Vimioso: Alunos criam obras de arte para ajudar o povo ucraniano

A Casa da Cultura de Vimioso inaugurou a exposição de arte “Voluntariado Ajude a Ucrânia”, trata-se de uma série de pinturas e vasos com plantas, realizados pelos alunos do 8º ano e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), do Agrupamento de Escolas de Vimioso, com o propósito de angariar dinheiro para ajudar o povo ucraniano.

Na inauguração da exposição, que vai estar acessível ao público, de 13 a 30 de junho, o vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, elogiou os alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) pelo trabalho de solidariedade que realizaram a favor do povo e das crianças ucranianas.

Por sua vez, a diretora do Agrupamento de Escolas de Vimioso, Ana Paula Falcão, deu os parabéns aos alunos e à professora de educação visual do 3º cliclo, que tomou a iniciativa de desenvolver um projeto de arte para apoiar a causa ucraniana.

A professora responsável pelo projeto, Cristina Guimarães, contou que a ideia de criar esta exposição de pinturas e vasos com plantas surgiu do choque que as imagens da guerra na Ucrânia provocaram nos seus alunos.

“Esta é mais uma inciativa para tentar ajudar o povo ucraniano e em particular, as crianças. A exposição também serve para que os alunos ganhem consciência do papel que a arte pode desempenhar na defesa de valores e de causas, como é a liberdade e o voluntariado”, explicou.

A docente disse ainda que que a inauguração desta exposição solidária no final do ano letivo, vem premiar o trabalho realizado pelo alunos ao longo do ano.

Por seu lado, os jovens artistas afirmaram que não foi difícil encontrar inspiração para realizar as pinturas a favor da Ucrânia. A jovem Leonor Miranda, por exemplo, disse que com a professora deu várias ideias, o que ajudou a definir o objeto da sua pintura. Já o companheiro, Gabriel Lourenço explicou que na sua pintura tentou descrever o sofrimento de uma jovem família em fuga da guerra na Ucrânia.

“Desenhei e pintei a difícil realidade de fuga de uma mãe, com o seu filho, lado a lado a atravessarem a pé, um túnel escuro de caminho de ferro, para chegar a um lugar tranquilo e luminoso”, descreveu.

Esta e outras pinturas, assim como vários vasos com plantas, desenhados com cores alusivas à Ucrânia, vão estar expostas na Casa da Cultura de Vimioso, até 30 de junho.

De acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Vimioso, a verba resultante da venda das pinturas e dos vaso/plantas expostas vai reverter a favor do povo da Ucrânia.

“O dinheiro angariado com a venda destas obras de arte vai ser depositado numa conta bancária de ajuda à Ucrânia e o comprovativo vai ser exposto na página do AEV.”, disse.

HA

Deixe um comentário