Carção: Apresentação da Banda Desenhada “Contos de Miguel Torga”

No passado Domingo, dia 26 de junho, o Museu Judaico de Carção foi o local de apresentação do livro de banda desenhada “Contos de Miguel Torga”, da autoria de Jorge Marinho.

Jorge Marinho, artista plástico, inspirou-se nos contos de Miguel Torga “Um roubo” e “Natal” para compor o livro de banda desenhada.

“Em primeiro lugar, dediquei-me à leitura dos contos e depois fui em peregrinação aos locais que Miguel Torga descreve nas suas narrativas”, disse.

Segundo o autor, as personagens da banda desenhada “Contos de Miguel Torga” são inspiradas em pessoas reais, que vivem nas aldeias de São Martinho da Anta e Sabrosa, no distrito de Vila Real.

Já os textos são transcrições originais dos contos de Miguel Torga.

Referindo-se à apresentação do livro no Museu Judaico de Carção, António Santos, vice-presidente do município de Vimioso disse que eventos como este visam dar vida ao espaço museológico.

“Miguel Torga foi um escritor que deu visibilidade à província de Trás-os-Montes. Ao acolhermos a apresentação do livro em Carção pretendemos homenagear Miguel Torga e ao mesmo tempo dar visibilidade ao Museu Judaico de Carção”, explicou.

Outra personalidade presente, em Carção, aquando da apresentação do livro “Contos de Miguel Torga”, foi o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, António Santos.

Questionado sobre a importância da banda desenhada nos hábitos de leitura das crianças e jovens, o professor António Santos, respondeu este é um dos géneros literários preferidos dos mais novos.

“A banda desenhada é uma boa estratégia para despertar o gosto pela leitura e para dar a conhecer aos mais jovens autores portugueses como é o caso de Miguel Torga”, disse.

O libro de banda desenhada “Contos de Miguel Torga” beneficiou do apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, da Câmara Municipal de Coimbra, do Espaço Miguel Torga e do Município de Sabrosa.

O livro de banda desenhada “Contos de Miguel Torga”, de Jorge Marinho.

HA

Deixe um comentário