Sendim: Mulheres e crianças sendinesas recuperam o rancho etnográfico local

No serão do dia 24 de junho, o pavilhão multiusos, em Sendim, foi o local de mais um concorrido e animado ensaio do Renascer Grupo Etnográfico de Sendim, uma antiga coletividade que as mulheres e crianças sendinesas querem pôr novamente a dançar e a representar a vila de Sendim.

No seguimento da reunião realizada no passado dia 15 de maio, um grupo de pessoas de Sendim, liderado por Sandra Nobre, está a conseguir reanimar o grupo Etnográfico de Sendim, com o objetivo maior de recuperar o rancho folclórico local.

Após a realização de vários ensaios, Sandra Nobre, informou que o processo está a correr bem, dado que há muitas crianças e mulheres que são assíduas participantes nos ensaios, embora haja a dificuldade em convencer os homens a participar.

“Estamos a ensaiar com o propósito de atuar na festa de elevação de Sendim a vila, no próximo dia 13 de julho. E depois, esperamos atuar também na festa de Santa Bárbara, no mês de agosto”, informou.

Semanalmente, os ensaios do Renascer Grupo Etnográfico de Sendim decorrem aos serões de segunda-feira e sexta-feira, às 21h30, no pavilhão multiusos de Sendim.

“É muito gratificante ver a participação e a assiduidade de tanta gente nos ensaios! Isto faz-nos acreditar que vamos conseguir reerguer o grupo etnográfico de Sendim!”, disse Sandra Nobre.

Por seu lado, José Mourinho, o responsável pelo ensaio das crianças, mostrou-se também ele entusiasmado com a participação dos mais novos. Questionado sobre como consegue motivar os mais pequenos a dançar as músicas tradicionais, o professor respondeu que basta despertar o seu centro de interesse.

“As crianças aprendem a dançar se conseguirmos despertar o seu interesse. E para que isso aconteça, há que dar o exemplo. Primeiro danço eu, exemplifico, e depois elas seguem-me”, explicou.

Sobre o repertório das músicas que costumam ensaiar, José Mourinho informou que provêm do cancioneiro tradicional mirandês, elaborado pelo seu tio, António Maria Mourinho.

O Renascer Grupo Etnográfico de Sendim faz parte do Centro Cultural de Sendim, considerada uma das mais antigas associações da vila, tendo sido constituída a 5 de dezembro de 1980.

Esta associação cultural e recreativa chegou a ter cerca de 200 associados. Com o passar dos anos e devido à dificuldade em fixar os jovens em Sendim, o Centro Cultural e os seus grupos sofreram um acentuado declínio nas atividades.

Para agir contra este declínio, um grupo de sendineses liderado por Sandra Nobre, pretende agora dinamizar novamente o Centro Cultural e o Renascer Grupo Etnográfico de Sendim.

HA

Deixe um comentário