Miranda do Douro: Ginástica nas aldeias faz bem à saúde e afasta a solidão

Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.

No passado dia 2 de junho, foi a vez das populações de Vale de Mira e Duas Igrejas receberem a visita da equipa constituída pelas profissionais da clínica de fisioterapia Fisio – Martins e do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).

Nesta visita, a fisioterapeuta, Vanda Baltazar orientou uma hora de ginástica com os habitantes locais.

“Os exercícios têm que ser adequados e adaptados à idade mais avançada destas pessoas. São por isso exercícios mais suaves, simples e intercalados com exercícios respiratórios”, explicou.

A senhora Maria, uma das participantes, disse que já participou em várias aulas de ginástica e tem também o cuidado de convidar outras pessoas da aldeia para participar nesta atividade física que assegura: “faz tanto bem”.

E de facto assim é, a atividade “Ginástica nas aldeias” para além de promover o exercício físico é também o pretexto para o encontro e o convívio entre as pessoas locais.

Neste projeto, as fisioterapeutas da Clínica Fisio – Zélia Martins, deslocam-se uma vez por mês a várias aldeias do concelho de Miranda do Douro.

De acordo com a diretora da clínica, Zélia Martins, para além da ginástica, estas profissionais também prestam serviços nos lares de Malhadas e de Picote, onde ajudam as pessoas idosas a enfrentar as lesões e doenças mais frequentes, como são as artroses e a perda de mobilidade.

“Nos lares, as fisioterapeutas têm por missão prestar cuidados de saúde que assegurem o máximo de autonomia às pessoas idosas”, indicou.

Mesmo assim, Zélia Martins diz que ainda há muita resistência aos tratamentos ministrados pelos fisioterapeutas, pois a cultura dos medicamentos está muito enraizada na mentalidade das pessoas.

“As pessoas preferem os medicamentos que apenas aliviam a dor, mas o problema mantém-se. Ao passo que, com os tratamentos de fisioterapia e o plano de exercícios a recuperação física é mais rápida e eficaz”, explicou.


A Clínica Fisio – Zélia Martins, cuja sede é em Miranda do Douro, presta ainda serviços nas especialidades de ortopedia, neurologia, psicologia clínica, terapia manual, acupuntura, podologia, nutrição, saúde da mulher e aulas práticas de ioga e pilates.

HA

Deixe um comentário