Vimioso: «As pessoas idosas precisam sair da rotina» – Cátia do Vale

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), o VIMIS-Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS4G) de Vimioso está a desenvolver um conjunto de atividades, para e com as pessoas idosas, de todas as aldeias e vilas do concelho.

Ateliers de pintura em tecido, ateliers de velas aromáticas, medição do colesterol, diabetes, tensão arterial e glicémia, sensibilização para hábitos de vida saudáveis; fisioterapia em grupo, aulas de atividade física, ateliers de culinária, tecnologias da informação e comunicação (TIC) e até sessões de bingo são algumas das atividades que Cátia do Vale (coordenadora) e as técnicas Diana Martins e Ana Cameirão estão a realizar com as pessoas idosas do concelho de Vimioso, com o objetivo de combater o seu isolamento e promover um envelhecimento ativo.

“As pessoas idosas o que mais precisam é de atividades diferentes, que as tirem da rotina do dia-a-dia”, disse Cátia do Vale.

E explicou que “a maioria destas pessoas embora tenham algumas limitações físicas, continuam com capacidade e vontade para fazer mais do que a lida da casa.”

“Alguns ainda fazem um pouco de agricultura. Mas aquelas pessoas que não o fazem, o seu dia-a-dia resume-se a acordar, fazer o pequeno-almoço, arrumar a casa, almoçar, ver um bocadinho de televisão e jantar. E dado que as visitas não são muitas a pandemia veio isolá-las ainda mais”, alertou Cátia do Vale.

Entre as atividades que promovidas pelo VIMIS – CLDS4G, as que despertam maior interesse nas pessoas idosas são, segundo a coordenadora, por exemplo as vídeo chamadas, através das quais ajudam a estabelecer a comunicação visual entre as pessoas idosas e os seus familiares.

“Na pico da pandemia, estiveram privados da visita dos familiares no Natal, na Páscoa, no verão e estas vídeo chamadas ajudaram a encurtar as distâncias”, disse.

Outra preferência das pessoas idosas são as aulas de capacitação para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através das quais as técnicas do CLDS procuram ensinar a ver a meteorologia, a consultar o email ou procurar receitas de culinária.

De acordo com Cátia do Vale, em todas as aldeias do concelho de Vimioso, a adesão das pessoas idosas a estas atividades tem sido “muito boa”.

“Com a colaboração dos presidentes e representantes das freguesias, que têm o cuidado de avisar as pessoas idosas, porta-a-porta, a adesão a estas atividades tem sido muito boa. Eles explicam-lhes que a razão de ser destas atividades é combater a solidão e o isolamento em que vivem no seu dia-a-dia”, explicou.

Segundo a coordenadora do VIMIS – CLDS, estas atividades são também um momento de encontro, de conversa e de convívio entre as pessoas da aldeia.

“As pessoas apenas se encontram na Missa semanal e estas atividades permitem-lhes sair das tarefas rotineiras de cada dia”, justificou.

Celeste de Jesus Castanho Fonseca, professora reformada, vive na aldeia de Vale de Frades e é uma das participantes no atelier de pintura em tecido. Disse que gosta muito destas atividades.

“Neste mês de outubro saímos de casa para rezar o terço ou dar uma caminhada em grupo. Do mesmo modo, a vinda à aldeia, das técnicas do CLDS4G de Vimioso, motiva-nos a sair de casa ”, disse.

O VIMIS-Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS4G) de Vimioso iniciou atividade a 1 de julho de 2020.

“Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) pretendem o desenvolvimento social de territórios que vivem situações demográficas preocupantes, como é o caso do concelho de Vimioso (e de outros concelhos no distrito de Bragança). Nestes concelhos despovoados, as pessoas idosas vivem em situação de isolamento” – explicou Cátia do Vale.

Para além do acompanhamento e apoio às pessoas idosas, o CLDS tem ainda por missão realizar atividades de capacitação das pessoas em situação de desemprego. A estas pessoas as técnicas do CLDS ajudam na procura ativa de emprego, na inserção profissional ou na criação do seu próprio emprego/empresa.

As técnicas do VIMIS-CLDS 4G de Vimioso dedicam-se ainda à sinalização e acompanhamento de situações de pobreza infantil. Entre as ações realizadas neste âmbito, destaque para a prevenção e combate ao bullying, à promoção da segurança, à parentalidade positiva e à defesa dos direitos da criança.

Toda a ação do VIMIS-CLDS 4G visa promover o desenvolvimento social e comunitário do concelho de Vimioso.

HA

Deixe um comentário