Vimioso: CIM-TT pretende criar uma comunidade de energia

Os autarcas dos nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes ((CIM-TT), voltaram a reunir-se em Vimioso, no dia 13 de abril, para aprovar o relatório de gestão de contas do ano anterior e discutir assuntos transversais para os vários municípios como é o caso da energia, da igualdade e da cultura.

A reunião ordinária mensal do conselho da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), realizou-se no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso, onde foi aprovado o relatório gestão de contas do ano 2021 e foram discutidos assuntos transversais a todos os nove municípios que compõem a CIM-TT: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

De acordo com o presidente da CIM-TT, o autarca, Jorge Fidalgo, entre os assuntos discutidos mereceram especial atenção: algumas ações no âmbito da cultura, a avaliação dos planos para a igualdade e os contratos municipais com as empresas de energia.

Questionado sobre o impacto do atual agravamento dos preços da energia, dos combustíveis e das matérias primas na atuação dos nove municípios da CIM-TT, Jorge Fidalgo, reconheceu que a atual situação poderá criar algumas dificuldades.

“Certamente que a atual situação económica vai criar alguns obstáculos que teremos de superar. Possivelmente haverá investimentos que não seriam tão prioritários e vamos ter de fazer escolhas. Ainda assim, recordo que a política é exatamente isso: fazer escolhas. E no âmbito da CIM-TT vamos escolher e dar prioridade aquilo que é mais importante” – Jorge Fidalgo

Nesta reunião da CIM-TT, participou também o vice-presidente do Município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, o qual sublinhou a relevância da criar uma comunidade energética entre os nove municípios.

“Dada a preponderância da energia no nosso dia-a-dia, é nossa intenção organizarmo-nos para produzir, consumir, armazenar, partilhar e/ou vender energia renovável e limpa, de modo a reduzir os custos municipais e alcançar a neutralidade carbónica. Recordo que o objetivo europeu é reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono, até 2030”, indicou.

Questionado sobre os projetos em curso no município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, informou que o projeto do matadouro intermunicipal está “bastante adiantado” e aguardam “com muita expetativa” o início das obras de construção, em Sendim.

HA

Deixe um comentário