No âmbito da candidatura das “Danças Rituais dos Pauliteiros nas festividades tradicionais de Miranda do Douro”, o município organizou um seminário, no sábado, dia 25 de novembro, durante o qual foram apresentados os sete grupos de pauliteiros e as nove festividades que aguardam pela classificação de património cultural imaterial.

Entre 23 e 25 de novembro, o papel da mulher vai estar em destaque na XI edição da Bienal da Máscara – Mascarte, que vai decorrer em Bragança.

O concerto em Miranda do Douro faz parte do “Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior”, que tem como finalidade promover o património existente nos municípios do Douro Superior, através da realização de eventos culturais. (flickr)

No sábado, dia 11 de novembro, a concatedral de Miranda do Douro é o palco do concerto de ópera “Bocherini e Mozart”, um evento cultural agendado para as 21h00, que é promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), em parceria com o município de Miranda do Douro.

No fim-de-semana de 11 e 12 de novembro, várias localidades do concelho de Miranda do Douro, entre as quais Paradela, vão celebrar a festa em honra de São Martinho, com um programa religioso e cultural, que contempla a missa, seguida de um almoço (ou jantar) convívio e que culmina com o tradicional magusto de castanhas assadas e jeropiga.

A capela do Moderno Escondido, no Barrocal do Douro, foi o palco do concerto de Outono, protagonizado pelo grupo “Hardança”, que na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, presenteou o público com um repertório de músicas, muitas delas cantadas na língua mirandesa e inspiradas no amor às gentes e tradições da Terra de Miranda.

Para a realização dos Concertos de Outono, o Município de Miranda do Douro conta com a colaboração da Diocese de Bragança-Miranda, ao permitir que os espetáculos se realizem nas várias igrejas paroquiais do concelho. (flickr)

Na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, a Igreja Paroquial do Barrocal do Douro, em Picote, vai ser palco do concerto musical do grupo Hardança, um evento inserido no ciclo de Concertos de Outono, promovidos pelo município de Miranda do Douro, com o objetivo de levar a música às várias localidades do concelho.

No dia 28 de setembro, em Lisboa, António Bárbolo Alves, prestou a sua primeira conferência na Academia das Ciências de Lisboa, com o título “You nun sou you – As teias que a língua tece”. (HA)

Após a sua eleição para a Academia das Ciências de Lisboa, o professor e investigador da língua mirandesa, António Bárbolo Alves, ministrou a sua primeira lição na instituição científica, no passado dia 28 de setembro, um acontecimento que é visto como um reconhecimento da sua obra académica e uma valorização da língua e cultura mirandesas.

O filme “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é candidato a uma nomeação para os Prémios Gaudí da Académia del Cinema Catalá, na categoria de Melhor Filme Europeu, segundo a lista divulgada em Barcelona.

A placa distintiva da inscrição do "Processo de Confecção da Capa de Honras" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) foi afixada na Câmara Municipal de Miranda do Douro. (HA)

Os Pauliteiros de Miranda e uma artesã da confeção da Capa d’Honras Mirandesa, acompanhados pela presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, participaram no dia 21 de outubro, em Lisboa, no programa comemorativo dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Na tarde do próximo Domingo, dia 15 de outubro, a igreja paroquial da Póvoa, vai ser o palco do primeiro concerto musical de Outono, protagonizado pelo grupo Charango.

O curso presencial em “Mirandês – Língua e Cultura" está a ser frequentado por 10 alunos. (HA)

Continua a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o curso presencial em “Mirandês – Língua e Cultura”, uma formação presencial, que está a ser ministrada em horário pós-laboral e visa dotar o público em geral, de conhecimentos sobre a língua e cultura mirandesas.

No mesmo período, também a Catedral de Miranda do Douro viu crescer o número de visitantes em cerca de 40% (Flickr))

Nos primeiros nove meses do ano, os museus e monumentos geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), registaram mais de 1,75 milhões de visitas, um aumento de 17% face ao mesmo período de 2022.

Segundo o investigador António Tiza, estes rituais, que envolvem figuras "demoníacas e pantomineiras mascaradas" e que encarnam ritos de "fecundidade e abundância", são cultos a prestar nas festas de inverno no nordeste transmontano. (Foto: AVCB)

As aldeias de Bruçó, Bemposta e Vale de Porco, no concelho de Mogadouro, estão a salvaguardar as tradições ancestrais dos rituais e figuras ligadas ao solstício de inverno, características do nordeste transmontano.

No âmbito da I Bienal Intercultural Transfronteiriça e Europeia que decorreu em Vimioso, de 27 de setembro a 4 de outubro, a realizadora do filme “Alma Viva”, Cristèle Alves Meira, partilhou com a população do concelho, o Globo de Ouro, atribuído pela categoria de melhor filme do ano.

A 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, iniciou- se em Vimioso, a 28 de setembro, com a abertura do congresso internacional, dedicado a partilhar experiências e aprendizagens, sobre os modos como a cultura pode ser uma alavanca no desenvolvimento social e económico dos território rurais.

O curso tem uma duração de 16 horas e é ministrado por Ana Afonso, natural de São Martinho e formada em ensino de Línguas.

Iniciou-se a 25 de setembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o curso presencial em “Mirandês – Língua e Cultura”, que decorre em horário pós-laboral e visa dotar o público em geral, de conhecimentos sobre a língua e cultura mirandesas.

Associações e investigadores da península ibérica defenderam em Picote, que as línguas minoritárias estão na base da construção europeia e apelaram à vontade política para o seu reconhecimento, como é o caso do mirandês.

Vimioso acolhe entre o dia 27 de setembro e 4 de outubro, a 1.ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, um evento que pretende reunir especialistas europeus em várias áreas do saber e trazer centralidade geográfica a este território.

Em 29 de janeiro de 1999 foi publicada em Diário da República (DR) a Lei n.º 7/99 que reconhecia oficialmente os direitos linguísticos da comunidade mirandesa. (flickr)

Há 25 anos, o mirandês foi reconhecido como segunda língua oficial em Portugal, após a aprovação da lei na Assembleia da República, a 17 de setembro de 1998, do estatuto ao idioma falado na Terra de Miranda.

Já está definido o programa da “I Fiesta de las Lhénguas”, um evento cultural (e desportivo) que vai decorrer em Picote, no fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro e tem como grande objetivo debater e encontrar caminhos comuns, na defesa e preservação das línguas minoritárias, como são o mirandês e o asturo-leonês.

Na exposição, agora presente em Miranda do Douro, a peça principal é a “Virgem do Leite”, uma pintura inspirada na escultura existente na Concatedral, do século XV, que merece ser visitada. (HA)

A Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição uma coleção de pinturas de “Iconografia Cristã – A Linguagem do Silêncio”, da artista Tânia Pires, que está em exibição em Miranda do Douro até 11 de novembro.

Palaçoulo celebra este fim-de-semana, de 9 e 10 de setembro, a festa em honra de Santa Bárbara, padroeira dos pauliteiros locais, com um programa festivo em que os destaques são o peditório pelas ruas da localidade, a missa solene, seguida da procissão e o XX Festival de Folclore Caramonico.

O evento Book 2.0 vai juntar em Lisboa múltiplas figuras, da área do livro e de fora dele, para debater o futuro da leitura.

Menos de dois terços dos portugueses compraram livros no ano passado, de acordo com um inquérito divulgado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

De 27 de agosto até 2 de setembro, a localidade de Palaçoulo está a celebrar a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com um programa no qual se destaca o jantar da mocidade, o jogo de futebol solteiros vs casados e a celebração religiosa seguida da procissão, agendada para sábado dia 2 de setembro.

No próximo Domingo, dia 3 de setembro volta a realizar-se o passeio pedestre “Planalto Mirandês”, entre Miranda do Douro e o santuário do Naso, na Póvoa, uma atividade que é organizada pelo município de Miranda do Douro e insere-se na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, cujo maior destaque é a celebração religiosa do próximo dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora.

Em São Martinho, as “Festas de ls Dançadores, em honra de Nossa Senhora do Rosário” decorrem de 20 a 26 de agosto, num programa em que os destaques foram a apresentação do filme “Capa d’Honras”, o concerto dos “Galandum Galundaina” (com as pauliteiras locais) e no sábado, dia 26, a missa solene, a procissão e a atuação dos pauliteiros ou dançadores de São Martinho.

De 17 a 27 de agosto, estão a decorrer em Carção, as Festas em honra de Nossa Senhora das Graças, uma festividade que é celebrada há 152 anos e que este ano tem como destaques os concertos dos artistas Jorge Guerreiro e Emanuel e no Domingo, a missa solene e a procissão de “Adeus à Virgem”.

Como já é tradição em Sendim, as Festas em Honra de Santa Bárbara iniciaram-se no Domingo, dia 6 de agosto, com o Festival de Pauliteiros, um evento cultural que este ano, para além dos grupos locais, contou com a participação dos grupos convidados de Duas Igrejas e dos Antigos Alunos do Orfeão da Universidade do Porto (AAOUP).

A festa em honra do Divino Santo Cristo, em Picote, decorreu no fim-de-semana de 5 e 6 de agosto, num programa festivo, cujos destaques foram a assembleia comunitária, no Dia da Freguesia, e a missa solene em Honra de Santo Cristo, seguida da procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica Mirandesa.

O objetivo do curso é desenvolver “conhecimento linguístico explícito sobre a língua e a sua didática”, encontrando instrumentos para promover o ensino do mirandês. (NUC)

Numa época em que o mirandês se encontra “severamente ameaçado”, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) propõe um estudo sobre a língua, com a primeira edição do curso “Mirandês: Linguística e Didática”, cujas inscrições estão abertas até 14 de setembro.

A Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) tem por objeto a prossecução de atividades relacionadas com promoção, defesa, conhecimento, estudo, desenvolvimento e divulgação da Língua Mirandesa. (HA)

O município de Miranda do Douro e a Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) assinaram um protocolo de cooperação destinado à execução das atividades de defesa e ensino do mirandês, no montante de 50 mil euros.

A submissão da candidatura foi realizada no Dia da Cidade, 10 de julho, data em que Miranda do Douro celebrou 478 anos de elevação a cidade e sede da diocese. (foto: PS)

O município de Miranda do Douro submeteu a 10 de julho, Dia da Cidade, a candidatura das “Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais”, ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial Matriz PCI, sendo que a iniciativa é considerada um momento histórico para a cultura mirandesa.

O município de Miranda do Douro tem em fase de preparação uma candidatura dos pauliteiros à Matriz PCI - Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. (foto. Ana Ramalho)

O município de Miranda do Douro, em parceria com Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) – Terras de Trás-os-Montes e a Microsoft Portugal, desenvolveu um projeto tecnológico inovador designado GPM – Guia Prático do Município.

No serão do dia 26 de junho, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa esteve em Vimioso, para presentear a população local com um concerto, no pavilhão multiusos, inserido nas comemorações do 71º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

O município de Miranda do Douro revelou que nunca foi contactado pelo Ministério da Cultura para receber a gestão do Museu da Terra de Miranda. (flickr)

O município de Miranda do Douro discorda de assumir a gestão do Museu da Terra de Miranda e segundo o vereador com o pelouro do Património, a autarquia nunca foi contactada pelo Governo acerca deste assunto.

A diretora do museu da Terra de Miranda, Celina Bárbaro Pinto, defende que, embora regionais, os museus em causa guardam obras e tesouros nacionais. (flickr)

Os diretores de seis equipamentos culturais de Miranda do Douro, Bragança, e Braga insurgiram-se contra a reorganização da gestão dos museus e monumentos e ameaçam mobilizar a população para reverter a decisão do Governo.

O Governo decidiu extinguir a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e criar duas entidades públicas – o instituto Património Cultural e a empresa Museus e Monumentos de Portugal, cujos diplomas de criação devem entrar em vigor a 01 de janeiro de 2024. (flickr)

A tutela de sete museus portugueses, entre os quais o museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) vão passar para os municípios até ao final do ano.

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, a aldeia de Atenor voltou a ser o destino de milhares de pessoas, que quiseram participar na XI Ronda das Adegas, um evento cultural que mostra as potencialidades do mundo rural, como os produtos da terra e a gastronomia, os antigos ofícios e os animais, os jogos tradicionais, a música, os concertos e até o teatro de rua, que este ano encerrou a festa.

Na atividade vão realizar-se oficinas de arte rupestre, talha lítica, cerâmica do Neolítico, missangas e arqueologia. (flickr)

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia que decorrem nos dias 16, 17 e 18 de junho, o município de Miranda do Douro vai desenvolver no sábado, dia 17 de junho, entre as 10 e as 17 horas, na alcáçova do castelo de Miranda do Douro, oficinas de arqueologia experimental.

O livro de poesia foi escrito no âmbito do programa Residências Artísticas 2022, em Picote. (foto: Pedro Eiras)

No âmbito do evento “Encontros Primavera 2023”, que decorreu em Picote, entre os dias 8 e 10 de junho, foi apresentado no serão de sexta-feira, dia 9 de junho, o livro de poesia “Picuote”, da autoria de Pedro Eiras, com desenhos de Bárbara Fonte e tradução para mirandês de António Bárbolo Alves.

Telmo Ferraz foi capelão durante a construção das barragens de Picote e Miranda, onde acompanhou as dificuldades dos trabalhadores.

O município de Mogadouro promove, de 9 até 18 de junho, a peça de teatro “O Lodo e as Estrelas”, baseada no livro do padre Telmo Ferraz, que foi censurado pela PIDE.

Durante os três dias do evento, a comunidade local, aos artistas, investigadores e visitantes vão ser presenteados com um programa diversificado de atividades.

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, Picote volta a ser o local dos “Encontros Primavera 2023”, um evento cultural e científico, organizado pela associação local FRAUGA, que reúne artistas, investigadores e a comunidade, em torno de um tema relevante para a localidade e que este ano é dedicado às “Paisagens subterrâneas”, numa alusão às barragens.

Já está tudo pronto para a XI Ronda das Adegas, um evento cultural, musical e gastronómico que vai decorrer nos dias 9, 10 e 11 de junho, na aldeia de Atenor, em Miranda do Douro, onde são esperadas cerca de 5 mil pessoas, segundo a Associação Cultural e Desportiva de Atenor, organizadora do evento.

A Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias do Conselho da Europa é um mecanismo que visa a salvaguarda das línguas minoritárias da Europa. (HA)

A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) congratulou-se com a aprovação, por unanimidade, de um projeto de resolução que recomenda ao Governo que conclua a vinculação do país à Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias.

Na tarde de Domingo, dia 28 de maio, o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, foi o recinto das Olímpiadas Desportivas, o campeonato de jogos tradicionais do concelho de Miranda do Douro, que este ano reuniu cerca de 300 participantes das várias freguesias e que teve de ser interrompido devido à chuva.

No dia 21 de maio, o grupo de música tradicional mirandesa, “Galandum Galundaina” apresentou na rádio Antena 1, a nova música “Júlia”, um single que é um prenúncio do novo álbum que está a ser trabalhado pelos músicos, que continuam a criar música para divulgar a identidade cultural da Terra de Miranda.

O projeto do Campeonato dos Jogos Tradicionais é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), no qual participam os nove concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Na tarde do próximo Domingo, dia 28 de maio, vai realizar-se no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, as Olímpiadas Desportivas com a realização de jogos tradicionais como o fito, a sueca ou a corrida de sacos, uma iniciativa que pretende perservar este património cultural e proporcionar momentos de convívio entre as diferentes gerações.

Em Miranda do Douro, o Dia de Reis foi celebrado no sábado, dia 7 de janeiro, com um encontro dos grupos corais do concelho, que cantaram as tradicionais músicas de Reis, para o muito público que quis assistir ao espetáculo.

Com o propósito de manter viva a tradição de cantar os Reis, o município de Miranda do Douro, vai promover no serão de sábado, dia 7 de janeiro, o encontro “Bamos a cantar ls Reis”, uma iniciativa que vai juntar no miniauditório vários grupos corais de todo o concelho.

Nos últimos anos temos assistido ao recuperar de velhas tradições que envolvem os mascarados. (Maschocalheiro)

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, Mogadouro volta a acolher no dia 14 de janeiro, mais de duas dezenas de grupos dos rituais do solstício de inverno vindos de Portugal e Espanha.

Ao longo do dia de consoada, os jovens mirandeses dedicam-se à recolha e transporte de lenha, em antigos carros de bois, para depois fazer a fogueira do galo, em frente à concatedral, que vai ficar acesa até ao dia de Reis. (MMD)

Chegados ao mês de dezembro, a festividade do Natal é vivida com muito entusiasmo pelos mirandeses, sejam eles, crianças, jovens, adultos e também idosos. O presidente da freguesia, Francisco Parreira, falou-nos sobre as tradições de Natal, em Miranda do Douro, com destaque para a festa dos rapazes solteiros, que têm a missão de recolher lenha e acender a fogueira do galo, em frente à concatedral.