Tó: “A Feira de São Martinho é uma marca identitária da aldeia” – Ricardo Marcos
Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, foi o destino de muitas pessoas, naturais da localidade e outros visitantes, que quiseram participar na Feira de São Martinho, um certame que juntou a mostra de produtos locais, com uma variada animação cultural, em que os maiores destaques foram o magusto, as chegas de touros e a gastronomia.
O presidente da freguesia de Tó, Ricardo Marcos, afirmou que a Feira de São Martinho pretende ser uma marca identitária da localidade. Para tal, o certame deste ano, a par da promoção dos produtos locais ofereceu um variado conjunto de atividades e tradições, como a matança do porco, o magusto e a prova de vinhos, as chegas de touros, as músicas dos gaiteiros, as danças dos pauliteiros e a gastronomia.
“A reinvenção da Feira de São Martinho também tem como propósito reforçar e criar laços de amizade com as muitas pessoas, que sendo naturais de Tó, vivem e trabalham noutras localidades do país e no estrangeiro. Com a sua vinda a esta feira anual, os nossos conterrâneos ajudam a combater o isolamento que a população vive ao longo do ano, reavivam-se tradições e dinamiza-se a economia local”, justificou.
Outro objetivo da feira é a promoção e comercialização de produtos. O certame deste ano, contou com 18 expositores, sendo que quatro eram produtores de Tó.
“O nosso objetivo é continuar a incentivar os produtores locais a participar na Feira de São Martinho. Pretendemos que o certame cresça, de ano para ano e para isso procuramos introduzir novas atividades, produtos e novidades na animação para que o certame não seja repetitivo e traga novos públicos”, adiantou.
Uma das novidades na Feira de São Martinho deste ano foi a oferta da imagem de São Martinho, à localidade, após a celebração da eucaristia. A imagem foi oferecida por Francisco Maria Calisto, antigo guarda-fiscal, natural de Tó.
“Dado que na aldeia existe esta tradição, da feira mensal de novembro coincidir com a festa de São Martinho achei que fazia sentido oferecer a imagem do Santo à localidade, para que o povo tenha a quem honrar. Dou os parabéns à freguesia de Tó, pela iniciativa em recuperar a antiga tradição desta feira e festa e que está a ser um verdadeiro sucesso, pela grande afluência de pessoas!”, disse
Outra novidade na feira de São Martinho deste ano, foi o espaço dos produtos “Origem Mogadouro”. Com a mostra destes produtos, o público teve a oportunidade de conhecer e degustar os queijos, o fumeiro, o mel, frutos secos, chocolates, pastas de figo, azeites aromatizados, entre outros produtos alimentares e artigos de artesanato.
Da localidade de Tó, Balbina Silva, participou na feira com a venda de figos secos, avelãs, nozes, amêndoas, castanhas, ervas aromáticas e azeite.
“Aceitei o convite da freguesia de Tó para mostrar e comercializar alguns dos produtos que aqui se produzem. Desde sempre a Feira de São Martinho, foi uma oportunidade de encontro e convívio entre as gentes de Tó, com pessoas vindas de localidades próximas como Vila d’Ala, Algosinho, Peredo de Bemposta, Ventozelo, Lamoso, Bemposta, Brunhosinho, Sanhoane, Variz e até de mais longe como Bruçó”, recordou.
Do lado dos visitantes, a senhora Esperança Brás, viajou 45 quilómetros desde a aldeia de Estevais, para visitar a feira de São Martinho, em Tó.
“As feiras continuam a ser uma das atividades que trazem gente às aldeias, que infelizmente estão muito despovoadas. Felicito a freguesia de Tó, pela organização deste certame, que contribui não só para o convívio social, mas é também um incentivo para que se continue a cultivar a terra e a comercializar produtos locais. Também gostaria de ver uma feira destas na minha aldeia de Estevais”, disse.
Integrada na feira franca mensal de 11 novembro, a Feira de São Martinho é uma iniciativa da freguesia de Tó, que conta com o apoio do município de Mogadouro.
HA