Sendim: Olímpiadas desportivas despertaram o gosto pelos jogos tradicionais

No Domingo, dia 17 de julho, a antiga estação ferroviária de Sendim foi o recinto das Olímpiadas Desportivas, uma competição de jogos tradicionais, com o duplo objetivo de preservar jogos como o fito, a raiola, a relha, a sueca e o dominó e simultaneamente, promover o convívio entre os mirandeses e mirandesas.

As olímpiadas desportivas têm o objetivo de preservar os jogos tradicionais.

De acordo com o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, há vários anos que as freguesias participam nesta iniciativa com o duplo objetivo de preservar os jogos tradicionais e promover o convívio entre as gentes de todo o concelho.

“É importante não deixar cair no esquecimento jogos tradicionais como o fito, a relha, a raiola, a sueca, a tração à corda ou a corrida de sacos” – vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues.

Segundo Nuno Rodrigues, o vencedor das olímpiadas concelhias vai disputar a final distrital, em Bragança, competindo com as equipas vencedoras dos outros nove concelhos, no dia 10 de setembro.

O vice-presidente do município de Miranda do Douro felicitou a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT) pela iniciativa da final distrital das Olímpiadas, a qual é, segundo o autarca, mais uma estratégia para promover a coesão territorial no distrito de Bragança.

Luís Santiago, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, salientou que foi a primeira vez que a vila de Sendim recebeu a prova desportiva das Olímpiadas e ficou muito agradado com a visita de pessoas de todo o concelho.

“Antigamente, quando a praça de Sendim se enchia de gente, lembro-me de ver os homens a jogar à raiola. Hoje em dia, o jogo tradicional mais praticado é a sueca”, disse.

Renato João, em representação da freguesia de Miranda do Douro e da Associação Recreativa e Juvenil de Miranda (ARJM), foi um dos participantes nas olímpiadas desportivas que se realizaram em Sendim.

“Costumo jogar com regularidade o fito, a sueca e a raiola. A associação ARJM tem por missão incutir nos jovens o gosto pela participação nas atividades que se realizam no concelho de Miranda do Douro e as olimpíadas são disso exemplo”, Renato João, de Miranda do Douro.

Um dos representantes da freguesia de Sendim e Atenor nas olímpiadas foi António Branco. Segundo o sendinês, a tradição destes jogos está a cair em desuso, pelo que é importante preservá-los.

“Costumo jogar a pedra e a relha”, disse.

Guilherme dos Anjos Correia foi o representante de Palaçoulo, no jogo da raiola, e disse que é um participante assíduo nas olímpiadas concelhias de Miranda do Douro.

De Duas Igrejas, Dinis Ruano com outros três companheiros representaram a freguesia no jogo da tração à corda.

“Ao participar nas olímpiadas desportivas, motiva-nos representar a nossa freguesia e dar o melhor de nós para elevar a nossa terra”, afirmou.

Questionado sobre a atratividade dos jogos tradicionais, o jovem de Duas Igrejas reconheceu que o interesse na juventude tem vindo a decrescer e por isso elogiou a iniciativa das Olímpiadas Desportivas como um caminho para ressurgir a vontade de jogar.

José Ezequiel, de Malhadas, justificou a sua participação nas olímpiadas pelo gosto pelo entretenimento, pelas tradições e pela união se estabelece entre todos os mirandeses.

“Gosto de jogar o chincalhão, a sueca e a raiola” – José Ezequiel, de Malhadas.

De Constantim e Cicouro, veio Óscar Torrrão, com o propósito de manter as tradições e incutir nos mais jovens o gosto pelos jogos tradicionais.

“Hoje, em dia já quase não se realizam estes jogos. E os jovens dedicam-se mais aos vídeojogos, a passar o tempo nos bares e não dão importância aos jogos tradicionais. Mas estes jogos promovem uma competição saudável, estimulam a superação individual e coletiva e por isso felicito o município de Miranda do Douro pela iniciativa”, disse.

De acordo com Óscar Torrão, em Cicouro, ainda se joga o fito ou “conca” (em mirandês), ao ferro, à pedra, a sueca, o chincalhão e o dominó.

Diana João e Cristina Martins foram duas das mulheres que participaram nas Olímpiadas Desportivas, em Sendim.

Diana João justificou a sua participação com a oportunidade de conviver e de preservar a cultura dos jogos tradicionais, como o jogo de puxar a corda.

Por sua vez, Cristina Martins, disse que é uma entusiasta deste evento já que costuma participar todos os anos nas olímpiadas desportivas.

HA

Deixe um comentário