Vimioso: Cinema em Uva

As sessões de cinema ao ar livre já são habituais na aldeia de Uva (Vimioso) e no serão do dia 11 de julho, foram exibidas quatro documentários produzidos pela Cinecaravan, um projeto cinematográfico que está em digressão pelo país.

De acordo com Emanuel Catarino, da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), esta iniciativa resultou de uma parceria com a Associartecine (Vimioso) e o projeto Cinecaravan.

A sala de cinema, ao ar livre, foi instalada junto à igreja de Uva e na plateia estavam algumas pessoas residentes em Uva, como o casal Adérito e Maria Antónia.

“Somos participantes habituais das sessões de cinema em Uva. E estamos muito agradados com o trabalho destas associações de jovens , que trazem dinamismo e atividades à aldeia”, disseram.

Na sequência desta sessão de cinema, a Cinecaravan está ministrar uma ação de formação em vídeo, nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Parque Ibérico de Aventura e Natureza (PINTA), em Vimioso.

“Este workshop vai ensinar a construir um documentário com poucos recursos, como é um simples telemóvel”, explicou Emanuel Catarino.

Na perspectiva deste responsável da AEPGA, o registo em vídeo poderá ajudar a preservar memórias e tradições, numa região que dado o envelhecimento da população, corre o risco de esquecer o seu património cultural.

Emanuel Catarino informou ainda que nestes meses de verão, a AEPGA vai continuar a ministrar ações de formação em áreas como a fotografia, a compostagem, a agricultura sustentável e o empreendedorismo em meio rural.

HA

Deixe um comentário