Atenor: Regressa a “Ronda das Adegas”

Nos dias 17, 18 e 19 de junho vai realizar-se a X edição da “Ronda das Adegas”, um evento organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Atenor que oferece aos visitantes um circuito de adegas, tasquinhas, artesãos ao vivo, jogos tradicionais, exposições, oficinas, teatro, animação de rua e concertos na aldeia de Atenor (Miranda do Douro).

A “Ronda das Adegas” surgiu em 2010 e ao longo dos anos o evento ganhou cada vez mais visitantes e popularidade. SegundoBarbára Fráguas, da Associação Cultural e Recreativa de Atenor, o sucesso deve-se à originalidade de implementar um conceito novo de evento no território mirandês.

“Decidimos criar um evento na zona antiga da aldeia de Atenor, onde está edificada a igreja, o lagar, o tanque comunitário e as casas tradicionais. Esta área forma um triângulo que nos permite criar um circuito de exposições, música, tasquinhas, oficinas, workshops, etc.”, explicou.

Segundo Bárbara Fráguas, alguns dos habitantes de Atenor colaboram de boa-vontade com a organização e no decorrer do evento cedem mesmo as suas casas antigas para que possam realizar-se as várias atividades.

Por outro lado, na rua há animação musical, concertos, teatro e ateliers dos antigos ofícios tais como a cestaria, a olaria, o tear, a cutelaria, a fundição do ferro, a padaria, trabalhos em madeira, produção de sabão, entre outros.

“De todas as atividades do evento, a mostra dos antigos ofícios é a mais difícil de manter, devido à idade avançada dos artesãos e à inexistência de jovens que queiram dar continuidade a estes ofícios”, disse.

O nome das “Ronda das Adegas” foi sugerido por Moisés Esteves, da associação Cultural e Recreativa de Atenor e vem da antiga tradição ir provar o vinho novo, ao mesmo tempo que se se comia algum petisco.

“O evento começou devagarinho e de ano após ano atraiu a vinda de mais visitantes, porque as pessoas gostaram do evento e acharam o programa interessante”, disse.

Na animação de rua, predominam os sons da música tradicional da gaita-de-foles, da caixa e bombo, concertina e a dança dos pauliteiros.

“Este ano, nas noites de sexta-feira e de sábado vão realizar-se dois concertos. Primeiro com o Sérgio Mirra Trio e os Folky Bal’Boa. E no sábado, sobem ao palco os Zíngarus e os Galandum Galundaina”, indicou.

Para o sucesso da “Ronda das Adegas” Bárbara Fráguas destaca ainda o trabalho voluntário das pessoas que organizam o evento, o qual é realizado com a missão de destacar o que há de genuíno e singular na Terra de Miranda.

Sobre o impacto do evento “Ronda das Adegas” na aldeia de Atenor, Bárbara Fráguas sublinhou que o povo mirandês e transmontano é acolhedor e gosta de receber a visita de pessoas.

Maria da Natividade Bernardo, tem 92 anos e vive em Atenor. Questionada sobre o sucesso da “Ronda das Adegas”, disse que gosta ver gente na aldeia e tem acompanhado o evento ao longo dos anos.

“Costuma vir muita gente de fora! E os visitantes gostam sobretudo de ver os burros, mas também da música, das casas tradicionais e da nossa gastronomia”, indicou.

Após os dois anos de interrupção por causa da pandemia, Maria Adriana Esteves também ela residente em Atenor, espressou entusiasmo pelo regressso da “Ronda das Adegas”.

“Nós, os habitantes locais ficamos muito contentes ao ver tanto movimento na aldeia!”, disse.

A “Ronda das Adegas” é um evento organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Atenor e que conta com o apoio do município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Sendim e Atenor.

Para além destes apoios institucionais, a organização do evento cobra um valor simbólico de entrada ao público e angaria receitas com a venda das canecas do aluguer dos espaços aos vários expositores.

A “X Ronda da Adegas” decorre nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Atenor (Miranda do Douro).

HA

Deixe um comentário