Política: Autarcas transmontanos reuniram-se em Miranda do Douro

Miranda do Douro foi o local escolhido para a realização da reunião do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM- TT) e também para as eleições da nova mesa da assembleia intermunicipal e do secretário executivo desta comunidade de nove municípios.

Segundo o presidente da CIM- TT, o autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, as reuniões de trabalho do conselho executivo intermunicipal são rotativas, pelo território dos nove municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais

Assim, na reunião do conselho executivo intermunicipal, realizada em Miranda do Douro, na manhã de 12 de janeiro, os autarcas transmontanos abordaram assuntos de interesse geral para os nove concelhos, tais como as políticas públicas comuns, futuros contratos, a cobertura de redes públicas de comunicações móveis e outros temas de pertinência regional.

À tarde, aos presidentes dos municípios juntaram-se os deputados intermunicipais (dois representantes por município) para realizar a primeira assembleia intermunicipal, após a eleição da nova presidência da organização intermunicipal, agora presidida por Jorge Fidalgo.

Nesta primeira sessão realizou-se a eleição da mesa da assembleia intermunicipal, para o quadriénio 2021-2025, tendo sido eleita como presidente, Cristina Ribeiro; vice-presidente, Fernando Vaz das Neves; e secretário, José António Ferreira.

Numa eleição em que participaram 21 dos 24 deputados intermunicipais (registaram-se três ausências), a lista única apresentada recebeu 19 votos a favor e dois votos brancos.

Após a eleição, a presidente da mesa da assembleia intermunicipal, Cristina Ribeiro disse que “vai dar o seu melhor à causa pública”.

À recém-eleita mesa da assembleia intermunicipal, juntou-se depois o presidente do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, que comunicou aos deputados municipais os assuntos mais prementes para os nove municípios, como é o caso da necessidade de cobertura das comunicações de rede móvel na região.

“Há 30 anos havia a necessidade das estradas. Hoje, a urgência são as redes de comunicações móveis, tão imprescindíveis no dia-a-dia, quer no âmbito pessoal como profissional”, disse.

Referindo-se aos projetos intermunicipais, o presidente da CIM-TT, adiantou que de momento não há novos investimentos e vão sim concluir os projetos e iniciativas em curso, como os programas de combate ao insucesso escolar, a smart region, os transportes públicos, etc.

Na reunião da assembleia intermunicipal, procedeu-se ainda à eleição do secretariado executivo intermunicipal, tendo sido reconduzido no cargo de 1º secretário, Rui Caseiro.

O secretário executivo da CIM-TT disse que pretende continuar a “defender a região e criar melhores condições para o futuro”.

No final da reunião de trabalho, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, mostrou-se agradada com a presença dos autarcas transmontanos na sua cidade e disse que este trabalho conjunto entre os municípios é muito importante.

“Quando os municípios trabalham juntos e a uma só voz, são ouvidos com mais atenção e respeito”, disse.

No final do dia de trabalho, Helena Barril, seguiu o protocolo habitual da CIM-TT e presenteou os seus homólogos presidentes de câmara, com um cabaz de produtos caraterítisticos de Miranda do Douro, um saco de burel com a Bola Doce Mirandesa, os Roscos, a agenda cultural 2022, uma garrafa de vinho da adega cooperativa Ribadouro, uma faca do artesanato local e um sabonete de leite de burra.

HA

Deixe um comentário