com a celebração da festa em honra da padroeira, Santa Luzia e a cerimónia de homenagem a vários membros da corporação, com a atribuição de divisas e de medalhas.

De acordo com as listas definitivas, publicadas a 25 de julho, a maioria dos docentes (cerca de 5.600), vão entrar nos quadros através do mecanismo de vinculação dinâmica. (AEV)

Quase oito mil professores vão entrar este ano para os quadros do Ministério da Educação, a maioria através do novo mecanismo de vinculação dinâmica, anunciou o ministro João Costa.

Na quinta-feira, dia 13 de julho, a vila de Sendim celebrou o 33º aniversário de elevação a vila, uma efeméride que a freguesia e população local continuam a assinalar com entusiasmo, não obstante os desafios que a localidade enfrenta para fixar a população, manter os serviços existentes e dinamizar as atividades socio-económicas e culturais.

As próximas iniciativas “Caminha com o Médico”, nas Termas de Vimioso, estão agendadas para os dias 5 de agosto e 16 de setembro. (HA)

As Termas de Vimioso promoveram no passado sábado, dia 1 de julho, a iniciativa “Caminha com a Médica”, uma atividade que reuniu cerca de 30 pessoas, para realizar uma caminhada na natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que prestou informações e conselhos sobre as alergias e a mais-valia dos tratamentos termais.

O Governo contratualizou este serviço com vários municípios por todo o país, entre os quais os da CIM-Terras de Trás-os-Montes.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes solicitou ao Governo que continue a financiar os balcões do prédio ou os municípios vão encerrar estes espaços destinados ao cadastro de terrenos, de forma gratuita para os proprietários.

Portugal é o pior país da UE na duração média das decisões administrativas das autoridades de proteção dos consumidores. (flickr)

Portugal é o quinto Estado-membro da União Europeia (UE) com maior duração dos processos nos tribunais de primeira instância e de instância superior, sendo o país comunitário mais lento quanto às decisões das autoridades de proteção dos consumidores.

O vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, especificou que as residências destinam-se ao apoio aos jovens e adultos portadores de deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 18 anos. (HA)

No passado dia 2 de junho, o município de Vimioso, representado pelo vice-presidente, António Santos, marcou presença na sede do Instituto da Segurança Social, em Lisboa, para assinar um contrato de comparticipação financeira, com o objetivo de construir na localidade de Carção, seis residências autónomas para pessoas com deficiência e incapacidade.

No âmbito da II Semana para a Saúde e Bem Estar, que está a decorrer no concelho de Vimioso, de 22 a 26 de maio, realizou-se na localidade de Santulhão, uma sessão de esclarecimento sobre primeiros socorros e foram realizados rastreios à população, com o objetivo de informar as pessoas sobre os cuidados a ter na promoção da saúde.

À semelhança do que acontece em todo o distrito de Bragança, a realidade do concelho de Vimioso carateriza-se pela demografia dispersa, a baixa presença da juventude no território e a necessidade de acompanhar a população, maioritariamente idosa. (HA)

No dia 8 de maio, os alunos da Escola Básica de Vimioso participaram nas sessões de ciência, ministrados pela bióloga, Rosário Martins, que neste seu regresso ao concelho de origem, aguçou a curiosidade e o interesse dos mais novos pela investigação e o conhecimento científico.

A Caritas Portuguesa vai arrancar com um novo peditório nacional, numa altura em que o país atravessa “uma situação crítica em termos sociais”, considera a presidente do organismo, segundo a qual os pedidos de ajuda continuam a aumentar.

Em Sendim, a Oficina do Idoso, acontece duas vezes por semana, às 3ª e 6ª feiras, entre as 14h00 e as 17h30. (HA)

Nas tardes de 3ª e 6ª feiras, a antiga Escola Primária de Sendim, é o local de encontro dos participantes na Oficina do Idoso, uma iniciativa da União de Freguesias local, que tem por objetivos retirar as pessoas idosas da solidão e proporcionar-lhes tardes de convívio, de aprendizagem e partilha de saberes.

A iniciativa "Ir a caminhos" é organizada pela Junta de Freguesia de Picote, duas vezes durante o ano. (fotos: FP)

No Sábado, dia 25 de fevereiro, a junta de freguesia de Picote voltou a organizar a iniciativa “Ir a Caminhos”, uma tradição comunitária que teve por objetivo executar trabalhos de limpeza e melhoramento dos caminhos rurais, que simultaneamente promoveu o sentido de pertença entre os picoteses.

Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.