Já está tudo pronto para a XI Ronda das Adegas, um evento cultural, musical e gastronómico que vai decorrer nos dias 9, 10 e 11 de junho, na aldeia de Atenor, em Miranda do Douro, onde são esperadas cerca de 5 mil pessoas, segundo a Associação Cultural e Desportiva de Atenor, organizadora do evento.
Na tarde de Domingo, dia 28 de maio, o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, foi o recinto das Olímpiadas Desportivas, o campeonato de jogos tradicionais do concelho de Miranda do Douro, que este ano reuniu cerca de 300 participantes das várias freguesias e que teve de ser interrompido devido à chuva.
No dia 21 de maio, o grupo de música tradicional mirandesa, “Galandum Galundaina” apresentou na rádio Antena 1, a nova música “Júlia”, um single que é um prenúncio do novo álbum que está a ser trabalhado pelos músicos, que continuam a criar música para divulgar a identidade cultural da Terra de Miranda.
Na tarde do próximo Domingo, dia 28 de maio, vai realizar-se no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, as Olímpiadas Desportivas com a realização de jogos tradicionais como o fito, a sueca ou a corrida de sacos, uma iniciativa que pretende perservar este património cultural e proporcionar momentos de convívio entre as diferentes gerações.
Na tarde de Domingo, dia 21 de maio, a artista, Balbina Mendes, apresentou no miniauditório, em Miranda do Douro, o seu novo livro “A segunda pele”, uma obra com textos e imagens da exposição dedicada às máscaras.
A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para o Património Cultural, prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus, entre os quais está o Museu da Terra de Miranda (MTM).
De 18 maio a 20 de maio, o Museu da Terra de Miranda vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, com um programa de atividades, no qual se destaca a feira de antiguidades, uma oficina lúdica para aprender a língua mirandesa e um espetáculo de vídeo mapping, na praça D. João III.
Em Miranda do Douro de 13 de maio até 14 de julho, a Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição os trabalhos de pintura e escultura, dos artistas espanhóis Satur Vizán, Fernando Lozano Bordell e Javier Rodanés.
Na aldeia da Póvoa, em Miranda do Douro, vai realizar-se este fim-de-semana a IX Festa da Gaita de Foles Mirandesa, um evento que este ano vai assinalar o 40º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo Renascer das Tradições e tem como destaque o concerto dos Galandum Galundaina.
A freguesia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, reabre a 10 de maio, o Ecomuseu Terra Mater, agora com um novo espaço para salvaguarda e mostra do património local, que remonta à ocupação romana.
O município de Mogadouro apresenta no próximo sábado, dia 6 de maio, o Festival de Artes Performativas Dramadouro, um evento que vai decorrer 18 de junho, com espetáculos de teatro, marionetas, performance e novo circo.
A aldeia de Algoso, localizada no concelho de Vimioso é uma das oito novas Aldeias de Portugal, anunciou a Associação do Turismo de Aldeia (ATA), que atribuiu a certificação.
Com o propósito de promover o convívio nas localidades do concelho de Vimioso realizou-se no Domingo, dia 23 de abril, em São Joanico, o primeiro encontro “Chá com livros”, uma atividade que permitiu recuperar histórias, cantigas e tradições locais.
De 5 a 7 de maio, o município de Miranda do Douro vai fazer uma recriação histórica da Guerra do Mirandum, numa data em que se assinalam 261 anos desta histórica batalha, que opôs os portugueses aos invasores espanhóis, em meados do século XVIII.
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, que se assinala no próximo Domingo, dia 23 de abril, o município de Vimioso vai realizar na localidade de São Joanico, o primeiro encontro do projeto “Chá com Livros”, uma iniciativa que pretende criar um clube de leitura e assim despertar (ou reavivar) o interesse da população local pelos livros.
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no Domingo, dia 16 de abril, o miradouro da Fraga do Puio, em Picote, vai ser o palco de um concerto, ao final de tarde de Domingo, (17h00), interpretado pelo “Trio Sons Portucaleneses”.
No primeiro trimestre do ano, mais de 302 mil pessoas visitaram os museus e monumentos geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), representando uma subida de 43,8% quando comparado com o mesmo período de 2022.
No dia 10 de abril, a vila de Sendim encerrou na praia fluvial dos Pisões, as celebrações e atividades da Páscoa, com a degustação do folar e da bola doce, uma atividade promovida pela junta de freguesia local, que teve como propósito reviver comunitariamente a tradição familiar de partilhar o folar de Páscoa.
No próximo sábado, dia 8 de abril, a localidade de Algoso volta a celebrar a Páscoa, com a realização do “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval”, um evento que junta as celebrações religiosas pascais, à história medieval da aldeia, cujo castelo foi edificado no século XII.
Após as atuações em Caçarelhos e em Miranda do Douro, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) culminou a digressão de Páscoa pelo planalto mirandês, no serão do dia 4 de abril, com a atuação no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, que registou uma casa cheia para assistir ao espetáculo dos jovens estudantes universitários.
A cidade de Miranda do Douro acolheu esta quarta-feira, dia 29 de março, a apresentação do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola”, uma obra que tem por finalidade dar a conhecer e valorizar o património histórico edificado ao longo da fronteira com Espanha, como é o Castelo de Miranda do Douro.
Celebrou-se no passado Domingo, dia 26 de março, em Miranda do Douro, a cerimónia de Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, um evento que este ano contou com a participação de 150 pessoas, devidamente trajadas com as tradicionais capas da Terra de Miranda e das regiões espanholas de Aliste e da Sanabria.
O secretário de Estado da Educação, António Leite, disse que é necessário encontrar soluções para evitar a extinção da segunda língua oficial em Portugal, sendo o diálogo com os agentes locais a melhor forma de preservação.
Em Vimioso, o Dia Mundial da Poesia foi assinalado no serão do dia 21 de março, na biblioteca municipal Dr. Norberto Lopes, com poemas cantados, a declamação de obras em verso de vários poetas e no final, o público foi presenteado com um momento de convívio e a novidade do projeto “Chá com livros”.
No próximo Domingo, dia 26 de março, Miranda do Douro vai voltar a celebrar a Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, numa cerimónia anual, em que o propósito é continuar a promover e valorizar esta peça de vestuário tradicional, tida como um dos símbolos identitários da Terra de Miranda.
O ciclo de concertos de inverno promovidos pelo município de Miranda do Douro vai concluir-se no Domingo, dia 19 de março (Dia do Pai), às 16h00, com a atuação da Associação Filarmónica Mirandesa, na igreja paroquial, em Teixeira.
Foi inaugurada a 14 de março, em Miranda do Douro, a exposição fotográfica “Terra Fria, Alma Quente”, uma coleção de fotografias de Cláudia Costa, que retratam o dia-a-dia nas localidades rurais do planalto mirandês, onde a natureza, os animais e as pessoas que a habitam são a sua maior beleza.
No passado dia 5 de março, realizaram-se em Sendim, as eleições para os órgãos da Associação de Pauliteiros local, tendo sido reeleita a anterior direção, que assume como principais desafios para o triénio 2023-2026, a dinamização dos grupos de pauliteiros e pauliteiras e uma maior aposta no marketing digital para dar maior visibilidade à dança tradicional.
Em Águas Vivas, a tradicional festa em honra de Nossa Senhora das Candeias iniciou-se no passado Domingo, dia 12 de fevereiro, com a apanha das “xaras” e decorre até ao próximo sábado, dia 18, dia da celebração da Missa e do leilão dos ramos e dos saborosos roscos.
A língua mirandesa está numa situação” muito crítica” devido ao abandono por parte de entidades públicas e privadas, conclui um estudo elaborado pela Universidade de Vigo (UVigo), em Espanha.
A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” foi inaugurada no dia 17 de fevereiro, na casa da cultura de Vimioso e contou com a presença dos autores, os alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, de Bragança, que deram a conhecer o conceito de beleza e os seus enganos, através da arte.
No dia 2 de fevereiro, aquando da festa litúrgica da Apresentação do Senhor e Dia dos Consagrados, realizou-se na igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro, a benção do retábulo restaurado do altar-mor, um acontecimento que mereceu elogios dada a importância do património para o turismo na cidade.
No dia 11 de fevereiro, a localidade de Bemposta, vai acolher o Encontro de Rituais Ancestrais, no qual vão participar mascarados provenientes de Portugal, Espanha e de Itália, um evento que regressa ao concelho de Mogadouro após dois anos de interregno devido à pandemia.
No próximo Domingo, dia 29 de janeiro, vai iniciar-se em Aldeia Nova, o novo ciclo de concertos de inverno promovidos pelo município de Miranda do Douro, com o propósito de presentear as populações do concelho com esta oferta cultural.
Na tarde deste sábado, dia 28 de janeiro, às 14h30, vai realizar-se a apresentação do Clube de Fotografia do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em São Joanico (Vimioso), uma nova iniciativa que tem por objetivo desenvolver o conhecimento e o talento fotográfico dos participantes.
Em Miranda do Douro, o Dia de Reis foi celebrado no sábado, dia 7 de janeiro, com um encontro dos grupos corais do concelho, que cantaram as tradicionais músicas de Reis, para o muito público que quis assistir ao espetáculo.
Com o propósito de manter viva a tradição de cantar os Reis, o município de Miranda do Douro, vai promover no serão de sábado, dia 7 de janeiro, o encontro “Bamos a cantar ls Reis”, uma iniciativa que vai juntar no miniauditório vários grupos corais de todo o concelho.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, Mogadouro volta a acolher no dia 14 de janeiro, mais de duas dezenas de grupos dos rituais do solstício de inverno vindos de Portugal e Espanha.
No dia 28 de dezembro, foi apresentada a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, uma coleção de fotografias e vídeos expostos na Casa da Cultura, que retratam as pessoas, tradições e as paisagens das várias localidades do concelho.
A biblioteca municipal de Miranda do Douro foi encerrada ao público, devido aos perigos apresentados pela deficiente instalação elétrica e degradação do equipamento público, provocada pelas infiltrações de água, informou a presidente da câmara.
Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, o centro histórico de Miranda do Douro volta a ser o palco do festival “Geada”, um evento cultural que vai oferecer aos visitantes três dias de muita animação no final do ano, ao som da música tradicional, do saber das tradições e ao sabor da gastronomia mirandesa.
O município de Mogadouro celebra esta terça-feira, dia 27 de dezembro, os 750 anos da atribuição da Carta de Foral pelo rei de Portugal D. Afonso III, com um conjunto de atividades culturais que se prolongam durante 2023, informou o presidente da câmara.
No âmbito das Festas de Natal, em Malhadas, foi inaugurada no Domingo, dia 18 de dezembro, a II edição da “Aldeia Presépio”, uma iniciativa promovida pela associação “Todas”, com o propósito de preservar a tradição da construção dos presépios pelas várias ruas da localidade.
Na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, às 21h00, a igreja matriz de Algoso, vai ser o palco do primeiro concerto de Natal, integrado na iniciativa “Natal na Unidade Pastoral”, um concerto que vai ser interpretado pelo dueto Ana João e Cristiana, com temas tradicionais transmontanos de Natal.
No serão deste sábado, dia 17 de dezembro, às 21h00, na concatedral, o município de Miranda do Douro vai oferecer o concerto “Natal (en) Cantado”, interpretado pelo grupo Ensemble Vocal Pro Musica.
No próximo Domingo, dia 18 de dezembro, as ruas da cidade de Miranda do Douro vão ser o palco do festival “Douro Superior com Vida e Movimento”, um evento promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os vários concelhos durienses.
A XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso encerrou no passado Domingo, dia 11 de dezembro, com o Festival de Folclore e o concurso de Doçaria da Castanha, duas atividades que enriqueceram culturalmente o evento.
Chegados ao mês de dezembro, a festividade do Natal é vivida com muito entusiasmo pelos mirandeses, sejam eles, crianças, jovens, adultos e também idosos. O presidente da freguesia, Francisco Parreira, falou-nos sobre as tradições de Natal, em Miranda do Douro, com destaque para a festa dos rapazes solteiros, que têm a missão de recolher lenha e acender a fogueira do galo, em frente à concatedral.
A Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a Capa de Honras Mirandesa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, o que, para a presidente da autarquia, Helena Barril, é o culminar do um longo caminho na salvaguarda desta peça de vestuário.
O 1.º Encontro Nacional do Património Cultural Imaterial realiza-se sexta-feira e sábado, em Lisboa, visando fazer “um balanço” e “dar um contributo para uma maior consciência deste vasto e rico património”, segundo a organização.
O grupo “Quarteto Abalone” ofereceu um concerto de música clássica à população de Atenor, no sábado, dia 19 de novembro, na igreja Paroquial, uma iniciativa que decorreu no âmbito dos “Concertos de Outono”, que estão a ser promovidos pelo município de Miranda do Douro.
No sábado, dia 26 de Novembro, às 21h00, o salão da Caramonico, em Palaçoulo, vai ser o palco do espetáculo “Sementes de Outono”, uma criação artística da Lerias e de outras associações, cujo propósito é promover uma reflexão coletiva sobre o significado desta estação do ano, no ciclo da natureza.
O município de Miranda do Douro vai promover nos dias 3 a 4 de dezembro, o seminário “Capa de Honras, do saber fazer à marca identitária”, uma iniciativa que tem como objetivo destacar o valor cultural desta peça de vestuário tradicional da Terra de Miranda.
O partido Livre viu aprovada uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado, que prevê medidas de proteção e promoção da língua mirandesa e a criação de uma “unidade orgânica própria”, num total até 100 mil euros.
A obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz», organizada por Henrique Manuel Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa, vai ser apresentada, dia 25 de novembro, às 18h00, no Paço Episcopal do Porto.
As obras de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, iniciara,-se a 17 de novembro, informou a diretora, Celina Pinto.
No próximo sábado, dia 19 de novembro, pelas 21h30, a Igreja Paroquial de Atenor vai ser o palco do concerto de outono, interpretado pelo grupo musical “Quarteto Abalone”.
No serão do próximo sábado, dia 12 de novembro, a igreja paroquial de Paradela, vai ser o palco do primeiro concerto de Outono, protagonizado pelo trio de músicos Luís Velho, Rúben Metralha e Bruno Serra.
No dia 4 de novembro, foi apresentada na Biblioteca Municipal, António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, a exposição de arqueologia “Castro de São João das Arribas”, que consiste numa coleção de objetos arqueológicos encontrados no antigo povoado dos séculos III d. C e IX d. C, em Aldeia Nova.
A Casa da Cultura de Vimioso tem em exibição, a exposição “2022, Epopeia na Terra”, trata-se de uma coleção de pinturas e esculturas de Hugo Vaz, na qual o artista transmontano, natural de Carção, procura expressar a sua identidade e uma multiplicidade de sentimentos.
O filme “Alma Viva” da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e candidato de Portugal aos Óscares, em 2023, realizou a antestreia este Domingo, dia 30 de outubro, na Casa da Cultura de Vimioso.
Os alunos do 1º ciclo das escolas de Sendim e de Miranda do Douro, assistiram esta quarta-feira, dia 26 de outubro, à peça de teatro “Diabos e diabritos num saco de mafarricos”, uma iniciativa protagonizada pela Filandorra – Teatro do Nordeste e apoiada pelo município de Miranda do Douro.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e a Associartecine vão pormover esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de outubro, em Vimioso, a IV edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural, com a projeção de três filmes: “O lado negro do azeite”, “Terra” e “Alcarrás”.
O núcleo expositivo da Concatedral de Miranda do Douro, passou a contar com duas peças de arte sacra do século XVII que foram restauradas e que podem ser apreciadas pelo público.
O município de Mogadouro apresentou a primeira monografia do concelho, com um conteúdo que se situa entre a pré-história até atualidade.
No próximo sábado, dia 15 de outubro, a Concatedral de Miranda do Douro vai ser o monumento em destaque do programa “Celebração do Património a Norte”, com a apresentação de uma visita guiada e interativa, seguida de uma prova gastronómica do cordeiro mirandês e um concerto musical de António Chaínho.
Nos dias 14 e 15 de outubro, Miranda do Douro vai acolher o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, um evento que assinala o encerramento de um projeto transfronteiriço, de recolha e preservação da música tradicional do planalto mirandês e da província espanhola de Zamora.
Continuam a decorrer na casa da cultura de Vimioso e nas juntas de freguesia, as inscrições para os cursos socioeducativos, que este ano vão realizar-se também nas várias localidades do concelho, de modo a proporcionar oportunidades de aprendizagem e convívio a toda a população.
De 3 a 17 de outubro, a Escola Básica de Sendim, vai ter em exposição “L Nosso Património”, uma coleção de esculturas e pinturas, feitas por vários alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), com o duplo objetivo de desenvolver as competências artísticas dos mais jovens e transmitir-lhes o gosto pela cultura mirandesa.
Na tarde de Domingo, dia 11 de setembro, o largo da praça, em Palaçoulo, foi o palco do XIX Festival de Folclore Caramonico, um evento que este ano contou com a participação os Pauliteiros locais e das visitas dos grupos folclóricos de Sesimbra, de São Torcato (Guimarães) e do grupo espanhol Aulas de Música de Aliste e Trás-os-Montes.
No dia 16 de julho, Helena Ortega apresentou o seu primeiro livro “Com ele a vida tem mais cor”, trata-se de um livro infantil que tem como finalidade ensinar às crianças o significado da amizade e do amor.
Há escritos e fotografias que indicam que os Pauliteiros de Malhadas têm mais de 100 anos! Ao longo de gerações e gerações, esta tradição foi exclusivamente uma dança de homens. Graças à ousadia e alegria das mulheres, a dança tradicional ganhou uma nova vida com as pauliteiras, pois vieram dar mais graciosidade e cor à cultura da Terra de Miranda.
Paulo Meirinhos é um dos membros do grupo de música tradicional mirandesa, os Galandum Galundaina. Professor de música e artesão, viveu no Porto e decidiu mudar-se para Miranda do Douro. Diz que para realizar esta mudança é preciso espírito de missão, pois há que enfrentar as dificuldades do despovoamento desta região.