Avelanoso: São esperados 4500 visitantes na VII Feira da Castanha

No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de outubro, Avelanoso vai organizar a VII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, um evento onde a castanha é a principal atração, entre outros produtos e atividades, como a montaria do javali, o passeio todo-o-terreno, a luta de touros e a animação musical.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, a castanha é a principal atração do certame, mas os visitantes também poderão adquirir outros produtos locais, de qualidade, como são a avelã, a noz, a amêndoa, o marmelo, o feijão, grão de bico, tomates, pimentos, batatas, mel, entre outros produtos.

Sobre as previsões que apontam para uma acentuada redução na quantidade de castanha, Fernando Rodilhão, reconheceu que apesar das previsões apontarem para uma quebra entre 40% a 60% na colheita, assegurou que há castanhas para comercializar na feira.

“Na feira vão participar 32 expositores, sendo que 14 são produtores locais de Avelanoso”, indicou.

Tal como nas anteriores edições, na feira deste ano estão programadas várias atividades paralelas que atraem muita gente a Avelanoso, como é o caso da montaria ao javali, agendada para sábado, dia 29 de outubro.

“Os caçadores são um público que aprecia muito a feira e houve feiras em que esgotaram mesmo vários produtos locais, com destaque para a castanha”, informou.

No Domingo, dia 30 de outubro, um dos destaques é o passeio todo-o-terreno “Pela rota da castanha”, onde estão inscritos 90 veículos e 200 participantes, sendo que a maioria (70%) são os vizinhos espanhóis, vindos das regiões de Zamora, Salamanca, Madrid e Valladolid.

“No passeio todo-o-terreno deste ano introduzimos a novidade de que os brindes oferecidos aos participantes são vales de compras para a feira”, avançou.

Outra atividade que desperta o interesse do público são as lutas de touros mirandeses, que vão decorrer na tarde de Domingo, a partir das 15h00.

A escassos dias da feira, o autarca, Fernando Rodilhão, adiantou que não obstante o tempo meteorológico instável, por causa da chuva, no próximo fim-de-semana são esperadas entre 4 mil a 4500 pessoas, em Avelanoso.

“Em 2021, vieram à feira cerca de 3 mil pessoas. Este ano, com a oferta de mais atividades acredito que haja um aumento na afluência de pessoas”, avançou.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o evento vai ser animado musicalmente pelos grupos gaiteiros de Santulhão, gaiteiros da Lérias, Pauliteiros de Miranda, Rancho Folclórico de Vimioso e pela orquestra “Costa Verde”.

Como é tradição, a Feira da Castanha e dos Produtos da Terra de Avelanoso vai encerrar com a oferta de um magusto a todos os visitantes.

“O magusto é o momento alto da feira, pois encerra o certame e proporciona o convívio e a confraternização entre o público, os expositores e a população local”, concluiu.

HA

Deixe um comentário