Vimioso: Férias Desportivas vão animar os jovens neste verão

O ano letivo para os alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos termina a 15 de junho e com o final das aulas, a preocupação dos pais é a de arranjar atividades de ocupação dos tempos livres para os filhos. A pensar nisso, o município de Vimioso oferece as “Férias Desportivas”, que consiste num programa variado de atividades desportivas e culturais com o propósito de proporcionar aos mais novos umas férias de verão cheias de animação.

O programa das “Férias Desportivas” inclui atividades como a canoagem nos rios Maçãs, Angueira e Sabor, as caminhadas e provas de orientação na natureza e a visita às várias aldeias do concelho para conhecer melhor a sua história, tradições e ofícios.

Assim sendo, de segunda a sexta-feira, os jovens inscritos vão iniciar as atividades às 9h00 da manhã e terminam às 17h30.

Dois dias por semana, as atividades vão ser orientadas pela empresa Coordenadas de Aventura. De acordo com Sérgio Torrão, neste dias os jovens vão ter a oportunidade de experimentar modalidade desportivas como canoagem, stand up paddle, rapel, escalada, slide, provas de orientação, pump zone, entre outros desportos.

“O concelho de Vimioso tem ótimas condições para a prática destes desportos ao ar livre. Recordo que o concelho é atravessado por três rios: o Maçãs, o Angueira e o Sabor, o que nos permite desenvolver várias atividades na natureza e na água, como as caminhadas, as provas de orientação, o rapel, o slide e a canoagem”, disse.

Nos restantes três dia da semana, estão a ser programadas várias atividades culturais. Entre estas destacam-se os passeios temáticos para conhecer melhor as várias aldeias do concelho, como é a aldeia histórica de Algoso, Argozelo e a Quinta de Vale de Pena.

De acordo com a organização, os jovens terão ainda a oportunidade de conhecer e experimentar os antigos ofícios, como a manufatura do pão e dos escrinhos.

Com a Associação para o Estudo do Gado Asinino (AEPGA), os mais novos vão ser veterinários por um dia.

Em Uva, os jovens vimiosenses poderão participar no restauro dos pombais tradicionais.

Nestas férias de verão, os miúdos vão ainda aprender a cozinhar e divertir-se em grupo com os jogos tradicionais.

Está ainda programada uma visita ao canil e gatil intermunicipal de Vimioso, onde os mais novos vão aprender mais sobre a adoção responsável de animais.

Para encerrar em beleza a final das “Férias Desportivas” está agendado um jantar de gala e uma visita ao Naturewaterpark, em Vila Real.

As “Férias Desportivas” são uma atividade organizada pelo município de Vimioso em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso e a empresa Coordenadas de Aventura.

As inscrições nas “Férias Desportivas” decorrem até 15 de junho na Casa da Cultura de Vimioso e destinam-se aos jovens com idades entre 10 e 16 anos.

HA

Deixe um comentário