Miranda do Douro: Concurso de bovinos de raça mirandesa foi um dia de festa para os criadores

Realizou-se no dia 24 de junho, no mercado de gado, em Malhadas, o concurso concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame anual que reúne os criadores do concelho de Miranda do Douro, num dia de exibição dos seus animais mas também de convívio entre os criadores e promoção desta raça autóctone.

Com este encontro, as entidades organizadoras do evento – o município de Miranda do Douro e a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM) – quiseram reconhecer e apoiar o esforço dos criadores do concelho de Miranda do Douro.

“No concelho de Miranda do Douro há cerca de 50 explorações, num total de 2000 animais jovens e adultos e 1100 fêmeas adultas”, informou Valter Raposo, da ACBRM.

Por sua vez, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que também participou no evento, começou por realçar que os bovinos de raça mirandesa são um dos símbolos do planalto mirandês.

“Não obstante a idade avançada de muitos criadores e a dificuldade em atrair jovens para a pecuária, tudo faremos para que esta raça autóctone continue a ser um dos maiores destaques do planalto mirandês” – Helena Barril.

Segundo Helena Barril, o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa tem como grande propósito expressar aos criadores o apreço e reconhecimento do município de Miranda do Douro pelo seu trabalho na preservação desta raça autóctone.

“O concurso é também uma festa e um momento de convívio entre todos os criadores”, acrescentou.

Camilo Raposo, presidente da freguesia de Malhadas, referiu que o concurso de bovinos mirandeses é de grande importância no concelho.

“Este concurso já se realiza há muitos anos e é um modo de apoiar os criadores que, zelosamente, preservam e promovem esta raça autóctone de bovinos”, disse.

O autarca de Malhadas informou que no decorrer do mês de agosto, vai realizar-se o concurso nacional de bovinos de raça mirandesa, com a participação de animais vindos dos seis concelhos que compõem o solar da raça: Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Vimioso.

Sobre concurso realizado no dia 24 de junho, Raquel Afonso, técnica superiora do município de Miranda do Douro, explicou que os parâmetros de avaliação dos bovinos de raça mirandesa, baseiam-se sobretudo na fisionomia dos animais e na sua capacidade reprodutora.

“Os bovinos de raça mirandesa são animais robustos. As fêmeas classificam-se de acordo com a sua capacidade reprodutiva. Os machos são selecionados de acordo com a sua performance na conservação da raça. E os novilhos também são avaliados”, informou.

O concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa foi feito por seções, consoante o género (touros, novilhos e vacas) e a idade. E os prémios atribuídos aos criadores variaram entre os 200 euros e os 50 euros.

“O valor dos prémios é simbólico. Apesar do valor acrescido da carne mirandesa, estamos consciente de que a criação do gado bovino exige um esforço financeiro por parte dos criadores”, disse.

Maria Carolina foi uma das criadoras premiadas no concurso concelhio de bovinos mirandeses. Natural de Malhadas, esta criadora disse que que a seca deste ano tem perjudicado muito as pastagens e a produção de aveia.

“Os lameiros não têm erva, há pouca água e o preço da ração aumentou muito”, indicou.

Questionada sobre a importância do concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa, Maria Carolina respondeu que este certame é um modo de apoiar os criadores e premiar o seu esforço na preservação da raça autóctone.

“Este concurso é importante para nós, os criadores. Pena é que a juventude não se interesse pela pecuária”, alertou, temendo pelo futuro da raça autóctone.

Após a entrega de prémios, realizou-se um almoço-convívio no salão da casa do povo, em Malhadas.

E às 17h00, houve luta de touros mirandeses.

O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa resulta de uma parceria entre o município de Miranda do Douro e a ACBRM – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.


HA

Deixe um comentário