Solidariedade: Mirandeses mobilizam-se no apoio à Ucrânia


A sociedade civil de Miranda do Douro está a mobilizar-se na angariação, triagem e embalamento de produtos alimentares e outros bens, um trabalho totalmente voluntário com o objetivo de apoiar a população ucraniana.

O refeitório do pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, cedido pela autarquia, é o centro de toda a logística da campanha de apoio à Ucrânia. Aí chegam os bens doados por pessoas singulares, famílias, comerciantes, empresas, associações e pela paróquia de Miranda do Douro.

De acordo com Pedro Silva, voluntário, a mobilização da sociedade civil em Miranda do Douro está a ser extraordinária.

“Criou-se uma onda de solidariedade entre pessoas, famílias, comerciantes e empresas de Miranda do Douro, nesta campaanha de ajuda à Ucrânia”, disse.

Segundo o voluntário, a autarquia de Miranda do Douro tem um papel importante ao disponibilizar o transporte e um espaço físico para proceder à triagem e embalamento dos muitos produtos já doados.

“Nos primeiros dias desta campanha, houve uma grande adesão de voluntários para realizar a triagem e embalamento dos bens”, informou.

Entre os bens mais solicitados estão os medicamentos, o material médico, mantas térmicas, sacos-cama, roupa interior, produtos de higiéne para bebé, produtos alimentares para bebé, enlatados e bolachas.

O envio dos produtos para os centros de acolhimento de refugiados, na fronteira da Polónia com a Ucrânia, está a ser coordenado com a embaixada da Ucrânia, em Portugal.

Pedro Silva informou ainda que as tarefas de triagem e embalamento dos produtos se dirigem a toda a população e basta aparecer no refeitório no mini-auditório, em Miranda do Douro ou contatar os voluntários: Raúl Silva – 968 016 439, Didier – 933 946 127 e Rui Valdemar- 910034273.

De acordo com a organização, o município de Miranda do Douro e algumas famílias locais disponibilizaram-se também para acolher famílias de refugiados ucranianos, sendo que até ao momento uma família ucraniana já chegou e está instalada em Miranda do Douro.

Recorde-se que a Rússia iniciou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

HA

Deixe um comentário