Vimioso: “King of Portugal” é o evento que traz mais público e dinamismo económico

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro, a vila de Vimioso acolheu a visita de milhares de pessoas para realizar e acompanhar a prova de todo-o-terreno “King of Portugal”, um evento que tem um forte impacto na economia local, sobretudo nos setores da hotelaria, na restauração e no comércio.

No “King of Portugal 2022” estima-se que tenham assistido à competição cerca de 15 mil pessoas.

Na cerimónia de entrega dos prémios, realizada no pavilhão multiusos de Vimioso, na noite de sábado, dia 8 de outubro, o presidente do município, Jorge Fidalgo, agradeceu ao Clube Norte 4×4, pela “excelente” organização do evento.

“Já sabemos que o ´King of Portugal´ é uma prova de todo-o-terreno muito apreciada por todos. E esta notoriedade atrai cada vez mais equipas e visitantes ao concelho de Vimioso. Este ano realizámos a melhor prova de sempre, dado que se registou um recorde na participação das equipas e também na afluência de público”, disse.

No decorrer da prova motorizada, em Vimioso, o Hotel Rural Senhora da Pereiras, esteve lotado, ao albergar 30 pessoas.

“Os hóspedes do ´ King of Portugal´ eram espanhóis, malteses, alemães e ingleses. Ficaram alojados 3 a 4 noites. E durante a estadia no hotel, cada hóspede gastou em média 50/60 euros por dia”, informou a proprietária hoteleira, Celeste Falcão.

No restaurante do hotel rural, os pratos mais solicitados foram a costeleta na brasa, a posta e o bacalhau. E na loja de produtos regionais, o azeite local, os sabonetes artesanais, o mel e o licor foram os produtos mais procurados pelos visitantes.

Questionada sobre que outros eventos poderiam atrair a vinda de pessoas a Vimioso, Celeste Falcão, sugeriu os passeios e atividades de turismo na natureza e a construção de praias fluviais, aproveitando os três rios – Angueira, Maçãs e Sabor – que percorrem o concelho.

Na residencial Centro, os oito quartos disponíveis – sete duplos e um triplo – também estiveram esgotados. A gerente da residencial, Ana Cristina João, disse inclusive que se a residencial tivesse mais quartos, estes também teriam sido reservados.

Sobre Vimioso, a responsável hoteleira disse que os hóspedes ingleses, franceses e portugueses apreciaram muito as paisagens, mas queixaram-se da pouca oferta hoteleira e dos poucos restaurantes e cafetarias existentes na vila.

Dado o apreço do público pelo património natural existente, Ana Cristina João sugeriu que se deve continuar a apostar em atividades e eventos na natureza.

Na pizzaria Juventude, onde se servem almoços, jantares e serviço take-away, a afluência de pessoas foi uma constante ao longo dos quarto dias do ´King of Portugal´. A proprietária da pizzaria, Carla Sofia, indicou que os pratos mais solicitados pelos visitantes foram as pizzas, os kebab e os bifinhos.

“As pessoas vinham almoçar e jantar. Em cada refeição, cada pessoa gastou em média cerca de 15 euros. E no último dia da prova, no dia 8, começámos a servir almoços ao meio-dia e não parámos até à hora de jantar!”, informou.

Segundo Carla Sofia, o ´King of Portugal” é o evento que traz mais público a Vimioso. Inspirada pelo êxito desta prova motorizada, a jovem empresária da restauração disse que seria importante dinamizar outros eventos semelhantes na vila, nos meses de menor atividade económica, como são janeiro, fevereiro e março.

Ao longo dos 4 dias do “King of Portugal”, as vendas no supermercado “Meu Super” também aumentaram, com a chegada das equipas de todo-o-terreno e do muito público para acompanhar a competição. Otávio Rodrigues, gerente do supermercado, justificou assim o aumento das vendas.

“O ´King of Portugal´desperta o interesse de muito público, que vem a Vimioso para acompanhar a competição. E onde há pessoas, há também oportunidades de negócio, sobretudo nos setores da hotelaria, na restauração e no comércio local”, disse.

Otávio Rodrigues felicitou o município de Vimioso por apoiar a realização desta prova de todo-o-terreno e encorajou as autoridades locais para que ao longo do ano, haja mais eventos, que tragam pessoas de Portugal e de toda a Europa, ao concelho de Vimioso.

Após mais uma participação no “King of Portugal”, o piloto vimiosense, Vitor Martins, mostrou-se feliz por representar o seu concelho.

“Desde 2014, participo todos os anos nesta competição de todo-o-terreno. Este ano, conseguimos, mais uma vez, concluir a prova. Para além do desempenho desportivo, estou muito feliz porque vejo que este evento continua a trazer muita gente a Vimioso, o que contribui para dar maior dinamismo económico à vila e à região”, disse.

Segundo a organização, a prova “King of Portugal” envolveu cerca de 800 pessoas, entre pilotos, equipas e staff. E ao longo dos quatro dias do evento, assistiram à competição cerca de 15 mil pessoas.

Sobre a grande afluência de público, Vitor Martins, corroborou da opinião que o concelho de Vimioso tem condições ímpares para a prática do desporto motorizado de todo-o-terreno.

“O King of Portugal” é uma das melhores provas da Europa, porque em Vimioso existem dificuldades naturais, que fazem as delícias dos pilotos e do público”, explicou.

Filipe Rodrigues, proprietário de um posto de abastecimento/cafetaria, também se mostrou entusiasmado com a realização desta prova internacional, em Vimioso.

“Todos os eventos são bem-vindos ao concelho para dinamizar a economia local. Neste tipo de competição, os participantes e o público compram no comércio local os bens essenciais, como a água, o pão, o leite, a fruta, o café, etc. E claro, sendo uma prova motorizada vende-se muito combustível”, indicou.

Na opinião de Filipe Rodrigues, que também é um aficionado do desporto todo-o-terreno, o “King of Portugal” poderia ganhar ainda mais destaque, com a devida publicitação do evento e o aumento do número de zonas para acompanhar de perto a competição.

“O preço das pulseiras a 10€ é um pouco caro, dado que as pessoas têm de deslocar-se a pé e há poucas zonas para ver o espetáculo motorizado. Se houver mais zonas de espetáculo, isso vai trazer ainda mais visitantes”, sugeriu.

No final da IX edição do “King of Portugal”, o diretor da prova, José Rui, disse que o evento decorreu muito bem, destacando o recorde de participação, com 63 equipas em competição.

“Ao nível desportivo e da segurança dos pilotos e do público, estou muito satisfeito porque a prova decorreu sem grandes incidentes”, disse.

O diretor da prova informou ainda que neste ano foram criadas novas zonas de espetáculo.

“Criámos novas zonas de espetáculo na zona da pedreira, alterámos a porta do diabo, aumentámos a avenida das pedras e na zona da tartaruga criámos novos obstáculos, que puderam ser acompanhados de perto pelo público”, informou.

No próximo ano, o diretor da prova, José Rui, adiantou que já estão a trabalhar para fazer uma prova memorável em Vimioso, no 10º aniversário “King of Portugal”.

O piloto vencedor da competição deste ano, Emanuel Costa, destacou a beleza da região e o clima “fantástico” para a realização da prova de trial extremo.

“Em primeiro lugar, quero agradecer ao município e à população de Vimioso, por apoiar a realização desta prova. Quer os pilotos portugueses, quer os estrangeiros somos sempre muito bem recebidos e gostamos muito de vir competir em Vimioso. O ´King of Portugal´ já é uma competição mítica!”, disse.

Emanuel Costa explicou que a prova de todo-o-terreno em Vimioso é considerada a melhor da Europa, porque oferece aos pilotos a oportunidade de percorrer um traçado de 38 quilómetros, onde existem inúmeros obstáculos naturais.

O piloto português, que já venceu o “King of Portugal” por sete vezes, ensinou ainda que para ser um bom piloto há que trabalhar com empenho e dedicação.

HA

Deixe um comentário