Política: V Congresso da Juventude Social Democrata (JSD) realizou-se em Vimioso

No dia 15 de janeiro estiveram reunidos em Vimoso, os jovens presidentes das comissões políticas concelhias da JSD do distrito Bragança e os respetivos delegados, para eleger o presidente da distrital da juventude social-democrata (JSD), o novo plenário e a comissão política distrital.

O V Congresso do JSD realizou-se no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso, e contou com a participação do deputado, Adão Silva e do presidente da Distrital do PSD, Jorge Fidalgo.

Nas suas intervenções, os dirigentes sociais democratas alertaram os jovens para o negócio da venda da concessão das barragens no rio Douro e animaram-nos a lutar pelo pagamento dos impostos devidos à região.

Outro tema abordado por Adão Silva e Jorge Fidalgo foi a coesão territorial que o Estado não tem sido capaz de assegurar. Os dirigentes sociais democratas lembraram as recentes afirmações da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que disse que o atual governo é dos mais centralistas de sempre.

Jorge Fidalgo, enfatizou ainda a necessidade da região ser apetrechada com redes de comunicações móveis de qualidade, pois só assim será possível proporcionar condições para que as empresas possam instalar-se no interior do país.

Outro dos participantes no V Congresso distrital da JSD, em Vimioso, foi Pedro Velho, na qualidade de presidente da comissão política concelhia da JSD de Miranda do Douro, cargo que ocupa desde maio de 2021, após a filiação no PSD, em 2018.

O jovem dirigente social-democrata tem 24 anos e é estudante de Doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

No V Congresso da JSD do distrito de Bragança, foi um dos 12 presidentes das comissões políticas concelhias com assento para as eleições do presidente da distrital, tendo sido reconduzido no cargo, Carlos Rodrigues.

Para além da reeleição do presidente da distrital da JSD, no V Congresso da juventude social-democrata foi ainda elegido o novo plenário e a nova comissão política distrital.

Quando questionado sobre o que motiva os jovens a participar num partido político, Pedro Velho respondeu que a motivação é desenvolver o sentido crítico e preparar-se para uma participação mais ativa na sociedade.

“A participação num partido político permite aos jovens debater e pensar criticamente as políticas e aprender como funcionam os vários órgãos públicos, locais e nacionais, como são a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal, a Assembleia da República, etc.”, disse.

Como exemplo, Pedro Velho referiu-se às recentes eleições autárquicas, em Miranda do Douro, onde a coligação “Tempo de Acreditar’ nomeou vários jovens nas suas listas, quer para a Assembleia Municipal, quer para as Juntas de Freguesias e também para a Câmara Municipal.

“Os jovens só conhecem verdadeiramente o funcionamento das instituições políticas se lhes for dada oportunidade de participar”, justificou.

O jovem dirigente acrescentou que a participação dos jovens nos órgãos políticos é também um fator de motivação para que outros queiram, pelo menos, estar mais informados e saber o que acontece nessas instâncias.

Do trabalho entre os jovens e os adultos, Pedro Velho disse que todos ganham com esta sinergia.

“Os jovens oferecem o entusiasmo e a disponibilidade para inovar, isto é, para fazer diferente. Por sua vez, os adultos, pela sua experiência têm maior conhecimento e sabedoria. E se juntarmos estes dois saberes todos ganhamos”, disse.

Relativamente, às atividades desenvolvidas pela Juventude Social-Democrata no concelho de Miranda do Douro, Pedro Velho indicou que, em 2021, alertaram por exemplo, para o aumento do preço do bilhete dos autocarros ou a subida de preço da água no município.

“Enquanto os partidos aguardam pela altura certa para comunicar, a juventude é mais reativa e espontânea na comunicação”, disse.

Ao recordar o que o levou a filiar-se num partido político, Pedro Velho, respondeu que foi “um descontentamento” com o estado das coisas, no âmbito nacional e local.

“Achei que era importante expressar o meu descontentamento. E como a JSD, em Miranda do Douro, estava inativa há quatro anos, aceitei o desafio de criar uma lista e fomos eleitos”, recordou.

Relativamente ao papel que a JSD vai desempenhar na atual campanha para as eleições legislativas de 30 de janeiro, Pedro Velho, indicou que a principal missão da JSD é transmitir aos jovens a informação sobre o programa político do PSD.

“A nossa missão é informar as pessoas. E se informarmos com clareza, certamente que conseguiremos convencer as pessoas a aderir às nossas propostas políticas”, concluiu.

HA

Deixe um comentário