Santulhão: Comemora 734 anos de foral

No próximo Domingo, dia 31 de julho e no âmbito da comemoração da atribuição de foral, a aldeia de Santulhão vai dinamizar a primeira edição do “Dia Dionisino”, uma jornada cheia de atividades que vão desde uma caminhada matinal, o almoço convívio, jogos tradicionais, oficinas, o jantar e um concerto ao final do dia.

De acordo com o município de Vimioso, o rei D. Dinis (1261-1325) concedeu foral – carta de cedência de terras – às localidades de Argozelo, Pinelo e Santulhão, no dia 4/07/1288, há portanto 734 anos.

Recorde-se que D. Dinis, foi o sexto rei de Portugal, tendo governado durante 46 anos. O monarca ficou conhecido pelo cognome de “o Lavrador” pois interessou-se pela agricultura e por toda a população na exploração das terras, facilitando a sua distribuição.

Em Trás-os-Montes, o rei adotou um regime coletivista: as terras eram entregues a um grupo que repartia entre si os encargos; determinados serviços e edifícios eram comunitários, tais como o forno do pão, o moinho e a guarda do rebanho.

Segundo a autarquia de Vimioso, o Dia Dionisino vai celebrar-se, rotativamente, pelas três localidades do concelho vimiosense.

Este ano, cabe à aldeia de Santulhão organizar o evento. Segundo o programa, o Domingo, dia 31 de julho, vai iniciar-se com uma caminhada de 12 quilómetros, que será concluída ao final da manhã. com um almoço convívio.

À tarde, vai realizar-se a eliminatória concelhia, do campeonato de jogos tradicionais (fito, raiola, relha, corrida de sacos, jogos da corda), que está a ser promovida pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT).

Em simultâneo, vão realizar-se oficinas de cinema, fotografia, contadores de histórias.

Às 19h30 é a hora do jantar, para o qual é necessário inscrever-se previamente nas juntas de freguesia de Santulhão, Argozelo de Pinelo.

A primeira edição do Dia Dionisino vai encerrar com o concerto do grupo musical “Zingarus”.

HA

Deixe um comentário