O Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM) iniciou a um projeto-piloto. na área do ensino da Língua e Cultura Mirandesa com a criação de um “Clube de Língua Mirandesa”, informou a diretora do AEM.
Picote acolheu nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que reuniu nesta aldeia do concelho de Miranda do Douro, falantes de mirandês e de asturo-leonês, num encontro que permitiu definir estratégias comuns para a revitalização destas línguas minoritárias, como são a organização de eventos e a divulgação de vídeos promocionais através das redes sociais.
No âmbito da estratégia de proteção e promoção da língua mirandesa, o grupo de trabalho anunciou, em Miranda do Douro, que vai ser criada uma Estrutura de Missão até ao final do mês de setembro.
No âmbito do Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 26 de setembro, a freguesia de Picote e a associação Frauga, voltam a organizar no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que nesta edição tem como destaques a conversa com os escritores convidados, os concertos musicais e a liturgia da missa dominical, lida em mirandês e asturiano.
No dia 17 de setembro, no 26º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa foram apresentados no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), dois novos recursos para a aprendizagem da língua mirandesa, como são o site “RTP Ensina” e o audiolivro “Mensagem” de Fernando Pessoa.
A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), em parceria como o município de Miranda do Douro, vão apresentar esta terça-feira, dia 17 de setembro, um conjunto de iniciativas para assinalar o 26.º aniversário do reconhecimento dos direitos linguísticos do mirandês em Portugal.
Palaçoulo celebra no fim-de-semana de 14 e 15 de setembro, a festa em honra de Santa Bárbara, padroeira dos pauliteiros locais, com um programa festivo cujos destaques são o peditório pelas ruas da localidade, a missa solene seguida da procissão e o XXI Festival de Folclore Caramonico.
No fim-de-semana de 14 e 15 de setembro, Miranda do Douro é o palco do Festival Meating, um evento gastronómico e musical, cujos destaques são a participação de Chefs conceituados, na confecção de receitas utilizando carnes das raças autóctones e os concertos musicais, que juntam bandas locais e nacionais.
O Museu da Terra de Miranda, em parceria com o Ministério da Cultura de Espanha, promove uma oficina ibérica de cestaria tradicional entre 6 e 12 setembro, integrada no projeto “Trama de um processo aberto”.
Está a decorrer em Picote, de 12 a 26 de agosto, um Campo de Trabalho Voluntário Internacional, uma iniciativa que trouxe à localidade dez jovens, para participar nas escavações arqueológicas da “Casa Romana do Castelhar”, uma antiga habitação romana datada dos séculos III/ IV.
Dando continuidade às festas da aldeia, a freguesia de Algoso organizou a 18 de agosto, o evento “Há Bailarico no Castelo”, com os propósitos de promover turisticamente o monumento do século XII e presentear os muitos emigrantes que regressaram à aldeia para gozar uns dias de férias, neste mês de agosto.
O Município de Miranda do Douro e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) promovem a 5 e 6 de setembro, o II Encontro Ibérico de Raças Autóctones e o V Concurso de Asininos de Miranda, dois eventos inseridos nas festividades em honra de Nossa Senhora do Naso, que decorrem nos dias 6, 7 e 8 de setembro.
O Município de Miranda do Douro e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) promovem a 5 e 6 de setembro, o II Encontro Ibérico de Raças Autóctones e o V Concurso de Asininos de Miranda, dois eventos inseridos nas festividades em honra de Nossa Senhora do Naso, que decorrem nos dias 6, 7 e 8 de setembro.
No sábado e Domingo, dias 17 e 18 de agosto, o filme “Podia ter esperado por agosto”, que retrata as peripécias numa aldeia no interior do país e é realizado pelo humorista, César Mourão, vai ser exibido no miniauditório, em Miranda do Douro.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) vai aplicar 300 mil euros em projetos e atividades culturais de agentes não profissionais ou profissionais não apoiados pelo Estado, entre os quais três iniciativas de promoção da língua mirandesa, promovidas por associações locais de Miranda do Douro.
De 12 a 18 de agosto, a cidade de Miranda do Douro está em festa, num programa cujos destaques são os concertos musicais Teresinha Landeiro, Carlão, Nininho Vaz Maia e na tarde de Domingo a festa culmina com a celebração religiosa em honra de Santa Bárbara.
O Largo D. João III, em Miranda do Douro, é o palco do XVII Festival Folclórico, que vai decorrer no serão de sábado, dia 10 de agosto e que tem como convidados os grupos de Fermoselle (Espanha), Arraiolos (Alentejo) e Jograis de Gojim (Armamar).
A Freguesia de Algoso, no concelho de Vimioso, promove a 18 de agosto, o evento “Há Bailarico no Castelo”, uma iniciativa cultural e musical, com o objetivo de promover turisticamente o castelo medieval.
No âmbito das Festas de Santulhão, que decorrem de 2 a 11 de agosto, foi apresentada uma nova edição da revista “Santulhana”, uma publicação redigida pelas gentes locais e que este ano tem como tema os 50 anos de democracia em Portugal e os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
A vila de Vimioso está em festa de 7 a 12 de agosto, num programa que a par das celebrações religiosas, inclui a feira de São Lourenço no feriado municipal, o concerto do artista David Carreira e o Festival de Folclore.
No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim encheu-se de gente, para assistir ao X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano se realizou ao serão, num palco instalado no centro da praça, onde dançaram sete grupos portugueses e espanhóis.
O 23º Festival Intercéltico, que decorreu nos dias 2 e 3 de agosto, voltou a trazer muito público à vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, para acompanhar os concertos de música folk e conhecer de perto a beleza natural e cultural do planalto mirandês.
O Papa Francisco escreveu uma carta sobre “O papel da leitura na educação” onde apela a ler “romances e poemas” no “tédio das férias” para “ultrapassar a obsessão dos ecrãs” e as linguagens que aprisionam a “liberdade da Palavra”.
No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim acolhe o X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano apresenta várias novidades, com um novo palco, sete grupos convidados, portugueses e espanhóis e a participação especial do músico, Luís Pedraza.
A música “Bida de Pastor”, do grupo “Rachó Lato” foi a grande vencedora do XXXIV Festival de Música Mirandesa, um evento que decorreu no âmbito do 479º aniversário da cidade de Miranda do Douro e teve como objetivo incentivar a escrita, a composição e a interpretação de músicas em mirandês.
No âmbito da comemoração dos 479 anos da cidade de Miranda do Douro, vai realizar-se este sábado, dia 6 de julho, o desfile ibérico dos pendões, uma cerimónia que põe em destaque os históricos estandartes militares e religiosos, identitários de cada localidade.
Já é conhecido o cartaz do 23º Festival Intercéltico de Sendim, cujos maiores destaques são os concertos dos grupos espanhóis Lenda Ártabra (Galiza) e Carrión Folk (Castela e Leão), no dia 2 de agosto e Alienda (Astúrias), a 3 de agosto.
Após vários anos de interrupção, o Festival da Canção Mirandesa volta a realizar-se em Miranda do Douro, no serão de sábado, dia 6 de julho, com o mesmo propósito de sempre: incentivar os músicos do concelho a escrever, compor e cantar em língua mirandesa.
O bairro da Terronha, em Miranda do Douro, volta a celebrar neste fim-de-semana de 28, 29 e 30 de junho, a festa em honra do apóstolo e mártir, São Judas Tadeu, com arruadas, petiscos, música e no Domingo a festividade culmina com a celebração da missa campal.
Nos dias 23 e 24 de junho, Algoso celebra a festa em honra de São João Batista, num programa que inclui uma sardinhada comunitária, a missa solene seguida da procissão e a recriação da tradição e dos cantares da segada, um trabalho agrícola caraterístico desta altura do ano.
A localidade de Picote acolheu no fim-de-semana de 7, 8 e 9 de junho, a XIX edição dos Encontros Primavera, um evento cultural e científico, durante o qual os artistas e investigadores proporcionaram à população local, uma reflexão conjunta sobre o património natural e cultural existente, que culminou com a apresentação de obras artísticas.
No fim-de-semana de 11 e 12 de novembro, várias localidades do concelho de Miranda do Douro, entre as quais Paradela, vão celebrar a festa em honra de São Martinho, com um programa religioso e cultural, que contempla a missa, seguida de um almoço (ou jantar) convívio e que culmina com o tradicional magusto de castanhas assadas e jeropiga.
A capela do Moderno Escondido, no Barrocal do Douro, foi o palco do concerto de Outono, protagonizado pelo grupo “Hardança”, que na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, presenteou o público com um repertório de músicas, muitas delas cantadas na língua mirandesa e inspiradas no amor às gentes e tradições da Terra de Miranda.
Na tarde de Domingo, dia 5 de novembro, a Igreja Paroquial do Barrocal do Douro, em Picote, vai ser palco do concerto musical do grupo Hardança, um evento inserido no ciclo de Concertos de Outono, promovidos pelo município de Miranda do Douro, com o objetivo de levar a música às várias localidades do concelho.