Sendim: Trail das Arribas do Douro vai dar a conhecer a paisagem, a gastronomia e a cultura

Sendim vai acolher no sábado, dia 16 de abril, a terceira edição do Trail das Arribas do Douro, uma corrida na natureza e uma caminhada, que vão trazer à vila cerca de 200 participantes, que terão a oportunidade de descobrir a beleza da paisagem das arribas do rio Douro, a gastronomia e a cultura sendinesa.

De acordo, com Mariana Xavier, da Associação Mirai q’Alforjas, as primeiras edições da corrida na natureza (trail) na vila de Sendim, realizaram-se em 2018 e em 2019. A prova foi depois suspensa, durante dois anos, por causa da pandemia, voltando agora a realizar-se a terceira edição, em 2022.

“Na associação Mirai q’Alforjas há várias atletas que praticam há já algum tempo esta modalidade, como é o caso da Vera Conde e da Fernanda Castro, que deram a ideia de organizar uma prova destas em Sendim”, disse.

Segundo a organização, o planeamento de um trail exige um prévio conhecimento sobre esta modalidade desportiva e depois muito trabalho no terreno, para a limpeza e a marcação do precurso.

No dia do trail das Arribas do Douro, é ainda necessária uma cuidadosa logística que assegure o bom funcionamento da prova, providenciando os pontos de reforço para os participantes ao longo do percurso, o almoço e os prémios, detalhes que a organização diz serem muito importantes para o êxito da prova.

O Trail das Arribas do Douro vai reunir cerca de 200 participantes, nas modalidades do trail (16 km) e de caminhada (11 km).

Com a realização deste evento, a associação Mirai q’ Alforjas está simultaneamente a promover a prática desportiva e a divulgar a beleza natural da região. Mariana Xavier acrescentou que um dos objetivos desta prova desportiva é a promoção das arribas de Douro, o que na perpetiva da associação não tem sido feita da melhor forma.

“Dado o despovoamento da região e o consequente fraco desenvolvimento económico, a Mirai q’Alforjas assume como uma prioridade a promoção da vila de Sendim para o exterior, com o objetivo de atrair visitantes e promover o turismo”, disse.

Sobre a recetividade da população de Sendim à realização desta prova, Mariana Xavier, adiantou que a Sendim vão chegar pessoas de Espanha, do Porto, do Minho e do distrito de Bragança.

“Habitualmente muitas destas pessoas ficam surpreendidas com o tanto que a vila e a região têm para oferecer, nomeadamente a paisagem, a gastronomia e a cultura”, revelou.

No decorrer do Trail das Arribas do Douro, a organização vai dar a conhecer os traços culturais mais caraterísticos da região, como é a música dos gaiteiros, no decorrer do almoço-convívio.

O Trail das Arribas do Douro conta com o apoio do Município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor, da Associação de Atletismo de Bragança e ainda da ajuda de pessoas particulares que querem ajudar a dinamizar a vila de Sendim.

Para além do Trail das Arribas do Douro, a associação Mirai Qu’Alforjas informou que ao longo do ano realiza um plano de atividades, com o intuito de fomentar a participação e a união da comunidade local, desde os mais jovens até às gerações mais velhas.

“O nosso grande evento é o Trail da Arribas do Douro, mas também realizamos palestras, em março passado, por exemplo, organizámos uma feira de troca de sementes, promovemos caminhadas e outras corridas durante o ano, realizamos a festa de Natal e a comemoração do São Martinho, entre outras atividades”, indicou.

A Mirai Qu’Alforjas é uma associação sem fins lucrativos, constituída unicamente por mulheres, naturais de Sendim e que realizam este trabalho gratuitamente e graças à boa-vontade das associadas.

“A maioria das associadas da Mirai Qu’Alforjas vive em Sendim, mas há outras pessoas que vivem noutras localidades. Eu, por exemplo, atualmente estou em Lisboa e tento manter-me ativa e ajudar naquilo que está ao meu alcance, como é a divulgação das atividades nas redes sociais. Cada uma de nós, à sua maneira, tenta ajudar e contribuir para o bem-comum da nossa vila de Sendim”, concluiu.

HA

Deixe um comentário