Vimioso: I Semana para a Saúde e Bem Estar destacou o potencial turístico das Termas

Concluiu-se na manhã desta sexta-feira dia 10 de junho, a I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura, uma iniciativa do município de Vimioso que teve como propósito educar a comunidade vimiosense para a promoção qualidade de vida, destacando por exemplo, os benefícios das Termas de Vimioso para a saúde.

Na manhã desta sexta-feira, o público presente no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, teve a oportunidade de saber mais sobre a importância da saúde termal para o bem estar, através da exposição da Dra. Raquel Diz, médica de família e hidrologista nas Termas de Vimioso.

De acordo com a médica vimiosense, a prevenção desempenha um papel primordial na saúde e as termas, assim como as caminhadas ou a atividade física, desempenham um papel primordial.

“Queremos que as Termas de Vimioso sejam vistas não só como curativas, mas também como um meio de prevenção das doenças”, indicou.

A médica hidrologista relembrou os efeitos terapêuticos das águas sulfurosas das Termas de Vimioso, com benefícios para os sistemas músculo-esquelético, dermatológico, reumático e do aparelho respiratório (ORL).

A profissional de saúde destacou ainda que as Termas de Vimioso têm um enorme potencial turístico, dado que são a única estância termal no distrito de Bragança e também na região mais próxima da vizinha Espanha.

O encerramento da I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura, esteve a cargo do presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, e na sua intervenção o autarca reiterou que o executivo continua a trabalhar para aproveitar o potencial turístico das Termas de Vimioso.

“O município de Vimioso está a adquirir os terrenos envolventes às Termas de Vimioso, de modo a criar condições para que no futuro, alguêm do setor privado posssa construir uma unidade hoteleira nas imediações da estância termal”, adiantou.

Ainda a propósito das Termas de Vimioso, Jorge Fidalgo, informou que outra pretensão do município é a de pôr em funcionamento o curso técnico-profissional em “Termalismo e Bem-Estar”, dada a contínua afluência de estudantes para realizar estágios nas termas locais.

Antes de encerrar a I Semana para a Saúde e Bem Estar- Dr. José Joaquim de Moura, que decorreu em Vimioso, de 6 a 10 de junho, Jorge Fidalgo enalteceu os 40 anos de trabalho e de serviço do saudoso Dr. José Joaquim de Moura, à população do concelho de Vimioso, entre os anos 1896 até à data da sua morte, em 1939.

HA

Deixe um comentário