Miranda do Douro: Iniciou-se o Tríduo Pascal

Após a celebração do Domingo de Ramos, com a encenação da entrada de Jesus em Jerusalém desde à histórica porta do Castelo até Concatedral, em Miranda do Douro, as celebrações recomeçaram esta Quinta-feira Santa, dando assim início ao Tríduo Pascal.

Segundo o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, a Páscoa é a festa das festas e não existe celebração mais importante no calendário cristão.

“Nesta Semana Santa ou Semana Maior celebramos os acontecimentos fulcrais da nossa fé. A Quinta-feira Santa é um dia de festa, porque é o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. Em Miranda do Douro, vamos celebrar às 21h00 a missa vespertina da Ceia do Senhor”, indicou.

No dia seguinte, Sexta-feira Santa, a Adoração da Santa Cruz vai realizar-se no Santuário do Naso, porque sendo um lugar central da Unidade Pastoral de Santa Maria Maior, permite a participação das várias comunidades. E à noite, em Miranda do Douro, realiza-se a representação da Paixão de Cristo, seguida da procissão do Enterro do Senhor.

A propósito desta entrega total de Jesus ao martírio e à morte, o padre Manuel Marques explicou que morrer significa “dar-se”.

“Quando nos damos ou trabalhamos pelo bem dos outros, estamos a dar-lhes ânimo e vida nova! Cristo com a sua entrega até à morte, ensina-nos que os bens superiores, os bens espirituais, não se alcançam com facilidade e exigem entrega, sacrifício e mortificação. É o que fazem os pais para com os filhos: ao longo da vida sacrificam-se, isto é, “morrem” pelo bem dos filhos.”, explicou.

Na noite de Sábado Santo, às 21h00, na Concatedral, vai celebrar-se a Vigília Pascal e a Missa da Páscoa de Ressurreição de Jesus.

De acordo com o padre Manuel Marques, a palavra “páscoa” significa “libertação”. Primeiro foi a libertação física do povo hebreu da escravidão no Egito. E com Jesus, o Filho de Deus, a Páscoa ganhou outro significado: foi a libertação do pecado e a reconciliação da humanidade com Deus.

“A reconciliação com Deus foi realizada por Jesus. Com o Seu exemplo de vida, as Suas ações e palavras e a Sua entrega, por amor, ao martírio e à morte, Jesus reconciliou-nos com Deus.”, disse.

Programa Religioso:

14 de abril – Quinta-feira Santa

21h00 – Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja da Misericórdia

15 de abril – Sexta-feira Santa

15h00 – Santuário do Naso – Adoração da Santa Cruz, das comunidades circundantes que vão em peregrinação ao santuário mariano rezando a Via Sacra

21h00 – Representação da Paixão de Cristo, seguida da Procissão do Enterro do Senhor, desde a Igreja da Misericórdia até à Concatedral

16 de abril – Sábado Santo

21h00 – Vigília Pascal e Eucaristia da Ressureição do Senhor, na Concatedral

17 de abril – Domingo de Páscoa

(No Domingo de Páscoa não há celebração na Concatedral)

HA

Deixe um comentário