Vimioso: “King of Portugal” é considerada a melhor prova de todo-o-terreno da Europa

Está a decorrer em Vimioso, de 5 a 8 de outubro, o “King of Portugal”, uma prova motorizada de todo-o-terreno, considerada a melhor da Europa e que este ano conta com a participação de 62 equipas e de muito público.

Esta prova faz parte do Campeonato da Europa de Ultra 4.

Os carros de todo-o-terreno chegaram a Vimioso a 5 de outubro, dia dedicado às verificações documentais e técnicas e a uma sessão de informações aos participantes na prova motorizada.

Na quinta-feira, dia 6 de outubro, os pilotos das várias classes: Unlimited, Modified, Legend e Stock/UTV’s realizaram o prólogo, na pista situada no fundo da vila de Vimioso.

Neste prólogo, as equipas melhor classificadas foram: Gigg Lepin Racing, na classe unlimited, com 4 minutos 38 segundos 974 milésimos; EC Racing Team (Unlimited), com 4m 38seg 974m; Rensport Offroad Team (umlimited), com 4m 42seg 454m; 9ª (e 1º na classe Stock/UTV) Bad Seach Team, com 5m 01seg 142m; 19ª (e 1º na classe modified) Tuff 4×4, com 5m 16 seg 980m; 28ª (e 1º na classe legend) AJS Sport), com 5m 30seg 041m.

Na sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8 de outubro, as etapas do King of Portugal vão decorrer no circuito da pedreira e na zona dos chamados “ovos de dinossauro”.

Daniel é um aficionado do desporto motorizado e veio de Lérida, na Catalunha, para apoiar uns amigos que estão a participar nesta prova de todo-o-terreno. Chegou a Vimioso na quarta-feira, dia 5 de outubro e vai ao próximo Domingo, dia 9 de outubro.

“Vimioso é uma região muito bonita e tem excelentes condições para a realização destas competições de todo-o-terreno. A organização do “King of Portugal” está de parabéns dado que consegue fazer desta prova uma das melhores da Europa”, disse.

Por sua vez, a portuguesa, Sónia Gonçalves e um grupo de amigos vieram de Tábua para apoiar uma equipa motorizada daquela localidade, que vai participar pela primeira vez, na edição deste ano do King of Portugal.

“Esperamos que a competição seja um excelente espetáculo para todos: os pilotos e para o público”, disse.

O piloto Andrea Calandri veio de Peruggia (Itália) e revelou que esta é a segunda vez que vem a Vimioso, para participar no King of Portugal. O jovem piloto italiano já tinha participado em 2015 e informou que o concelho vimiosense tem condições excecionais para prática do desporto motorizado de todo-o-terreno.

“Na minha opinião é o melhor local para da Europa para a prática desta modalidade motorizada”, disse.

Já o piloto vimiosense, Vitor Martins, que é um assíduo participante no “King of Portugal”, mostrou-se entusiasmado com a grande participação de equipas na edição deste ano.

“Neste ano vão participar 62 equipas o que traz maior competitividade. Pessoalmente, vou competir na classe Stock/UTV’s e o meu objetivo é concluir a prova”, indicou.

O vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, justificou que o investimento de 20 mil euros que a autarquia vimiosense faz neste evento desportivo tem um retorno financeiro e turístico.

“Ao longo dos 4 dias do evento, em Vimioso e nos concelhos vizinhos, estima-se que o retorno financeiro nos setores da hotelaria, restauração e no comércio seja superior a 75 mil euros”, indicou.

O autarca vimiosense sublinhou que sendo o “King of Portugal” a melhor prova de todo-o-terreno da Europa, para além do retorno financeiro este evento dá notoriedade e prestígio ao concelho de Vimioso.

Recorde-se que a organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4 e conta com o apoio do município de Vimioso e da Federação Português do Automóvel e Karting (FPAK).

HA

Deixe um comentário