Miranda do Douro: Helena Barril recebeu a visita da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, foi a anfitriã da reunião de representantes dos 48 municípios portugueses e ayuntamientos espanhóis, que compõem a Associação Ibérica de Municípios de Ribeirinhos do Douro (AIMRD).

A reunião dos autarcas portugueses e espanhóis decorreu a 23 de março, na estalagem Santa Catarina, em Miranda do Douro, onde se realizou o conselho geral da AIMRD.

Nesta reunião, a AIMRD informou os novos autarcas sobre a missão da organização, os projetos europeus (Interreg VA e Interreg Europe) que estão a ser desenvolvidos e a abordagem ao novo quadro de fundos europeus.

Sobre a pertença a esta associação, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, disse que “é importante unir esforços com os municípios portugueses e os ayuntamientos espanhóis, em prol do desenvolvimento do vasto território atravessado pelo rio Douro”.

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, na qualidade de presidente da AIMRD até junho de 2023, referiu-se ainda à pretensão de transformar a associação num Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

“Vamos trabalhar junto das entidades portuguesas para que esta pretensão se concretize”, avançou.

Por sua vez, Jesus Ribas, secretário-geral da AIMRD informou sobre os projetos que a associação ibérica está a desenvolver, com destaque para a promoção turística ao longo do território do rio Douro.

“Para a AIMRD é muito importante promover o turismo. Apercebemo-nos de que no setor turístico as preferências das pessoas vão mudando e por isso, o nosso trabalho é acompanhar esta mudança. Atualmente, as pessoas valorizam muito o turismo gastronómico e o enoturismo, isto é, o turismo em espaço rural ligado à produção de vinho, que permite aos turistas conhecer e experimentar as atividades vinícolas”, informou.

A AIMRD define-se como a principal organização de cooperação ibérica, que atua em todo o eixo do rio Douro, desde a nascente até à foz, e que representa cerca de 2 milhões de cidadãos portugueses e espanhóis.

HA

Deixe um comentário