No dia 2 de fevereiro, aquando da festa litúrgica da Apresentação do Senhor e Dia dos Consagrados, realizou-se na igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro, a benção do retábulo restaurado do altar-mor, um acontecimento que mereceu elogios dada a importância do património para o turismo na cidade.
No dia 11 de fevereiro, a localidade de Bemposta, vai acolher o Encontro de Rituais Ancestrais, no qual vão participar mascarados provenientes de Portugal, Espanha e de Itália, um evento que regressa ao concelho de Mogadouro após dois anos de interregno devido à pandemia.
No próximo Domingo, dia 29 de janeiro, vai iniciar-se em Aldeia Nova, o novo ciclo de concertos de inverno promovidos pelo município de Miranda do Douro, com o propósito de presentear as populações do concelho com esta oferta cultural.
Na tarde deste sábado, dia 28 de janeiro, às 14h30, vai realizar-se a apresentação do Clube de Fotografia do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em São Joanico (Vimioso), uma nova iniciativa que tem por objetivo desenvolver o conhecimento e o talento fotográfico dos participantes.
Em Miranda do Douro, o Dia de Reis foi celebrado no sábado, dia 7 de janeiro, com um encontro dos grupos corais do concelho, que cantaram as tradicionais músicas de Reis, para o muito público que quis assistir ao espetáculo.
Com o propósito de manter viva a tradição de cantar os Reis, o município de Miranda do Douro, vai promover no serão de sábado, dia 7 de janeiro, o encontro “Bamos a cantar ls Reis”, uma iniciativa que vai juntar no miniauditório vários grupos corais de todo o concelho.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, Mogadouro volta a acolher no dia 14 de janeiro, mais de duas dezenas de grupos dos rituais do solstício de inverno vindos de Portugal e Espanha.
No dia 28 de dezembro, foi apresentada a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, uma coleção de fotografias e vídeos expostos na Casa da Cultura, que retratam as pessoas, tradições e as paisagens das várias localidades do concelho.
A biblioteca municipal de Miranda do Douro foi encerrada ao público, devido aos perigos apresentados pela deficiente instalação elétrica e degradação do equipamento público, provocada pelas infiltrações de água, informou a presidente da câmara.
Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, o centro histórico de Miranda do Douro volta a ser o palco do festival “Geada”, um evento cultural que vai oferecer aos visitantes três dias de muita animação no final do ano, ao som da música tradicional, do saber das tradições e ao sabor da gastronomia mirandesa.
O município de Mogadouro celebra esta terça-feira, dia 27 de dezembro, os 750 anos da atribuição da Carta de Foral pelo rei de Portugal D. Afonso III, com um conjunto de atividades culturais que se prolongam durante 2023, informou o presidente da câmara.
No âmbito das Festas de Natal, em Malhadas, foi inaugurada no Domingo, dia 18 de dezembro, a II edição da “Aldeia Presépio”, uma iniciativa promovida pela associação “Todas”, com o propósito de preservar a tradição da construção dos presépios pelas várias ruas da localidade.
Na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, às 21h00, a igreja matriz de Algoso, vai ser o palco do primeiro concerto de Natal, integrado na iniciativa “Natal na Unidade Pastoral”, um concerto que vai ser interpretado pelo dueto Ana João e Cristiana, com temas tradicionais transmontanos de Natal.
No serão deste sábado, dia 17 de dezembro, às 21h00, na concatedral, o município de Miranda do Douro vai oferecer o concerto “Natal (en) Cantado”, interpretado pelo grupo Ensemble Vocal Pro Musica.
No próximo Domingo, dia 18 de dezembro, as ruas da cidade de Miranda do Douro vão ser o palco do festival “Douro Superior com Vida e Movimento”, um evento promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os vários concelhos durienses.
A XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso encerrou no passado Domingo, dia 11 de dezembro, com o Festival de Folclore e o concurso de Doçaria da Castanha, duas atividades que enriqueceram culturalmente o evento.
Chegados ao mês de dezembro, a festividade do Natal é vivida com muito entusiasmo pelos mirandeses, sejam eles, crianças, jovens, adultos e também idosos. O presidente da freguesia, Francisco Parreira, falou-nos sobre as tradições de Natal, em Miranda do Douro, com destaque para a festa dos rapazes solteiros, que têm a missão de recolher lenha e acender a fogueira do galo, em frente à concatedral.
A Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a Capa de Honras Mirandesa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, o que, para a presidente da autarquia, Helena Barril, é o culminar do um longo caminho na salvaguarda desta peça de vestuário.
O 1.º Encontro Nacional do Património Cultural Imaterial realiza-se sexta-feira e sábado, em Lisboa, visando fazer “um balanço” e “dar um contributo para uma maior consciência deste vasto e rico património”, segundo a organização.
O grupo “Quarteto Abalone” ofereceu um concerto de música clássica à população de Atenor, no sábado, dia 19 de novembro, na igreja Paroquial, uma iniciativa que decorreu no âmbito dos “Concertos de Outono”, que estão a ser promovidos pelo município de Miranda do Douro.
No sábado, dia 26 de Novembro, às 21h00, o salão da Caramonico, em Palaçoulo, vai ser o palco do espetáculo “Sementes de Outono”, uma criação artística da Lerias e de outras associações, cujo propósito é promover uma reflexão coletiva sobre o significado desta estação do ano, no ciclo da natureza.
O município de Miranda do Douro vai promover nos dias 3 a 4 de dezembro, o seminário “Capa de Honras, do saber fazer à marca identitária”, uma iniciativa que tem como objetivo destacar o valor cultural desta peça de vestuário tradicional da Terra de Miranda.
O partido Livre viu aprovada uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado, que prevê medidas de proteção e promoção da língua mirandesa e a criação de uma “unidade orgânica própria”, num total até 100 mil euros.
A obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz», organizada por Henrique Manuel Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa, vai ser apresentada, dia 25 de novembro, às 18h00, no Paço Episcopal do Porto.
As obras de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, iniciara,-se a 17 de novembro, informou a diretora, Celina Pinto.
No próximo sábado, dia 19 de novembro, pelas 21h30, a Igreja Paroquial de Atenor vai ser o palco do concerto de outono, interpretado pelo grupo musical “Quarteto Abalone”.
No serão do próximo sábado, dia 12 de novembro, a igreja paroquial de Paradela, vai ser o palco do primeiro concerto de Outono, protagonizado pelo trio de músicos Luís Velho, Rúben Metralha e Bruno Serra.
No dia 4 de novembro, foi apresentada na Biblioteca Municipal, António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, a exposição de arqueologia “Castro de São João das Arribas”, que consiste numa coleção de objetos arqueológicos encontrados no antigo povoado dos séculos III d. C e IX d. C, em Aldeia Nova.
A Casa da Cultura de Vimioso tem em exibição, a exposição “2022, Epopeia na Terra”, trata-se de uma coleção de pinturas e esculturas de Hugo Vaz, na qual o artista transmontano, natural de Carção, procura expressar a sua identidade e uma multiplicidade de sentimentos.
O filme “Alma Viva” da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e candidato de Portugal aos Óscares, em 2023, realizou a antestreia este Domingo, dia 30 de outubro, na Casa da Cultura de Vimioso.
Os alunos do 1º ciclo das escolas de Sendim e de Miranda do Douro, assistiram esta quarta-feira, dia 26 de outubro, à peça de teatro “Diabos e diabritos num saco de mafarricos”, uma iniciativa protagonizada pela Filandorra – Teatro do Nordeste e apoiada pelo município de Miranda do Douro.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e a Associartecine vão pormover esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de outubro, em Vimioso, a IV edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural, com a projeção de três filmes: “O lado negro do azeite”, “Terra” e “Alcarrás”.
O núcleo expositivo da Concatedral de Miranda do Douro, passou a contar com duas peças de arte sacra do século XVII que foram restauradas e que podem ser apreciadas pelo público.
O município de Mogadouro apresentou a primeira monografia do concelho, com um conteúdo que se situa entre a pré-história até atualidade.
No próximo sábado, dia 15 de outubro, a Concatedral de Miranda do Douro vai ser o monumento em destaque do programa “Celebração do Património a Norte”, com a apresentação de uma visita guiada e interativa, seguida de uma prova gastronómica do cordeiro mirandês e um concerto musical de António Chaínho.
Nos dias 14 e 15 de outubro, Miranda do Douro vai acolher o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, um evento que assinala o encerramento de um projeto transfronteiriço, de recolha e preservação da música tradicional do planalto mirandês e da província espanhola de Zamora.
Continuam a decorrer na casa da cultura de Vimioso e nas juntas de freguesia, as inscrições para os cursos socioeducativos, que este ano vão realizar-se também nas várias localidades do concelho, de modo a proporcionar oportunidades de aprendizagem e convívio a toda a população.
De 3 a 17 de outubro, a Escola Básica de Sendim, vai ter em exposição “L Nosso Património”, uma coleção de esculturas e pinturas, feitas por vários alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), com o duplo objetivo de desenvolver as competências artísticas dos mais jovens e transmitir-lhes o gosto pela cultura mirandesa.
A final do Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, realizou-se no passado Domingo, dia 18 de setembro, em Bragança, onde participaram cerca de 500 pessoas, jovens e adultos, dos 9 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal.
O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) alerta para o perigo de extinção do Mirandês, como língua viva, já nos próximos anos, em resultado do acelerado despovoamento das localidades onde se fala como língua materna.
No serão do próximo sábado, dia 17 de setembro, às 21h30, o Largo do Castelo, em Miranda do Douro, vai ser o cenário da peça de teatro “Lugares Legados”, uma iniciativa artística que pretende dar a conhecer as memórias da zona histórica da cidade de Miranda do Douro e das suas gentes.
No próximo sábado, dia 17 de setembro, vai assinalar-se o Dia da Língua Mirandesa, no salão nobre da câmara municipal de Miranda do Douro, e o programa das comemorações inclui intervenções sobre o presente e o futuro da língua, bem como a atribuição de galardões a personalidades que se têm distinguido na defesa e promoção do mirandês.
Cerca de 500 pessoas são esperadas, no próximo domingo, dia 18 de setembro, em Bragança, para disputar a final do campeonato de jogos tradicionais, um evento organizado pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT) e que é apresentado como “único no país”.
Está a decorrer nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Casa da Música Mirandesa, em Miranda do Douro, uma residência artística, com os músicos Pedro Mestre e Paulo Meirinhos, dedicada ao cante alentejano e às modas mirandesas, com o objetivo de incentivar os participantes a cantar as modas ou cantigas tradicionais.
Na tarde de Domingo, dia 11 de setembro, o largo da praça, em Palaçoulo, foi o palco do XIX Festival de Folclore Caramonico, um evento que este ano contou com a participação os Pauliteiros locais e das visitas dos grupos folclóricos de Sesimbra, de São Torcato (Guimarães) e do grupo espanhol Aulas de Música de Aliste e Trás-os-Montes.
No sábado, dia 3 de setembro, às 21h30, vai ser exibida o filme “Curral de Moinas – os banqueiros do povo”, uma comédia sobre uma súbita mudança da aldeia para a cidade e os luxos e tentações do dinheiro, para ver no auditório da Casa da Cultura de Vimioso.
O Governo autorizou a realização de obras de reabilitação e ampliação do Museu Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, no valor de mais de um milhão de euros, segundo uma portaria publicada em Diário da República.
No próximo Domingo, dia 4 de setembro, o Largo da Igreja, em Algoso, vai ser o cenário do espetáculo “Lugares Legados”, um projeto que visa reviver histórias e tradições da população local, tendo como pano de fundo um monumento histórico, neste caso o castelo.
Está em exibição no antigo Paço episcopal de Miranda do Douro, a exposição de pinturas “A segunda pele”, inaugurada no passado dia 19 de agosto, pela pintora mirandesa, Balbina Mendes.
Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, Santulhão volta a realizar o Festival de Música Tradicional e Celta, um evento que vai na 20ª edição e que neste regresso, após dois anos de pandemia, privilegia os grupos portugueses.
O presidente da Assembleia da Academia Ibérica da Máscara, Roberto Afonso, apresentou no dia 14 de agosto, o livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão”, com o intuito de dar a conhecer esta tradição cultural, tão caraterística do povo de Santulhão.
No serão desta quinta-feira, dia 11 de agosto, o antigo paço episcopal de Miranda do Douro, vai ser o cenário da peça de teatro “Sonho de uma noite de verão”, uma comédia “leve e alegre” de Shakespeare, interpretada pela Filandorra – Teatro do Nordeste.
Na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto, vai ser inaugurada na galeria do posto de turismo de Mogadouro, a exposição de pinturas “A segunda pele”, da pintora mirandesa, Balbina Mendes.
Foi inaugurada no Domingo, dia 7 de agosto, na Casa da Cultura de Vimioso, a exposição fotográfica “Trás-os-Montes”, uma coleção de fotografias que mostram a realidade desta região na década de 1980, caraterizada pelas marcas da guerra colonial, pela emigração, pela falta de condições de vida e por uma população que vivia sobretudo da agricultura e da pecuária.
No próximo Domingo, dia 7 de agosto, vai realizar-se no largo da Igreja de Sendim, o VIII Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento em que os grupos de pauliteiros e pauliteiras sendineses, vão receber a visita dos Pauliteiros de Palaçoulo, de São Martinho e dois grupos catalães, para assim iniciar as festas de Santa Bárbara.
No sábado, dia 6 de agosto, o anfiteatro do parque de Mogadouro vai ser o palco de um concerto de ópera, ao ar livre, interpretado pelos músicos do projeto “Ópera na academia e na cidade”, que tem por missão descentralizar e levar a ópera às populações mais afastadas dos centros de produção artística.
No próximo Domingo, dia 31 de julho e no âmbito da comemoração da atribuição de foral, a aldeia de Santulhão vai dinamizar a primeira edição do “Dia Dionisino”, uma jornada cheia de atividades que vão desde uma caminhada matinal, o almoço convívio, jogos tradicionais, oficinas, o jantar e um concerto ao final do dia.
No dia 16 de julho, Helena Ortega apresentou o seu primeiro livro “Com ele a vida tem mais cor”, trata-se de um livro infantil que tem como finalidade ensinar às crianças o significado da amizade e do amor.
Este sábado, dia 9 de julho, vai ser apresentado no largo do castelo, em Miranda do Douro, o concerto “L´ Castielho”, um espetáculo musical que vai apresentar as músicas tradicionais mirandesas com uma nova sonoridade, interpretada pelos Galandum Galundaina, a Banda Sinfónica do Exército e o Ensemble Vocal Pro Musica.
No âmbito das comemorações dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade (10 de julho de 1545), realizou-se no serão do dia 5 de julho, na Igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, o concerto do conceituado intérprete de música tradicional Pedro Mestre.
Ao final da tarde do dia 5 de julho, a Casa da Cultura Mirandesa foi o local da apresentação do novo livro “Cumo quien pica um palo”, escrito em mirandês por Adelaide Monteiro e que contou com a presença da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril.
No passado Domingo, dia 3 de julho, cerca de 170 pessoas participaram na II edição do passeio “L Carril de L Praino”, uma caminhada de 11,4 quilómetros pela ecopista do Sabor, entre as antigas estações ferroviárias de Duas Igrejas e Sendim, que deu a conhecer o potencial turístico e de lazer deste antiga linha de comboio.
No passado dia 6 de maio foram eleitos os novos órgãos sociais da Associação Filarmónica Mirandesa, para o triénio 2022/2024, tendo assumido a presidência desta coletividade – a mais antiga de Miranda do Douro – Pedro Manhonho, um ex-músico da banda, que pretende devolver o brilhantismo a esta associação e apostar na formação musical das crianças e jovens de modo a assegurar a continuidade e o futuro da associação.
No final da missa de Domingo, dia 16 de janeiro, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, voltou a cumprir a tradição de falar à população sobre vários assuntos de interesse local, como a situação pandémica na vila ou a realização do sorteio para as Festas de Santa Bárbara.
Após vários meses sem mostras culturais por causa da pandemia, a Casa da Cultura de Vimioso inaugurou a exposição de pintura “O Rosto, Máscara intemporal”, que pode ser visitada até 18 de julho.
Segundo a UNESCO, património, não é somente os monumentos e sítios, mas também as línguas, o saber-fazer, os rituais e as tradições. Há uma tradição em Águas Vivas e em São Pedro da Silva, em que os protagonistas são os roscos. Uns bolos feitos comunitariamente, com a forma de argola e que são muito apreciados por miúdos e graúdos. O que têm estes roscos de extraordinário? E porque é que as pessoas gostam tanto desta tradição? Fui à procura do sabor dos roscos e do saber da festa. (por Hugo Anes)
Há escritos e fotografias que indicam que os Pauliteiros de Malhadas têm mais de 100 anos! Ao longo de gerações e gerações, esta tradição foi exclusivamente uma dança de homens. Graças à ousadia e alegria das mulheres, a dança tradicional ganhou uma nova vida com as pauliteiras, pois vieram dar mais graciosidade e cor à cultura da Terra de Miranda.
Paulo Meirinhos é um dos membros do grupo de música tradicional mirandesa, os Galandum Galundaina. Professor de música e artesão, viveu no Porto e decidiu mudar-se para Miranda do Douro. Diz que para realizar esta mudança é preciso espírito de missão, pois há que enfrentar as dificuldades do despovoamento desta região.