As duas praias fluviais do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, por onde passam no verão em média “entre 350 a 400 mil pessoas”, preparam-se para mais uma época balnear com a bandeia azul hasteada e o galardão de ouro pela qualidade da água.
No prefácio do livro “O gosto de mudar – A transição ecológica como caminho para a felicidade”, o Papa Francisco apela a uma transição ecológica baseada em menor consumo, alertando para a “situação ambiental verdadeiramente crítica” em que a humanidade se encontra.
Há vários anos que a região de Trás-os-Montes tem vários projetos de barragens de regadio à espera de financiamento ou licenciamento, segundo foi salientado na sessão de preparação de um plano regional de combate à seca.
A região de Trás-os-Montes deu o primeiro passo para a elaboração de um plano de combate à seca, que junta entidades locais e o Governo na procura de soluções.
O diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Domingos Leitão, alertou para a importância de proteger as aves migratórias e os seus habitats, um comportamento que tem consequências no modo de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), área protegida que abrange quatro concelhos e ocupa mais de 86 mil hectares, assinala a 11 de maio, o 25.º aniversário, de olhos postos no futuro plano de cogestão.
A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social defendeu que Portugal não tem um défice hídrico, mas um problema de distribuição, pedindo a conclusão dos planos de eficiência, o aumento das reservas, bem como a possibilidade de transferência de água de norte para sul.
O prazo para a limpeza de terrenos florestais terminou a 30 de abril e os proprietários em incumprimento arriscam a aplicação de coimas, que podem chegar até aos 5.000 euros para pessoas singulares e até 25.000 euros para pessoas coletivas.
Dada a proximidade do verão e das altas temperaturas, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) realizou ao início da tarde desta quarta-feira, dia 26 de abril, uma ação de sensibilização junto da população de Genísio, para informar sobre os perigos de incêndio e as medidas a implementar na atividade agrícola.
A ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, disse que Programa Especial de Gestão da Barragem do Baixo Sabor está em fase final de conclusão e que sem a aprovação deste instrumento, não poderá haver investimentos neste território.
O prazo para a limpeza dos terrenos florestais pelos proprietários termina a 30 de abril, mas diversos municípios dizem que está a ser mais difícil cumprir esta obrigação, devido ao aumento dos custos e à falta de mão-de-obra.
O presidente da Associação Micológica “A Pantorra” explicou que que a falta de chuva no início de abril, não permitiu o aparecimento de pantorras, um cogumelo silvestre muito procurado no nordeste transmontano devido ao seu potencial gastronómico.
Pela primeira vez este ano, a comissão de acompanhamento dos efeitos da seca reúne-se a 21 de abril, num momento em que metade do país está em seca meteorológica e há três albufeiras com um nível de água inferior a 15%.
O Governo apresenta em Manteigas (distrito da Guarda) o dispositivo de combate a incêndios para este ano, que vai envolver 13.891 elementos nos meses mais críticos.
A Movhera e a Associação de Municípios de Baixo Sabor (AMBS) assinaram dois protocolos para o desenvolvimento de iniciativas nas áreas da educação ambiental e do empreendedorismo que envolvem 110 mil euros, foi agora divulgado.
O presidente da Resíduos do Nordeste, Hernâni Dias, anunciou que um grupo de trabalho está a estudar com o Governo as condições para a criação de um sistema de gestão da água nas Terras de Trás-os-Montes.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que a situação das barragens no nordeste transmontano é muito preocupante, adiantando que vai reunir-se, em breve, com os autarcas para avançar com a elaboração de um Plano Regional de Eficiência Hídrica.
No âmbito do Dia Mundial da Árvore, o município de Miranda do Douro promoveu nos dias 20, 21 e 22 de março, várias ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e das escolas básicas de Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo, sobre a importância de cuidar das árvores.
A associação ambientalista Zero informou que, em 2021, foram detectadas elevadas perdas de água, em 80% dos municípios, onde a água não faturada, representou perdas económicas de 347 milhões de euros.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, reconheceu que Portugal tem de “acelerar as políticas ambientais” como o aumento dos níveis de reciclagem e da recolha de biorresíduos, incentivando a economia circular.
O mês de fevereiro foi “extremamente seco” e registou uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No corrente ano de 2023, a organização Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural vai iniciar o projeto de educação ambiental “Tour Poupa-Gotas”, com os propósitos de alertar a população para os riscos da escassez de água no território e sensibilizar para o consumo e o uso eficiente deste recurso vital.
A Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050, cuja consulta pública terminou a 3 de março, deve ser mais precisa e alinhada com outros objetivos para Portugal, defenderam as entidades envolvidas.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 299 pessoas e detetou 314 crimes relacionados com o exercício da caça, no âmbito da Operação Artémis, que decorreu em todo o país, entre 21 de agosto de 2022 e 20 de fevereiro deste ano.
No final de fevereiro, 26 das 59 albufeiras monitorizadas tinham disponibilidade de água superior a 80% do volume total, enquanto 9 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que o Norte é a região do país que mais contribuiu para produção de energia hídrica do país, salientando o desempenho dos distritos de Bragança e Braga.
O artista plástico Bordalo II concluiu a elaboração de dois murais dedicados ao burro de Miranda, no Parque Ibérico Natureza e Aventura (PINTA), instalado em São Joanico, no concelho de Vimioso.
Em Portugal, a rede de abastecimento de água tem perdas anuais de centenas de milhões de litros de água, alerta a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que pede uma aposta na redução desses valores.
De 6 a 9 de fevereiro está a decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, a 4ª edição do curso de foto-armadilhagem, uma formação que tem por objetivo conhecer melhor a fauna silvestre e a ecologia das regiões.
Em 2021, o investimento na floresta teve uma evolução “ligeiramente positiva” mas insuficiente para alcançar as metas definidas para o setor, indica um barómetro divulgado pelas associações Zero e Centro Pinus.
O ministro da Administração Interna disse que 2023 será “ainda mais exigente” do que 2022 no combate aos incêndios florestais, sublinhando que dados europeus indicam que o “alto risco de incêndio” vai continuar a acentuar-se.
Nos dias 27 e 28 de janeiro vai decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em São Joanico (Vimioso), uma ação de formação dedicada à criação e manutenção de solos saudáveis, com o objetivo de consciencializar para importância de gerar solos mais produtivos e saudáveis na agricultura.
A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural informa que entre 2021 e 2022, aumentou o número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno, em Portugal, segundo um relatório do projeto LIFE EUROKITE.
Em dezembro do ano que terminou, 78% da produção de eletricidade foi de origem renovável, sobretudo graças ao aumento da produção hídrica e eólica, que contribuíram respetivamente com 2.087 GWh (gigawatts hora) e 1.617 GWh, indicou a APREN.
A associação ambientalista Zero alertou para a “fraca aposta dos municípios na recolha porta-a-porta de biorresíduos”, o que, avisa, “perpetuará incumprimento de metas de reciclagem”.
A 26 de dezembro, as albufeiras portuguesas estavam a 81% da capacidade, um volume global que tem vindo a aumentar, mas ainda há duas barragens a menos de 20%, indica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Efacec concluiu o projeto da central fotovoltaica de Mina Tó, numa encomenda avaliada em mais de 14 milhões de euros, informou a empresa.
A reserva de água nas albufeiras portuguesas aumentou para 72% da capacidade total de armazenamento, em resultado da forte precipitação que caiu entre 12 e 14 de dezembro, revelou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A associação de conservação da natureza Palombar, com sede em Vimioso, editou o livro “O Lobo Que Não Era Mau”, destinado ao público infantil e que pretende revelar aos mais novos a importância do lobo-ibérico na natureza.
O planalto mirandês é o campo experimental da primeira Brigada Florestal Animal, que consiste num projeto-piloto que tem por missão a limpeza de lameiros e mato, a fim de criar zonas tampão em caso de incêndios florestais.
Vários empresários ligados ao turismo de natureza mostraram-se confiantes nas potencialidades do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), por considerarem que esta área protegida tem qualidades únicas para receber turistas ao longo de todo o ano.
A associação ambientalista Zero lamentou que a taxa de reciclagem se mantenha “vergonhosamente nos 21%” e que os 447 milhões de euros gastos para promover “uma política pública eficaz” no setor de nada tenham servido.
O município de Miranda do Douro vai investir cerca de um milhão de euros na reflorestação do parque do rio Fresno e com a plantação de espécies autóctones pretende criar um “pulmão verde” da cidade, informou a presidente da câmara municipal, Helena Barril.
O projeto “LIFE Aegypius return – expansão da população de abutre-negro”, pretende duplicar o número de casais desta espécie no interior raiano, com um investimento de 3,7 milhões para os próximos cinco anos.
Espanha vai manter a passagem de água dos rios para Portugal e respeitar os caudais acordados bilateralmente, disse a delegada do Governo espanhol na região de Castela e Leão, Virgínia Barcones.
O município de Vimioso vai investir 450 mil euros no alteamento de um açude no rio Angueira. para armazenar água em tempo de seca e assim abastecer várias localidades, avançou o presidente da autarquia, Jorge Fidalgo.
A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, apelou aos governos de Portugal e Espanha para o cumprimento do pacto de Albufeira assinado entre os dois países, face à ameaça de corte de água reivindicado por agricultores espanhóis.