Vimioso: Dr. José Joaquim de Moura dá nome ao Centro de Saúde

No âmbito da I Semana para a Saúde e Bem Estar que está a decorrer em Vimioso, de 6 a 10 de junho, foi homenageado o médico, Dr. José Joaquim de Moura, que exerceu a profissão no concelho vimiosense, de 1896 até ao final da vida, destacando-se em áreas como a medicina comunitária, a higiene pública, a literacia para a saúde, os direitos de género e outros assuntos de importância social.

A I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura decorre de 6 a 10 de junho, em Vimioso.

A I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura é uma inciativa do município de Vimioso que tem como propósito transmitir conhecimentos e capacitar as instituições e a comunicade local para a promoção da saúde e a qualidade de vida no concelho.

De acordo com o autarca, Jorge Fidalgo, o município de Vimioso pretende desenvolver um plano de literacia para a saúde ao longo dos próximos quatro anos e a realização desta semana temática faz parte dessa estratégia.

“A Semana para a Saúde e Bem Estar visa dotar a população de melhores condições de saúde e qualidade de vida”, justificou.

No primeiro dia do evento, a 6 de junho, Amélia Ferraz, diretora do Museu de História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descreveu o percurso académico e profissional do Dr. José Joaquim de Moura.

“Após a conclusão dos estudos em medicina, este médico veio trabalhar para o concelho de Vimioso em 1896, onde se destacou pelo seu profissionalismo na assistência à população e na reivindicação por melhores condições de higiene e sanitárias”, disse.

Na exposição itinerante existente no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, constam vários instrumentos de diagnóstico médico e instrumentos cirúrgicos pertencentes ao Dr. José Joaquim de Moura.

Na sua intervenção, o presidente da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN), Carlos Vaz, sublinhou a importância da memória e lembrou que no século XIX, o homenageado José Joaquim de Moura terá exercido a profissão de médico em condições muito difíceis, pela falta de higiéne e de recursos médicos e humanos.

Em representação da família do Dr. José Joaquim de Moura, a intervenção esteve a cargo do neto, Jorge Maia, que agradeceu a homenagem ao avô. O busto que foi descerrado e deu nome ao Centro de Saúde de Vimioso foi da responsabilidade da família do homenageado.

Por sua vez, António Machado, natural de Vimioso, com a idade de 99 anos e que chegou a conhecer o médico agora homenageado, deu o seguinte testemunho sobre a vida e a obra do Dr. José Joaquim de Moura.

“O Dr. Moura deixou uma marca de extrema bondade em Vimioso, porque acorria a todas as pessoas sacrificando-se a si próprio”, disse.

António Machado tem 99 anos e chegou a conhecer o médico Dr. José Joaquim de Moura.

A I Semana para a Saúde e Bem Estar está a ser organizada pela delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.

Na sua exposição, o presidente da comissão administrativa da Cruz Vermelha, Duarte Soares, traçou um retrato da realidade do concelho de Vimioso e do distrito de Bragança, chamando a atenção para a demografia dispersa, a baixa presença da juventude no território, a necessidade de trabalhar em rede e de sensibilizar a população.

“Atualmente, o maior problema de saúde neste território é o isolamento das pessoas nas aldeias”, alertou.

E para enfrentar este problema, Duarte Soares deu o exemplo da presença contínua dos jovens voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa junto das pessoas nas aldeias do distrito de Bragança.

Na tarde de terça-feira, dia 7 de junho, realizaram-se várias conferências no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, dedicadas a temas como a saúde mental, os cuidados paliativos, a nutrição, a diabetes, a saúde pública e a orientação hospitalar.

A I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura continua a decorrer até sexta-feira, dia 10 de junho.

HA

Deixe um comentário