Zona Industrial lote 60, Mogadouro | Telemóvel: 964 437 004 |sonorizacoestuna.com

No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim acolhe o X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano apresenta várias novidades, com um novo palco, sete grupos convidados, portugueses e espanhóis e a participação especial do músico, Luís Pedraza.

A música “Bida de Pastor”, do grupo “Rachó Lato” foi a grande vencedora do XXXIV Festival de Música Mirandesa, um evento que decorreu no âmbito do 479º aniversário da cidade de Miranda do Douro e teve como objetivo incentivar a escrita, a composição e a interpretação de músicas em mirandês.

No âmbito da comemoração dos 479 anos da cidade de Miranda do Douro, vai realizar-se este sábado, dia 6 de julho, o desfile ibérico dos pendões, uma cerimónia que põe em destaque os históricos estandartes militares e religiosos, identitários de cada localidade.

Já é conhecido o cartaz do 23º Festival Intercéltico de Sendim, cujos maiores destaques são os concertos dos grupos espanhóis Lenda Ártabra (Galiza) e Carrión Folk (Castela e Leão), no dia 2 de agosto e Alienda (Astúrias), a 3 de agosto.

Após vários anos de interrupção, o Festival da Canção Mirandesa volta a realizar-se em Miranda do Douro, no serão de sábado, dia 6 de julho, com o mesmo propósito de sempre: incentivar os músicos do concelho a escrever, compor e cantar em língua mirandesa.

O bairro da Terronha, em Miranda do Douro, volta a celebrar neste fim-de-semana de 28, 29 e 30 de junho, a festa em honra do apóstolo e mártir, São Judas Tadeu, com arruadas, petiscos, música e no Domingo a festividade culmina com a celebração da missa campal.

Em Algoso, existe uma capela dedicada a São João Batista, datada do século XVII, junto à qual está uma fonte cujas águas são consideradas milagrosas. (Flickr)

Nos dias 23 e 24 de junho, Algoso celebra a festa em honra de São João Batista, num programa que inclui uma sardinhada comunitária, a missa solene seguida da procissão e a recriação da tradição e dos cantares da segada, um trabalho agrícola caraterístico desta altura do ano.

Todos os anos, os Encontros Primavera trazem a Picote vários artísticas. (HA)

A localidade de Picote acolheu no fim-de-semana de 7, 8 e 9 de junho, a XIX edição dos Encontros Primavera, um evento cultural e científico, durante o qual os artistas e investigadores proporcionaram à população local, uma reflexão conjunta sobre o património natural e cultural existente, que culminou com a apresentação de obras artísticas.

Esta sexta-feira, dia 26 de abril, o município de Miranda do Douro exibe o filme “Revolução (Sem) Sangue”, uma obra cinematográfica baseada em factos reais, que conta a história de quatro jovens que morreram nos acontecimentos de 25 de Abril de 1974, no âmbito do ataque da PIDE a manifestantes.

A 24 de abril foi apresentado na Casa da Cultura Mirandesa, em Miranda do Douro, o livro “E depois do Adeus?”, uma coletânea de 10 testemunhos de mirandeses, que viveram o antes e o depois do 25 de abril de 1974 e descrevem o impacto que este acontecimento teve nas suas vidas.

Para assinalar o cinquentenário da revolução do 25 de abril de 1974 e simultaneamente, os 25 anos do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, o fundador, Mário Correia, apresenta no dia 27 de abril, o livro “José Afonso – A patriótica espia sabia onde morder…”.

O pavilhão multiusos, em Sendim, encheu-se de gente na tarde de Domingo, dia 7 de janeiro, para o XVIII encontro “Bamos a cantar l’s Reis”, uma tradição que este ano contou com a participação de nove grupos e proporcionou o convívio entre as gentes de várias localidades do concelho de Miranda do Douro.

Este ano, o concerto de Natal, em Miranda do Douro, vai ser interpretado pelo cantor, Rui Drumond, vencedor do programa “The Voice Portugal” e no espetáculo musical agendado para o serão de sábado, dia 23 de dezembro, na concatedral, o músico português vai interpretar temas clássicos de Natal como “White Christmas”, “Adeste Fideles”, entre outros.

No Domingo, dia 17 de dezembro, a Festa em honra de Santa Luzia, em São Pedro da Silva, voltou a ser animada com o peditório protagonizado pelo “Velho e a Galdrapa”, duas personagens mascaradas de um antigo ritual, que evoca a celebração do fim das colheitas e a chegada do inverno.

No sábado, dia 16 de dezembro, a Associação Filarmónica Mirandesa celebra o seu 130º aniversário, com a realização, em Miranda do Douro, do I Festival Luso-Hispano, um evento musical que nesta primeira edição vai contar com a participação da Banda de Música de Zamora.

A XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, encerrou no passado Domingo, dia 10 de dezembro, com a realização do X Festival de Folclore da Castanha, um evento cultural que animou a feira com as cantigas e danças dos ranchos de Vimioso, Ponte de Lima e São Salvador de Árvore (Vila do Conde).

No fim-de-semana de 11 e 12 de novembro, várias localidades do concelho de Miranda do Douro, entre as quais Paradela, vão celebrar a festa em honra de São Martinho, com um programa religioso e cultural, que contempla a missa, seguida de um almoço (ou jantar) convívio e que culmina com o tradicional magusto de castanhas assadas e jeropiga.

A capela do Moderno Escondido, no Barrocal do Douro, foi o palco do concerto de Outono, protagonizado pelo grupo “Hardança”, que na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, presenteou o público com um repertório de músicas, muitas delas cantadas na língua mirandesa e inspiradas no amor às gentes e tradições da Terra de Miranda.

Para a realização dos Concertos de Outono, o Município de Miranda do Douro conta com a colaboração da Diocese de Bragança-Miranda, ao permitir que os espetáculos se realizem nas várias igrejas paroquiais do concelho. (flickr)

Na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, a Igreja Paroquial do Barrocal do Douro, em Picote, vai ser palco do concerto musical do grupo Hardança, um evento inserido no ciclo de Concertos de Outono, promovidos pelo município de Miranda do Douro, com o objetivo de levar a música às várias localidades do concelho.

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, a aldeia de Atenor voltou a ser o destino de milhares de pessoas, que quiseram participar na XI Ronda das Adegas, um evento cultural que mostra as potencialidades do mundo rural, como os produtos da terra e a gastronomia, os antigos ofícios e os animais, os jogos tradicionais, a música, os concertos e até o teatro de rua, que este ano encerrou a festa.