Argozelo: Inaugurada a exposição sobre minerais explorados em Trás-os-Montes

No dia 27 de julho, o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo inaugurou a exposição “Elementos da Tabela Periódica com ocorrências em Trás-os-Montes”, trata-se de uma mostra didática que visa dar a conhecer aos visitantes os elementos químicos nos minerais, existentes na região de Trás-os-Montes.

A exposição “Elementos da Tabela Periódica com ocorrências em Trás-os-Montes” vai estar no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo até 31 de dezembro de 2022.

De modo a assinalar, os 150 anos da Tabela Periódica, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou esta nova exposição, que de acordo com Maria Elisa Preto Gomes, professora e responsável pelo museu de geologia da UTAD, tem por objetivo dar a conhecer os elementos da tabela periódica, que tinham e têm, maior relevância na região de Trás-os-Montes.

“Quando falamos do lítio, titânio, tungsténio, ferro, cobalto, cobre, zinco e muitos outros elementos químicos, estes encontram-se nos minerais do subsolo. E em Argozelo, por exemplo, explorava-se o volfrâmio (ou tungsténio), o estanho e o arsénio”, explicou.

Segundo a docente da UTAD, a visita à exposição permite aprender os elementos químicos que existem nos minerais e quais são as suas caraterísticas.

“A exposição foi realizada, em parceria, com o departamento de química da UTAD, que aportou informações sobre as caraterísticas dos elementos químicos e os locais onde existem”, informou.

Atualmente, em Trás-os-Montes, os minerais explorados são o lítio o o silício.

“O líto é explorado na região de Montalegre. Eo sílicio é retirado de várias pedreiras”, precisou.

Nos painéis da exposição, patente no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo, constam outras informações sobre as várias aplicações dos elementos químicos.

“Por exemplo, o lítio é muito usado na produção de cerâmica e nas baterias de telemóveis e veículos elétricos”, concretizou.

Nos painéis da exposição constam ainda informações, tais como os impactos dos elementos químicos no ambiente e na saúde das pessoas.

Na inauguração da exposição em Argozelo, participou um grupo de crianças e jovens, que frequentam um programa de férias no concelho de Vimioso. Sobre a presença dos mais novos, a professora Maria Elisa Gomes, disse ser importante, em qualquer idade, adquirir conhecimento sobre os elementos químicos que existem nos minerais.

“Atualmente, fala-se muito da exploração de lítio. E na verdade é que nós não podemos viver sem esta exploração mineira. Qualquer material que usamos, seja um telemóvel, um gravador, um automóvel, umas sapattilhas e até a roupa são feitos com minerais”, explicou.

Igor Gabriel, foi um dos jovens que participou na inauguração da exposição “Elementos da Tabela Periódica com ocorrências em Trás-os-Montes”.

“Gostei e aprendi que devemos ter cuidado no uso e reutilização das coisas, dado que os minerais são esgotáveis”, disse.

Já Joana Preto Lourenço e João Pedro, gostaram de conhecer a história dos mineiros em Argozelo e aprenderam que não há todo o tipo de minerais em todas as regiões.

Por sua vez, a vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes, disse que a exposição agora inaugurada no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo visa promover o concelho e atrair pessoas ao espaço museológico e à localidade de Argozelo.

“Graças à iniciativa da professora Maria Elisa Gomes, diretora do museu de geologia da UTAD, de seis em seis meses mudamos de exposição de modo a dinamizar o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo”, indicou.

Deixe um comentário