Sendim: É vila há 32 anos

No dia 13 de julho, comemora-se o 32º aniversário de elevação de Sendim a vila, com um programa cultural e religioso, cujo destaque é a apresentação da nova coleção de livros da biblioteca, o regresso às atuações do rancho folclórico local e a entrega de prémios aos melhores alunos, do ano letivo 2021/22.

De acordo com o presidente da União de freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, há 32 anos atrás, Sendim era uma localidade cheia de gente que comemorou efusivamente a elevação a vila.

“Em 1990, Sendim era considerada a maior aldeia do distrito de Bragança. E fomos elevados a vila, juntamente com Torre Dona Chama, Izeda e Argozelo”, recordou.

Sergundo o autarca, ao longo dos anos, Sendim tem perdido população e atualmente residem na vila entre 900 a 1000 pessoas.

“Na escola estudam cerca de 200 alunos, do 1º ao 3º ciclo. São alunos de Sendim, mas também de localidades próximas como Atenor, Palaçoulo, Águas Vivas, Picote, Fonte Aldeia, Urrós e Bemposta”, indicou.

A 13 de julho de 2022, Luís Santiago vai comemorar o 32º aniversário da vila de Sendim, desta vez como autarca, seguindo assim, o percurso do pai, Manuel Alves Santiago, que foi tesoureiro da junta de freguesia de Sendim, no mandato do presidente, Jorge Picotez.

“Eu não sonhava ser presidente da freguesia de Sendim. Mas aceitei o desafio que me foi dirigido e agora estamos a trabalhar para fazer o melhor pela união de freguesias”, disse.

Entre os trabalhos já realizados, Luís Santiago, informou que uma das grandes preocupações da freguesia é a manutenção e limpeza dos caminhos rurais.

“Este ano dedicamos uma especial atenção à manutenção do caminho para o rio Douro, de modo a facilitar o acesso da população e, dos turistas, ao cais fluvial dos Pisões”, disse.

Outro trabalho já desenvolvido pela equipa da União de Freguesias de Sendim e Atenor foi o reforço do apoio financeiro às associações locais.

“Aumentámos em 50% o valor financeiro dado às associações. E por falar em associações, dou o exemplo do sucesso da ronda das Adegas, organizada pela associação cultural e recreativa de Atenor”, indicou.

Luís Santiago, informou ainda que ao longo do ano, a união de freguesias tem proporcionado à população atividades e eventos, como foram a comemoração do Entrudo, a celebração da Páscoa, o Dia da Criança e a Queimada Galega.

“Estamos a preparar outras iniciativas. Uma delas é a aquisição de um trator, com alfaias, para realizar a limpeza dos caminhos rurais.”, adiantou.

Este ano, as comemorações do aniversário da vila vão iniciar-se às 16h30, na Casa da Cultura Sendinesa, com a receção aos convidados e a apresentação da nova coleção de livros doados à biblioteca local, por pessoas naturais de Sendim.

“Nestes meses de verão, a biblioteca vai estar aberta permanentemente à população e aos turistas que nos visitam”, informou.

Após esta apresentação, o programa das comemorações do 32º aniversário de elevação de Sendim a vila, prossegue com a celebração da Missa, em honra de todos os sendineses falecidos.

Às 19h00, a freguesia local vai presentear a população com um lanche convívio, na praça central de Sendim.

Para o serão, está agendado o tão esperado regresso das atuações do Renascer – Grupo Etnográfico de Sendimm que será acompanhado pelos grupos de pauliteiros e pauliteiras locais.

“É com muita alegria que assistimos ao regresso do rancho folclórico local, após muitos anos de inatividade. É animador ver tantas crianças a dançar!”, disse.

Após as atuações, a freguesia de Sendim vai premiar os alunos que mais se destacaram no desempenho académico, ao longo do último ano letivo.

“A União de freguesias de Sendim e Atenor pretende premiar, anualmente, os melhores alunos da Escola EB 2/3 de Sendim. É verdade que é um prémio simbólico, mas tem o objetivo de recompensar o esforço e reconhecer o mérito dos alunos”, justificou.

As comemorações do 32º aniversário da vila de Sendim vão encerrar com a atuação de grupo musical sendinês, DM.

“É com muita alegria que assistimos ao regresso do rancho folclórico local, após muitos anos de inatividade. É animador ver tantas crianças a dançar!”, disse.

HA

Deixe um comentário