Reportagem: Regressa a VI Feira da Castanha de Avelanoso

Após um ano de interrupção por causa da pandemia, a Feira da Castanha de Avelanoso vai regressar nos dias 30 e 31 de outubro, um certame que atrai milhares de visitantes e por isso é um importante meio para os produtores locais comercializarem a colheita de castanha.

Em pleno outono, a Feira da Castanha de Avelanoso é um evento que traz, habitualmente, muita gente a esta aldeia do concelho de Vimioso. A feira deste ano é aguardada com muita expetativa, dada a interrupção forçada do ano passado por causa da pandemia. E também pelo facto deste ano, o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) ser à segunda-feira, o que oferece às pessoas um fim-de-semana prolongado, que poderá permitir que mais pessoas participem na Feira da Castanha de Avelanoso.

“Por norma, a feira da Castanha, em Avelanoso, recebe a visita de duas a três mil pessoas. Este ano esperamos uma maior afluência”, disse Fernando Rodilhão, o presidente da junta de Freguesia local.

Sobre a colheita deste ano, Fernando Rodilhão assegura que “tem boa qualidade, mas há uma redução na quantidade, comparativamente com os anos anteriores”.

O produtor Filipe Gonçalves, natural de Avelanoso, explicou que a castanha mantém a mesma qualidade dos outros anos mas a quantidade não é a desejada.

“Não choveu no final de agosto e em setembro fez muito calor durante o dia e as noites foram frias. Estas condições climatéricas não permitiram que as castanhas se desenvolvessem nos ouriços. Cada ouriço tem apenas uma ou duas castanhas, quando normalmente têm três castanhas bem desenvolvidas”, explicou.

Para realizar o trabalho da apanha da castanha, na aldeia de Avelanoso, Filipe Gonçalves revelou que é costume as pessoas tirarem férias nesta altura do ano para virem apanhar, em família, as castanhas. “Há muita gente na aldeia e para além do trabalho é também um momento de convívio entre todos”, disse.

Sobre a importância da Feira da Castanha, Filipe Gonçalves, responde que este certame permite dar maior visibilidade aos produtos locais – como é a castanha, mas também a noz, a avelã e a amêndoa – e comercializá-los diretamente entre o produtor e o consumidor.

Quanto ao preço da castanha que vai ser praticado na VI edição da Feira da Castanha de Avelanoso, o autarca local, Fernando Rodilhão adiantou que o preço por quilo da castanha “vai ser definido coletivamente com os produtores, uns dias antes do início da feira”.

Relativamente ao programa da feira, que começa no próximo sábado, dia 30 de outubro, para além da comercialização da castanha e de outros produtos locais, Fernando Rodilhão explicou que o evento vai contar com a animação de vários grupos musicais tradicionais.

“A freguesia de Avelanoso tem apostado sempre na promoção dos grupos de música tradicional desta região. Contamos, por isso, com a atuação de dois grupos do nosso concelho, os Gaiteiros de Serapicos e os Gaiteiros de Santulhão. Este ano o Rancho Folclórico de Vimioso não poderá estar presente, mas é um grupo que faz sempre parte das nossas preferências. E depois apoiamos sempre as associações e grupos do planalto mirandês, como são os Gaiteiros da Escola de Música Tradicional “Lérias”, as Pauliteiras de Malhadas e os Pauliteiros de Palaçoulo”, informou.

Na noite de sábado, a animação musical vai estar a cargo do grupo Kalhambeke.

“Dada a impossibilidade de realizarmos a tradicional montaria ao javali, decidimos apostar num grupo de música popular para animar a noite de sábado”, indicou.

O presidente da Freguesia de Avelanoso informou ainda que no salão da Associação local, vai funcionar um restaurante para servir almoços e jantares nos dias da feira, de modo a facilitar a vida aos visitantes.

Na manhã de Domingo, dia 31 de outubro, a feira vai começar bem cedo, às 6h00 da manhã, com o programa de rádio, em direto de Avelanoso, “Bom-dia, Tio João!”. De acordo com o presidente da freguesia, este programa radiofónico já é uma tradição na feira.

“Há três anos que o programa “Bom-dia, Tio João” abre a feira ao Domingo, com um direto desde Avelanoso, com entrevistas aos produtores e ao público. A rádio ajuda-nos a publicitar a feira da Castanha”, explicou.

Para a tarde de Domingo, dia 31 de outubro, estão programadas as tradicionais lutas de touros de raça bovina mirandesa, a partir das 15h00.

E a VI edição da Feira da Castanha de Avelanoso vai terminar, como habitualmente, com o magusto tradicional de castanhas assadas e jeropiga para todos os participantes e visitantes.

HA

Deixe um comentário