Sendim: A Feira dos Gorazes é já no fim-de-semana

Após dois anos consecutivos suspensa por causa da pandemia, a Feira dos Gorazes, na vila de Sendim, está preparada para receber, nos dias 30 e 31 de outubro, cerca de 200 feirantes e milhares de visitantes vindos de todo o planalto mirandês e da vizinha Espanha, informou Luís Santiago, o novo presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor.

Nesta tradicional feira anual é possível comprar vestuário, calçado, máquinas e alfaias agrícolas e também árvores de fruto para plantar nesta altura do ano. Dado que o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro) coincidem com a feira dos Gorazes é de prever que o comércio de flores, velas e outros artigos também tenha grande procura.

Habitualmente, a Feira dos Gorazes de Sendim, tem uma grande afluência de visitantes. Na perspetiva, do presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, esta afluência deve-se em primeiro lugar à presença de muitos feirantes. “Este ano esperamos a vinda de 150 a 200 feirantes, em Sendim, nos dias 30 e 31 de outubro”, informou.

Para além disso, Luís Santiago sublinhou que a Feira dos Gorazes é muito conhecida pela sua longevidade. “É uma feira conhecida de toda a vida”, disse. E acrescentou que o sucesso desta feira poderá estar relacionado com a época do ano. “Nesta altura do ano já acabaram os trabalhos agrícolas, como as vindimas e as sementeiras. E as pessoas habitualmente vinham à feira comprar roupa e outros bens para se prepararem para o inverno. É claro que hoje em dia já não faz tanto sentido como antigamente, porque há mais facilidade em fazer as compras em qualquer altura, mas antes era assim.”, explicou.

“Nesta altura do ano já acabaram os trabalhos agrícolas, como as vindimas e as sementeiras. E as pessoas habitualmente vinham à feira comprar roupa e outros bens para se prepararem para o inverno. É claro que hoje em dia já não faz tanto sentido como antigamente, porque há mais facilidade em fazer as compras em qualquer altura, mas antes era assim.”, explicou.

E por falar em antiguidade, reza a história que a feira dos gorazes era conhecida por ser a feira dos burros, certame no qual se compravam e vendiam estes animais, outrora tão úteis nos trabalhos agrícolas e até como meio de transporte. A este propósito, o presidente da freguesia de Sendim adiantou que há a intenção futura de aproveitar a história relacionada com os burros de raça mirandesa, para dar um cunho mais tradicional à feira dos Gorazes. “O cartaz deste ano, com a figura de um burro, já remete para esse significado histórico”, indicou.

Outra inovação que Luís Santiago pretende implementar na Feira dos Gorazes dos próximos anos é a de reservar um espaço na Feira para divulgar o artesanato local, assim como dinamizar do certame com espetáculos musicais e culturais.

Este ano ainda não foi possível introduzir estas e outras inovações, dado que os novos órgãos autárquicos iniciaram funções a 18 de outubro. “Não houve tempo para preparar e organizar a Feira dos Gorazes com a devida antecedência”, justificou.

De acordo com Luís Santiago, em 2022, a União de Freguesias de Sendim e Atenor compromete-se a organizar “uma Feira dos Gorazes com a dimensão que a vila de Sendim merece”, em colaboração com a Câmara Municipal de Miranda do Douro e as associações e entidades locais, de modo a “dar o impulso para que a economia local e nacional atinja os patamares desejados”, indicou.




No próximo fim-de-semana (30 e 31 de outubro), são esperadas muitas pessoas na feira dos Gorazes, em Sendim. “A maioria das pessoas vem da nossa região, de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro. Mas também esperamos a vinda de muitos espanhóis, vindos das localidades raianas e das províncias de Zamora e de Salamanca”, adiantou.

“Apareçam por Sendim, passeiem e não deixem de comprar!”, convidou.

Deixe um comentário