Na 8.ª edição da iniciativa “Quartel Electrão”, realizada pela Eletrão - Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 201 associações de bombeiros de todo o país. (flickr)

Através da recolha de 2.300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos, as associações de bombeiros angariaram um recorde de 270 mil euros, anunciou a associação Electrão.

Assistiram a esta largada, os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, através de uma ação de sensibilização ambiental. (flickr)

Agentes ligados à conservação da natureza devolveram ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), em Miranda do Douro, um abutre que foi resgatado no final de setembro e tratado por técnicos especializados em avifauna.

Na terça-feira, dia 12 de março, a Guarda Nacional Republicana (GNR) prestou uma ação de sensibilização aos autarcas das freguesias do concelho de Miranda do Douro, dedicada ao tema dos “Incêndios Rurais”, durante a qual alertaram para a necessidade da limpeza das propriedades e para a obrigatoriedade de autorização nas queimadas e queimas de sobrantes.

No distrito de Bragança, o alerta de neve mantêm-se até Domingo, dia 10 de março. (Foto: PS)

Seis distritos de Portugal continental, entre os quais o de Bragança estão sob aviso laranja devido à queda de neve, enquanto a chuva, vento forte e agitação marítima vão afetar o centro e norte do país, até Domingo, dia 10 de março.

Descobrir a natureza das Aldeias Sem Fronteiras” é tema do 1º Concurso de Fotografia, que está a decorrer de 1 de março até 31 de maio e tem como objetivo divulgar e valorizar os recursos naturais, sendo dirigido às populações da Terra Fria Transmontana (que abrange os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais) e das Terras do Sousa.

No concelho de Vimioso, já estão identificados 48% dos terrenos. (HA)

No município de Vimioso, o programa Balcão Único do Prédio (Bupi) começou a ser implementado nas freguesias do concelho, com o propósito de aproximar este serviço dos munícipes e facilitar o registo georeferencial dos terrenos.

Em plena campanha eleitoral, várias organizações ambientalistas apelam aos decisores políticos para adotarem medidas urgentes que garantam uma transição energética justa, sustentável e inclusiva no país.

A fiscalização da gestão de combustível nas 991 freguesias prioritárias é realizada entre 1 e 31 de maio. (flickr)

No corrente ano, foram identificadas quase mil freguesias como prioritárias para limpeza de florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais, segundo despacho publicado em Diário da República.

Em Mogadouro foram inaugurados dois equipamentos no valor de cerca de cinco milhões de euros destinados à melhoria do abastecimento e tratamento de água para as populações deste concelho. (MM)

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, indicou que a barragem de Bastelos assegura o abastecimento de água ao concelho mogadourense nos próximos quatro anos, mesmo que não chova.

A Electrão é uma associação de Gestão de Resíduos, com responsabilidades em três sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. (flickr)

Em 2023, foram recolhidas cerca de 1.300 toneladas de pilhas e baterias, pela entidade de gestão de resíduos Electrão, um aumento de 90% em relação a 2022, mas ainda insuficiente, segundo a associação.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza até 30 de novembro a Operação “Floresta Segura 2024”, reforçando ações de sensibilização, vigilância e fiscalização das zonas florestais no âmbito da prevenção e deteção de incêndios rurais.

A doação da viatura insere-se o programa “Doar para proteger”. (HA)

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de janeiro, a empresa E-Redes entregou uma viatura Pick-up 4×4, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (A.H.B.V.M.D.), numa cerimónia que contou com a presença de Francisco Campilho, representante da E-REDES e de Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

A Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF) tem como tarefas a manutenção, prevenção, vigilância e o combate aos incêndios. (HA)

No passado dia 18 de janeiro foi apresentada em Miranda do Douro, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF), numa sessão de esclarecimento que teve como outro propósito informar e motivar os jovens, entre os 18 e os 25 anos, a candidatarem-se ao concurso de recrutamento que decorre até 26 de janeiro.

A freguesia de Miranda do Douro vai dispor de uma equipa de cinco sapadores florestais, com a missão da limpeza de terrenos, desmatação, gestão do arvoredo e manutenção dos espaços verdes da freguesia, informou o presidente da autarquia, Francisco Parreira.

A albufeira do Baixo Sabor tem cerca de 70 quilómetros navegáveis, abrangendo quatro concelhos do distrito de Bragança, como Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, numa área de 2.300 quilómetros quadrados. (flickr)

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) reativou o programa de empreendedorismo dos Lagos do Sabor, uma iniciativa com uma dotação inicial de 65 mil euros, que junta o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a empresa elétrica Movhera.

Segundo os dados, 2023 teve uma temperatura média global de 14,98ºC, mais 0,17ºC do que 2016, que detinha o título de ano mais quente desde que há registos, que remontam a 1850. (Imagem: Copernicus)

O ano 2023 foi o mais quente desde que há registos, com a temperatura no mundo a aproximar-se do limite do aquecimento de 1,5ºC face à era pré-industrial, indicou o programa europeu Copernicus.

A sessão “Estação de Compostagem de base local de Algoso” vai decorrer no salão da junta de freguesia, entre as 9h30 e as 12h30 e é dirigida aos agricultores, criadores de gado, produtores florestais e à comunidade rural em geral.

Na manhã de sexta-feira, dia 15 de dezembro, vai ser apresentada em Algoso, a Estação de Compostagem, uma iniciativa da Palombar que visa aproveitar e decompor os resíduos florestais dos eucaliptos existentes na localidade, para posterior adubagem dos solos empobrecidos e a plantação de árvores autóctones, como os sobreiros e as azinheiras.

A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), decorre no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

O secretário de Estado da Agricultura disse que o elevado consumo de água no setor agrícola não é um gasto, mas uma necessidade, sublinhando que o uso eficiente é uma prioridade, a par da transição energética.

O quebra-ossos é uma das espécies que faz parte da galeria dos animais que já desapareceram de Portugal. (flickr)

Portugal e Espanha apresentaram em Miranda do Douro, estratégias comuns para recuperar o quebra-ossos (‘Gypaetus barbatus’), uma ave de rapina ameaçada de extinção e trazê-la de volta ao Douro Internacional e Norte de Portugal.

Continuam a decorrer em Miranda do Douro, as obras de reabilitação do rio Fresno e dos seus afluentes, uma intervenção ambiental que decorre ao longo de 40 quilómetros e que tem por finalidade desobstruir o leito do rio e as margens, construir pequenos açudes naturais para armazenar água e proteger a biodiversidade existente.

Entre os problemas existentes no rio Fresno e seus afluentes foram ainda identificados a deposição de lixo e entulho, sinais de erosão das margens e consequente sedimentação no leito do rio, o que leva à obstrução dos cursos de água.
A PJ de Vila Real anunciou a detenção de 20 pessoas e a realização de 60 buscas a entidades públicas e privadas, no âmbito de uma investigação por falsificação de análises de água destinada ao consumo humano.

O Laboratório Regional de Trás-os-Montes, em Mirandela, que foi alvo de buscas policiais por suspeitas de falsificação de análises de água, está “surpreendido” com a investigação, garantindo colaborar com as autoridades, adiantou fonte da empresa.

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) está desenvolver em cinco áreas protegidas da região Norte, o programa Semear, Tratar e Plantar, que envolve a participação de vários estabelecimentos de ensino.

De acordo com José Pereira, a instalação destas novas plataformas de nidificação visa atrair novos casais de abutre-preto que estão dispersos pela região transmontana . (flickr)

Foram instalados nove ninhos artificiais no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), para aumentar a maior colónia de abutre-preto em Portugal, numa iniciativa da associação Palombar, em parceria com a universidade espanhola de Oviedo.

Segundo o estudo, o declínio da população de lobo ibérico em meados do século XX levou a uma redução significativa da sua diversidade genética. (flickr)

Investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO), da Universidade do Porto, concluíram que a perseguição do lobo ibérico, em meados do século XX, originou uma “redução significativa da sua diversidade genética”.

Segundo o sindicato, o ICNF tem cerca de 1.050 trabalhadores.

Os trabalhadores do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) realizam a 27 de outubro uma greve nacional por melhores condições laborais e para alertar o Governo para os problemas no organismo.

Segundo a LOC/MTC, a sustentabilidade do planeta depende da redução do consumo e a adoção de outro estilo de vida. (flickr)

O coordenador da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), Américo Monteiro, considera que as pessoas têm de “mudar os comportamentos” em relação ao planeta porque “existe muito esbanjamento e desperdício”.

Segundo fonte do município de Mogadouro, o manganês não é prejudicial para a saúde pública, mas aconselha-se que a lavagem da roupa seja feita sem recursos a lixívia ou derivados para evitar manchas. (MM)

O município de Mogadouro emitiu um aviso à população para a existência de manganês na rede de abastecimento de água, provocando uma tonalidade mais escura na água.

O Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, foi o local do IV Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental, que decorreu no fim-de-semana de 14 e 15 de outubro e juntou associações e municípios, para refletir sobre o urgente desafio da transição energética.

Um dos novos miradouros foi construído na raiana de Paradela, a localidade mais oriental de Portugal, onde o sol nasce primeiro no nosso país. (HA)

O concelho de Miranda do Douro tem dois novos miradouros, que são autênticas varandas sobre as arribas do Parque Natural do Douro Internacional, tendo sido investidos cerca 300 mil euros, na construção destes equipamentos enquadrados na paisagem.

A 1 de outubro iniciou-se o período geral de caça, que decorre até 31 de dezembro. Nas zonas de caça associativas de Palaçoulo e na Póvoa e Ifanes, a atividade cinegética continua a ser praticada por muitos caçadores, locais e visitantes, para quem esta atividade é hoje encarada como um modo de cuidar do ambiente e de preservar espécies como a perdiz e o coelho-bravo.

A perdiz de Trás-os-Montes é uma espécie muito apreciada pelos caçadores. (flickr)
Entre 1995 e 2018, Portugal apresentou o terceiro maior crescimento, em termos absolutos, da extensão de autoestradas na Europa, a seguir à Espanha e à França. (flickr)

Entre 1995 e 2018, Portugal aumentou a sua rede rodoviária em 2.378 quilómetros (346%), enquanto a ferrovia diminuiu 18%, segundo um estudo divulgado pela organização ambiental não-governamental (ONG), Greenpeace.

Nos dias 14 e 15 de outubro, várias associações ambientalistas e movimentos cívicos nacionais vão reunir-se em Vimioso, para debater linhas de ação que assegurem uma transição energética que tenha impacto efetivo no ambiente e na sociedade.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. (foto: GNR)

Em Miranda do Douro, os militares da GNR, afetos ao Núcleo de Proteção Ambiental, recuperam um Grifo ‘Gyps fulvus’, que se encontrava debilitado, na área do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

O estudo agora publicado, que reuniu 96 peritos europeus de 70 instituições e foi coordenado por investigadores do Senckenberg Research Institute e Natural History Museum (de Frankfurt, Alemanha). HA

Um estudo publicado na revista Nature e que teve a participação de investigadores portugueses concluiu que apesar das tendências positivas na década de 1990, a recuperação da biodiversidade dos rios europeus estagnou a partir de 2010.

No âmbito da festa em honra de Nossa Senhora do Naso, realizou-se a 6 de setembro, o IV Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que voltou a reunir os criadores dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro, com os objetivos de avaliar o estado atual da raça e incentivar à preservação da única raça de asininos de Portugal Continental.

No final de agosto, a bacia do Douro apresentava 79,6% de volume de água. (HA)

O volume de água armazenado desceu em todas as bacias hidrográficas monitorizadas de Portugal, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH) referentes ao último dia de agosto.

O Grifo (Gyps Fulvus) é um abutre de grandes dimensões, que atinge os 105 cm de comprimento e os 2,70 m de envergadura

No dia 18 de agosto, foi resgatado nas águas do rio Douro, no concelho de Miranda do Douro, um Grifo (Gyps Fulvus), pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), que de imediato transportou a ave para o Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA), para avaliar o estado de saúde e recuperação do animal.

O abutre preto é o maior dos abutres europeus e está em risco de extinção no território nacional. (flickr)

Um abutre-preto (Aegypius monachus), vítima de um tiro na asa e que passou por um processo de recuperação durante meses, foi devolvido à natureza no dia 10 de agosto, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

No terreno permanecem 184 operacionais apoiados por 68 meios terrestres. (foto AHBVM)

O incêndio que teve início na freguesia de Castelo Branco, no concelho de Mogadouro, foi dado como dominado na madrugada desta sexta-feira, dia 25 de agosto, informou fonte da Proteção Civil.

Camião limpa-fossas 4 pg
A aquisição do camião limpa-fossas séticas teve um custo de cerca de 350 mil euros é uma medida inserida no roteiro para o Desenvolvimento da Terra de Miranda, Sabor e Tua.

No dia 8 de agosto, o município de Miranda do Douro adquiriu um camião limpa-fossas séticas, resultante do roteiro para o Desenvolvimento da Terra de Miranda, Sabor e Tua, um moderno equipamento que vai melhorar o serviço de limpeza e desinfeção das fossas séticas existentes no concelho, informou a presidente da câmara municipal, Helena Barril.

Em 20 estações foram ultrapassados os valores da temperatura máxima para o mês de agosto, tendo Miranda do Douro registado 40,8ºC. (IPMA)

No dia 22 de agosto, 50% do território nacional registou temperaturas iguais ou superiores a 40°C, tendo Alvega e Pinhão registado o valor mais elevado da temperatura máxima em Portugal Continental, com 45,6 graus centígrados.

Na abertura da época da caça, no terreno ordenado, a GNR lembra “ uma especial atenção às espécies cinegéticas, meses e limite diário de abate”, que constam no calendário venatório, época venatória 2023-2024. (flickr)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a 20 de agosto, a ‘Operação Artémis’, que se irá desenvolver até fevereiro, com vista à fiscalização do exercício da caça, de modo a prevenir situações em desconformidade com a lei.

Segundo o responsável da APA, em 2022, a bacia hidrográfica do Rio Douro foi responsável por 50% da produção hídrica, seguindo-se depois o Cávado. (HA)

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que o Norte é a região do país que mais contribuiu para produção de energia hídrica do país, salientando o desempenho dos distritos de Bragança e Braga.

Os dois murais foram elaborados após a recolha de materiais recolhidos no lixo urbano das aldeias de Serapicos e Vilar Seco, do Planalto Mirandês. (foto: PINTA)

O artista plástico Bordalo II concluiu a elaboração de dois murais dedicados ao burro de Miranda, no Parque Ibérico Natureza e Aventura (PINTA), instalado em São Joanico, no concelho de Vimioso.

Segundo o relatório, 45 municípios portugueses têm perdas acima dos 50% e 19 não fazem sequer a medição. (flickr)

Em Portugal, a rede de abastecimento de água tem perdas anuais de centenas de milhões de litros de água, alerta a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que pede uma aposta na redução desses valores.

De 6 a 9 de fevereiro está a decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, a 4ª edição do curso de foto-armadilhagem, uma formação que tem por objetivo conhecer melhor a fauna silvestre e a ecologia das regiões.

Este ano, inscreveram-se no curso “Uso e potencialidades da armadilhagem fotográfica em estudos de ecologia e monitorização de fauna silvestre”, 18 pessoas, vindas maioritariamente de Portugal e também da vizinha Espanha.
O milhafre-real (Milvus milvus) é uma espécie ameaçada e legalmente protegida em Portugal. (Palombar)

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural informa que entre 2021 e 2022, aumentou o número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno, em Portugal, segundo um relatório do projeto LIFE EUROKITE.

Em dezembro de 2022, tanto a produção hídrica como a eólica atingiram o maior valor mensal no ano de 2022, o que levou ao maior valor de incorporação renovável. (flickr)

Em dezembro do ano que terminou, 78% da produção de eletricidade foi de origem renovável, sobretudo graças ao aumento da produção hídrica e eólica, que contribuíram respetivamente com 2.087 GWh (gigawatts hora) e 1.617 GWh, indicou a APREN.

Os biorresíduos são os resíduos que se degradam, por exemplo, os que são produzidos nas cozinhas, como restos de alimentos.

A associação ambientalista Zero alertou para a “fraca aposta dos municípios na recolha porta-a-porta de biorresíduos”, o que, avisa, “perpetuará incumprimento de metas de reciclagem”.