Contatos: 273 739 435 | 936 843 368 | 938 029 275 | Fonte Aldeia 5210-321 Miranda do Douro
O encontro tem como objectivo proporcionar formação a médicos e a juristas, no âmbito da avaliação do dano corporal e sinistralidade, bem como estabelecer pontes e fomentar uma maior compreensão entre as duas classes profissionais. (flickr)

Esta sexta-feira, dia 21 de Maio de 2022, vão decorrer em Miranda do Douro, as Jornadas Médico-Jurídicas, organizadas pela Secção de Estudos Médico-Legais (SEML) da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar formação a médicos e a juristas e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

O envelhecimento do corpo docente e a falta de professores nas escolas são dos maiores problemas da área do ensino o que leva investigadores e decisores políticos a reunir-se, em Lisboa, no seminário “Faltam professores! E agora?”.

Atualmente, a maioria dos professores do ensino básico e secundário tem pelo menos 50 anos e estima-se que, até 2030, metade dos docentes poderá reformar-se. (flickr)
O problema da violência doméstica é historicamente transversal a toda a sociedade e continua a ser o crime mais cometido em Portugal, registando-se um aumento das denúncias. (HA)

As instituições e profissionais que trabalham na rede social de Vimioso participaram, na tarde de 11 de maio, no auditório do pavilhão multiusos, numa formação sobre a violência doméstica, com o objetivo de capacitar estas profissionais para a prevenção e o acompanhamento das vítimas deste flagelo social.

O curso decorre de 5 de maio até 17 de julho, às quintas-feiras, das 21h00 às 23h00, na Casa da Música Mirandesa. (CMM)

Iniciou-se a 5 de maio, o curso em Gestão Associativa e Projetos Culturais, uma iniciativa da Casa da Música Mirandesa, em Miranda do Douro, com a finalidade de dotar os dirigentes associativos e outros participantes de conhecimentos e competências na gestão das associações, na conceção de projetos culturais e na apresentação de candidaturas a fundos comunitários.

A generalidade dos fatores de risco das doenças crónicas não transmissíveis são profundamente alteráveis com a mudança dos estilos de vida”. (flickr)

No dia 4 de maio, diversos especialistas na área da saúde vão lançar um livro que explica a relação entre a qualidade da saúde e os estilos de vida, lembrando que se estes forem adequados ajudam a prevenir 80% das doenças crónicas.

A região tem 14 centros de saúde e um número de utentes que ronda os 137 mil, segundo os dados oficiais.

A aposentação de vários médicos de família está a deixar sem assistência os utentes do distrito de Bragança, que já foi das regiões com maior taxa de cobertura a nível nacional.

Nos últimos anos, outros destinos tornaram-se mais atrativos para os portugueses, como o Reino Unido (até ao ‘Brexit’), a Suíça ou a Alemanha. (OE)

Menos de 6.000 portugueses emigraram para França em 2020, o número mais baixo desde que há registo, segundo uma análise do Observatório da Emigração.

Entre os motivos apontados pelos estudantes em estudo para o sono insuficiente surge “o uso das novas tecnologias nos horários noturnos, organização do tempo de estudo, stress relacionado com os testes e atividades escolares". (flickr)

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou que vai promover ações nas escolas da região para melhorar a qualidade do sono na infância e adolescência, depois de ter constatado que os jovens dormem pouco.

Segundo o arquiteto, Nélio Seixas, o projeto que poderá ser financiado a 100%, tem um custo estimado em 3 milhões de euros. (HA)

A apresentação do futuro lar da Santa Casa da Misericórdia (SCMMD) decorreu no âmbito da assembleia geral ordinária da instituição, realizada no serão do dia 30 de março, nas instalações da junta de freguesia de Miranda do Douro.

O município de Mogadouro vai custear as mensalidades pagas pelas famílias em infantários, creches ou amas sociais, uma medida que vai abranger entre 80 a 100 crianças, informou o presidente da Câmara, António Pimentel.

No próximo sábado, dia 19 de março, vai ser apresentado o livro “Cuidados Paliativos Pediátricos – Percursos”, do professor Lincoln Justo da Silva, em coautoria com a Dra. Maria José Ferrão (Filósofa) e a Doutora Marta Brites (Bioeticista).

O envio dos produtos para os centros de acolhimento de refugiados, na fronteira da Polónia com a Ucrânia, está a ser coordenado com a embaixada da Ucrânia, em Portugal. (HA)

A sociedade civil de Miranda do Douro está a mobilizar-se na angariação, triagem e embalamento de produtos alimentares e outros bens, um trabalho totalmente voluntário com o objetivo de apoiar a população ucraniana.

O projeto “Fora da Caixa”, promovido pela MATIZ, tem por objetivo promover a literacia sobre a saúde mental, nas 12 sedes de concelho, do distrito de Bragança. (HA)

A MATIZ – Associação para a Promoção da Saúde Mental promoveu no passado dia 25 de fevereiro, no miniauditório de Miranda do Douro, uma sessão de informação e esclarecimento sobre os fatores que afetam a saúde mental das pessoas, as doenças que lhes estão associadas e as atividades que mais contribuem para cuidar e fortalecer a nossa saúde mental.

A cerimónia realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro, onde a presidente do município, Helena Barril, deu as boas vindas aos presentes e expressou a sua satisfação pela escolha de Miranda do Douro para sede do conselho coordenador da região transmontana. (HA)

Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, acolheu no sábado, dia 19 de fevereiro, os representantes da associação SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, numa cerimónia em que foi empossado o Conselho coordenador de Trás-os-Montes, que vai ficar sediado em Miranda do Douro.

O autarca vimiosense, Jorge Fidalgo, referiu que a entrega do apoio financeiro aos pais é “um dos momentos mais felizes para o município de Vimioso”, pois as crianças asseguram o futuro da comunidade. (HA)

Cumprindo uma tradição de quase 20 anos, a Câmara Municipal de Vimioso realizou na tarde de 22 de dezembro, a entrega do apoio financeiro de 1000 euros aos pais que vivem no concelho e que no corrente ano de 2021 tenham tido filhos.

A medida visa aliviar a carga financeira das famílias mogadourenses, incentivar à fixação da população e de racionalizar a utilização dos recursos públicos. (flickr)

O município de Mogadouro anunciou que passa a assumir integralmente as despesas das famílias com os almoços dos alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo do Ensino Básico.

No distrito de Bragança foram sinalizadas 3.343 pessoas idosas que vivem sozinhas, isoladas ou em situação de vulnerabilidade. (flickr)

Em outubro, a GNR sinalizou 44.484 pessoas idosas que vivem sozinhas, isoladas ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2021, anunciou esta força de segurança.

O Parlamento português aprovou o Projeto de Lei da Eutanásia, com 138 votos a favor, cinco abstenções e 84 contra, depois de ter reapreciado o novo decreto no dia 4 de novembro. (flickr)

O Movimento Acção Ética – MAE manifesta “enorme desapontamento” pelo resultado da votação do Projeto de Lei da Eutanásia, que foi aprovado na Assembleia da República e segue agora para a Presidência da República.

"As pessoas idosas precisam de atividades diferentes que as tirem da rotina do dia-a-dia", disse Cátia Vale. coordenadora técnica do VIMIS CLDS 4G.

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), o VIMIS-Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS4G) de Vimioso está a desenvolver um conjunto de atividades para e com as pessoas idosas de todas as aldeias e vilas do concelho vimiosense.

Na madrugada do passado dia 15 de outubro, um curto-circuito deu origem a um incêndio que destruiu, por completo, a habitação onde morava uma família de três pessoas, os pais e o filho de 16 anos. (HA)

A unidade Pastoral de Santa Maria Maior, em Miranda do Douro, e a junta de Freguesia de Genísio/ Especiosa estão promover uma campanha de angariação de fundos, para ajudar a construir uma nova habitação à família da aldeia da Especiosa, que viu a sua casa destruída num incêndio.

Os 12 concelhos do distrito de Bragança perderam população, tendo a maior redução ocorrido em Torre de Moncorvo, com -20,42% (6.822 pessoas).

O distrito de Bragança perdeu na última década mais de 13 mil habitantes, uma quebra de 9,85%, registando uma população de 122.833 pessoas, segundo os dados preliminares do Censos 2021.

O Papa Francisco diz que é importante o encontro entre gerações, para a Igreja e para a sociedade. (Ecclesia)

O Papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, que se assinala no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

A população portuguesa diminuiu 2% nos últimos dez anos (2011-2021), um saldo negativo que não se verificava desde os censos de 1970. (Flickr)

A especialista em geografia humana, Fernanda Cravidão, disse que os dados preliminares dos Censos 2021 mostram que “os portugueses vêm cada vez mais para o litoral” e considerou que a imigração por si só não resolverá o problema do despovoamento.