As duas praias fluviais do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, por onde passam no verão em média “entre 350 a 400 mil pessoas”, preparam-se para mais uma época balnear com a bandeia azul hasteada e o galardão de ouro pela qualidade da água.

Há 20 anos consecutivos que a praia da Fraga da Pegada ostenta a bandeia azul. (flickr)
A obra ‘O gosto de mudar’, tem 156 páginas e é publicada, em conjunto, pela Livraria Editoria Vaticana e ‘Slow Food’ Editor.

No prefácio do livro “O gosto de mudar – A transição ecológica como caminho para a felicidade”, o Papa Francisco apela a uma transição ecológica baseada em menor consumo, alertando para a “situação ambiental verdadeiramente crítica” em que a humanidade se encontra.

Do Vale da Vilariça a Vimioso são várias as barragens projetadas, que continuam à espera de luz verde do Governo. (flickr)

Há vários anos que a região de Trás-os-Montes tem vários projetos de barragens de regadio à espera de financiamento ou licenciamento, segundo foi salientado na sessão de preparação de um plano regional de combate à seca.

Os autarcas e entidades locais estão a trabalhar no Plano de Eficiência Hídrica para Trás-os-Montes. (flickr)

A região de Trás-os-Montes deu o primeiro passo para a elaboração de um plano de combate à seca, que junta entidades locais e o Governo na procura de soluções.

As principais dificuldades que enfrentam as aves migratórias, como são as alterações climáticas ou a destruição de habitats. (flickr)

O diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Domingos Leitão, alertou para a importância de proteger as aves migratórias e os seus habitats, um comportamento que tem consequências no modo de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

O PNDI faz fronteira com a área protegida da outra margem do rio Douro em território espanhol, nas províncias de Zamora e Salamanca, através do Parque Natural arribes del Duero. (flickr)

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), área protegida que abrange quatro concelhos e ocupa mais de 86 mil hectares, assinala a 11 de maio, o 25.º aniversário, de olhos postos no futuro plano de cogestão.

Segundo a SEDES, Portugal “não tem um défice hídrico”, mas antes um problema de distribuição hídrica. (HA)

A SEDES  – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social defendeu que Portugal não tem um défice hídrico, mas um problema de distribuição, pedindo a conclusão dos planos de eficiência, o aumento das reservas, bem como a possibilidade de transferência de água de norte para sul.

A partir de 30 de abril, as câmaras municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato, que ficam obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas à câmara. (flickr)

O prazo para a limpeza de terrenos florestais terminou a 30 de abril e os proprietários em incumprimento arriscam a aplicação de coimas, que podem chegar até aos 5.000 euros para pessoas singulares e até 25.000 euros para pessoas coletivas.

No concelho de Miranda do Douro, as ações de sensiblização para os riscos de incêndio decorrem de 17 de abril a 3 de maio. (HA)

Dada a proximidade do verão e das altas temperaturas, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) realizou ao início da tarde desta quarta-feira, dia 26 de abril, uma ação de sensibilização junto da população de Genísio, para informar sobre os perigos de incêndio e as medidas a implementar na atividade agrícola.

A albufeira do Baixo Sabor tem cerca de 70 quilómetros navegáveis, abrangendo quatro concelhos numa área de 2.300 quilómetros quadrados. (flickr)

A ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, disse que Programa Especial de Gestão da Barragem do Baixo Sabor está em fase final de conclusão e que sem a aprovação deste instrumento, não poderá haver investimentos neste território.

No âmbito da Operação Floresta Segura, a GNR identificou 13.949 situações de incumprimento da limpeza dos terrenos em zonas de risco de incêndio. (flickr)

O prazo para a limpeza dos terrenos florestais pelos proprietários termina a 30 de abril, mas diversos municípios dizem que está a ser mais difícil cumprir esta obrigação, devido ao aumento dos custos e à falta de mão-de-obra.

A pantorra ['Morchella esculenta'] é um cogumelo que se encontra os lameiros, soutos e pinhais. (Foto: Associação Pantorra)

O presidente da Associação Micológica “A Pantorra” explicou que que a falta de chuva no início de abril, não permitiu o aparecimento de pantorras, um cogumelo silvestre muito procurado no nordeste transmontano devido ao seu potencial gastronómico.

Segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante o mês de março, 48% do território em Portugal encontrava-se em seca meteorológica. (flickr)

Pela primeira vez este ano, a comissão de acompanhamento dos efeitos da seca reúne-se a 21 de abril, num momento em que metade do país está em seca meteorológica e há três albufeiras com um nível de água inferior a 15%.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 viaturas durante o período de maior empenhamento de meios, entre 01 de julho e 30 de setembro.

O Governo apresenta em Manteigas (distrito da Guarda) o dispositivo de combate a incêndios para este ano, que vai envolver 13.891 elementos nos meses mais críticos.

O primeiro protocolo refere-se ao apoio ao projeto “Junto à Terra Baixo Sabor”, uma iniciativa de educação ambiental para estudantes do 8º ano. (flickr)

A Movhera e a Associação de Municípios de Baixo Sabor (AMBS) assinaram dois protocolos para o desenvolvimento de iniciativas nas áreas da educação ambiental e do empreendedorismo que envolvem 110 mil euros, foi agora divulgado.

O objeto social da Resíduos do Nordeste foi, entretanto, alterado para a empresa intermunicipal poder vir a fazer a gestão da água, à semelhança do que já faz com o lixo de toda a região.

O presidente da Resíduos do Nordeste, Hernâni Dias, anunciou que um grupo de trabalho está a estudar com o Governo as condições para a criação de um sistema de gestão da água nas Terras de Trás-os-Montes.

A APA vai avançar com a elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica para a região de Trás-os-Montes. (flickr)

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que a situação das barragens no nordeste transmontano é muito preocupante, adiantando que vai reunir-se, em breve, com os autarcas para avançar com a elaboração de um Plano Regional de Eficiência Hídrica.

O Dia Mundial da Árvore foi assinalado com uma ação de sensiblização sobre os cuidados a ter com as árvores. (HA)

No âmbito do Dia Mundial da Árvore, o município de Miranda do Douro promoveu nos dias 20, 21 e 22 de março, várias ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e das escolas básicas de Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo, sobre a importância de cuidar das árvores.

Segundo a Zero, A água não faturada representa toda a água que, depois de captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada. (flickr)

A associação ambientalista Zero informou que, em 2021, foram detectadas elevadas perdas de água, em 80% dos municípios, onde a água não faturada, representou perdas económicas de 347 milhões de euros.

O aumento na capacidade recolha de biorresíduos é “um desafio nacional”, no qual todos os municípios estão obrigados até ao final de 2023.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, reconheceu que Portugal tem de “acelerar as políticas ambientais” como o aumento dos níveis de reciclagem e da recolha de biorresíduos, incentivando a economia circular.

Segundo o IPMA, a 28 de fevereiro 15% do território estava em seca fraca e 13% em seca moderada.

O mês de fevereiro foi “extremamente seco” e registou uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O novo projeto “Tour Poupa-Gotas" é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, enquadrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

No corrente ano de 2023, a organização Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural vai iniciar o projeto de educação ambiental “Tour Poupa-Gotas”, com os propósitos de alertar a população para os riscos da escassez de água no território e sensibilizar para o consumo e o uso eficiente deste recurso vital.

A Comissão Europeia colocou Portugal como o quinto país da União Europeia em maior risco de pobreza energética, depois da Lituânia, Croácia, Letónia e Roménia. (flickr)

A Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050, cuja consulta pública terminou a 3 de março, deve ser mais precisa e alinhada com outros objetivos para Portugal, defenderam as entidades envolvidas.

Das 299 detenções, 132 das quais dizem respeito ao exercício da caça de espécies não cinegéticas. (flickr)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 299 pessoas e detetou 314 crimes relacionados com o exercício da caça, no âmbito da Operação Artémis, que decorreu em todo o país, entre 21 de agosto de 2022 e 20 de fevereiro deste ano.

Os armazenamentos de água em fevereiro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de fevereiro (1990/91 a 2021/22), (flickr)

No final de fevereiro, 26 das 59 albufeiras monitorizadas tinham disponibilidade de água superior a 80% do volume total, enquanto 9 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Segundo o responsável da APA, em 2022, a bacia hidrográfica do Rio Douro foi responsável por 50% da produção hídrica, seguindo-se depois o Cávado. (HA)

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que o Norte é a região do país que mais contribuiu para produção de energia hídrica do país, salientando o desempenho dos distritos de Bragança e Braga.

Os dois murais foram elaborados após a recolha de materiais recolhidos no lixo urbano das aldeias de Serapicos e Vilar Seco, do Planalto Mirandês. (foto: PINTA)

O artista plástico Bordalo II concluiu a elaboração de dois murais dedicados ao burro de Miranda, no Parque Ibérico Natureza e Aventura (PINTA), instalado em São Joanico, no concelho de Vimioso.

Segundo o relatório, 45 municípios portugueses têm perdas acima dos 50% e 19 não fazem sequer a medição. (flickr)

Em Portugal, a rede de abastecimento de água tem perdas anuais de centenas de milhões de litros de água, alerta a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que pede uma aposta na redução desses valores.

De 6 a 9 de fevereiro está a decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, a 4ª edição do curso de foto-armadilhagem, uma formação que tem por objetivo conhecer melhor a fauna silvestre e a ecologia das regiões.

Este ano, inscreveram-se no curso “Uso e potencialidades da armadilhagem fotográfica em estudos de ecologia e monitorização de fauna silvestre”, 18 pessoas, vindas maioritariamente de Portugal e também da vizinha Espanha.
Em 2021, a rearborização de pinheiro-bravo registou 9.364 hectares (ha) e ultrapassou a área considerada necessária para repor a área perdida. (flickr)

Em 2021, o investimento na floresta teve uma evolução “ligeiramente positiva” mas insuficiente para alcançar as metas definidas para o setor, indica um barómetro divulgado pelas associações Zero e Centro Pinus.

Quando há a conjugação de três fatores: temperaturas acima de 30 graus, humidade abaixo de 30% e ventos acima de 60 quilómetros horários, há alto risco de incêndio. (flickr)

O ministro da Administração Interna disse que 2023 será “ainda mais exigente” do que 2022 no combate aos incêndios florestais, sublinhando que dados europeus indicam que o “alto risco de incêndio” vai continuar a acentuar-se.

Nos dias 27 e 28 de janeiro vai decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em São Joanico (Vimioso), uma ação de formação dedicada à criação e manutenção de solos saudáveis, com o objetivo de consciencializar para importância de gerar solos mais produtivos e saudáveis na agricultura.

O milhafre-real (Milvus milvus) é uma espécie ameaçada e legalmente protegida em Portugal. (Palombar)

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural informa que entre 2021 e 2022, aumentou o número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno, em Portugal, segundo um relatório do projeto LIFE EUROKITE.

Em dezembro de 2022, tanto a produção hídrica como a eólica atingiram o maior valor mensal no ano de 2022, o que levou ao maior valor de incorporação renovável. (flickr)

Em dezembro do ano que terminou, 78% da produção de eletricidade foi de origem renovável, sobretudo graças ao aumento da produção hídrica e eólica, que contribuíram respetivamente com 2.087 GWh (gigawatts hora) e 1.617 GWh, indicou a APREN.

Os biorresíduos são os resíduos que se degradam, por exemplo, os que são produzidos nas cozinhas, como restos de alimentos.

A associação ambientalista Zero alertou para a “fraca aposta dos municípios na recolha porta-a-porta de biorresíduos”, o que, avisa, “perpetuará incumprimento de metas de reciclagem”.

A APA indica que, das 70 albufeiras monitorizadas (de um total de 80) no continente, 38 estão com um volume de armazenamento entre 81 e 100%. (flickr)

A 26 de dezembro, as albufeiras portuguesas estavam a 81% da capacidade, um volume global que tem vindo a aumentar, mas ainda há duas barragens a menos de 20%, indica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A central fotovoltaica de Mina Tó, no concelho de Mogadouro, comporta mais de 43 mil painéis fotovoltaicos, 93 inversores, três postos de transformação e uma capacidade de produção anual de 45.000 MWh [megawatts hora]. (Efacec)

A Efacec concluiu o projeto da central fotovoltaica de Mina Tó, numa encomenda avaliada em mais de 14 milhões de euros, informou a empresa.

A reserva de água aumentou cerca de 785 hectómetros cúbicos (hm3), encontrando-se a 72% da capacidade total de armazenamento. (flickr)

A reserva de água nas albufeiras portuguesas aumentou para 72% da capacidade total de armazenamento, em resultado da forte precipitação que caiu entre 12 e 14 de dezembro, revelou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O livro descreve caraterísticas fundamentais do lobo ibérico, desde a sua biologia, valor ecológico, comportamento, ameaças que enfrenta e medidas práticas para a sua conservação, que promovam a coexistência pacífica do homem com o lobo. (Palombar)

A associação de conservação da natureza Palombar, com sede em Vimioso, editou o livro “O Lobo Que Não Era Mau”, destinado ao público infantil e que pretende revelar aos mais novos a importância do lobo-ibérico na natureza.

Segundo a bióloga Sara Pinto, os burros são bons gestores de paisagens porque podem criar descontinuidade nas áreas florestais e ajudar a travar o avanço dos incêndios rurais. (flickr)

O planalto mirandês é o campo experimental da primeira Brigada Florestal Animal, que consiste num projeto-piloto que tem por missão a limpeza de lameiros e mato, a fim de criar zonas tampão em caso de incêndios florestais.

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)uma área protegida, com paisagens deslumbrantes. (flickr)

Vários empresários ligados ao turismo de natureza mostraram-se confiantes nas potencialidades do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), por considerarem que esta área protegida tem qualidades únicas para receber turistas ao longo de todo o ano.

Segundo a Zero, na recolha, “não se verificaram diferenças significativas ao longo dos últimos anos”, prevalecendo a recolha indiferenciada. (flickr)

A associação ambientalista Zero lamentou que a taxa de reciclagem se mantenha “vergonhosamente nos 21%” e que os 447 milhões de euros gastos para promover “uma política pública eficaz” no setor de nada tenham servido.

Nas margens do rio Fresno que atravessa Miranda do Douro, vão ser plantadas espécies como carrascos, olmos e freixos. (flickr)

O município de Miranda do Douro vai investir cerca de um milhão de euros na reflorestação do parque do rio Fresno e com a plantação de espécies autóctones pretende criar um “pulmão verde” da cidade, informou a presidente da câmara municipal, Helena Barril.

Atualmente, há no território raiano 40 casais de abutre-negro, sendo o principal objetivo chegar aos 80 casais. (flickr)

O projeto “LIFE Aegypius return – expansão da população de abutre-negro”, pretende duplicar o número de casais desta espécie no interior raiano, com um investimento de 3,7 milhões para os próximos cinco anos.

As duas maiores albufeiras da Bacia Hidrográfica do Douro - Almendra, no rio Tormes, entre Salamanca e Zamora, e Ricobayo, no rio Esla, em Zamora - terão de ceder a Portugal mais de metade da água que têm atualmente nas albufeiras. (flickr)

Espanha vai manter a passagem de água dos rios para Portugal e respeitar os caudais acordados bilateralmente, disse a delegada do Governo espanhol na região de Castela e Leão, Virgínia Barcones.

De acordo com o autarca vimiosense esta obra consiste no alteamento em cerca de dois metros do açude de Pena Menina, no rio Angueira. (HA)

O município de Vimioso vai investir 450 mil euros no alteamento de um açude no rio Angueira. para armazenar água em tempo de seca e assim abastecer várias localidades, avançou o presidente da autarquia, Jorge Fidalgo.

O acordo prevê o envio para Portugal, de cerca de 870 hectómetros cúbicos de água armazenada, nas albufeiras espanholas da bacia do Douro. (HA)

A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, apelou aos governos de Portugal e Espanha para o cumprimento do pacto de Albufeira assinado entre os dois países, face à ameaça de corte de água reivindicado por agricultores espanhóis.