Miranda do Douro: Município homenageou personalidades e empresas

No Domingo, dia 10 de julho, Miranda do Douro celebrou o 477 anos de elevação a cidade, numa cerimónia que começou com o hastear da bandeira na Câmara Municipal, onde foram homenageadas várias personalidades e empresas de destaque no concelho de Miranda do Douro.

A cerimónia do Dia da Cidade iniciou-se com o o hino nacional e o hastear das bandeiras, na Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Coube à Associação Filarmónica Mirandesa entoar o hino nacional, enquanto a presidente da Câmara Municipal, Helena Barril, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, e o presidente da Assembleia Municipal, Óscar Afonso, hasteavam as bandeiras de Portugal, do município de Miranda do Douro e da União Europeia.

De seguida, os convidados subiram ao salão nobre da Câmara Municipal, para a cerimónia de homenagem e reconhecimento às personalidades e empresas que mais se destacaram no concelho de Miranda do Douro.

No discurso inaugural, o presidente da Assembleia Municipal, Óscar Afonso, afirmou que o desenvolvimento da Terra de Miranda exige trabalho, inteligência e vontade.

“Temos recursos extraordinários como são a nossa história, cultura, língua, raças autóctones, indústrias e natureza. Precisamos agora de implementar o desenvolvimento sustentável do nosso teritório” – Óscar Afonso.

Neste sentido, Óscar Afonso disse ser um imperativo cívico homenagear as instituições, empresas e personalidades que mais contribuem para o desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro.

Com o propósito de enaltecer o trabalho realizado pela sociedade civil e empresarial, o município decidiu entregar a medalha de mérito às seguintes personalidades:

Tibério Augusto Delgado, natural de Genísio, com 86 anos, é um dos artesãos que ainda trabalha o ferro, no concelho de Miranda do Douro.

Outra personalidade galardoada foi o médico de família, Albino Armando Martins Parreira, pelo seu serviço à população de Miranda do Douro, ao longo de 40 anos (1981-2021).

E o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Domingos José Morais, natural de Malhadas, foi também agraciado pelo município.

De seguida, foram entregues as medalha de honra às seguintes empresas:

À tanoaria Tacopal, da família Gonçalves, em Palaçoulo, que fabrica barricas, cascos e tonéis para todo o mundo.

A empresa José A. Castro e Irmãos, Lda., de Sendim, pelo trabalho desenvolvido no planalto mirandês, desde 1968, como serralharia, oficina e venda de máquinas e tratores agrícolas.

A fábrica de cutelaria Filman, Lda., de Palaçoulo, foi também galardoada. Fundada em 1870, esta empresa é considerada uma marca de referência pela qualidade e inovação dos seus produtos.

Também de Palaçoulo, a empresa Martins, recebeu a medalha de honra, pela excelência do trabalho que tem vindo a realizar desde 1954.

Após a entregas destas distinções, seguiu-se o discurso final da cerimónia, que esteve a cargo da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

A presidente do município, Helena Barril, agradeceu o exemplo das personalidades e empresas que mais se destacaram e acrescentou que o concelho precisa de mais habitantes, mais indústria e mais turismo.

A cerimónia na Câmara Municipal finalizou com a atuação musical da banda da associação Mie Miranda.

Seguiu-se depois a já tradicional Missa de Ação de Graças, na concatedral de Miranda do Douro.

Na homília, o padre Manuel Marques, recordou que no Dia da Cidade (10 de julho) agradece-se pela vida de todos os governadores, autarcas e autoridades que participaram no governo da cidade ao longo da sua história.

“Seguindo o bom exemplo de tantas pessoas que nos precederam, devemos continuar a prestar um bom serviço à população: aos que cá residem – e em especial às pessoas idosas – e também aos que nos visitam, aos turistas”, disse.

O pároco de Miranda do Douro exortou as autoridades presentes na celebração, a guiarem-se pelos valores da solidariedade, da entreajuda e da compaixão, começando desde logo pelas famílias.

HA

Deixe um comentário