Miranda do Douro: “Clássica Douro Internacional” promoveu o turismo e o desporto

Após a realização a 25 de setembro, em Miranda do Douro, da primeira edição da prova de cicloturismo “Clássica Douro Internacional”, a empresa organizadora “Cabreira Solutions” apresentou uma avaliação do evento, no qual os 535 ciclistas apreciaram sobretudo as paisagens da região, a hospitalidade e as acessibilidades.

Segundo o relatório agora divulgado, na primeira edição da “Clássica Douro Internacional” participaram 535 atletas, sendo que 96% eram homens e 4% mulheres.

O mesmo estudo indica que na prova, com partida e chegada a Miranda do Douro, 87% dos participantes eram portugueses provenientes de regiões como o algarve (2%), alentejo (6%), Lisboa e Setúbal (16%), centro (17%), Porto e Douro Litoral (29%), Trás-os-Montes e Alto Douro (20%) e Minho (10%).

Os outros 3% dos ciclistas eram estrangeiros, de 11 nacionalidades.

A maioria dos ciclistas (42%) tinha idades compreendidas entre os 40 e 49 anos. Seguiu-se a faixa etária dos 50 aos 59 anos, com 24%. Os cicloturistas com 30 a 39 anos, representaram 20% dos participantes. 9% dos ciclistas eram jovens dos 18 aos 29 anos. E 4% dos ciclistas eram os ciclistas mais veteranos, com idades entre os 70 a 79 anos.

Nesta viagem e estadia em Miranda do Douro, os cicloturistas foram acompanhados pela equipa (45%) ou pela família (40%). Os restantes 15% viajaram sozinhos.

Segundo um inquérito realizado pela organização da “Clássica Douro Internacional”, durante a estadia em Miranda do Douro, os gastos médios dos atletas variaram entre os 25€ e mais de 150€.

Nesta visita a Miranda do Douro, os ciclistas optaram por ficar alojados num hotel (43,8%), em casas de turismo rural e alojamento local (23,8%) ou em pensões e residenciais (9,5%).

Sobre a visita à Terra de Miranda, os visitantes destacaram as paisagens (77%), a hospitalidade (60%), a gastronomia (59%), a oferta turística e cultural (46%) e as acessibilidades (41%). A unanimidade dos inquiridos respondeu que vai recomendar a visita à Terra de Miranda.

Relativamente à primeira edição da prova de cicloturismo “Clássica Douro Internacional”, a maioria dos participantes revelou que teve conhecimento da prova através das redes sociais (61%) e dos amigos (39%).

As principais motivações para participar nesta prova foram: o local do evento (39,6%), as caraterísticas da corrida (22,2%), o convívio com os amigos e a família (11,1%) e a proximidade geográfica (10,4%).

No final da “Clássica Douro Internacional”, a maioria dos participantes felicitou a organização pelo desempenho do secretariado, pela segurança ao longo da prova, pela disponibilidade e simpatia do saff, pelo desempenho do speaker e pelo registo fotográfico da prova.

Sobre o percurso, os ciclistas destacaram o acompanhamento do staff, a beleza das paisagens, a sinalização e a segurança.

No final do evento, 42,4% dos participantes atribuíram a classificação de “excelente” à primeira edição da “Clássica Douro Internacional”. E todos os participantes afirmaram que vão recomendar a participação na “Clássica Douro Internacional” a outros ciclistas.

HA

Deixe um comentário