Miranda do Douro: “Alborada” oferece passeios turísticos e produtos locais

No dia 9 de abril, abriu um novo espaço comercial em Miranda do Douro, denominado “Alborada”, uma loja inovadora onde é possível agendar passeios turísticos, programar atividades e experiências originais e ainda comprar produtos locais de qualidade.

Inicialmente, Alfredo Delgado e Ana Ramalho, os proprietários da loja “Alborada” tinham como ideia de negócio oferecer apenas passeios turísticos, no decorrer dos meses da primavera e do verão.

Depois, pensaram rentabilizar melhor o espaço físico da loja ao longo de todo o ano e decidiram comercializar também produtos locais.

“É um conceito novo de negócio que junta a mercearia gourmet, com a promoção turística do concelho de Miranda do Douro”, explicaram.

De acordo com o jovem casal, os passeios turísticos consistem em viagens de jipe para conhecer a beleza natural e paisagística do concelho de Miranda do Douro, onde se destacam, por exemplo, vários miradouros de invulgar beleza, como o de São João das Arribas; o miradouro do Castrilhouço; da Fraga do Puio, em Picote; da Fraga Amarela; o miradouro da Freixiosa; entre outros.

Mas a oferta turística do “Alborada” não se resume apenas aos passeios. Segundo os jovens empreendedores, vão disponibilizar também outras atividades e experiências inovadoras, como por exemplo, aprender a dançar os “lhaços” dos pauliteiros de Miranda ou tocar a gaita-de-foles. Estão ainda previstas visitas à Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), em Atenor, onde os turistas terão a oportunidade de lidar com os burros de Miranda.

No passado dia 9 de abril, a inauguração da loja “Alborada”, em Miranda do Douro, foi abrilhantada com a participação dos Pauliteiros de Palaçoulo e de um grupo de gaiteiros da associação Lérias.

Alfredo Delgado, sendo ele próprio pauliteiro, mostrou-se comovido e agradecido pelo apoio destes grupos tradicionais e adiantou que um dos objetivos da loja “Alborada” é precisamente dar a conhecer os grupos e as tradições da Terra de Miranda.

De acordo com o jovem pauliteiro, o público-alvo do “Alborada” são preferencialmente os turistas portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades que pretendam aventurar-se na descoberta do concelho de Miranda do Douro.

A divulgação dos passeios turísticos é feita através do outdoor afixado no exterior da loja, mas também de flyers e sobretudo através dos anúncios nas redes socais.

Para quem pretenda visitar a loja/mercearia “Alborada”, aí poderá encontrar variadíssimos produtos que vão dos sabonetes artesanais, às peças de artesanato em burel, as navalhas de Palaçoulo, os frutos secos, o mel, os chás, as ervas aromáticas, os patês, azeites, vinagres, licores, cervejas artesanais, vinhos, queijos e enchidos.

De visita à loja “Alborada”, Glória Fidalgo, proprietária de um casa de agroturismo, localizada em Vila Chã da Braciosa, mostrou-se otimista com este novo conceito de negócio, que tem a mais valia de oferecer, simultaneamente, os passeios pelo património natural e cultural do concelho e a divulgação dos produtos locais.

“No riquíssimo património natural de Miranda do Douro, há muito para ver e contemplar. Em pleno planalto mirandês, facilmente se encontram nos campos, as raças autóctones, como as ovelhas de raça churra galega mirandesa, os bovinos mirandeses ou os cães de gado transmontano. E no património cultural, para além das muitas e variadas tradições, há também o legado religioso das igrejas, capelas e santuários edificados em cada aldeia. Enfim, há muito para descobrir na Terra de Miranda”, disse.

A divulgação dos passeios turísticos do “Alborada” é feita através do outdoor afixado no exterior da loja, mas também de flyers e sobretudo através dos anúncios nas redes socais.

Deixe um comentário