Avelanoso: Feira da Castanha com emigrantes, turistas, espanhóis e caçadores
A IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, que decorreu em Avelanoso, nos dias 1 e 2 de novembro, registou a afluência de emigrantes, turistas, espanhóis e caçadores, que visitaram o certame para conhecer e adquirir alguns produtos locais e conviver com a população.
A aberura do certame ao público, contou a presença do presidente do município de Vimioso, António Santos, que mais uma vez explicou que a organização destas feiras nas várias localidades do concelho de Vimioso, têm a finalidade de promover os produtos endógenos e simultaneamente incentivar a fixação da população no mundo rural.
A seu lado, Fernando Rodilhão, presidente da Freguesia de Avelanoso, destacou e agradeceu a participação de 36 produtores locais e regionais, que expuseram produtos como a castanha, os produtos hortícolas, o mel, o fumeiro, a doçaria tradicional, os licores, os cogumelos, o artesanato, entre outros produtos e artigos.
O emigrante, Bruno Miguel, vive e trabalha em Marselha (França) há seis anos. Todos os anos, aproveita esta altura do ano, para gozar alguns dias de férias e regressar a Avelanoso. Sobre a Feira da Castanha e Produtos da Terra, o jovem emigrante afirmou que está bem organizada e tem muita variedade de produtos e peças de artesanato.
“No regresso a França gostaria de levar um pouco de tudo, como o pão, os folares e o licor”, disse.
De passeio pelo nordeste transmontano, o casal de turistas ingleses, Henry e Saly Richette, aproveitaram para visitar a IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso.
“Aprecio muito estas feiras locais, onde é possível adquirir produtos autênticos e de muita qualidade. Nesta visita a Avelanoso, vamos aproveitar também para almoçar na feira e conviver um pouco com a população”, disse.
De Espanha, da localidade de Villardiegua de la Ribera, veio um grupo de amigos, para assistir às chegas de touros mirandeses. Entre eles, Fernando, disse apreciar a doçaria tradicional e o artesanato.
Este ano, as tradicionais chegas de touros de raça mirandesa na feira da Castanha de Avelanoso foram canceladas, devido ao incidente provocado pelo ataque de um touro, ao proprietário, um homem de 60 anos que ficou ferido e teve que ser transportado para o hospital de Bragança.
Na época do outono/inverno, outros visitantes das feiras nas aldeias do concelho de Vimioso são os caçadores vindos de outras regiões do país. Foi o caso de Carlos Pinto, natural de Amarante e que há 20 anos se desloca para o nordeste transmontano para caçar à perdiz.
“Nos meses de caça, eu e um grupo de caçadores amigos ficamos alojados em Vale de Frades. Hoje, durante a manhã fomos caçar. E depois do almoço decidimos visitar a IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso, onde comprei amêndoas e encomendei alguns quilos de castanhas e nozes”, disse.
Em Avelanoso, o primeiro dia da feira encerrou com o concerto da “Banda Nova Geração”.
HA