Miranda do Douro: Festival gastronómico é uma montra para os produtos e tradições mirandesas

De 21 de outubro até 1 de novembro, o município de Miranda do Douro está a participar no Festival Gastronómico de Santarém, para divulgar e promover a doçaria, o fumeiro e a cutelaria da Terra de Miranda.

No evento que visa impulsionar o turismo e a restauração, participam mais de 40 municípios do país e cada município apresenta um expositor agroalimentar, outro de doçaria e um ligado ao artesanato.

Em representação do município de Miranda do Douro, estão em Santarém, a doçaria tradicional mirandesa com a bola doce, o folar, os roscos e os sodos confecionados pela cozinha regional Cimo da Quinta, de Pena Branca; o fumeiro produzido pelo Pingo d’Orvalho, de Duas Igrejas; e o artesanato da cutelaria Cangueiro, de Palaçoulo.

Para a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a participação no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém é uma oportunidade única para projetar o município em todo o país.

“Ao participar no festival gastronómico de Santarém pretendemos ir mais longe e dar a conhecer a nossa gastronomia, o artesanato e as tradições mirandesas ao público da região sul do país, em particular da grande Lisboa”, justificou.

A autarca de Miranda do Douro que esteve em Santarém no fim-de-semana de 22 e 23 de outubro, disse que ficou bem impressionada com a organização do evento, onde estão representadas todas as regiões do país.


“Na visita a Santarém vi uma grande oferta de produtos de todas as regiões de Portugal, inclusive da Madeira e dos Açores. Por isso, para nós mirandeses, é um privilégio puder participar neste evento nacional”, disse.

No festival nacional gastronómico de Santarém, cada município participa ainda na animação do evento e desta vez coube aos pauliteiros de Sendim representar o concelho de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário