Vimioso: Município deu-se a conhecer na Feira de Turismo de Lisboa

O Município de Vimioso apresentou na Feira de Turismo de Lisboa, de 16 a 20 de março, os produtos mais emblemáticos do concelho, como são o pão de Caçarelhos, a rosquilha de Argozelo, o azeite de Santulhão e claro, as Termas da Terronha.

O certame dedicado ao turismo, regressou após uma ausência de dois anos devido à pandemia e realizou-se na FIL– Feira Internacional de Lisboa.

O município de Vimioso mostrou-se no espaço reservado pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), onde os nove municípios transmontanos tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos aos muitos visitantes da Feira de Turismo de Lisboa.

Sobre esta participação, a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, sublinhou a importância de dar a conhecer o território.

“É muito importante dar a conhecer os nossos produtos e os nossos serviços, como são as Termas de Vimioso, para despertar o interesse das pessoas e fazer com que nos visitem”, disse.

Carina Lopes referiu que a participação na Feira de Turismo de Lisboa foi muito positiva e apercebeu-se de que, após dois anos de pandemia, há nas pessoas um grande desejo de viajar e de conhecer novos lugares.

“As pessoas estão desejosas de participar em eventos culturais e turísticos”, disse.

Por sua vez, Paula Vicente, técnica de turismo do município de Vimioso, foi da mesma opinião e adiantou que após dois anos de paragem, as pessoas querem retomar em pleno a atividade turística.

“As pessoas andam à procura de novos destinos turísticos e têm preferência por locais calmos, onde possam desfrutar do silêncio e de percursos pedestres na natureza”, informou.

De acordo com a técnica de turismo, a gastronomia continua a ter um papel muito importante n atração de visitantes e é o ponto de partida para a oferta de outras atividades turísticas.

“Em Lisboa demos a conhecer vários dos nossos produtos locais, como são o pão de Caçarelhos, as compotas, a rosquilha de Argozelo, o folar, os pastéis de amêndoa, os licores, o vinho, o tão apreciado azeite de Trás-os-Montes e o extraordinário “Cozido vimiosense” que para além das carnes de vitela e de porco é confecionado com os saborosos enchidos da região”, indicou.

Paula Vicente referiu-se também ao turismo cultural e ao interesse das pessoas pela cultura de cada território.

“No concelho de Vimioso, por exemplo, a cultura judaica é um tema que desperta o interesse dos visitantes. A este propósito informo que nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio vamos organizar os “Encontros no Planalto” dedicados à cultura judaica na região”, informou.

As Termas da Terronha, em Vimioso, foram outra das atrações apresentadas na Feira de Turismo de Lisboa. Sobre a participação nesta montra nacional, Francisco Bruçó disse que participação do município vimiosense já é um hábito.

“Este ano demos a conhecer outras facetas das Termas, como são as técnicas de massagens, de relaxamento e bem-estar”, informou.

Na edição deste ano da Feira de Turismo de Lisboa, participaram 1400 expositores, para quem este evento é uma oportunidade para conhecer tendências, serviços e produtos nacionais e internacionais num setor que espera retomar o crescimento.

HA

Deixe um comentário