O município de Miranda do Douro começou a utilizar ovelhas de raça autóctone do planalto mirandês, para fazer a limpeza da vegetação dos espaços verdes das áreas envolventes à cidade, devido à falta de mão-de-obra.

Esta iniciativa tem uma dupla função: a limpeza e fertilização das zonas verdes que circundam Miranda do Douro e ao mesmo tempo mostrar a quem visita a cidade, as suas raças autóctones. (MMD)
O Parque Natural do Douro Internacional abrange os concelho de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

Na sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão, realizada no dia 6 de maio, no miniauditório, em Miranda do Douro, a presidente do município, Helena Barril sublinhou a oportunidade dos municípios e das populações locais participarem na definição da estratégia mais adequada na gestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

De 23 de abril a 9 de maio, a organização ambiental Palombar está a realizar um novo campo de trabalho com a participação de jovens voluntários, portugueses e estrangeiros, que ao longo de 15 dias vão restaurar um pombal tradicional, na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso.

O 60.º Campo de Trabalho Voluntário Internacional conta com a participação jovens voluntários portugueses, franceses e croatas.
O passeio do próximo sábado também tem como propósito oferecer às pessoas a possibilidade de usufruirem da natureza em plena primavera.

No próximo sábado, dia 23 de Abril, a associação ALDEIA vai promover no Campo de Víboras (Vimioso), uma saída de campo para dar a conhecer a diversidade de plantas e cogumelos silvestres existentes na região e os seus usos na nossa alimentação.

O memorando de entendimento foi assinado durante uma reunião do Conselho Estratégico do Baixo Sabor, que junta os quatro municípios a abrangidos pela albufeira - Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. (AMBS)

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) e a Movhera, a nova concessionária da barragem, chegaram a um acordo para o financiamento do Fundo Baixo Sabor, que estabelece um montante de 400 mil euros por ano.

A Bio-Região do Baixo Sabor abrange os quatros concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. (MM)

A Associação de Municípios do Baixo Sabor deu um mais um passo para a certificação deste território como uma Bio-Região, onde predominam os produtos biológicos, espalhados por 7.000 hectares de várias culturas.

A densidade média de javalis (Sus scrofa), existente na Zona de Caça Associativa (ZCA) de Santulhão é de três indivíduos por km², indicam dados de um relatório científico, elaborado e publicado pelo Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha, em Espanha, em colaboração com a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.

A Palombar desenvolve ações de monitorização das populações de fauna silvestre, com foco principal no javali. (Palombar)
O concurso visa promover e divulgar ambas raças autóctones, símbolos identitários do planalto mirandês.

O município de Miranda do Douro vai promover no dia 3 de abril, o Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano, que visam premiar os melhores exemplares destas raças.

O BUPi é uma plataforma dirigida a proprietários de prédios rústicos e mistos, que potencia o conhecimento do território e a proteção dos direitos de propriedade.

Os concelhos de Marco de Canaveses, Leiria, Vinhais e Vimioso já integram o projeto Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma digital que permite a identificação da localização, dos limites e dos proprietários dos terrenos rústicos.

A estação ambiental localizada em Vila Chã da Ribeira (Vimioso) tem como principal objetivo contribuir para o estudo científico das aves que vivem na região. (foto: Luís Ribeiro/ Palombar)

Quase 900 aves de 56 espécies diferentes foram anilhadas pela organização não governamental Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, na região de Trás-os-Montes.

O município de Mogadouro vai conceder apoio financeiro aos produtores agrícolas, com o propósito de promover  a sua fixação e o rejuvenescimento do setor agrícola e pecuário do concelho, avançou o presidente da câmara.

Os apoios destinam-se a plantações que estejam autorizadas e sejam financiadas pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), como o olival, vinha ou pomares. (AP)
No nordeste transmontano predominam várias culturas como os soutos de castanheiros, olivais e mesmo vinhas que resistem aos ‘caprichos’ da meteorologia e continuam em produção. (flickr)

O estudo da resistência das culturas de sequeiro transmontanas, como o castanheiro ou a oliveira, é o caminho defendido pelo climatologista Dionísio Gonçalves para encontrar soluções para fenómenos extremos como a seca que Portugal enfrenta atualmente.

O projeto visa a realização de campos de trabalho voluntário internacionais, com o propósito de restaurar edifícios da arquitetura tradicional. (Palombar)

Em 2022, a organização ambiental Palombar vai promover o projeto”Hands on – Volunteering teams for Rural and Natural Heritage” com o objetivo de continuar a restaurar e conservar o património rural e natural da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso.

Em 30 anos, Portugal perdeu 2,6% das suas florestas, ao contrário de Espanha, que ganhou mais 33,6%.

África e América do Sul e Caraíbas são as regiões do mundo que maior percentagem de floresta perderam nos últimos 30 anos, com a Europa a assinalar uma reflorestação, ainda que Portugal seja uma das poucas exceções.

Vimioso acolheu entre os dias 7 a 10 de fevereiro, a III edição do curso de armadilhagem fotográfica, com o objetivo de dotar os participantes de conhecimentos e competências na investigação da fauna e da ecologia, informou João Santos, da organização ambiental Palombar.

O curso decorreu no PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Natureza, em Vimioso e este ano contou com a 14 participantes, entre alunos, investigadores e técnicos de conservação da natureza. (Palombar)
Sandra Sarmento, diretora regional do Norte do ICNF, destacou a importância de conclusão do processo de atualização do PMDFI de Mogadouro.

A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFI), após um parecer positivo do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF).

A camada do ozono na estratosfera protege o planeta de radiações ultravioletas potencialmente nocivas. (flickr)

O buraco na camada do ozono na Antártida está quase a fechar-se, ficando para a história como um dos maiores e mais duradouros de que há registo, informou o Serviço de Monitorização da Atmosfera Copérnicus (CAMS, na sigla original).

O dia 20 de novembro foi o primeiro dia de produção de eletricidade sem recurso à queima de carvão, depois de a Central do Pego ter esgotado o stock de carvão. (flickr)

Portugal deixou definitivamente de usar carvão na produção de eletricidade, desde sexta-feira, dia 19 de novembro, graças ao fim dessa atividade pela Central Termoelétrica do Pego, anunciou a associação ambientalista ZERO, que espera que o futuro não passe agora por queimar biomassa.

De acordo com a organização, a entrada nas sessões cinematográficas é livre.

De 22 a 24 de outubro, o auditório do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em Vimioso, vai proporcionar um novo ciclo de cinema dedicado ao ambiente e ao mundo rural.

Segundo a APA, o desassoreamento [da barragem de Miranda do Douro] que está a ser realizado visa a manutenção da comporta de fundo da barragem essencial para manter a segurança desta infraestrutura. (flickr)

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assegurou que não existe qualquer risco para a saúde pública, decorrente do desassoreamento da barragem de Miranda do Douro, de onde está prevista a retirada de 8.000 metros cúbicos de sedimentos.

A 9 de setembro iniciaram-se as obras de manutenção das comportas de descarga de fundo da barragem de Miranda do Douro. (flickr)

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) emitiu um comunicado no âmbito das obras, iniciadas a 9 de setembro, de limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo da barragem de Miranda do Douro.

Recentemente foram cortados muitos dos pinheiros que embelezavam o Santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Vimioso. Este corte apanhou de surpresa muitos dos habitantes da vila, para quem este espaço era um oásis de frescura, de silêncio, de contemplação, de oração, de celebração, de desporto, de caminhadas e de convívio.

Na Europa, espera-se que cerca de 37% das residências participem em comunidades de energia até 2050. (HA)

Foi apresentado em Miranda do Douro, o primeiro projeto em Portugal, para a criação de uma comunidade energética, que resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMD) e a empresa Cleanwatts.

A população do nordeste transmontano tem ao dispor cerca de mil ecopontos e 14 ecocentros. (flickr)

A recolha seletiva de resíduos aumentou 15% no primeiro semestre de 2021, no nordeste transmontano, tendo sido recolhidas mais duas toneladas de lixo devidamente separado para reciclagem, divulgou a empresa intermunicipal responsável pelo processo.

No próximo dia 30 de Julho, pelas 18h30, o auditório do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso, vai receber a visita do naturalista e repórter António Sá, que vai conversar sobre os seus passeios fotográficos em áreas naturais.

A lixeira a céu aberto, situada no lugar da ribeira, era um problema ambiental há mais de 25 anos. (flickr)

O município de Mogadouro selou a principal lixeira a céu aberto do concelho e vai avançar com a instalação de mais 12 ecopontos para triagem lixos domésticos e industriais, informou o presidente da Câmara.

Até ao dia 31 de maio, a GNR já elaborou 51 autos de contraordenação. (flickr)

O prazo para a limpeza de terrenos, que terminou em 15 de maio, resultou na sinalização de “14.477 situações passíveis de infração”, processos que foram comunicados às câmaras municipais para intervirem até 31 de maio, informou a GNR.

De 2 a 13 de agosto vai realizar-se o campo de trabalho “Powered by Nature III”. De 20 a 31 de agosto, realizar-se-á o “Rural Sustainability”. (AEPGA)

Pelo 4º ano consecutivo, o Centro de Acolhimento do Burro (CAB) irá dinamizar no decorrer do mês de agosto, dois campos de trabalho internacionais, nas aldeias de São Joanico e Serapicos, no concelho de Vimioso.

O abutre preto é uma das espécies que se encontrava em risco de extinção. (flickr)

Vários especialistas ambientais afirmaram que o projeto ibérico ‘Life Rupis’ deixou uma “marca única” na preservação da avifauna do Douro Internacional e na área protegida de Arribes del Duero, do lado espanhol.

A ave britango ou abutre do egipto é uma das espécies que habita no Parque Natural do Douro Internacional. (flickr)

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a implementar um projeto que visa recuperar e proteger espécies e habitats ameaçados no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

A Pousada de Picote foi requalificada em 2011. (flickr)

A EDP vai iniciar ainda este ano a terceira fase das obras de requalificação do património classificado como “Moderno Escondido”, no Barrocal do Douro, no concelho de Miranda do Douro, informou a empresa.