Vimioso: Município apoia criadores na desparasitação das explorações pecuárias
O município de Vimoso aprovou um protocolo de apoio financeiro, no valor total de 8383 euros, destinado à desparasitação dos bovinos adultos, ovinos, caprinos e cães de rebanho existentes nas explorações pecuárias do concelho.

O protocolo foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de Vimioso e segundo o vereador, Pascoal Padrão, a desparasitação do efetivo pecuário do concelho é uma responsabilidade atribuída à Cooperativa Agrícola de Palaçoulo.
“Até 20 de maio inscreveram-se através dos serviços municipais, meia centena de criadores pecuários do concelho de Vimioso. Os custos na aquisição do produto desparasitante, que é administrado por via oral, variam entre 1 euro por ovino e caprino, 2,5 euros por bovino adulto e três euros por cada cão de rebanho, informou.
O autarca vimiosense indicou que as inscrições para a desparasitação dos animais devem ser efetuadas na Câmara Municipal e decorrem até ao final do ano.
No concelho de Vimioso, o apoio financeiro à desparasitação soma-se ao da sanidade animal, isto é, às ações de prevenção médica veterinária e de rastreamento de doenças como a tuberculose bovina, brucelose bovina, leucemia enzoótica bovina e brucelose dos ovinos e caprinos, que custam anualmente, ao município 33 mil euros.
“Dado que a agricultura e a pecuária são atividades muito importantes na fixação de pessoas, em particular de jovens, no concelho, o município entende que deve apoiar os agricultores e criadores. Só há boa carne mirandesa, cordeiro e cabrito se houver criadores. É por isso que estas atividades têm de ser apoiadas e incentivadas”, justificou.
HA