Palaçoulo: De reguengo a uma localidade industrial

No próximo sábado, dia 16 de julho, Palaçoulo vai comemorar 850 anos de atribuição da carta foral (1172-2022), numa cerimónia em que se vai recordar a história da localidade ao longos dos séculos, realçar a modernidade alcançada graças ao espírito empreendedor dos seus habitantes e descerrar uma placa comemorativa.

De acordo com o presidente da freguesia de Palaçoulo, Gualdino Raimundo, esta é a primeira vez que se vai comemorar o aniversário da carta foral do reguengo de Palaçoulo.

“Esta comemoração pretende assinalar a data do nascimento de Palaçoulo, que segundo a história terá recebido a carta foral ou régia, no ano de 1172, entregue pelo rei D. Afonso Henriques ao cavaleiro Pedro Mendes e que instituiu o reguengo de Palaçoulo e Atenor”, disse.

Na idade média, o reguengo ou “regalengo” designava a terra do património real, arrendada com a obrigatoriedade de certos tributos em géneros.

“Nessa época, consta que Palaçoulo estava sob administração de Algoso, então capital da Terra de Miranda”, contou.

Segundo programa, a cerimónia comemorativa vai iniciar-se às 17h00, na sede da junta de freguesia de Palaçoulo.

Com o proposito de prestar informações sobre a história da localidade, a cerimónia inclui a apresentação do livro “L Reglaengo de Palaçuolo, no século XII” e exposições dos oradores António Mourinho, Cisnando Ferreira e Carlos Ferreira, com moderação de Orlando Teixeira.

“O livro “L Reglaengo de Palaçuolo, no século XII” e a apresentação sobre a história de localidade, baseia-se num trabalho de pesquisa realizado por Amadeu Ferreira”, indicou.

Sobre os oradores, o autarca de Palaçoulo referiu que o historiador António Mourinho terá a tarefa de descrever a localidade de Palaçoulo, no século XII, indicando, por exemplo, as classe socias que existiam na altura: o clero, a nobreza e o povo.

“O professor Cisnando Ferreira ocupar-se-á de trazer-nos ao longo da história até aos nossos dias, destacando a originalidade de Palaçoulo ser atualmente uma aldeia empreendedora e industrial”, avançou.

Por sua vez, Carlos Ferreira, que acompanhou de perto o trabalho de pesquisa realizado pelo irmão, Amadeu Ferreira, vai dar a conhecer informações geográficas sobre o reguengo de Palaçoulo e os seus limites.

A cerimónia inclui o descerramento de uma placa comemorativa dos 850 anos de Palaçoulo, que terá lugar no largo da praça de Palaçoulo.

“A placa comemorativa terá inscrito o texto de atribuição do reguengo de Palaçoulo pelo rei D. Afonso Henriques, ao cavaleiro Pedro Mendes”, adiantou.

De acordo com o programa, a cerimónia de comemoração dos 850 anos de Palaçoulo vai terminar com um Porto de Honra e a atuação dos Gaiteiros de Palaçoulo.

HA

Deixe um comentário