Rua do Vale da Fonte, nº3, 5210-150 Malhadas
Em Portugal, o registo eletrónico das capturas vai abranger todas as modalidades da pesca lúdica, lazer, desportiva, marítimo-turística e submarina, em terra, a partir de uma embarcação ou submersa. (HA)

Em 2026, os pescadores lúdicos vão registar as capturas de peixes numa aplicação móvel, tendo a União Europeia (UE) criado um grupo de trabalho para discutir estas matérias, no qual Portugal está representado.

O secretário de Estado das Florestas disse que o Governo está a trabalhar para renovar equipamento, desde veículos a motosserras e proteção individual dos sapadores florestais, que desenvolvem um trabalho” “invisível e imprescindível” na proteção dos territórios.

Em Portugal, há 412 equipas de sapadores florestais. (FMD)
30% das espécies de plantas têm a maioria dos seus dispersores na categoria de elevada preocupação. (Flickr)

A dispersão de sementes é crucial para a sobrevivência dos ecossistemas, mas as ameaças de extinção e alterações populacionais entre os animais que dispersam as sementes, colocam em risco a diversidade de plantas no continente europeu.

O “Vale Eficiência” contempla a atribuição de um ou mais vales, até um máximo de três, no valor unitário de 1300 euros.

Até 31 de outubro, a freguesia de Miranda do Douro continua a apoiar as famílias economicamente mais vulneráveis, na submissão de candidaturas ao programa “Vale Eficiência”, que consiste na atribuição de um apoio financeiro para melhorar a eficiência energética das habitações.

Está previsto um apoio de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas. (Flickr)

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, um apoio de 4 mil euros na compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros, com obrigação de abate do atual.

Entre 1 de janeiro e 27 de setembro, a GNR diz ter recebido um total de 1.174 denúncias sobre poluição.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 12 crimes de poluição e elaborou 225 autos de contraordenação, em ações realizadas este ano no âmbito da fiscalização da poluição dos solos e dos recursos hídricos.

O ministro da Agricultura sublinhou que a floresta pode ser rentável, desde que seja gerida “como um condomínio”. (Flickr)

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, pretende até ao final deste ano, definir um pacto nacional que permita tornar a floresta mais resistente.

Os cidadãos protestaram nas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Odemira, Vila Nova de Poiares, Sertã, Torres Novas, Gouveia, Arganil e Melres (Gondomar). (HA)

Em 12 localidades do país, realizaram-se protestos contra os incêndios, o abandono do território e a monocultura do eucalipto, sob o lema “O país arde, temos de acordar”.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios. (HA)

O bispo de Lamego publicou uma mensagem sobre os incêndios que afetam a região e o país, com o título ‘Não podemos ficar quietos, tranquilos e calados’, alertando para o abandono do interior do país.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares. (Flickr)

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado de incêndio, por causa daa temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento. (flickr)

Mais de uma centena de concelhos, sobretudo das regiões Norte e Centro, mantêm-se em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ao projeto “AtiveLAB: Laboratórios de Ativismo Ambiental", podem concorrer até 20 de setembro, escolas secundárias e profissionais dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

A associação ambientalista Zero está a desafiar alunos das escolas secundárias e profissionais do interior do país, a desenvolverem projetos sustentáveis, disponibilizando um financiamento até 1.500 euros para as seis candidaturas vencedoras.

No âmbito da Operação Floresta Segura 2024, a GNR “realizou 6.139 ações de sensibilização, tendo alcançado 99.419 pessoas com o objetivo de evitar comportamentos de risco. (HA)

Este ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou até 18 de agosto, 1.912 crimes de incêndio florestal, mais de metade do que os 3.299 de todo o ano passado e efetuou 24 detenções, avançou fonte oficial desta força de segurança.

A 30 de agosto, o Parque Natural de Montesinho (PNM) assinalou 45 anos, com a apresentação de dois novos projetos e procura financiamento na ordem dos 64 milhões de euros para mais investimentos, referiu Sandra Sarmento, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Na freguesia de São Marrtinho foram queimados 90 hetares de castanheiros. (HA)

Os produtores de castanha, de floresta e os apicultores da área consumida pelo incêndio, nos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, estão expectantes em relação aos apoios anunciados pelo Governo para compensar a perda de produção causada pelo fogo.

No terreno estão já em curso trabalhos de recuperação de caminhos agrícolas, consolidação do terreno, limpeza de pontos de água. (HA)

O Governo anunciou um pacote de meio milhão de euros para o início da recuperação e consolidação da área ardida nos incêndios florestais que afetaram os concelhos de Bragança, Miranda do Douro e Vimioso.

O Governo vai avançar com a construção da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, a partir da Barragem do Abrilongo, num investimento que poderá ultrapassar os 25 milhões de euros. (Flickr)

O Ministro da Agricultura criticou os “radicais verdes” que se manifestam contra a construção de barragens e alertou que é preciso simplificar os projetos relacionados com o setor e acabar com a burocracia existente.

O fogo propagou-se por uma área de 2200 hectares e destruiu floresta, soutos, vinhas, pomares, lameiros, apiários e outras culturas. (HA)

Com o objetivo de avaliar os estragos causados pelo incêndio que assolou os concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira Pereira, vem a Miranda do Douro na quinta-feira, dia 29 de agosto, reunir com as entidades locais.

O projeto visa reduzir o risco de incêndio em áreas periurbanas das localidades rurais da Reserva Transfronteiriça da Biosfera da Meseta ibérica. (Flickr)

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e o município de Vimioso vão avançar com um projeto ibérico para a prevenção de incêndios e resiliência ecológica.

O incêndio causou prejuízos na apicultura, floresta, soutos, vinhas, lameiros e outras culturas. (HA)

O município de Miranda do Douro solicitou ao Governo apoios para minimizar os estragos provocados na floresta e na apicultura, pelo incêndio que afetou 2.200 hectares, sendo que as áreas atingidas no concelho foram as freguesias de São Martinho de Angueira e Cicouro.

A nível regional, o distrito de Bragança passou a ser o que regista maior área ardida desde o início do ano, com 2.764 hectares. (HA)

O mês de agosto que ainda não terminou, já é o mês com mais área ardida em 2024 e duplicou os valores de julho, segundo os dados avançados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A época venatória de espécies cinegéticas de caça maior, tais como, o javali, veado, gamo, corço e muflão, em terrenos ordenados, iniciou a 1 de junho de 2024, terminando em 31 de maio de 2025. (Flickr)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a 18 de agosto, as ações de fiscalização ao exercício da caça, que vão decorrer até 28 de fevereiro de 2025, para prevenção, deteção, repressão e investigação de situações em desconformidade com as normas legalmente definidas.

Os dois incêndios que deflagraram no distrito de Bragança foram combatidos por 1.246 bombeiros. (HA)

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) classificou o incêndio que assolou os concelhos de Vimioso e Miranda do Douro, como o maior registado desde janeiro, com uma área ardida provisória de 2.182 hectares de terreno.

O incêndio que pôs em perigo a localidade de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, destruiu 2.200 hectares da área florestal e agrícola, nomeadamente soutos de castanheiros e pinhais, pelo que a presidente do município de Miranda do Douro anunciou que vai solicitar ao governo medidas para apoiar os agricultores e proprietários prejudicados.

A localidade de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, tem uma área de 37,00km², onde predominam culturas como o castanheiro e o pinho bravo. (HA)
Segundo os dados provisórios do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em julho ocorreram 1.082 incêndios rurais. (HA)

No mês de julho, o número de incêndios rurais atingiu o valor mais elevado deste ano, com 1.082 ocorrências, quase o dobro face aos 596 incêndios rurais de junho e foi também responsável pela maior área ardida do ano.

O incêndio que deflagrou no concelho de Vimioso e alastrou para o concelho vizinho de Miranda do Douro “já está dominado”, indicou a proteção civil.

Iniciou a 1 de agosto, na Freguesia de Miranda do Douro, o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens mirandeses, com idades entre os 14 e os 30 anos, umas férias de verão na natureza, ao mesmo tempo que cumprem um serviço útil à comunidade.

Para o ministro da Defesa, Portugal está hoje mais bem preparado para evitar tragédias como as que ocorreram no passado. (Flickr)

Este ano, as Forças Armadas já executaram 551 patrulhas de vigilância e deteção de incêndios, indicou o Centro de Meios Aéreos da Lousã, no distrito de Coimbra.

A águia-caçadeira, também conhecida como tartaranhão-caçador, é uma ave que nidifica no solo em áreas abertas.(Palombar)

A organização Palombar, com sede em Vimioso, vai coordenar o projeto LIFE SOS Pygargus que, com uma um dotação de 11 milhões de euros, pretende unir ecologistas, cientistas e agricultores para salvar a águia-caçadeira da extinção.

Portugal tem feito um esforço muito grande “para combater os efeitos das alterações climáticas, em particular no tema da água”.(HA)

Portugal manifestou a mesma preocupação das 20 maiores economias do mundo, relativamente ao tema do saneamento e resiliência da água, indicou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A II Festa dos Pombais realizada na aldeia de Uva, no dia 20 de julho, deu a conhecer aos visitantes o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso e simultaneamente, proporcionou o convívio entre os visitantes e a população local.