Sendim: Tradição do “concelho” continua a promover a comunicação com a população

No final da missa de Domingo, dia 16 de janeiro, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, voltou a cumprir a tradição de falar aos sendineses sobre vários assuntos de interesse local, como a situação pandémica na vila ou a realização do sorteio para as Festas de Santa Bárbara.

O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, na sua comunicação à população.

Após participar na Eucaristia Dominical, Luís Santiago dirigiu-se para o cruzeiro, situado no adro da igreja matriz, em Sendim, para falar à população.

O atual presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor informou que, no passado, esta tradição do “concelho” era desempenhada pelo regedor, a antiga autoridade administrativa de uma freguesia, extinta após o 25 de abril de 1974.

“Outrora como hoje, o chamado ‘concelho’ tem por finalidade falar à população e prestar-lhes informações sobre o governo da vila e outros assuntos de interesse local”, explicou.

Na sua comunicação realizada, no passado Domingo, dia 16 janeiro, o jovem autarca começou por referir-se à situação epidemiológica na vila de Sendim.

“A União de Freguesias estabeleceu uma parceria com o laboratório local para realizar testes gratuitos à população. Tivémos alguns casos de infeção, mas agora, felizmente, a situação está melhor”, disse.

Outra forma de comunicar com a população é realizada através da página da União de Freguesias na internet jf-sendimeatenor.pt e também através da rede social facebook.

Se a utilidade das novas tecnologias é indiscutível, Luís Santiago é um acérrimo defensor do “concelho”. Na opinião do jovem autarca, a tradição deve manter-se para comunicar sobretudo com as pessoas mais idosas, que não têm “tanto à vontade” e conhecimento na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.

Segundo o presidente da União de Freguesias de Sendim e de Atenor, a comunicação presencial do “concelho” promove uma maior proximidade entre as pessoas.

“É sobretudo através do contato pessoal que a maioria das pessoas nos comunica os pequenos problemas do dia-a-dia. Coisas tão simples, como o perder umas tesouras de poda ou não saber de quem era uma campa no cemitério. Estes assuntos são-me comunicados para que eu fale disso no “concelho” e é assim que, habitualmente, os problemas são resolvidos”, disse.

No decorrer do “Concelho” de 16 de janeiro, para além prestar informações sobre as ações que a União de Freguesias está a realizar em Sendim, Luís Santiago deu início ao sorteio dos prémios da Comissão de Santa Bárbara, cuja festa se realiza no mês de agosto.

“O sorteio é uma das atividades para angariar dinheiro para as festas de verão”, explicou.

As rifas do sorteio começaram a ser vendidas na Feira dos Gorazes de Sendim, no passado dia 30 de outubro. O primeiro prémio do sorteio foi um trator de lenha, que foi atribuído a uma família de Sendim, para alegria da população local.

O sorteio dos prémios para a Festa de Santa Bárbara.

HA

Deixe um comentário