Música: Ensaio em Sendim pôs toda a gente a cantar

No serão do dia 9 de junho, a praça central, em Sendim, foi o local para o ensaio do coro da universidade sénior e do coro infantil de Sendim, um momento musical que atraiu a curiosidade da população local e pôs crianças e adultos a cantar juntos as músicas tradicionais.

Durante os meses de maio e junho, o Município de Miranda do Douro está a promover em várias aldeias do concelho e na vila de Sendim, ensaios dos coros da universidade sénior e dos coros Infantis, abrindo-se assim à participação das populações locais.

Esta é uma iniciativa da Casa da Música Mirandesa e segundo Rui Valdemar, o grande objetivo destes esnsaios é agir contra o isolamento que se vive nas aldeias.

“Sem a pressão de fazer um concerto, estes ensaios têm como objetivo animar um pouco o ambiente nas aldeias, onde os coros podem ensaiar o reportório e ir acompanhando musicalmente as crianças que vivem nessas localidades”, explicou.

Após o primeiro ensaio realizado na aldeia da Póvoa, no passado dia 2 de junho, agora foi a vez da praça central de Sendim, acolher, no serão do dia 9 de junho, o ensaio do coros da universidade sénior e do coro infantil de Sendim.

A noite do dia 9 de junho, na praça central de Sendim esteve muito convidativa, pelo que muitas crianças, jovens e adultos foram juntando-se aos coros, à medida que o mestre dos ensaios, Paulo Meirinhos, ia entoando um leque de músicas tradicionais.

Um dos participantes no animado serão musical foi Luís Santiago, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, que relembrou que a vila de Sendim é uma terra de “musiqueiros”.

“Em Sendim, a música está muito presente e basta ver a quantidade de grupos profissionais que existem na vila. É pois com agrado que Sendim acolhe o ensaios dos coros e que tem a mais-valia de juntar as crianças e os adultos”, sublinhou.

Outra participação muito entusiasta, foi a da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que do princípio ao fim do ensaio, acompanhou, cantou e aplaudiu o coro da universidade sénior e o coro infantil de Sendim.

“Após dois anos de falta de convívio por causa da pandemia, as pessoas estão com muita vontade de participar em eventos como este. Por isso, o município apoia esta iniciativa de levar a música e um pouco de alegria às localidades do concelho” – Helena Barril.

Por sua vez, o mestre dos ensaios, o músico Paulo Meirinhos contou que a ideia de deslocalizar estes ensaios para as aldeias e para a vila de Sendim, surgiu da necessidade dos coros sairem da sala de ensaios para irem ao encontro das pessoas.

“É importante levar a música para a rua, para as pessoas. Assim como é importante conviver”, disse.

Sobre a participação das crianças e jovens no ensaio em Sendim, Paulo Meirinhos explicou essa adesão vem da relação que estabelece com os alunos nas aulas, dado que é professor de música, nas escolas do concelho.

“Tal como os adultos, as crianças já conhecem e cantam muitas das músicas tradicionais”, Paulo Meirinhos.

Para Paulo Meirinhos, a oportunidade de juntar estas diferentes gerações em torno da música é motivo de gozo e consolação.

“Também gostaria que estivesse aqui o coro senior, ou seja, as pessoas que vivem nos lares de idosos, onde também faço animação musical. Mas pelo avançar da idade isso já não é assim táo fácil”, acrescentou.

Após a digressão dos ensaios pelas várias localidades do concelho de Miranda do Douro, Paulo Meirinhos, referiu que gostaria de organizar um grande concerto, com a participação dos vários coros infantis e da universidade sénior.

No decorrer do ensaio, em Sendim, Paulo Meirinhos, convidou o músico espanhol, Rodrigo Cuevas, para cantar uma música tradicional das Astúrias, de onde é natural. Sobre o ensaios dos coros, o artista espanhol disse ter ficado encantado.

“Gostei muito de ver as crianças e os adultos a cantar juntos. Este ensaio em Sendim, permitiu ver que a música tem esta capacidade de juntar as pessoas e criar comunidade”, Rodrigo Cuevas.

Os próximos ensaios dos coros vão realizar-se em Palaçoulo, no dia 14 de junho. Em Genísio, a 27 de junho. Em São Pedro da Silva, no dia 29 de junho. E o último ensaio está agendado para Miranda do Douro, no dia 30 junho.

HA

Deixe um comentário