Santulhão: Formação sobre a apanha e transporte da azeitona

Este ano, dado o avanço na maturação da azeitona, no próximo Domingo, dia 30 de outubro, vai realizar-se em Santulhão, uma formação sobre a apanha da azeitona e os cuidados a ter no transporte para o lagar, de modo a garantir a qualidade do azeite.

A sessão de informação vai decorrer nas instalações da antiga escola primária de Santulhão, às 15h00, e insere-se no protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e os municípios de Vimioso e de Bragança

Sobre a formação do próximo Domingo, o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, que também é olivicultor, adiantou que vão participar na sessão informativa cerca de 20 olivicultores locais.

“Na formação vão ser transmitidos conhecimentos sobre o momento ideal para a apanha da azeitona. Este ano, por exemplo, prevê-se uma antecipação dado o avanço na maturação”, adiantou.

A propósito da chuva que tem caído nos últimos dias, Jorge Gonçalves, acrescentou que embora tardia, a pluviosidade veio atenuar a seca que afetava os olivais e poderá ainda contribuir para um ligeiro crescimento da santulhana.

Relativamente aos cuidados a ter na apanha da azeitona e no transporte para o lagar, o presidente da freguesia de Santulhão, sublinhou a importância de utilizar sacos adequados e de entregar a colheita no próprio dia.

“Após a apanha, as azeitonas devem ser entregues no lagar para evitar a fermentação e assim assegurar a boa qualidade do azeite”, explicou.

Se em 2021, houve uma grande quantidade de azeitona, este ano as previsões apontam para uma redução na colheita.

“Prevê-se uma redução. Ainda assim, há olivais que têm bastante azeitona e outros que praticamente não têm nenhuma”, indicou.

No âmbito da valorização da azeitona santulhana, entre os dias 25 a 29 de julho, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) já havia organizado um curso de verão dedicado à “Produção sustentável em olivicultura”.

Nesta formação, os agricultores de Santulhão e de Izeda tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a instalação dos olivais, a rega, a poda, o tratamento fitossanitário, a colheita, a extração de azeite de qualidade e o engarrafamento.

Segundo, Jorge Gonçalves, o protocolo estabelecido entre os municípios e o IPB permite aplicar nos olivais, os resultados das investigações científicas.

“A mais-valia desta colaboração entre os municípios de Vimioso e de Bragança com o IPB é precisamente a ponte que se estabelece entre os investigadores e os olivicultores, com o objetivo comum de valorizar este recurso endógeno que é a azeitona santulhana”, concluiu.

HA

Deixe um comentário