Entrevista: «Para exercer a política é preciso ter alicerces» – Nuno Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro

No decorrer deste mês de julho, a cidade de Miranda do Douro (10 de julho) e a vila de Sendim (13 de julho) comemoram os aniversários de elevação a cidade e a vila, respetivamente. Nuno Rodrigues, residente em Sendim, é o atual vice-presidente do município e concedeu uma entrevista na qual fala sobre os projetos do novo executivo, do desafio que é a política e do seu percurso pessoal e profissional.

Nuno Rodrigues é vice-presidente do município de Miranda do Douro.

Terra de Miranda – Notícias: Nuno Rodrigues nasceu no dia 12 de outubro de 1977. Tem portanto 44 anos, é casado e pai de três filhos. É natural de Teixeira, reside em Sendim e trabalha na Câmara Municipal de Miranda do Douro. É conhecida a rivalidade existente entre os mirandeses e os sendineses. De que modo esta sã competição promove o desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro?

Nuno Rodrigues.: Hoje em dia, essa rivalidade já quase não existe. Ainda assim, acho que é muito bom para Miranda e para o concelho ter uma localidade dinâmica como é a vila de Sendim. Mas o concelho não se resume só à cidade e à vila. Palaçoulo, por exemplo, é uma referência em termos industriais e é um propósito deste executivo construir aí um polo industrial. Também no âmbito da indústria, em Duas Igrejas, pretendemos avançar com o projeto, já aprovado, da zona industrial.

T.M.N.: E em Sendim, o que é prioritário fazer?

N.R.: Em Sendim, para além da construção do matadouro intermunicipal, um dos nossos propósitos é apoiar a recuperação da cooperativa vinícola Ribadouro e da cooperativa olivícola Sendinesa. Na educação, pretendemos requalificar a escola EB2/3 de Sendim. E no âmbito da proteção civil, já no decorrer deste mandato, o município apoiou a criação de duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP’s), uma em Sendim e outra em Miranda do Douro, medida esta que contribui para a criação de postos de trabalho e a fixação das pessoas no concelho.

Em Sendim, para além da construção do matadouro intermunicipal, um dos nossos propósitos é apoiar a recuperação da cooperativa vinícola Ribadouro e da cooperativa olivícola Sendinesa.

T.M.N.: Nuno Rodrigues é formado na área do ensino, tendo concluído uma licenciatura em Matemática e Ciências Naturais. E depois realizou um doutoramento em “Estatística”, pela Universidade de Salamanca. Ser professor é a sua vocação?

N.R.: Sim, é a minha vocação e descobri-a na realização no estágio pedagógico. Apercebi-me de que gosto de trabalhar com os alunos e é muito gratificante acompanhar e contribuir para o seu crescimento, académico e pessoal. Enquanto professor procurava dar o melhor de mim, para que os alunos aprendessem. E também aprendi muito com eles.

T.M.N.: E a política, como surgiu o interesse por esta área? E o que o motivou a fazê-lo?

N.R.: Houve duas pessoas que foram fundamentais para a minha participação mais ativa na vida política: um antigo presidente da freguesia de Atenor, o saudoso, senhor José Augusto Pera. E o antigo presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o engenheiro Manuel Rodrigo Martins. Ambos, com o seu exemplo motivaram-me a participar mais ativamente na política local.

“Houve duas pessoas, que com o seu exemplo, motivaram-me a participar mais ativamente na política local.”

T.M.N.: Que responsabilidades políticas assumiu desde então?

N.R.: Em 1999 fui convidado para a presidência da assembleia da freguesia de Atenor. E depois como deputado municipal comecei a participar nas reuniões da assembleia municipal, em Miranda do Douro. Mais tarde, em 2013, integrei pela primeira vez a lista de candidatos à Câmara Municipal de Miranda do Douro.

T.M.N.: Ao longo destes 20 anos, já desempenhou portanto várias responsabilidades políticas. Já foi autarca numa freguesia, deputado municipal, vereador da oposição, dirigente partidário e agora assumiu o cargo de vice-presidente do município. O que é necessário para exercer bem a política?

N.R.: Diria que para exercer bem a política há que ter alicerces. E eu construí-os, progressivamente, através da experiência adquirida nos cargos e responsabilidades assumidas ao longo dos anos. Neste percurso, destaco sobretudo o trabalho realizado na junta de freguesia de Atenor. Foi aí, na proximidade às pessoas, que aprendi que a política é uma responsabilidade que nos é confiada e um serviço que devemos prestar às pessoas.

“Foi na proximidade às pessoas, que aprendi que a política é uma responsabilidade que nos é confiada e um serviço que devemos prestar às pessoas.”

T.M.N.: A política é uma atividade que exige muita dedicação?

N.R.: Sim, exercer a política ocupa muito do nosso tempo e exige uma dedicação muito grande. Acontece frequentemente que no exercício de um cargo político, com as inúmeras e constantes solicitações, sacrificamos um pouco o tempo que devíamos dedicar à família. Mas quando estamos a trabalhar pelo bem comum, neste caso pelo desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro, a família é mais compreensiva.

T.M.N.: O vice-presidente Nuno Rodrigues é responsável por pelouros como a educação, o desporto e a agricultura. O que tem sido feito nestas áreas?

N.R.: Na educação, este executivo está determinado dar boas condições de trabalho às escolas. Temos procurado fomentar um bom ambiente e colaboração entre os funcionários nos vários agrupamentos. Outra prioridade é o apoio social aos alunos, sobretudo aos mais carenciados. E temos o objetivo de requalificar das escolas. Recordo que o projeto de requalificação da escola EB1 e do pavilhão, em Miranda do Douro, já foi aprovado.

“Exercer a política ocupa muito do nosso tempo e exige uma dedicação muito grande.”

T.M.N.: No desporto, o município tem estado particularmente ativo ao atrair a vinda de jovens seleções, para estagiar em Miranda do Douro.

N.R.: Sim, graças ao trabalho dos técnicos da autarquia estamos a receber a estadia de várias seleções jovens. Sublinho a vinda das seleções a Miranda do Douro, permite-nos dar visibilidade ao concelho e simultaneamente divulgar outras modalidades de modo a motivar os nossos jovens para a prática desportiva.

Em dezembro de 2021, Miranda do Douro acolheu o estágio das seleções sub 19, de voleibol, de Portugal e da vizinha Espanha. Em maio, foi a vez da visita da seleção portuguesa de natação artística. E a 21 e 22 de junho, a piscina coberta de Miranda do Douro foi o local de estágio das seleções femininas sub-19, de polo aquático, de Portugal e da África do Sul.

T.M.N.: E na agricultura o que tem sido feito?

N.R.: Na agricultura, a nossa primeira ação foi estabelecer sólidos acordos de cooperação com as várias associações e cooperativas de produtores do concelho de Miranda do Douro. Para além disso, procuramos estar próximos dos nossos agricultores, facultando-lhes informações úteis. Nos dias 6, 7 e 8 de junho, o município acompanhou cerca de 50 agricultores do concelho na visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. Nesta viagem tivemos a oportunidade de conhecer as mais modernas inovações no setor agrícola e estabelecer contatos com agricultores de outras regiões do país.

T.M.N.: É conhecido o seu gosto pelas atividades agrícolas e pela pecuária. Hoje em dia, continua a dedicar-se a estas atividades?

N.R.: Sim, sempre que tenho um pouco de tempo livre dedico-me à agricultura e à criação de bovinos.

Na agricultura, a nossa primeira ação foi estabelecer sólidos acordos de cooperação com as várias associações e cooperativas de produtores do concelho de Miranda do Douro.

T.M.N.: Na agropecuária, uma das prioridades do atual executivo é a construção do matadouro intermunicipal, em Sendim. Para quando o início desta obra?

N.R.: No decorrer da assembleia municipal realizada a 20 de junho, informei que o projeto do novo matadouro intermunicipal já foi entregue na Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte). E o projeto obteve um parecer favorável destas duas entidades. Neste momento, estamos a aguardar pela abertura das candidaturas e pelo financiamento para iniciar, ainda este ano, a construção do tão necessário matadouro intermunicipal.

“Esperamos pela abertura das candidaturas e pelo financiamento para iniciar, ainda este ano, a construção do tão necessário matadouro intermunicipal.”

Perfil

O gosto pela matemática. Nuno Rodrigues realizou os estudos na escola de Teixeira até à quarta classe. Depois foi estudar para Sendim, onde esteve até ao 9º ano. E em Miranda do Douro concluiu o ensino secundário. Ao longo deste percurso escolar, destacou-se na disciplina de Matemática, o que o levou a ingressar no curso superior de Matemática e Ciências Naturais, no Instituto Jean Piaget, em Macedo de Cavaleiros. Após a conclusão da licenciatura realizou um doutoramento em “Estatística”, na Universidade de Salamanca.

A vocação de professor. Em fevereiro de 2001, começou a lecionar a disciplina de Matemática na escola de Carrazeda de Ansiães. Ao longo da carreira de professor trabalhou sempre no distrito de Bragança e lecionou nas escolas de Sendim, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A missão da política. No ano 1999 foi convidado para a presidência da assembleia de freguesia de Atenor. Ao longo de 22 anos desempenhou várias responsabilidades políticas: autarca na freguesia, deputado municipal, vereador da oposição, dirigente partidário e em outubro de 2021 assumiu o cargo de vice-presidente do município de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário