Picote: Frauga assinala 25 anos de atividade

No dia 18 de dezembro, a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, celebra 25 anos de atividades dedicadas à preservação, promoção e valorização de uma das aldeias mais pitorescas e turísticas da Terra de Miranda.

A associação FRAUGA foi constituída a 18 de dezembro de 1996, por um conjunto de jovens que na altura estudavam no Conservatório de Vila Nova de Gaia. Entre eles, figuravam Jorge Lourenço, o atual presidente da freguesia de Picote, Ernesto Galego, Adelino Alves, Pedro Garcia e muitos outros.

A missão da associação

O que levou à constituição da associação FRAUGA foi a colocação de placas toponímicas em língua mirandesa na aldeia de Picote. O sucesso desta iniciativa motivou os seus autores a desenharem um plano de médio e longo prazo para o desenvolvimento da aldeia, a que chamaram Plano Integrado de Desenvolvimento de Picote.

De acordo, Jorge Lourenço, este plano foi apresentado a diversas instituições, contudo não foi considerado muito pertinente. Perante este parecer, os desenhadores do plano decidiram constituir-se como uma associação para pôr em prática uma série de atividades.

“Passados 25 anos, conseguimos realizar algumas daquelas ações iniciais. E o tempo acabou por demonstrar que a visão daquele grupo de jovens, embora diferente, era uma mais-valia para a aldeia”, disse.

“Passados 25 anos, conseguimos realizar algumas daquelas ações iniciais. E o tempo acabou por demonstrar que a visão daquele grupo de jovens, embora diferente, era uma mais-valia para a aldeia”, disse.

A missão da FRAUGA consiste no desenvolvimento integrado de Picote, ou seja, as atividades desta associação não são só culturais. São mais abrangentes e têm por objetivo preservar e valorizar os recursos naturais da aldeia e também as pessoas que aí vivem.

As atividades mais emblemáticas

Ao longo dos 25 anos de existência, a FRAUGA tem realizado inúmeras atividades em várias áreas.

Na defesa e promoção da língua mirandesa, por exemplo, já se organizou um congresso de Línguas Regionais e Minoritárias. E procedeu-se à recolha de literatura oral mirandesa.

No âmbito do património foram recuperados muitos edifícios e realizou-se a requalificação urbana da zona antiga da aldeia.

Também houve uma estreita colaboração com a implantação do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), onde Picote está localizado.

Foram aprovadas várias candidaturas a projetos comunitários e nacionais para publicação de livros. Uma destas obras literárias descreve as espécies vegetais existentes ou em vias de extinção no Parque Natural do Douro Internacional.

Também foram realizados projetos de escavações arqueológicas.

“Todas estas iniciativas tiveram e têm um grande impacto na promoção da aldeia de Picote”, salientou.

Os projetos mais recentes são os percursos pedestres e a atual ampliação do Eco Museu Terra Mater, que segundo Jorge Lourenço, vai oferecer mais qualidade à oferta cultural na aldeia, com o centro de interpretação e a sala de exposições.

“A FRAUGA foi reconhecida como um exemplo de boas práticas na aplicação dos fundos europeus, pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), destacou.

Este reconhecimento é para Jorge Lourenço um motivo de alento para continuar a trabalhar não só em prol do desenvolvimento de Picote, mas também do concelho de Miranda do Douro.

Os associados

Atualmente, a FRAUGA tem cerca de 220 associados e na sua maioria são pessoas naturais de Picote que vivem noutras localidades e no estrangeiro.

“Os associados da FRAUGA São pessoas que se interessam pelas várias atividades e iniciativas que vamos desenvolvendo”, explicou.

Jorge Lourenço acrescentou que a Frauga tem a preocupação de desenvolver atividades que vão ao encontro dos interesses dos associados, como é a notoriedade e crescente visibilidade da aldeia.

O aniversário

Um dos projetos da FRAUGA é o de promover anualmente um convívio entre todos os associados. Entretanto, esta pretensão foi suspensa por causa da pandemia.

Também por causa da atual situação pandémica, o aniversário do próximo sábado, dia 18 de dezembro, vai ser assinalado de forma simbólica nas redes sociais.

“No próximo ano, aquando da conclusão da ampliação do Eco Museu Terra Mater, esperamos celebrar presencialmente o aniversário da FRAUGA com a realização de algumas atividades, como os Encontros da Primavera”, adiantou.

Para concluir, Jorge Lourenço, lembrou que a FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote é considerada uma Instituição de Utilidade Pública.

“É para nós outro motivo de alegria e satisfação porque esta distinção de utilidade pública reconhece o trabalho que desenvolvemos ao longo destes 25 anos”, concluiu.

HA

Deixe um comentário