Sendim: Inaugurado o Centro de Inovação e Tecnologia

No dia 16 de julho, foi inaugurado o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-TT), em Sendim, uma entidade que tem por missão usar a tecnologia no desenvolvimento de competências e negócios que promovam o desenvolvimento local.

O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, deu as boas-vindas ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-TT).

A inauguração do CIT-TTM contou com a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, da presidente do Município de Miranda do Douro, Helena Barril, do presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago e do presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI), José Rui Gomes.

Como anfitrião, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, deu as boas-vindas às autoridades e empresas, para a inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TT).

“É com agrado que a vila de Sendim recebe este centro de inovação e tecnologia, pois o interior de Portugal carece de maior desenvolvimento na área tecnológica” – Luís Santiago.

Este novo centro tecnológico vai ser instalado nas instalações da antiga escola primária de Sendim, onde as empresas locais poderão beneficiar de apoio no desenvolvimento de projetos.

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, realçou que as novas tecnologias servem para comunicar mais e melhor e tornar o território mais competitivo.

“Faço votos de que este centro promova o desenvolvimento do nosso concelho” – Helena Barril.

Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI), José Rui Gomes, adiantou que o novo centro de inovação e tecnologia vai proporcionar formação, oferecer conhecimento e desenvolver as empresas locais.

“Há muito para fazer nesta área da capacitação tecnológica e o CIT-TT pretende usar a tecnologia para alavancar os negócios tradicionais” – José Rui Gomes.

Para além disso, a APBI pretende desenvolver o talento dos jovens e promover a sua fixação no interior do país.

“A tecnologia permite-nos trabalhar à distância”, realçou.

O presidente da APBI recordou que a pandemia obrigou a mudar hábitos de trabalho e proporcionou esta mudança para o teletrabalho ou trabalho remoto.

A inauguração do CIT-TT, em Sendim, contou com um painel de oradores composto por responsáveis das grandes tecnológicas mundiais, como a Microsoft, Oracle, Mitel, nacionais como a Primavera BBS, BI4ALL, Visual Thinking, VFR TECH, DevScope, e instituições de ensino como a Universidade Portucalense e Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, enquanto parceiros da APBI que irão apoiar as atividades do CIT-TTM.

“A tecnologia permite-nos trabalhar à distância” – José Rui Gomes.

HA

Deixe um comentário